quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O homem dos penalties


Na sondagem realizada aqui, no Reflexão Portista, sobre quem deve ser o marcador de grandes penalidades, Radamel Falcao venceu a votação sem grande surpresa. Digo sem grande surpresa porque para os adeptos, em grosso modo, os avançados são quase sempre as figuras que inspiram maior confiança para a execução deste tipo de lances. Uma projecção idealizada a partir daquilo que é o habitat natural dos jogadores dessa posição, que choca com especificidade que caracteriza a marcação de um penaltie.

Porem, no FC Porto, apesar de o seu ponta-de-lança titular (El Tigre) reunir um enorme capital de confiança entre a massa associativa e, de ser, comprovadamente, um finalizador nato, o Colombiano apresenta um indicie de aproveitamento da marca dos 11 metros bastante modesto. Apenas converteu 4 das 8 penalidades que teve ao dispor desde que chegou a Portugal para envergar a camisola azul e branca. Inspirador? Nem por isso.

Na verdade, Falcao, pelas suas características de personalidade e competências emocionais que demonstra enquanto jogador – tranquilidade, objectividade e frieza – cumpre os requisitos para executar estes lances. Parece-me, contudo, que o avançado vem sofrendo desde a temporada passada (altura em que desperdiçou alguns penalties) uma espécie de ansiedade moderada, que lhe castra aquilo que é a sua predisposição natural enquanto finalizador, pelo que o melhor será mesmo retirar-lhe o ónus desta responsabilidade antes que o problema se generalize.


Hulk, foi também, temporariamente, incumbido de executar os castigos máximos. Fê-lo com relativo sucesso e no seu modo muito peculiar, à bomba. Há quem não aprecie o gesto, alegando o factor aleatório que é mandar um “bico” na bola. Mas é seguro que qualquer guarda-redes que veja um balázio a vir em sua direcção, contrai-se instintivamente.

Tendo a considerar que a segunda opção mais votada nesta sondagem como a mais válida de todas. Belluschi é, indiscutivelmente, dos jogadores mais virtuosos do plantel. É um exímio marcador de bolas paradas, pelo que conjuga apetências básicas para marcar grandes penalidades. Apenas se releva a condição emocional com que o Argentino olha para este tipo de lances. Um factor que só o próprio e o treinador saberão analisar convenientemente.

9 comentários:

O Galaico disse...

Não concordo com Falcão e irrita-me os favores que os treinadores fazem para que um dis seus jogadores seja o melhor marcador.

O marcador deveria ser simplesmento aquele que os bate melhor e, esta visto, Falcao não é o nosso homem.

Beluschi parece-me o mais competente.

Se querem dar pelatis ao Falcão que o façam a ganhar 3-o e não em jogos cruciais...

Querem que ele ganhe á moda do caroso?

Francisco Andrade disse...

O Moutinho também marca bem penalties. Não quer dizer que não falhe obviamente.

K disse...

Vou comentar pela 1ª vez neste blog apesar ser leitor assíduo há já alguns meses. parabéns pelo blog e pela qualidade dos artigos que todos os dias são postos à discussão.

Para mim quem devia marcar os penaltis era sempre o Hulk e em segundo Belluschi e só depois o Falcão.
Há jogadores que apesar da sua função ser marcar golos quando têm oportunidades de marcar (supostamente) de maneira mais fácil é quando mais falham.

Leiam isto e digam lá (a ser verdade, pois carece de mais credencias para ser levado mais a sério) se não é interessante.

Nuno Nunes disse...

Para quem esteve atento, o jogo da Taça de Portugal no Restelo (em que chegámos ao fim do prolongamento empatados a 2) diz tudo sobre quem deve ser o marcador de penalties no FC Porto.
Foram precisos mais de 30 penalties para se encontrar o vencedor.

Salvo erro, Farías marcou um e falhou outro, Belluschi falhou um e marcou outro, Rolando falhou os dois e, dos jogadores apontados para a marcação, apenas um fez o pleno: Silvestre Varela. E de uma forma quase perfeita: bola rematada com força a meia altura junto a um dos postes. Por mim está encontrado.

Curiosamente não foi incluído na sondagem.

eumargotdasilva disse...

Engraçado que quem marcou bem no jogo contra o Belenenses foi o já ido Tomás Costa...
Nestas coisas todos sabem que se falha quando não se deveria falhar; o adorado Lucho tem à sua conta alguns penalties falhados e era frio e racional. Eu acho que nesta coisa dos penalties se é mesmo para resolver o jogo, não pode haver artistas...tem de ser à Eusébio: pontapé canhão e bola bem posicionada. Não há quem defenda!

PS:Gostei muito do penalty que o Postiga marcou à Inglaterra, mas foi um risco; claro que resultando é muito mais do que bonito, tem aquela coisa de deixar o guarda-redes a necessitar de tratamento psiquiátrico...

José Correia disse...

Nuno Nunes disse...
"Curiosamente [Varela] não foi incluído na sondagem"

Tens razão, lapso meu.

A minha escolha para marcar os penalties seria:
1) Moutinho
2) Belluschi

Daniel Gonçalves disse...

"para os adeptos, em grosso modo, os avançados são quase sempre as figuras que inspiram maior confiança para a execução".
Discordo, a experiência mostra que os avançados são os jogadores que mais penalties falham, é necessário uma frieza, concentração que os avançados nem sempre possuem, porque jogam "emocionalmente" obcecados com o golo e a baliza, o que retira algum discernimento na marca de grande penalidade. O mais correcto será um jogador emocionalmente frio como Demol, Timoft, e internacionalmente o foram Rumenigge, Cruyf, Bekenbauer ou outros.
No Porto prefiro Belluschi, Moutinho ou Varela. Falcão? Só se o jogo já estiver 3-0 como foi dito.

Bruno disse...

Sempre fui da opinião desde á muito tempo que o melhor marcador era mesmo o Bellushi.
Agora que os tem marcado, estar a tira-lo dessa tarefa era desmoralizador o jogador a um certo ponto.

meirelesportuense disse...

Nelson Machado:
-A ser verdade é um fartote de apoios, saem dum Campo da Câmara para um Estádio do Estado e depois acabam por conseguir um novo Estádio também à custa do Estado.
Nesse aspecto estamos em nítida desvantagem, todos os terrenos foram comprados ou permutados por terrenos comprados...Eles dizem-se os Maiores, pois são, sem dúvida que são os "Maiores-Beneficiados" de sempre...Nós, Campo da Raínha, comprado; Campo da Constituição, comprado; Estádio das Antas, comprado; Estádio do Dragão, permutado e comprado...
Pois, assim até é fácil ser Campeão Nacional..