quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Uma medalha estilo licenciatura Relvas


«A história desta medalha começou há 22 anos. À frente de um punhado de jovens decidimos aproveitar as águas do Rio Lima e fazer dos desportos náuticos uma alternativa à popularidade do futebol. Começamos por carregar às costas, todos os dias, as canoas armazenadas num pequeno coberto degradado, a mais de cem metros do rio. Chuveiro não havia; ginásio nem pensar. Todos ajudavam e assim começamos a lutar para conseguir algo mais digno e ter mais tempo para continuar a estudar. O estudo foi sempre uma prioridade, para que os pais acreditassem no projecto e deixassem os filhos comparecer aos treinos e provas. Tivemos sorte ao encontrar um presidente de câmara que via mais que o futebol e respondeu ao nosso desafio de construir um centro náutico com o mínimo de espaço e dignidade. Fez-se com o dinheiro do município, mas também com o esforço e disciplina dos atletas e dos sócios, que foram fazendo crescer o Clube Náutico de Ponte de Lima. Infelizmente, ainda temos de esperar todos os anos por uma autorização para desassorear a zona do rio onde temos a pista de reino. Se nos querem dar um prémio, deixem-nos tirar essa areia com responsabilidade, já que o município nos está a dar outro, com a ampliação das instalações.
O Fernando Pimenta é um dos resultados desse trabalho de equipa, dessa família unida no esforço, na derrota e no triunfo. Quando a bandeira portuguesa foi hasteada, senti que tinha realizado o meu maior sonho. As lágrimas que soltei em Londres são o reflexo dessa alegria e da satisfação do dever cumprido. Dedico esta alegria aos meus alunos e atletas e a todos os que sonharam comigo.»
Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta
in O Jogo, 09/08/2012


«Confirmando o nosso empenhamento em manter as modalidades como símbolo de um passado com história e sucesso, o Sporting apostou em mais esta modalidade, a canoagem, demonstrando Emanuel Silva a força do acreditar no Sporting e em si próprios»
Godinho Lopes, presidente do SCP, em nota publicada no site oficial do clube



Ao contrário do Clube Náutico de Ponte de Lima, a história da "medalha sportinguista" na canoagem começou há pouco mais de sete meses. Em finais de Dezembro de 2011, os atuais dirigentes do SCP, homens de grande visão, decidiram "apostar forte" na canoagem. Mas, possivelmente inspirados pelo modo como alguns governantes obtiveram a respectiva licenciatura, decidiram que a "aposta" na canoagem teria de ser feita com pouco esforço (a velha frase do "esforço, dedicação e glória", está visto, é uma grande treta) e, em ano de Jogos Olímpicos, era preciso algo que tivesse um retorno imediato, para mostrar aos orgulhosos sócios e para demonstrar ao país um clube cheio de "modalidades como símbolo de um passado com história e sucesso".
Ora, se bem o pensaram, melhor o fizeram e, vai daí, acenaram com uns bons euros ao minhoto Emanuel Silva, o qual, naturalmente, trocou o seu clube de sempre, o modesto, mas honrado, Clube Náutico do Prado (um dos clubes históricos da canoagem portuguesa), pelos endinheirados "abutres" de Alvalade.

Contudo, e para quem não sabe, esta fantástica "aposta" do SCP na Canoagem é feita sem ter formação, sem ter atletas, sem ter treinadores, sem equipamentos, sem canoas, sem remos... nada! Acho que nem uma piscina têm...
O que não lhes falta, pelo menos ao presidente, é experiência em paquetes e uma lata descomunal para virem reivindicar louros por esta medalha olímpica.
Shame on you!

Nota: Voltarei a este tema, porque o comportamento miserável do SCP e as declarações desenvergonhadas do seu presidente, neste e no caso de idêntica "aposta" no Remo, a isso obrigam.

16 comentários:

Anónimo disse...

09/08/2012
FC Porto estreita ligações com Moçambique

O FC Porto e o Clube Ferroviário de Maputo concretizaram esta semana uma parceria de âmbito sócio-desportivo, dando corpo à estratégia azul e branca para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Esta associação prevê a implementação das metodologias de trabalho da formação portista no clube moçambicano e a criação de escolas Dragon Force no país.

A parceria entre os Dragões e o Clube Ferroviário de Maputo foi oficializada esta quinta-feira na sede da Federação Moçambicana de Futebol, com a presença do presidente da entidade, Faizal Sidat, e do vice-presidente, Amir Gafur, e traduz-se no culminar de uma série de abordagens com vista ao estreitamento das relações entre os bicampeões nacionais e os PALOP.

Este é um projecto a longo prazo, com o objectivo de levar até Moçambique as metodologias adoptadas na formação azul e branca, além da criação de escolas Dragon Force, inicialmente em Maputo, mais tarde em outros pontos do país. O Ferroviário será então um aliado na expansão da vivência portista no continente africano.

No mesmo campo de acção, o Porto Canal já tem emissão em Moçambique desde 1 de Agosto, através da plataforma ZAP
---

Excelente noticia.

Anónimo disse...

Não vejo assim tanta perfídia na opção do SCP. Mas eles investem na canoagem, mesmo sem terem a organização montada, o que só valoriza ainda mais o esforço investido e ainda se crítica?

Gostava eu que o FCP por vezes investisse mais noutras modalidades, e com um rio como o Douro ao pé, é uma pena que o FCP não invista no remo...

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Temos que explicar esses pequenos pormenores ao "outro", o que mandou o telegrama e mora em frente dos Pasteis de Belém. Se calhar pensa que os canoistas foram "mesmo" formados pelos calimeros...
Quanto à vedeta das vedetas, a única medalha que se esperava pudéssemos ganhar, ainda anda por lá a passear, e a gastar a massa da Federação.
Há mais casos. Por coincidência coloquei o mesmo tema noutro blogue onde colaboro.
Abraço

Pedro disse...

A juntar a estes há que falar do caso dos outros 2 atletas (5º na final) roubados ao Sport Club do Porto, com os quais o Sporting não gastou 1 tostão. Toda a preparação desde janeiro foi paga pelo COP e federação.

MPaiva disse...

Só falta referir que o Fernando Pimenta também foi assediado (não se pelo SCP ou se pelo SLB), mas recusou tais abordagens, mostrando uma fidelodade ao seu clube de sempre que merece forte elogio.

Anónimo disse...

O Porto pode e deve fazer o mesmo. O desporto português precisa.

Sansoni7 disse...

Pena que estes mesmos atletas se tenham recusado a fazer a prova ( creio que final) dos 200 metros....porque «não foi esta a prova específica para que se prepararam».
Se esta é, de facto, a justificação, comigo não colhe.

Cumprs

José Correia disse...

Anónimo das 23:08 disse...
Mas eles investem na canoagem, mesmo sem terem a organização montada, o que só valoriza ainda mais o esforço investido e ainda se crítica?

Investem na canoagem?
Isto é para rir ou quê?

José Correia disse...

Anónimo das 01:31 disse...
O Porto pode e deve fazer o mesmo. O desporto português precisa.

Se o FC Porto fizesse a mesma coisa que o SCP eu, como portista e sócio do FC Porto, sentiria uma enorme vergonha.

O que o desporto português precisa é que clubes como o Náutico do Prado ou o Náutico de Ponte de Lima sejam mais apoiados pelas entidades publicas, locais e nacionais.

O que o desporto português NÃO precisa é de vampiros que, sem nada fazerem por uma modalidade, depois vão lá "chupar" o esforço e dedicação de outros.

Unknown disse...

Atenção que esta situação é parecida com a outra feita pelo nosso clube. O recrutamento temporário que o FCP fez de ginastas de Leste para se sagrar campeão nacional...

Foi feio na altura e é feio agora. Claro que se financeiramente for melhor para o atleta, faz todo o sentido que aceite.

Fico a aguardar as vossas reflexões acerca de como este caso é diferente.

Pedro M. disse...

Sr. José Correia,

como deve saber a grande maioria destes desportos amadores sofrem de um problema crónico que é a falta de verbas e condições de treino.

ora, se o sporting decidiu investir um pouco do seu dinheiro para melhorar as condições destes atletas, mesmo que com o intuito claro de retirar proveitos a curto prazo, merece o meu aplauso.

espero é que passando o efeito mediático da medalha não se esqueçam que eles existem.

José Correia disse...

Unknown disse...
esta situação é parecida com a outra feita pelo nosso clube. O recrutamento temporário que o FCP fez de ginastas de Leste para se sagrar campeão nacional...

Que grande confusão vai nessa cabeça!
Para começar não eram ginastas.
Em segundo lugar, foram contratações que vieram integrar e reforçar a equipa de uma modalidade já existente no clube há décadas - ATLETISMO.
Em terceiro lugar, a secção do Atletismo do FCP tinha historial, tradição, atletas, treinadores, equipamentos, espaços para treinos, etc., etc.
Percebe a "pequena" diferença?

José Correia disse...

@Unknown
Mas já que refere o caso das "ginastas de Leste", vale a pena recordar a forma vergonhosa como a Federação lisboeta de Atletismo tratou de alterar as regras do jogo, de modo a continuar a garantir as vitórias dos clubes da capital do ex-Império.

Especialistas em ganhar na secretaria
http://www.reflexaoportista.pt/2010/09/especialistas-em-ganhar-na-secretaria.html

José Correia disse...

Pedro M. disse...
o sporting decidiu investir um pouco do seu dinheiro para melhorar as condições destes atletas, mesmo que com o intuito claro de retirar proveitos a curto prazo, merece o meu aplauso

O que os atuais dirigentes do SCP decidiram foi comprar a forte possibilidade de medalhas ou, pelo menos, de presenças em finais olímpicas.

O cheque passado ao Emanuel Silva pode ter melhorado o saldo da sua conta bancária, mas em nada melhorou as suas condições de treino, que é algo para o qual o SCP se está a borrifar.

Anónimo disse...

E vcs? Quando foram buscar atletas dos paises balticos só por um fim de semana para vencerem o campeonato nacional de atletismo?

Pedro disse...

Caro Anónimo das 11:36,
Como já foi referido por aqui, a secção de atletismo no FCP já existia há décadas. Com treinadores, staff médico, atletas, escalões de formação etc. Não vejo em que isto se compara a roubar atletas para uma secção de remo que não existia, e que pelos vistos continua a não existir.

O SCP não gastou um tostão na preparação ou material dos atletas. Apenas comprou a medalha.