domingo, 11 de novembro de 2012

SMS do Dia

Eu gosto muito do Pedro Emanuel, gostei dele como jogador e gosto dele como treinador. Mas aqueles que o pedem como novo treinador do FC Porto hoje tiveram um exemplo real de como a única equipa no terreno de jogo com processos assimilados, com um carrossel ofensivo bem afinado e com vontade de ganhar foi a que vestia de azul e branco. A do tal Vitor Pereira.

Quando um treinador aponta a grandes coisas, aponta desde o principio. O Leiria de Mourinho não enganava ninguém, enquanto que esta Académica é uma versão igual a tantas outras, organizada atrás mas sem ambição à frente. Não me deixa com muita água na boca para a cadeira de sonho, confesso!

PS: Gosto de ver, cada vez mais, quando a equipa se posiciona num 4-4-2 no terreno de jogo. Um plano B é sempre importante e dá mostra de maturidade táctica por parte do treinador e de implicação por parte dos jogadores.

55 comentários:

HULK 11M disse...

Realmente a equipa de Vitor Pereira contruiu uma vitoria esmagadora e fez um jogo que manteve os adeptos do FCP tranquilos durante os 90 minutos.
E como a liderança está a ser discutida golo a golo, a equipa conseguiu contruir um resultado que irá permitir consolidar a liderança!
E a equipa do Pedro Emanuel até teve a vantagem de ter estado menos tempo sem competir pois jogou na Quinta Feira e a nossa equipa já não joga desde Terça.
E já se sabe, equipas como o Santa Eulália, Gil Vicente, Rio Ave e Académica são terrívelmente difíceis de vencer.

DC disse...

Concordo em absoluto! Tal como no ano passado a Académica veio ao Dragão preocupada em não deixar jogar futebol. Mais uma vez abusou das faltinhas para matar o ritmo de jogo, das perdas de tempo, etc, mas felizmente este ano somos mais equipa e mesmo com alguns elementos claramente cansados vencemos com toda a justiça!

Quanto ao 4-4-2 losango é mesmo essa a táctica em jogamos e deixo aqui uma análise interessante que comprova isso mesmo:
http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/11/442-losango-do-fc-porto.html

DiLaurentis disse...

Caro Miguel,

Ainda bem que gosta deste «carrossel ofensivo bem afinado». O vitor pereira agradece. Pois, mas este «carrocel ofensivo» fez mais uma exibição miserável a exemplo de outras que fez esta temporada: Aveiro, Barcelos, Olhão, Vila de Conde, Estoril, em casa e fora com o Dínamo de Kiev.

Ainda bem que quando lhe colocam no prato uma refeição estragada, você come, lambe os dedos e suplica por mais. O chef pereira agradece.

O Pedro Emanuel já demonstrou que é banal como treinador, tal como o vitor pereira. Pertencem à mesma categoria: «ainda não vimos nada do que podem fazer e farão grandes coisas».

Felizmente, sou do tempo em que vi grandes equipas do FC Porto a jogar futebol.

João disse...

Pensei exactamente o mesmo. E o Nuno? Para a matéria-prima daquela equipa.. anda-se a jogar muito à bola em Vila do Conde. E não é pelo calendário facilitado.

Anónimo disse...

Olha, o Santa Clara com o Vítor Pereira tinha o maior orçamento da 2ª divisão, o melhor plantel e morria sempre na praia, isso quer dizer alguma coisa face à qualidade ou não do treinador?

Pedro disse...

Nuno no Rio Ave vai mostrando muito mais que Pedro Emanuel...

Mas também é verdade que o plantel da Académica, com lesões e castigos constantes não dá para muito mais.

RCBC disse...

Ao anónimo que disse: "Olha, o Santa Clara com o Vítor Pereira tinha o maior orçamento da 2ª divisão, o melhor plantel e morria sempre na praia, isso quer dizer alguma coisa face à qualidade ou não do treinador?"

Eu sou açoriano, acompanhei de perto a carreira de VP no Santa Clara, e garanto-lhe que isso que você escreveu é uma mentira pegada.... Nunca na vida o Santa Clara teve o maior orçamento da 2º liga... Antes de dizer asneiras convinha pelo menos conhecer os dossiers minimamente... E já agora, com planteis fracos VP conseguiu quase o milagre de subir de divisão por duas ocasiões... Isto sim, não o contrário...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Hulk11M,

Eu honestamente acho imensa piada que se questione o treinador, seja o Vitor Pereira sera José Maria Pedroto, quando o golo da Académica resulta de um brinde do Otamendi - que de certeza tem instruções do VP para aliviar bolas para posição de remate - e dos falhanços claros de Atsu e James, que treinam precisamente isso durante toda a semana.

Quando se embirra, embirra-se!

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Já o tinha dito aqui há um mês, era uma mutação táctica fundamental para aproveitar o que de melhor tem o plantel. Tem sido algo progressivo, variável conforme o ritmo de jogo, mas como essa análise demonstra e como se pode ver a olho nú, real!

Miguel Lourenço Pereira disse...

DiLaurentis,

Totalmente de acordo, não se esqueça de lhe oferecer um papel de figurante no seu próximo blockbuster ;-)!

Miguel Lourenço Pereira disse...

João,

O Rio Ave tem uma cultura futebolistica de há vários anos que supera em muito o potencial real do seu plantel. Foi assim com o Carlos Brito e tem sido assim com o Nuno, por isso mantém-se na elite com uma regularidade espantosa, face à sua condição económica.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Seguramente que sim, tal como as exibições do Braga, Vitória e Académica na época do António Oliveira deixavam seguramente antever que estaríamos diante de um bicampeão nacional.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Pedro,

Eu não critico o Pedro Emanuel, acho que está a fazer um grande trabalho para o que tem em mãos. Agora vejo muito portista ansioso por trocá-lo pelo Vitor Pereira como se ali estivesse um Mourinho em potência e apenas relembro que quando alguém é mesmo grande isso nota-se logo, seja com que equipa for. O Pedro Emanuel é um bom treinador mas bons treinadores há vários no futebol português.

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo com o Hulk. Sejamos francos so o Danilo custou mais que o plantel todo da Academica.

Anónimo disse...

Mas essas grandes equipas eram orientadas por grandes treinadores. Para mim o VP nem categoria tem para orientar o FCP B

Anónimo disse...

Caro Miguel estou de acordo consigo em relação ao Rio Ave; a mesma ordem de ideias tb serve para o FCP. Mas infelizmente o nosso treinador nao é Nuno nem P. Emanuel, mas sim VP

João disse...

É um facto. Mas vou fazer por acompanhar melhor o trabalho do Nuno. Afinal é outro bom filho..

Anónimo disse...

Mas alguém duvida que foi a estrutura do FCP que fez o banalíssimo VP campeão e não o contrário. Miguel diga pf em sua opinião desde a época após Fernandes, qual ou quais treinadores que acha que eram mais fracos do que o VP. Isto para nao ir mais atras.

Anónimo disse...

Eu sou um dos Portistas que trocava já o PE pelo VP e até o Nuno ou o Peseiro por ex. Não por achar que estão ali uns Mourinhos ou mesmo uns VBoas; mas porque acho que o VP é um treinador MUITO MAIS FRACO que qualquer um deles. Eu também estou de acordo que bons treinadores há vários no futebol português, mas seguramente não é o caso do VP

André disse...

Miguel Lourenço Pereira, permita-me corrigi-lo mas quem oferece o golo ao Wilson Eduardo é o Lucho.

DC disse...

Pelos vistos depois de andarem a pedir o Pedro Emanuel a época toda no ano passado (e se calarem um bocadinho para festejar o título), este ano os críticos pedem o Nuno.
Nuno, esse soberbo treinador que com 3 meses de Rio Ave já provou claramente que é o treinador certo! Troféus para quê? Épocas completas para se ver o que realmente vale para quê?
Despeça-se já o VP e vá-se buscar o fabuloso Nuno!

Começam a ser demasiado ridículos estes crónicos críticos do VP. Ainda hoje, quando após o golo da Académica gerimos muito bem o resultado e não mais a Académica conseguiu sequer ter a bola controlada no nosso ataque, dizia para um amigo que estes fantásticos treinadores de bancada para os quais uma vitória tranquila sobre a Académica não serve mereciam passar uns meses como adeptos do Sporting.

Duarte disse...

Subscrevo, Miguel.

Pedro Emanuel está a fazer um bom trabalho na Briosa, mas é preciso mostrar mais. Não nos esqueçamos, de resto, que na época passada a Académica esteve na corda bamba até ao fim, numa luta jornada a jornada com o Feirense pela permanência.

André disse...

Miguel Lourenço Pereira, permita-me corrigi-lo mas quem oferece o golo ao Wilson Eduardo é o Lucho.

DC disse...

Meu caro, aconselho-o a não ligar a esse tipo de comentários. Há gente que para tentar rebaixar o nosso treinador até diziam que o Stª Clara tinha equipa para vencer a Champions.

DJ Louro disse...

O FC Porto jogou o suficiente para ganhar, aliás a Ac.Coimbra só jogou para não perder.O James pode ter sido o melhor mas o Abdulaye revela-se uma aposta mais do que acertada (não perdeu um lance!).
O SP.Braga foi bem roubadinho em Alvalade e por falar em roubos que tal uma análise ao lançamento da linha lateral do jogador do Benfica que originou o golo visitante?...Então não levanta ao pe?.. e quando era o Fucile a fazê-lo?..caía o Carmo e a Trindade com a imprensa toda contra o FCP!!!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Sem dúvida, a diferença orçamental entre Porto e Benfica e qualquer outro plantel da liga é abismal. Então temos de partir do principio que todos os jogos, salvo os Clássicos, deveriam acabar com goleadas. Mas o futebol é bastante mais complexo que isso e não acredito que o técnico seja responsável pelos golos que os jogadores não metem!

João disse...

Só uma nota, quem cabeceia a bola para o Wilson Eduardo é o Lucho, salvo erro. No estádio fiquei com essa ideia.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu não sou um admirador confesso do VP, nunca o fui e provavelmente nunca o serei. Mas a mim surpreende-me muito sinceramente o ódio e desprezo que tantos adeptos parecem professar-lhe. Chega a ultrapassar a mais pura lógica com um treinador que já foi campeão nacional, que já garantiu o apuramento para os Oitavos da Champions este ano e que tem posto a equipa a realizar jogos bastante bons este ano depois de no ano passado ter recuperado um atraso importante e ter roubado literalmente o título ao Benfica.

Sinceramente acreditam que se VP fosse tão mal os resultados seriam estes? Porque quando o FCP teve treinadores realmente fracos, como Octávio ou Couceiro, não se venceu absolutamente nada, por muita estrutura e plantel disponível!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Fernandes presumo que seja o Victor Fernandez!
Nesse caso, temos José Couceiro, um treinador bastante mais banal que Vitor Pereira, para começar. Não preciso de ir mais longe.

Não creio que VP seja melhor que AVB, apesar de este ter um handicaap importante, e Jesualdo teve um trabalho altamente subvalorizado mas fundamental para manter o clube na linha dos triunfos. VP está ao nível de Adriaanse, mas tem potencial para melhorar, não me esqueço que é um técnico com 3 anos como treinador profissional, 1 e meio ao mais alto nível. Que esperam, que todos os treinadores sejam José Mourinho?

Silva Pereira disse...

Boa noite,

De há uns anos para cá que não gosto dos jogos em casa ao Domingo/Segunda à noite, fico sempre com a sensação de que nos jogos ditos mais fáceis os jogadores folgam até ás tantas da madrugada.
O ritmo de jogo normalmente nessas condições abranda e daí o meu pensamento.
Enfim o que valeu foi que a Académica estava cansada.
O Lucho e Varela (tardou a substituição)arrastaram-se e até o pemsar Lucho foi uma "lesma".
Positivo James, Jackson.

já agora a culpa do golo sofrido reparte-se pelo Lucho e Helton estavam os dois a dormir em pé.


Unknown disse...

Boa noite
Eu nem ia comentar este assunto pois noutro tópico já manifestei a minha opinião sobre o VP, mas acontece que nós temos um problema grave que é ganhar muitas vezes. Por isso é que nunca estamos contentes com nada. Ou ganhamos e não jogamos nada, ou perdemos e jogamos mal ou bem. É natural que esta época já ganhamos jogos sempre a tremer( olhão, estoril, kiev,académica) mas GANHAMOS. É óbvio que preferia ganhar sempre 5-0 mas isso nenhuma equipa consegue. Já notaram, pode ser mera coincidência, masquando encontramos adversários teoricamente complicados é quando jogamos melhor (Mari, Guim,PSG,SCP) vai uma aposta como se calhar sábado somos afastados ou passamos a jogar mal e na Pedreira vamos fazer um jogo enorme e vamos alcançar uma vitória importante assim como vamos acabar em 1ª do grupo sem derrotas?. Será que para muitos jogadores as vezes a motivação para uns jogos é diferente de outros?
E para finalizar não gosto de VP nem um bocadinho mas enquanto for treinador do FCP terá sempre o meu apoio e não o meu veneno.

Anónimo disse...

Deixem o "Homem" - VP - trabalhar e parem de comentar como especialistas que não são.

Anónimo disse...

Sim, o Paulino Pavão deixou o Santa Clara na miséria por ser um gajo poupado...

Costa disse...

Este blog anda cheio de doutores do 'Championship Manager'.

O VP pede desculpa, mas isto de ganhar, é para continuar!

Carrela disse...

Desde que VP passou a ser o alvo a abater este blog perdeu imenso... não que não goste de opiniões diferentes, porque gosto, mas sim, pela falta de critério com que se critica VP!
Mete fastio... o Ano passado apesar de TODAS as dificuldades VP foi campeão, foi a ÚNICA equipa CLARAMENTE superior a TODOS os seus adversários, é por mérito próprio que VP vai à Luz conquistar o caneco! Mas os egos inchados de adeptos, (infelizmente demasiados) frustrados e revoltados com o facto de não terem sido os visionários que se julgavam ao crucificarem VP ao invés dos jogadores! Este ano e apesar de um domínio enorme sobre os adversários, estar-mos em primeiro, ainda que repartindo a liderança, 4 jogos 10 pontos na CL, continuam literalmente a cuspir, a exigir mais ópera, e por mais ópera que tenham, nada os satisfaz porque o que realmente querem é a "tragédia"!!! Eu tinha vergonha de numa altura como estas estar a achincalhar VP, só porque sim!!!

Apoiem quem merece ser apoiado...

Bom é Mourinho que está como está na CL e no campeonato, e não venham com a desculpa fácil do qualidade do Grupo, porque tb o Real é de outro patamar!
Ou o ferguson, que dos jogos que vi... Ópera é coisa que não se vê! Etc etc

PS: Chegou-se ao ponto em que um treinador para ser bom, tem de ser arrogante, ou ter qq coisa de Moutinho, porque se não tiver... é fraco, não presta, basicamente é esse o problema, ser-se humilde, é ser-se fraco para a maioria!!

Bruno disse...

QUEM EU GOSTAVA DE VER NO PORTO É O LEONARDO JARDIM, ESSE SIM PROVOU EM TUDO O SITIO ONED PASSOU. TEM RESULTADOS E BOM FUTEBOL PRATICADO. QUEM NAO S RECORDA DO SEU BEIRA E DO BRAGA, PA N FALAR NO CHAVES? E É BEM MELHOR KO VITOR PEREIRA

miguel87 disse...

Bom bom era o Prof. Neca, isso sim!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

São opiniões, válidas como qualquer outra por certo, e desconfio que há um grosso do portismo que se o VP ganhar a Champions League vão dizer que foi apesar dele e nunca por ele. É sempre assim!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Toda a razão para o André e o João, quem realmente dá o ouro ao bandido é o Lucho. Peço desculpa pela imprecisão!

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Totalmente de acordo, parece que a ânsia de ver sair o VP tornou-se maior que o desejo de vencer (e entender porque vencemos). O Vitor Pereira teve uma época fraca como técnico no ano passado, vitima de muitos factores que não podia ou sabia controlar. Mas foi o primeiro ano como treinador principal de uma equipa de primeira divisão e que eu saiba, poucos são os treinadores que no primeiro ano brilham de forma espantosa. O que há aqui, dentro do portismo, é uma saudade indisfarçável de um AVB que foi esperto suficiente para saber que o difícil era repetir o sucesso, tanto em títulos como em futebol, e deixar assim este sabor sebastianista aos adeptos.

abraço

Miguel Lourenço Pereira disse...

Duarte,

Com o Jesualdo passava o mesmo. Qualquer ex-jogador, fosse o Jorge Costa, o Domingos ou o Pedro Emanuel que dessem os primeiros passos como treinadores e começava logo o burburinho. Não vai parar em determinados sectores!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Carrela,

Eu falo por mim e não tenho visto nos últimos artigos publicados no RP nenhuma política anti-VP, todo o contrário. Os artigos do Zé Correia e este apontamento bem como o artigo que publiquei há uns dias ressalvam, precisamente, o bom trabalho que o treinador tem estado a fazer. Agora, quanto aos comentários, são livres desde que dentro da educação mas o RP não é responsável por eles!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Bruno,

Com tantos candidatos acho que a SAD antes de renovar o contrato do treinador devia fazer um casting tipo reality show. Ninguém fecha portas a ninguém, mas não acredito, com os números que temos - ÚNICA EQUIPA INVENCÍVEL EM TODA A EUROPA - que haja actualmente um treinador com mais direito à cadeira de sonho que VP.

DiLaurentis disse...

A mim pouco me interessa se o treinador é o vitor pereira, villas boas, mourinho, guardiola ou outro qualquer. Eu quero é que o treinador seja capaz de ganhar e pôr a equipa a jogar bom futebol.

Nos dias em que o FC Porto é sempre um dia diferente com uma sensação boa porque vai jogar a minha equipa. Quase sempre acontece que ao fim de 10 minutos, aborreço-me e avanço para o computador porque o futebol praticado é quase sempre a mesma merda. Eu que gosto de ver futebol, raramente consigo ver um jogo completo com interesse do FC Porto.

Se há quem goste, ótimo. Eu não gosto deste futebol. Não gosto de perder tempo a ver minha equipa a jogar esta merda. E tenho todo o direito de não gostar. Nada tenho tenho de pessoal contra o treinador. Não o conheço de lado nenhum. E não é só por ser treinador do FC Porto que agora tenho que apoiá-lo. Se não gosto do que vejo vou apoiar o quê? Eu PORTISTA. Não sou pereirista. Se, amanhã, o vitor pereira for treinar outro clube, quero lá saber se a equipa dele joga mal.

Ao menos que ganhe. É o que lhe desejo. E que vá embora no fim da época, mesmo que seja campeão europeu por mais absurdo que isso possa ser.

Antonio Jesus disse...

"Há pessoas que dizem mal de tudo para inculcar que prestam para muito."

Marquês de Maricá

Antonio Jesus disse...

"Há pessoas que dizem mal de tudo para inculcar que prestam para muito."

Marquês de Maricá

João disse...

Ridícula começa a ser a sua relação com o português, se esse comentário me é sequer remotamente dirigido. Mais Novas Oportunidades nisso, sff. Da minha parte perguntei o que o Miguel achava do que o Nuno estava a fazer no Rio Ave, já que é evidente que é a surpresa do campeonato à 9ª jornada. Rigorosamente nada a ver com o Vítor Pereira ou com o Porto, como qualquer pessoa com o ensino primário feito percebe.

João disse...

Bem pior que isso, há um penalty sobre o Braga que me pareceu claríssimo na repetição. Aliás, dos 20mins que vi, foi sempre a inclinar. E isto com o Rio Ave por cima.. O habitual.

Grilo Falante disse...

Isto está cheio de infiltrados lampiões e lagartos, só pode. Quem diz mal do VP, de certeza que ou é lampião ou lagarto, portista é que não é de certeza. Ser portista é reconhecer o valor a quem o tem. É ser nobre com quem trabalha por esta grande causa. É ser leal com quem dá o seu melhor e defende as cores do nosso clube. Ser portista não é este acefalismo que leio neste comentários miseráveis próprios de anti-portistas básicos.
Aliás, os louvores que são feitos ao AVB, esse sim que nos traiu, ao contrário do VP que não foi atrás dele para Londres, são absolutamente exagerados. Basta lembrar alguns jogos da era AVB, para vermos que foram bastante inferiores ao futebol que a equipa joga este ano. Assim de repente lembro-me do jogo na Naval, contra o Portimonense em casa, em Alvalade, em casa contra o Setúbal, em Aveiro, etc, etc.
Portanto, deixem lá de destilar ódios infundados e se realmente são portistas, o que duvido, apoiem o nosso clube e o nosso treinador.

Miguel Lourenço Pereira disse...

João,

A minha resposta ao seu apontamento sobre Nuno foi este
"João,

O Rio Ave tem uma cultura futebolística de há vários anos que supera em muito o potencial real do seu plantel. Foi assim com o Carlos Brito e tem sido assim com o Nuno, por isso mantém-se na elite com uma regularidade espantosa, face à sua condição económica.".

Não entra aqui nem o Vitor Pereira nem nenhum erro de português que aprecie à primeira vista sinceramente!

DC disse...

O João pelos vistos além do ódio visceral ao VP tem um ego muito grande, pensa que o mundo gira à volta dele.

Para quem parece que é tão bom no português (além da análise táctica, da previsão se os jogadores vão ou não ser bons quando ainda mal chegaram, etc, etc, etc...), estranha-se que tenha tanta dificuldade em compreender que o meu comentário se dirigia a alguns como este:
"Eu sou um dos Portistas que trocava já o PE pelo VP e até o Nuno ou o Peseiro por ex"


Mas o que fazer? O João é que sabe e nós, os ignorantes, não percebemos nada disto. Ele além de ver coisas no VP que mais ninguém vê, até no português é melhor que nós todos!

DC disse...

Toda a gente quer que o Porto vença (embora alguns pareçam torcer para que o VP perca), mas o que lhe pergunto é: tendo você toda a legitimidade para não gostar do treinador, diz que mesmo ele vencendo o trocava... Então mas trocava-o por quem? Justificava abrir novo problema de sucessão?
É que o que eu critico é isso, pedir a saída dum treinador campeão sem dizer por quem e justificar porquê!
É que se fosse para trocar o VP pelo Guardiola eu até trocava, mas que tal sermos realistas e ponderados?

João disse...

Miguel a minha resposta era para o outro amigo. E para o outro amigo, que me mencionou 5x num comentário anterior, conseguirá compreender que tenha feito muito por este meu ego.

João disse...

A sério? Só neste comentário é de acéfalos e infiltrados para baixo e é a minha resposta que não passa no crivo. Bom critério.

HULK 11M disse...

"...os louvores que são feitos ao AVB, esse sim que nos traiu..."

Querem ver que este "portista de gema" está a chamar traidor ao Pinto da Costa? Então o NGP não tem o desplante de entregar ao "traidor Libras Boas" o Dragão de Ouro e, pior do que isso, ser visto com frequência aos beijinhos e abraços ao homem?