segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma segunda-feira com a TVI...



Autogolo desbloqueou a partida por completo. Mais tarde, Hulk, uma vez mais, tiraria toda e qualquer dúvida. Pelo meio, ainda a história de dois penalties. Um, a favor do Nacional, que muito irritou a TVI e outro que Falcao, relembrando fantasmas antigos, não conseguiu concretizar.

E vão 9 vitórias em 12 deslocações à Choupana.
Como sempre, as visitas a este Estádio da Madeira parecem sempre mais difíceis do que aquilo que realmente são. Trata-se, basicamente, de conseguir manter a concentração e alhear-se o mais o possível daqueles irritantes e sonolentos tambores e buzinas madeirenses.

Estádio muito longe de uma enchente (eis os jogos à segunda-feira, em todo o seu esplendor...) e muita humidade no ar e na relva. Falcao e Hulk fartaram-se de escorregar e até houve lugar a troca de calçado. O aquecimento, pelos vistos, não teria colocado a nu estas condicionantes da mãe-natureza.

Já Bruno de Campomaior, desta vez, não teve oportunidade de "brilhar" da maneira como mais gosta. Ainda assim, desencadeou reacções de urticária na equipa "neutra" da TVI. "Penalty por marcar", não se cansariam de repetir até ao final da partida.
Como variação, e com os minutos a esgotarem-se, direccionaram a sua frustração no pobre do treinador do Nacional que, supostamente, estaria a falar de mais (!) para o seu próprio banco.

Nós é que estamos cansados de vos ouvir, senhores "jornalistas"...

Notas bem positivas para Álvaro Pereira, Fernando, Moutinho e até Maicon conseguiu estar melhor que habitualmente. E, atenção, Bracali é mesmo bom guarda-redes.
Mas é claro que, decisivo-decisivo, continua a ser o mesmo de sempre. Ainda não foi desta que foi descoberto o antídoto para Hulk.
Com ele, continua esta série incrível de vitórias.

E eis o pleno em 5 jornadas.
Como muitos vaticinaram, antes do início da actual temporada, Villas-Boas era mesmo um risco que valia a pena correr.

Em cheio, para já.

21 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Podiamos ter ganho por 3 ou 4, de resto só vou comentar a grande penalidade desperdiçada por Falcão. Reparei que, antes de marcar a penalidade, ele não olhou para a baliza para "tirar medidas" estava a olhar para o chão/relva ou para a bola, ora como é possível estar preparado para se marcar uma grande penalidade sem se olhar para a baliza???? Acedito que não se deva olhar para os olhos do guarda redes, mas para a baliza sim.
Quando foi aquela sondagem, aqui no blog, sobre quem deve marcar os penalties já não me lembro se votei no Belluschi ou em outro, o que eu acho é que o Porto precisa de treinar os penalties, temos de "inventar" um Stephan Demol.

José Rodrigues disse...

Gostei em particular de ver a assistência do Hulk para o 2o golo. Assim sim, usando a cabecinha para prol da equipa em vez de tentar fazer tudo sozinho. Vai no bom caminho.

E assim grão a grão lá vai o Dragão enchendo o papo. Vitória bem saborosa, q leva a q as cordonizes baixem a crista (q já começavam a levantar após "bater em mortos" na vitória de ontem). E com um bocado de sorte e engenho, podemos chegar ao fim da px jornada 11 pts à frente deles...

De resto é incrível como os comentadores não conseguem despir a camisola. Eu até me cheguei a rir com algumas expressões deles, como por exemplo um "assim não dá!" após ataque mal sucedido do Nacional... palhaços. "Embrulha", como diz o outro!

José Rodrigues disse...

Eu tb acho q devia ser o Belluschi a marcar os penaltis. No entanto, desta vez acho q o Falcao teve apenas azar (curiosamente discuti isto à exaustão por email com os colegas do blog & outros).

Não olhar para a baliza não quer dizer nada: quem se farta de treinar penaltis sabe muitíssimo bem onde está os postes olhando apenas para a bola / marca de penalti, não precisa de levantar os olhos para nada. Digo isto por experiência própria.

A não ser claro q a marca de penalti não seja equidistante dos postes (ou não esteja sempre à mesma distância da linha de baliza), mas ainda estou para ver o campo onde é assim. :-)

Já agora, ele até levantou os olhos por uma vez (após ajustar a bola) para olhar... para o canto oposto de onde chutou. O q para mim indica q já sabia muitíssimo bem onde ia colocar a bola, e estava a tentar induzir o GR em dúvida/erro. Saiu-lhe "demasiado" colocada, acontece.

Anónimo da Silva disse...

e mais uma assistência do jogador que não vai deixar saudades a alguns...

e só não foram 2 porque o sapu falhou na cara do golo!

Fernando B. disse...

Absolutamente incriveis os comentários dos jornaleiros da TVI. Vejo e ouço futebol há muitos anos, nunca vi um ataque a um treinador como hoje !!! os jornaleiros queriam substituir o treinador no decorrer da partida !!! estou doido !!! ??? E isto numa estação tv em que o director de informação é Portista !

Tenho um amigo, culto, licenciado, afavel, bom tipo mesmo...é Empresário, bom Pai, bom amigo... só que desde que há a benfiva tv, não se consegue falar com ele... muito pior que fundamentalista, fanático maluco mesmo pelos benfas.. a mulher queixa-se, ele ou vê e grava, ou grava e vê... pergunto conhecem casos destes ? será que os jornaleiros da tvi, estão iguais ???

Fernando B. disse...

quanto ao penalti, viram o que aconteceu depois... Falcão nada... o AVB não o tirou para não dar trauma, e só atrapalhou...calma, ninguém gosta mais do Falcão que eu, mas é o inconveniente dos ponta-de-lança a marcar...se falham, o resto do jogo vai à vida. Grande Demol...

meirelesportuense disse...

Os comentadores bateram no suposto penaltie não marcado pelo Paixão -eu vi um lance confuso, rápido, com imagens pouco nítidas, imagens da própria TVI, portanto se foi ou não mão, fiquei sem o saber, por culpa da própria TVI, que não transmite com qualidade...Depois, assentaram arraiais no Treinador, "que não mostrava ambição", "não estava preocupado", que "falava demasiado com o banco" -onde estava o Presidente- talvez a "pedir desculpa pela má exibição"...Davam dicas táticas, "eu metia este ali e aquele acoli"...Os comentadores, muitos destes comentadores, jogam mesmo por fora e sempre contra o Porto...Viva o nosso grande Clube!
-Resumo: -Os kalimeros estão a 8 pontos, o XLMerda a 9 e o Braga a 7, não é mau, mas podia ser melhor...Agora temos que arrumar -afastar, entenda-se- o Vitória...Lol.

DragoesJuntos disse...

Vitória incontestável do Porto que soma e segue, sem qualquer dúvida (a não ser para a lampionagem...)

Quanto ao estádio muito longe da enchente...acho uma assistência até muito boa...tendo em conta que tem vindo sempre a crescer nos últimos anos...senão vejamos:

2007-2008 - 2033 Espectadores - 21 Dezembro 2007 (6.ª feira)
2008-2009 - 2574 Espectadores - 4 Janeiro 2009 (Domingo)
2009-2010 - 3204 Espectadores - 30 Janeiro 2010 (Sábado)
2010-2011 - 3385 Espectadores - 20 Setembro 2010 (2.ª feira)

A melhor assistência a uma 2.ª feira!!! Nada mau! ;)

Estatísticas retiradas do site:
www.lpfp.pt

Jorge Mota disse...

Hulk e bom,Hulk n e egoista!

Bela jogatana!

N percebo pq Falconeti marca os penalties..

1 dos comentadores da TBI e 1 debilitado indecente.sempre em insinuaçoes hard core.mas como eu ja os conheço..

CARREGA!!!!!!

rbn disse...

Nem a TBI, nem a SICK fazem questão de disfarçar seu benfiquismo.

É como se diz lá no Brasil:são TTJ, Torcedores-Travestidos-de-Jornalistas, que narram, comentam e escrevem como se numa tasca estivessem defendendo o clube VERMElho do coração.
´
Assim é que é bom, pois tem que fazer manchetes a contra-gosto e falar das vitórias atrás de vitórias, títulos atrás de títulos do clube (e do presidente) que eles mais detestam eh eh eh

E assim vamos, acostumados aos cantinhos de 1ª página onde os pasquins lisboenses fazem questão de nos colocar(quando colocam), mas sempre sentados à mesa com os colossos europeus na qualidade de sócio-fundador, quando é para tratar de assuntos que realmente importam à Uefa, ou aos sócios deste seleto clube, do qual os recreativos "lisboanos" da 2ª circular nunca sequer foram cogitados para servir um mísero cafezinho ao final das reuniões...

Isso é o que mais os irrita eh eh eh

Jorge Mota disse...

Realço o excelente post e partilho opiniao sobre Bracali.

Aos seculos q ando a dizer q este redes e muito muito bom!!Ja dizia o mesmo do Benaglio.Ainda bem q ngm lhes pega..

ps-algo se passou com treinador Nacional q nem foi a flash..se calhar o Presidente Soprano tinha 1a mini tv no banco..

Ultrasfcporto disse...

O nosso objectivo foi alcançado, facturamos + 3 pontos, e já estamos á espera do próximo jogo, que este já faz parte do passado. Eu até atrevo-me a dizer, que mais valia acabar já com este campeonato e começar já outro. :)

Força porto allez, allez.
Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos

Paulo Marques disse...

Eu não percebo, não anda toda a gente a gritar que o que conta nos lances de bola da mão é a intenção? Ora, a intenção era de cabecear.
Nada que os impeça de dizer o contrário esta semana. Eu é que já nem sei nem sim nem não.

Pedro disse...

Confesso que ao contrários dos benfas não gosto de lances que nos beneficiem. Não me dá o mesmo gozo. ainda para mais num jogo que ganhariamos sem grande dificuldade. É evidente que o Rolando faz penalti, como é evidente que é ele o candidato a sair... Maicon vai melhorando, Rolando vai fazendo asneiras.

Positivo no jogo a exibição de Moutinho e Fernando. Fernando parece de repente um médio box to box. Já finta, já vai à área adversária, já arrisca no passe a rasgar.

Negativo, a falta de eficácia ofensivo. Muito golo perdido, muitas jogadas de superioridade desperdiçadas.

Venha o Olhanense.

meirelesportuense disse...

Estes são os comentários dos benfiquenhos ex-árbitros do Jogo:
-Realço algumas partes destes comentários, Jorge Coroado e Paulo Paraty:
-"de forma não explícita", "Importante mencionar que só à quinta repetição"...
Perfeito!

"Jorge Coroado
-
Rolando tenta jogar a bola de cabeça e, de forma não explícita, acabou por tocar com o braço esquerdo, desviando a sua trajectória. Grande penalidade que ficou por assinalar. Neste caso, não havia lugar a acção disciplinar.

Pedro Henriques
-
Quando Rolando faz o gesto para jogar a bola de cabeça, mas com o braço colocado numa posição não natural e de forma deliberada, toca a bola com a mão. Assim sendo, é um lance passível de cartão amarelo e de grande penalidade.

Paulo Paraty
-
É uma falha de Bruno Paixão. Tentando jogar de cabeça, Rolando acaba por tocar na bola com o braço bem aberto. Importante mencionar que só à quinta repetição, passados mais de cinco minutos da ocorrência, é que foi possível chegar, via televisão, a uma decisão concreta."

Unknown disse...

Comentadores TVI - Segundo estes senhores, o Porto ontem ganhou á pior equipa da Liga e a uma cambada de desesperados. Pelo menos 5 vezes vieram com a história de que o presidente do Nacional perguntava ao treinador que jogo era aquele... eu a pergunta não sei, mas acho que o treinador devia estar a responder "ó presidente, estes gajos não são os coxos do galinheiro, estes jogam á bola!"

Miguel Lourenço Pereira disse...

Igualado o grande arranque do Robson na primeira época do Penta. Um bom augúrio que segue à letra uma das máximas das longas ligas...arranca bem para não teres de passar o ano a correr atrás do prejuízo.

um abraço

Pedro disse...

concordo inteiramente com o Pedro. ha' que admitir que o lance do rolando foi uma falha grave do bruno de campomaior. no entanto, ainda da' para rir qd o gomes da silva diz q o penalti do varela não existe. não esquecer também um penalti que me pareceu existir sobre o hulk no fim (alguém lhe da' um toque no pe' e o impede de rematar) e do qual ninguém fala.

Offshore disse...

"Qualquer encurtamento da nossa vantagem por parte dos adversários traz-lhes nova chama e empolga a comunicação social. Mas nós não escorregámos."
AVB em grande

Dragaopentacampeao disse...

Mais um jogo, mais uma vitória. Parece ser o lema desta equipa portista liderada por André Villas-Boas, que conta por vitórias todos os jogos oficiais disputados esta época.

Com humildade, trabalho, entreajuda, espírito de sacrifício e ambição, este grupo de trabalho faz o seu percurso imaculado, sem espalhafato, sem propaganda e sem o histerismo da CS. É assim que deve ser, é assim que eu gosto, é à FC Porto!

Não foi um grande espectáculo de futebol, longe disso, mas os Dragões deixaram evidente no relvado húmido e escorregadio do estádio Madeira a sua superioridade, selando um triunfo justíssimo que só peca por escasso, tal o número de ocasiões de golo desperdiçadas (incluindo uma penalidade máxima), umas vezes graças à exuberância do guarda-redes Bracalli, outras por ineficácia dos rematadores portistas.

Maicon foi para mim o melhor jogador portista (o melhor em campo foi Bracalli), logo seguido de Moutinho (que bela exibição)e do insuspeito Fernando.

Pena que alguns atletas tenham denotado inadaptação ao relvado (Hulk esteve desastrado)e outros aparentemente alheados do jogo.

Esta equipa merece mais regularidade exibicional pois tem matéria-prima para o conseguir, como demonstrou já esta época.

Se não puder ser Ópera, que seja a «Valsa» vienense/87, para contrastar com o Fado Calimero e a «Pimba» das papoilas saltitantes.

Um abraço

meirelesportuense disse...

Pedro: -Também não gosto de favores, penalties contra ou a favor não são agradáveis para mim e fiquei satisfeito pelo Falcao ter falhado aquele, que seria o 2º golo na Choupana...Ficou ali logo saldada a conta do penaltie que segundo eles foi e não foi marcado, com a não concretização do penaltie que foi marcado, mas não entrou nem eu queria que entrasse.