quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O filho pródigo


"O Sporting foi a minha mãe, o meu pai. Tive que sair porque um treinador queria dispensar-me para outra equipa, mas o Sporting esteve, está e sempre estará no meu coração"
Paulo Futre


Futre nasceu em 28 de Fevereiro de 1966 e fez a sua formação futebolistica no Sporting. Contudo, no Verão de 1984, após o presidente do Sporting – João Rocha – ter feito um ataque ao FC Porto e “roubado” os internacionais Sousa e Jaime Pacheco, Pinto da Costa respondeu e foi buscar Futre, na altura um miudo de 18 anos.

Foi no FC Porto que o montijense explodiu como futebolista e foi de azul-e-branco que ganhou títulos (2 campeonatos, 2 supertaças e 1 taça dos campeões europeus) e dimensão internacional.

Do Porto voou para Madrid, onde esteve de 1987 a 1993, e se tornou um símbolo do Atletico de Jesús Gil y Gil.

Depois ainda passou fugazmente por mais seis clubes – Benfica, Marselha, Reggiana, AC Milan, West Ham e Yokohama Flugels –, tendo jogado muito pouco em cada um deles, até arrumar as botas em 1998.

Pegar num jogador com este passado, que como sénior envergou apenas 21 vezes a camisola dos leões (quase sempre como suplente utilizado) e que, ainda por cima, saiu de Alvalade (há 27 anos!) de forma quase clandestina, e querer fazer dele um símbolo do Sporting é algo que não lembra ao careca. Mas, pelos vistos, quem o escolheu entende que tê-lo na lista é um bom trunfo eleitoral e, claro, Futre agarrou esta oportunidade com as duas mãos.

Do Sporting desde pequenino? Evidentemente!
E o ano passado queria que o slb fosse campeão, no regresso a Viena recordou a paixão pelo FC Porto e, claro, mantém casa em Madrid, porque nunca se sabe se o Atletico voltará a precisar dele.

7 comentários:

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Todos estes tipos(futebolistas profissionais) não passam de prostitutas desportivas.
Agradam a quem lhes paga.
O Futre para mim vale tanto como uma nota de 300 euros.

Anónimo disse...

Eu por acaso torço pela vitória do Dias Ferreira. Até há uns tempos limitava-se a ser um trauliteiro; agora é um trauliteiro senilizado.:-)

Daniel Gonçalves disse...

Sobre o Futre, como futebolista ao serviço do nosso clube, nada tenho a apontar, foi sempre um dos melhores em campo e devemos-lhe muito.
Agora a notícia do Correio da Manhã a afirmar que o Futre desejou que o SLB fosse campeão não me merece nenhuma credibilidade e não será fidedigna, provavelmente o Futre, quando questionado pelo jornalista, afirmou que possivelmente seria o SLB campeão nacional (atendendo ao rumo dos acontecimentos na época transacta) e vai daí o CM deturpa a notícia - costume habitual por aqueles lados jornalísticos - e coloca o Futre a "desejar" a vitória do SLB.
NADA do que vem no Correio da Manhã me merece credibilidade, mais fiabilidade me merece o jornal "O Crime" - penso ser esste a designação - onde aparecem todos aqueles estranhos e estrambólicos.
E para efectuar mais uma comparação sobre o valor que o CM tem na minha humilde opinião, considero ter mais credibilidade uma notícia, vinda em qualquer jornal europeu de boatos ao estilo do "The Sun", a afirmar que o Governo Alemão de Angela Merkel se prepara para invadir a Polónia e a República Checa para recuperar os territórios da Boémia e da Prússia Oriental perdidos após a II Guerra Mundial.

meirelesportuense disse...

São mercenários e com algumas excepções só pensam no seu bolso, nada que seja de espantar, pois o Mundo é um pouco assim, egoísmo à solta, um olho de camaleão...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Este é o mesmo Futre, relembro, que escreve todas as semanas uma crónica na MARCA sobre o At. Madrid e das duas vezes que tivemos de jogar contra eles, ele posicionou-se sempre oficialmente a favor do Atlético de Madrid.

E no Portugal-Espanha disse que não lhe importava que ganhasse Espanha porque se sente espanhol.

Está tudo dito!

Fernando B. disse...

Futre deixou o scp por 2 vezes... na 1ª, veio para o FCP, ganhar 5x mais, sem o espectro de ser emprestado à Académica pelo Toshak. Parece que a Direcção já tinha garantido não emprestar, mas à cautela, veio mesmo...felizmente para ele e para nós... O Litos, não aceitou vir, era um excelente jogador e deu ZERO.
Na 2ª vez, combina tudo com o scp, diz aquelas parvoices todas de amor ao leão, e à vinda para Lisboa, veiga em acção e futre no slb...
A cena do elogio ao slb, e votos de futuro campeão (dos tuneis) foi feita na verdade, à saída do Estoril-open, em que chegou ao desplante de afirmar " em cada 10 portugueses há 6 benfas, se calhar 7 " analogia que na época foi levada como o setimo era ele...
Isto nos Kalimeros + o Dias Ferreira, FCP e benfas, não se preocupem tão cedo com do 3º lugar para baixo.
Só um pequeno reparo... lamento que utilizadores dos blogs alinhados com o nosso FCP, achem todos os futebolistas prostitutos... temos tantos e tantos exemplos dentro de casa, dava para fazer muitas equipes... já ando na idade dos 60sentas, e digo já 50 grandes profissionais PORTISTAS... Só 1 por exemplo, e como emblema de todos... ANDRÉ ! e mais não digo.

eumargotdasilva disse...

Deixemo-nos de ser mesquinhos!
Qual é a diferença entre um ex-futebolista e uma outra pessoa qualquer?
(Quantos conhecemos que estão no Pingo Doce e só dizem bem dele, e passam para o Continente e aqui é que estão bem, este é que é o melhor de Portugal?)
Neste momento o Porto não o quer, o Atlético não o quer, o Sporting vai querer-lo , e ele vai dizer que não?
-Boa, que forma estranha de pensar!
E isto não tem nada a ver com ser prostituto. Tem a ver com vaidade ? tem; o Futre é um vaidosão e quer aparecer. Tudo bem.

Para além disso: espero que o Sporting volte a ter uma equipe digna ou, então, que acabe de vez, se funda com o Belenenses, sei lá, mas que acabe a choradeira e passe a fazer qualquer coisa em prol da competitividade do futebol português e da sua liga.
E, a nós só nos convém: grandes como somos só podemos ser melhores com melhor concorrência!...
Se o Futre e o Dias Ferreira contribuírem para isso, força!