
Os números agora conhecidos revelam, de facto, não um "padrão", mas três. O "Correio da Manhã" é o grande beneficiário, no que diz respeito aos anúncios colocados pelo Estado nos cadernos dos diários generalistas. Isto porque, já em 2008, aquele título arrecadara 49,6% do dinheiro despendido pelo Governo. Ou seja: o jornal da Cofina vale para o investidor Estado tanto como a soma dos restantes jornais diários.
Segundo "padrão": os jornais com a massa de leitores a Sul arrecadam 72,5% da publicidade estatal. Para o "JN" sobram 27,5%. Com sensivelmente o mesmo número de leitores (concentrados a Norte) do que o "Correio da Manhã" (concentrados a Sul), o "JN" regista um valor da receita publicitária inferior a 48% em 2008 e 45% em 2009, relativamente ao seu concorrente mais directo. Contas feitas, a diferença entre o "JN" e o "Correio da Manhã" é favorável a este último em cerca de três milhões de euros em 2008 e de dois milhões até Setembro deste ano.»
in JN, 21/12/2009
Nota: A foto e os destaques a negrito são da minha responsabilidade.
4 comentários:
Por acaso politicamente até nem entendo. O Joaquim Oliveira ("o amigo Joaquim") é bem próximo das gentes do governo e os seus jornais muito mais pró-governo que o Correio da Manhã.
Como discriminação Norte/Sul entre JN e CM já entendo. Já agora gostava de saber quanto levou o DN.
Estes governo vai ficar para a história,como o mais centralista de que há memória.
Enganaram bem o pessoal,com o beneplácito dos seus camaradas do Norte.
Roma não paga a traidores,vão ter a resposta adequada.
David, que inocência! Há amigos e há amigos; uns são próximos, os outrso são família! Yes we can have jobs for the boys!...porque o povo é sereno e anda preocupado em saber como paga a conta da farmácia, ou a discutir se o castigo do Hulk foi justo ou se quer ver o CQ pelas costas ou não!...Mas, aplica-se bem ao JN. Quem tem a espinha direita não se dobra a favores! Fizeram-nos por exemplo com o Mário Crespo ... agora têm a paga!
ora aqui está uma excelente demonstração dos exercícios de "serviço público" do JN.
Por isso o deixei de comprar.
Com o tempo percebo que muitos outros farão como eu, e aí lá teremos uma manifestação de arrependimento do JN, a ver se come alguém por lorpa.
Enviar um comentário