quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

08-08-1993

O bi-campeão Carlos Alberto Silva tinha regressado ao Brasil, se bem me lembro porque estava com saudades da sogra, e tinha regressado o Ivic.

Uns 2 meses depois do regresso ao Brasil, então já a treinar o Cruzeiro, veio no início da época fazer um particular às Antas.

No Cruzeiro já andava a dar nas vistas um puto, Ronaldo de seu nome, na altura com 17 anos, e que ainda usaria o sufixo inho - que iria perder mais tarde para o dentuças.

Na época ainda não apostávamos em jovens promessas sul americanas e a esperança de que aquele particular fosse um pretexto para fazer a contratação não passou disso mesmo: de uma esperança de adepto.

Um ano mais tarde era vê-lo seguir para Eindhoven e o resto da história é por demais conhecida.

Ontem acabou a carreira, não foi má de todo, mas certamente não deixará de recordar o dia 08 de Agosto de 1993 como o ponto alto da carreira - o dia em que jogou nas Antas ;-) (ou o 1º jogo na europa)



7 comentários:

Jorge disse...

estive nas Antas nesse jogo (se não estou em erro estava incluído nas celebrações do Centenário) e lembro-me de ouvir falar de um puto maravilha de aparelhos nos dentes que ia ser um fenómeno e que já devia ir ao Mundial no ano seguinte mas que a mãe o tinha de autorizar porque era menor de idade...

é...devíamos ter pegado neste rapazola :)

um abraço,
Jorge
Porta19

Pedro Reis disse...

Se não estou enganado (acho que li sobre isso algumas vezes), o FCP esteve efectivamente interessado no Ronaldo nessa altura, antes de ele ir para o PSV, mas entendeu que era arriscado o investimento num jogador de 17 anos, pelo valor que o Cruzeiro pedia na altura.
Faz parte... Naquela altura as coisas eram analisadas de outra forma, tomava-se menos risco. Hoje em dia é diferente: investimento em Anderson, James, Iturbe prova isso mesmo!

Daniel Gonçalves disse...

O Ronaldo não foi o único caso que nos "escapou" nestas circunstâncias. Na pré-temporada de 1988/89, depois da saída de Ivic e já com Quinito a treinador, veio jogar às Antas - em Agosto de 1988 - o Vasco da Gama, e na equipa brasileira existia um jogador de nome Romário, ora foi falada uma possível contratação do Porto desse jogador, mas acabou por ficar "em águas de bacalhau" essa contratação. Romário, tal como anos depois Ronaldo, rumou depois a Eindhoven e o resto da história é conhecida.
Espero que a haver uma 3º situação semelhante o Porto não deixe escapar o jogador.

meirelesportuense disse...

Não se estará a confundir com o Romário?...Jogo de apresentação nas Antas para mostrar o jogador, posterior ida para a Holanda...Se não, então temos muito semelhantes histórias...

Daniel Gonçalves disse...

Meireles:"temos muito semelhantes histórias..." Sim, a mesma história aconteceu com o Romário e com o Ronaldo, o Porto esteve interessado nos 2 jogadores mas depois desistiu.
De facto na altura não se corriam tantos riscos financeiros, mas como os tempos mudam hoje já se investe em Prediger, Benitez, Sonkaya e outros

André disse...

De facto o Ronaldo teve "perto" do nosso clube mas o Cruzeiro na altura pedia 600 mil contos pelo passe dele, valor que na altura era demasiado alto

meirelesportuense disse...

Sem dúvida que vale a pena investir em jogadores jovens com talento visível como o Anderson, que não enganou ninguém...Já com por exemplo Leandro Lima as expectativas saíram goradas, mas também havia muita aldrabice em toda aquela história, idade incluída.