segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma época de futebol típica

«Vejam como decorre uma época de futebol típica em Portugal. Agosto é o mês de todas as esperanças. As vitórias nos torneios de Vila Real de St. António, nos jogos de apresentação contra as reservas do Milão ou do Real Madrid, e um ou dois grandes golos de jogadores prematuramente acabados e a gozar uma reforma dourada em Lisboa (é o ‘modelo social benfiquista'), como Aimar ou Reyes, tornam logo o Benfica "campeão". Já perdi a conta à quantidade de vezes que ouvi amigos meus, nos almoços e jantares de Verão, dizerem-me com a mais genuína das convicções que "este ano é que é, vamos ser campeões". A minha resposta é sempre a mesma: voltamos a falar em Maio. A partir de Abril, começam a dizer que "o futebol em Portugal é uma vergonha".

Novembro e Dezembro são os meses das primeiras desilusões. Vão-se as competições europeias e, na semana seguinte à eliminação, o presidente do Benfica faz um discurso na casa do clube de Toronto a dizer que vai construir a melhor equipa da Europa. E o mais espantoso é que muitos continuam a acreditar. Não há limites à ilusão. Março e Abril são os meses em que regressa sempre o "sistema", e os famosos ‘dossiers' que vão repor a verdade no futebol português".»
João Marques de Almeida
Diário Económico, 11 de Maio de 2009


No essencial, este texto continua perfeitamente actual. Aliás, eu diria que corresponde aquilo que podemos designar como uma época típica (de vez em quando há excepções). A única diferença é que esta época as desilusões, que normalmente surgem no Natal ou na Primavera, chegaram em Setembro. Deve ser das mudanças do clima, devido ao aquecimento global...

8 comentários:

dragaovenenoso disse...

Afinal o problema é que o milagreiro este ano não tem tempo para preparar a equipa! São muitos jogos!

Esta é a desculpa mais esfarrapada que ouvi até hoje!

A sorte é que vai jogar com os manquinhos do Apoel...mas nunca se sabe...

Antonio Silva disse...

Nao havia tempo para preparar os jogos. 5 jogos oficiais num mes e' coisa de outro mundo! Dai as 4 derrotas.

E ele que tinha dito, pouco antes do jogo da Supertaca, o seguinte:

"Vai ser praticamente impossivel vencer este Benfica."

A nao ser que sejas o FC Porto, a Academica, o Nacional e o Vitoria de Guimaraes. E com sorte o Hapoel, o Sporting e o Sp. Braga.

Carrela disse...

Força Hapoel!
A ver se eles mandam um CD pro platini.

meirelesportuense disse...

Não há que estranhar, eles são "precoces", em vez de Maio, já se queixam em Setembro, com um mês apenas de competição...Há um mês atrás -Agosto- nem queriam saber da derrota para a Supertaça, não contava, era milho atirado aos pardais, agora estão a virar-se para a "cantilena menstrual": "-Senhor Vítor Pereira, somos nós que alimentamos esta merda, portanto temos que ganhar esta merda, percebeu(?), isto não pode ser, senão chamamos a intervir o Secretário de Estado do Benfica, desculpem do Desporto!...Laurentino, ó Laurentino, precisamos de ti, anda cá rapaz!..."
-Desculpem, lembro-me de ter um colega de Escola Primária que se chamava Laurentino...Magrinho, muito magrinho, muito doente, bom moço, já não o vejo há mais de quarenta anos...

rbn disse...

É a velha cantiga do Trio Calafrio, com Vieira na voz principal, o backing vocal do costume, João Gaybriel(de quem não ouço a voz nem sei se nasceu cabelo há cerca de 1 ano)e o novo backing vocal Rui Costa, num refrão uníssono desafinado onde repete-se aquela conhecida letra(fomos roubados, estão brincando com a instituição, resultados viciados, sistema e etc) à exaustão(parece o Devagar, Devagarinho do Martinho da Vila, não sai daquilo).

Bráulio Ferreira disse...

Porque não protestou o Benfica, a arbitragem de João Ferreira na final da Super-taça? Foi esta uma boa arbitragem para o benfica? Segundo alguns, eram tão somente 4 expulsões, uma arbitragem vergonhosa, como nunca vi (um árbitro a provocar um jogador). Lembro que o David Luiz nos dois primeiros, era só expulso nos dois jogos. Mas para o Benfica isso é normal... e para mim começa também a ser, depois de ver o Luisão na época passada a pontapear um jogador do Nacional e o Sr. Olegário a dar-lhe um amarelo, percebo porque o benfica se queixa.

John Aarson disse...

Boas pessoal. Deixo aqui um artigo muito interessante, que me captou a atenção.

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-luis-nazare-maisfutebol-arbitragem-olegario-benquerenca-liga/1191331-1456.html

Estarei a ler bem este artigo? Com medidas estas ainda começo a gostar do LFV!!! Jogos contra o Benfica sem adeptos Benfiquistas??? Estamos no paraíso??? :D


peço desde já desculpa de estar a falar disto em vez de estar a comentar o post, mas penso que haverá muito leitor deste blog cuja leitura deste artigo agradará.

miguel disse...

Não sei já deram conta, mas todas as equipas treinadas pelo jesus no 2ºano dão asneira, quebras físicas, lesões, etc.
Porque será???