sábado, 4 de agosto de 2012

O Nosso Ouro

9 comentários:

Anónimo disse...

Essa ao que parece apesar de ser provavelmente a atleta com melhor curriculum de sempre não "aparece" nem em publicidades, nem em manifestações desportivas e outras "reuniões"do genero ???

A ser assim porque SERÁ ?!

José Correia disse...

Fernanda Ribeiro correu de azul-e-branco durante 20 anos, divididos por dois períodos de 10, primeiro entre 1982 e 92 e depois de 1994 a 2004. Pelo meio competiu durante dois anos pelo Maratona Clube da Maia.

José Correia disse...

Fernanda Ribeiro conquistou 14 medalhas entre Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo e da Europa, seniores e júniores.

José Correia disse...

O palmarés completo da Fernanda Ribeiro pode ser consultado aqui:
http://www.reflexaoportista.pt/2008/08/de-menina-prodgio-melhor-atleta.html

José Correia disse...

Apesar de ter um enorme palmarés, que faz dela o(a) atleta português mais medalhado de sempre em campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos, nos quais conta com cinco participações (1988, 1992, 1996, 2000 e 2004), Fernanda Ribeiro tem um reconhecimento na comunicação social e nas entidades públicas portuguesas muito inferior a, por exemplo, Carlos Lopes ou Rosa Mota.
Porquê?
Será por ter sido atleta do FC Porto durante muitos anos e ter sido como atleta dos dragões que atingiu o topo da sua carreira?
Será o ódio ao FC Porto o causador de tamanha cegueira? Temo bem que sim.

José Correia disse...

Por tudo que representa e conquistou, mas também por causa desta falta de reconhecimento público, tenho muita pena que a Fernanda tenha saído do FC Porto.
Ela merecia, nós (adeptos) merecíamos, que a Fernanda tivesse terminado a sua carreira de azul-e-branco vestida.

Para quando uma grande homenagem do FC Porto à melhor atleta portuguesa de sempre?

Anónimo disse...

Ainda ha portistas que pensam a Ferocidade do Centralismo é apenas um pormenor...

José Correia disse...

@Anónimo das 17:24
O centralismo é, na minha perspetiva, um cancro que mina este país e uma das principais razões do atraso e desigualdades existentes.
Contudo, neste caso, não é apenas devido ao centralismo que a Fernanda Ribeiro não tem o reconhecimento público que merecia, porque a Rosa Mota, sendo uma atleta do Porto (que não do FC Porto), tem esse reconhecimento.

Anónimo disse...

As coisas com os centralistas nunca acontecem por acaso e se de facto há reconhecimento num caso e noutro não, têm de existir varios motivos fortes e não apenas um.