quinta-feira, 9 de setembro de 2010

De outro campeonato


O Real Madrid apresentou no seu site os resultados financeiros do ano fiscal de 2009/10, sendo de destacar receitas (excluindo vendas de jogadores) de 442,3 milhões de euros (+8,6% relativamente ao exercício anterior).
Outros indicadores:
- Lucro de 24 milhões de euros (+ 11,5%);
- Resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA), excluindo alienação de jogadores, subiram 19,8%, para 111,6 milhões de euros;
- Custos com pessoal baixaram de 46% para 43% das receitas.

Não há dúvida que estes são de outro campeonato.

2 comentários:

meirelesportuense disse...

São números de pasmar mas onde radicam essencialmente estes resultados? Em publicidade, em receitas televisivas, em merchandising?...Seria bom perceber melhor como funcionam a todos os níveis, as coisas em Espanha.

Alexandre Burmester disse...

Melhor perguntar como funcionam as coisas para os grandes clubes de Espanha, caro Meireles. Pelo menos o Real Madrid e o Barcelona negoceiam individualmente os seus direitos televisivos - tal como cá, mas ao contrário, por exemplo, de Inglaterra, onde o negócio é feito pela Premier League e o bolo dividido por todos segundo vários critérios (não é dividido em partes iguais, compreensivelmente).

Isso obviamente permite aos dois maiores clubes espanhóis terem receitas televisivas fabulosas, mesmo não sendo a Espanha o país onde a televisão paga mais ao futebol.

Mas há algo que não entendo seguindo o link: fala em proveitos antes de transferências (entenda-se "vendas", já que as compras não são proveitos) mas não vejo onde estejam incluídas as grossas despesas com aquisições.

E o passivo é superior ao activo líquido em cerca de € 25 M.

O rácio custos com pessoal/proveitos é muito bom.