sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os clubes mais populares da Europa

Um estudo feito pela Sport-Markt - “The “Football Top 20” - analisou a popularidade de clubes em 17 países europeus (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Portugal, Turquia, Holanda, Austria, Suiça, Grécia, Polónia, Croácia, Bulgária, Ucrânia, República Checa e Rússia), tendo sido feitas mais de 10200 entrevistas a adeptos do futebol, de idade compreendida entre os 16 e os 69 anos.

De acordo com este inquérito/sondagem pan-europeu, os 20 clubes mais populares da Europa são (em milhões de adeptos):

57,8 FC Barcelona
31,3 Real Madrid
30,6 Man. United
21,4 Chelsea
20,7 Bayern Munique
20,3 Arsenal
18,4 AC Milan
17,5 Inter
16,4 Liverpool
13,1 Juventus
12,6 Zenit S. Petersburgo
10,5 CSKA Moscovo
9,0 Spartak Moscovo
7,8 O. Marselha
7,1 Ajax
6,8 Galatasaray
6,6 O. Lyon
6,1 Fenerbahce
6,0 AS Roma
5,3 D. Kiev

Para além de nenhum clube português constar desta lista (Portugal é um país periférico, com apenas 10,5 milhões de habitantes), é interessante verificar o avanço do Barcelona relativamente ao Real Madrid (aparentemente, o futebol espectáculo associado às vitórias conquista adeptos) embora, a nível do mercado espanhol, a equipa de Madrid continue a ter mais adeptos (36% versus 29%).

13 comentários:

Alexandre Burmester disse...

Bem, o quadro mais pequeno é o que verdaeiramente importa em termos de verdadeiros adeptos, e aí há vários clubes de muitos países que não figuram mas deveriam figurar. Por exemplo, se o Chelsea tem 1,6 M de adeptos, os três grandes portugueses têm todos mais que isso, e sou capaz de mencionar 4 ou 5 clubes ingleses com mais adeptos que o Chelsea e que não constam da lista.

De referir que o Manchester United e o Liverpool são os únicos clubes ingleses com um número significativo de adeptos fora do seu "hinterland" natural (em terras pacatas do sul de Inglaterra, sem futebol de alto nível -ou sequer médio nível - há muitos adeptos dos dois clubes), o que explica o facto de terem mais adeptos que o Arsenal, "confinado" à zona norte de Londres e arrabaldes.

Quanto ao quadro principal, em meu entender ele é mais uma sondagem de popularidade que uma verdadeira pesquisa acerca do número de adeptos. Estamos mais perante simpatizantes estrangeiros do que propriamente "ferrinhos", o que está longe de ser a mesma coisa.

meirelesportuense disse...

Desculpem estou tristíssimo, o Sport Lisboa e Merda perdeu...Desculpem, mas não tenho força para dedilhar mais...

nelson barbosa disse...

Estou preocupadíssimo! 4 Jogos 3 derrotas. É um caso sério. Agora imagine-se uma derrota no próximo jogo com o Sporting, não de todo improvável! Se o Porto cumprir a sua obrigação, ganhar as duas partidas que tem pela frente, isto quase fica resolvido para o "catedrático" da bola, mesmo antes do Natal.
Que chatice!

Daniel Gonçalves disse...

Alexandre Burmester disse "o Arsenal, "confinado" à zona norte de Londres e arrabaldes", recentemente num programa na TV falaram que existe uma lista de espera para se ser sócio do Arsenal, e que esses candidatos eram estrangeiros, norte-americanos ( provavelmente por se considerarem descendentes dos antigos colonos britânicos que foram para os EUA) e também bastantes asiáticos, o que quer dizer que Manchester United e o Liverpool já não são os únicos clubes ingleses com um número significativo de adeptos fora do seu país.

Daniel Gonçalves disse...

Alexandre Burmester disse "o Arsenal, "confinado" à zona norte de Londres e arrabaldes", recentemente num programa na TV falaram que existe uma lista de espera para se ser sócio do Arsenal, e que esses candidatos eram estrangeiros, norte-americanos ( provavelmente por se considerarem descendentes dos antigos colonos britânicos que foram para os EUA) e também bastantes asiáticos, o que quer dizer que Manchester United e o Liverpool já não são os únicos clubes ingleses com um número significativo de adeptos fora do seu país.

Alexandre Burmester disse...

Eu não me referia aos adeptos do Man. U e Liverpool fora de Inglaterra, Daniel Gonçalves, mas sim fora das zonas de Manchester e Liverpool. É que em Inglaterra o normal é ser-se adepto do clube da sua terra ou so seu bairro e não de clubes "forasteiros", sendo a excepção a essa regra os dois clubes de que falei, mas mesmo esses em escala relativamente reduzida como se pode ver pelo seu número total de adeptos em Inglaterra.

Alexandre Burmester disse...

Só mais uma coisa, Daniel: em Inglaterra não há "sócios". O que essa gente pode estar à espera é de vaga para um lugar anual, para aí está bem.

Daniel Gonçalves disse...

Ok Alexandre, eu percebi mal o seu primeiro comentário, sim tem razão o Manchester Unit. e o Liverpool são os únicos clubes, em Inglaterra, que conseguem ter adeptos fora da sua cidade.

Alexandre Burmester disse...

Voltando ao tema, Daniel: este estudo diz apenas respeito à popularidade dos clubes referidos em certos países da Europa. Ora, se o estudo tivesse sido alargado a outros continentes, nomeadamente África e Ásia, tenho poucas dúvidas que vários clubes ingleses estariam no topo da lista. É que tal como em Angola, Moçambique, etc. há inúmeros adeptos dos nossos principais clubes, nas antigas colónias inglesas, algumas bem populosas, o mesmo se passa, evidentemente. Isto para além do facto de o campeonato inglês ser há muitos anos transmitido pela televisão para inúmeros países (ainda por cá nem sequer se sonhava ver esses jogos).

Ricardo, RSW disse...

Concordo com o Alexandre, de facto e em termos de exposição mediatica, o campeonato ingles da lições a todos, incluindo a liga espanhola, em termos de milhões o campeonato de inglaterra é acompanhado por numeros muito mais vastos de audiencia que qualquer um dos restantes.
A unica liga que se aproximava em termos de exposição mediatica era a italiana dos saudosos anos 80 e 90, das dream teams do AC Milan e Juventos..
Mas a espetacularidade e espirito do futebol ingles, associado a uma gestao de marketing impecavel da FA inlgesa arrebentou com tudo.
Na minha modesta opinião de leigo é sem duvida o melhor campeonato do mundo.
Em termos de adeptos, é tambem verdade aquilo que o Alexrandre referiu, em Inglaterra é tradicão cada cidade puxar e dar suporte aos seus clubes, é muito raro encontrar-se adeptos do Liverpool que sejam naturais de Manchester e vice versa, é um espirito completamente diferente dos demais, e de facto muito mais saudavel.
um abraço

José Correia disse...

Alexandre Burmester disse...
"se o estudo tivesse sido alargado a outros continentes, nomeadamente África e Ásia, tenho poucas dúvidas que vários clubes ingleses estariam no topo da lista"

É bem possível, mas atenção que o Barcelona e o Real Madrid também são clubes de projecção mundial. E se é verdade que na Ásia os clubes ingleses devem ser mais populares, o contrário deve acontecer na América Latina, em que os clubes espanhóis devem estar no topo da popularidade.

José Correia disse...

Seja como for, surpreendeu-me que, a nível europeu, o Barcelona tenha quase o dobro da popularidade de clubes como o Real Madrid e o Man. United.
A explicação deve estar no futebol espectáculo dos blaugrana, no factor Messi e no facto de terem sete jogadores da selecção espanhola campeã da Europa e do Mundo.

Alexandre Burmester disse...

"E se é verdade que na Ásia os clubes ingleses devem ser mais populares, o contrário deve acontecer na América Latina, em que os clubes espanhóis devem estar no topo da popularidade."

É diferente, José Correia. A América Latina é futebolisticamente "adulta", digamos assim. Quero com isto dizer que os argentinos, por exemplo, são adeptos do River Plate ou do Boca, etc., mas não do Real Madrid ou do Barcelona. Já em Ásia e África é frequente ser-se adepto de um clube do incipiente futebol local e em simultâneo apoiar-se o F.C. Porto ou o Aston Villa.