terça-feira, 21 de setembro de 2010

Penalties eram com ele

Eis o melhor marcador de penalties que vestiu a camisola do Porto:


Não tenho nenhuma estatística que sustente a afirmação - não vá alguém mandar-me fazer o trabalho de casa - a não ser aquilo que a memória regista, mas não me lembro de nenhum jogador que tivesse a eficácia do Demol a marcar penalties.

Foi na época 1989/90, 11 golos de penálti em 11 tentativas.

Aliás essa equipa de 89/90, com Geraldão, Branco, Demol e Madjer deverá ser também ela, a equipa com maior e melhor leque de marcadores de bolas paradas que alguma vez passou pelas Antas.

Quanto ao Demol, ficou por cá essa época, fazia uma bela dupla com o Geraldão, no final da época a mulher queria ir para casa e lá foi à vidinha dele, uns anos depois voltaria para o Braga mas já não era o mesmo.

12 comentários:

Alexandre Burmester disse...

Também não me lembro de ninguém com tanta eficácia como o Demol a marcar penalties no FCP. Próximo dele, lembro-me do Custódio Pinto, ao longo de várias épocas nos anos 60, que raramente falhava um.

Daniel Gonçalves disse...

Ainda marcou um penaltie na então Taça UEFA, contra o Valencia ou o Hamburgo já não me lembro qual equipa. Foi ao Mundial de 90 em Itália, e depois do Mundial foi para o Toulose de França, passado uns anos voltou a Portugal para jogar no Braga, mas acho que só ficou uns 3 meses.
Possuia um calculismo, concentração e frieza ao marcar os penalties, que é algo que não se vê num avançado a marcar os penalties, daí ser preferível não ser um avançado a marcar.
Após a sua saída do Porto, fomos contratar, para o substituir, o Aloísio ao Barça.

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Com efeito Demol, para além de ter sido um excelente central era extremamente eficaz na conversão de grandes penalidades.

Com era Branco, a marcar livres.

Rui disse...

O Domingos em toda a carreira só falhou um penalty, que curiosamente nos afastou de uma meia final da ainda taça dos campeões.

Invictus disse...

E o Ion Timofte? para mim o melhor de todos os tempo nas bolas paradas, aquele pe esquerdo fazia maravilhas, que saudades de um jogador assim...

Steve Bracotelli disse...

Como os erros de arbitragem estão sempre a ser realçados na Cs quando são a favor do FC Porto temos nós que os descobrir e dar a conhecer pelos nossos próprios meios quando os dos outros são esquecidos.
Aqui fica uma pequena ilegalidade que deu em golo.

A ver e estudar todos os lances de mão que não sejam só os do FC Porto.

Daniel Gonçalves disse...

Rui disse: "O Domingos em toda a carreira só falhou um penalty, que curiosamente nos afastou de uma meia final da ainda taça dos campeões."
Em que jogo?????? Não me lembro de tal jogo? Lembro-me sim de uma eliminatória contra a Sampdória, na Taça das Taças, em que perdemos nos penalties, mas quem falhou foi o Latapy que, curiosamente, também não tinha o hábito de falhar.

Jorge Mota disse...

11 em 11

EU VI

Q figurao era O Demol

Ainda me lembro 1ax q o vi nas Antas!

Enchia a defesa-tal como Alo e Branco

(com Branco e Madjer(melhor jogador q vi em PT) essa equipa era a CLASSE!!)

Rui disse...

Isto deu erro não sei se o comentário foi, vai outra vez.

Falhou um penalty em casa contra o Panathinaikos, que caso marcasse o Porto ficava em segundo lugar no seu grupo, e nesse tempo a passagem do grupo era automaticamente para as meias finais.

Unknown disse...

@Rui

Não me lembro de nenhum penálti que o Domingos tenha falhado contra o Panathinaikos (o que não quer dizer que não tenha existido), mas lembro-me nessa época (95/96) de ter falhado um contra o Nantes no final da partida - estava o jogo 2-2 em que mandou a bola para a superior sul.

E mesmo com esse penalti falhado, se na jornada seguinte tivéssemos ganho ao Aalborg tínhamos sido apurados para os quartos de final (e não para as meias).

Jorge Mota disse...

Esse jogo com o Nantes, havia 1 avançado deles (n sei se foi o q marcou os 2 golos-pedrose ou qq coisa genero) q aparecia sempre na cara nosso Redes

Banho tactico indecente e deviamos ter perdido esse jogo..

No jogo com Samp nas Antas, em q Robson inventou!!, para alem de termos sido empalados pelo Lombardo(q jogador!!Mancini tb!!),Baia n acertou 1 lado nos penalties.Penalties baliza superior sul!!

Nunes,fui ver ctg!Baaaaa..desilusao!!

Rui disse...

Posso estar a confundir com o Nantes, nessa época tinha 14 anos :)

Que só falhou um penalty tenho a certeza.