quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Sou benfiquista e assumo-o"

«Ainda na sequência do clássico [FC Porto x slb da época passada], Olegário Benquerença terá admitido, perante o delegado da Liga João Eusébio e o director de campo do FC Porto, Eduardo Valente, ser benfiquista. No final da partida, o árbitro terá tentado confirmar o resultado do Sporting, mostrando-se surpreendido com a derrota da equipa de Alvalade em casa, reacção que levou os presentes a questionar a sua preferência clubística. "Sou benfiquista e assumo-o", terá referido então o árbitro de Leiria.»
in O JOGO, 06/05/2010


Conforme se sabe, no FC Porto x slb da época passada (disputado em Maio), os dragões tiveram de jogar 39 minutos com menos um jogador, em consequência de uma habilidade protagonizada pelo senhor Olegário, que não só não assinalou um penalty a favor do FC Porto como, ainda por cima, expulsou o Fucile por suposta simulação.
Aliás, a arbitragem de Olegário nesse jogo foi tão “boa”, que até o normalmente calmo Jesualdo foi expulso aos 60 minutos: “Percebi que havia falta de coragem. Utilizei um termo que todos conhecem quando alguém não tem coragem e acabei expulso. Mas não me importo, porque para defender os meus jogadores vou até aos limites de mim próprio”, afirmou o ex-treinador do FC Porto.

Três meses antes, num outro clássico (sporting x slb, disputado em Alvalade), Olegário também já tinha expulso um jogador da equipa adversária dos encarnados. Foi João Pereira, expulso logo ao sétimo minuto do jogo, após uma entrada dura (com mais aparato do que outra coisa) sobre Ramires. Olegário Benquerença não teve complacência e mostrou de imediato o cartão vermelho.

Atendendo à atitude de Olegário nos lances que motivaram as expulsões de Fucile e de João Pereira, poder-se-ia pensar estarmos perante um árbitro implacável, que não hesita em expulsar jogadores. O problema é que depois revemos a sua arbitragem lamentável no slb x Nacional, disputado em Janeiro onde, entre outras situações de inclinação acentuada do relvado da Luz, fez vista grossa a um lance em que Luisão, sem estar a disputar a bola, pontapeou um adversário (Leandro Salino) que se encontrava caído no relvado.

Apesar do que se passou na época passada, parece que a turba encarnada, com A Bola à cabeça, para desviar as atenções e satisfazer o desejo de sangue dos adeptos, pretende “crucificar” o também benfiquista Benquerença e fazer dele o bode expiatório do péssimo início de época. Acho muito bem. Precisam de ajuda?

P.S.1 Para ‘O Tribunal de O JOGO’, que é composto pelo ex-árbitro preferido de Luís Filipe Vieira (Paulo Paraty) e por dois ex-árbitros de Lisboa (Jorge Coroado e Pedro Henriques), o “escândalo” de Guimarães resume-se a um penalty por marcar e um fora-de-jogo (na queima) mal sancionado a Saviola na primeira parte. O resto faz parte daquilo que um dia o Marinho Peres afirmou: “Quem não chora, não mama”.

P.S.2 Na próxima jornada há um slb x sporting e a estratégia benfiquista de enorme pressão sobre a Liga e os árbitros já motivou uma reacção do presidente da AG do Sporting. Olha logo com quem, se há quem perceba estas estratégias são os “calimeros”…

5 comentários:

Pedro disse...

mesmo com o espalhafato, ate' acho que o joão pereira foi bem expulso. de resto, tudo certo

O Anti Lampião disse...

xistra e paixão
as encomendas do orelhas para esta jornada

José Rodrigues disse...

"mesmo com o espalhafato, ate' acho que o joão pereira foi bem expulso."

A questão não pode ser visto no absoluto, mas sim no campo relativo do famoso "critério".

Eu confesso q NUNCA vi um árbitro (muito menos este) a dar 2 cartões amarelos tão rápido e tão cedo no jogo por lances deste género, muito menos o Olarápio... ou seja, utilizou um critério muitíssimo mais "apertado" do q é costume (começando por ele próprio).

Pedro disse...

também teve um critério apertado qd expulsou aquele jogador do marítimo por 'palavras' lolol

Velasquez disse...

Nunca te doam os dedos, Zé.