terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um mês complicado... mas para quem?

Uma sucessão de exibições cinzentas (com um ou outro mau resultado pelo meio) está a levar a alguma apreensão dos adeptos perante as semanas que se avizinham.

É compreensível em boa medida, já que a médio prazo há sempre uma correlação considerável entre o nível exibicional e os resultados. Ou por outras palavras, jogando da forma como o temos feito é bastante provável que o resultado não seja satisfatório em alguns dos jogos que se avizinham.

Há no entanto também razões para ter bastante esperança.

A primeira (e mais importante, na minha opinião) passa pelos regressos de Falcão e A. Pereira, que muita falta têm feito. Não me vou expandir muito sobre isto porque já se torna "chover no molhado", dizendo apenas: Falcão faz muita falta não só pelo seu rendimento directo (muito superior a qualquer outra alternativa), mas também pela forma como potencializa o rendimento dos colegas ofensivos, começando por Hulk (mas não só); e A. Pereira é insubstituível acima de tudo nas manobras ofensivas (se Sereno e outros ainda podem desenrascar defensivamente, já nas manobras ofensivas o rendimento não é minimamente comparável).

É de esperar que Falcão jogue já a titular contra o Braga (e estou convicto que só não terá sido utilizado ontem em boa parte para não ser convocado para o jogo da Colômbia na 4a feira), e A. Pereira possivelmente já contra o Sevilha.

Em segundo lugar (e com muito menos influência, mas alguma terá), estou também convicto que a motivação para os próximos 3 embates será outra.

Para além disso receia-se a sucessão de jogos. No entanto verifico que vamos ter uma semana inteira para preparar o jogo com o Sevilha no Dragão (fruto do jogo antecipado da 20a jornada) e depois disso temos uma sucessão de jogos acessíveis para o campeonato, sem mais jogos a meio da semana pelo menos até meados de Março, onde teremos os 1/8s final da Liga Europa (se passarmos, claro).

Já o slb tem um calendário bem mais complicado, com dois jogos a mais do que nós e 3 deslocações de alto risco (Alvalade, Estugarda e Braga).


Além disso, são eles quem tem que "correr atrás do prejuízo", ficando desde já em muitos maus lençóis se o FCP ganhar em Braga. Pessoalmente, o "meu" objectivo é chegar à Luz com pelo menos 8 pontos de avanço (o que nos daria 95% de hipóteses de ganhar o campeonato), o que me parece plenamente possível ao olhar para este calendário. Quem sabe, até mais.

Pergunto-me pois: entre A. Villas Boas e Jorjesus, quem perderá mais sono ao olhar para os jogos que se avizinham?

18 comentários:

Mario disse...

Se olharmos racionalmente para o calendário que se avizinha, é óbvio que o do nosso Porto é bem melhor. Se olharmos racionalmente para a classificação, é óbvio que qualquer clube gostava de trocar connosco. Dito isto, o que me preocupa é a maneira como parecemos incapazes de contrariar o nosso futebol pobre dos últimos tempos. Parece só uma questão de tempo até perdermos 1 jogo e a partir daí vão surgir as piores criticas à equipa. A nossa equipa tem que ser capaz de jogar muito, mas muito melhor do que o que está a fazer. Mas nós adeptos tb temos uma palavra a dizer na tranquilidade que conseguimos passar para os nossos atletas e isso não está a acontecer. Basta nos primeiros 10 minutos alguém falhar 1 passe para se viver um ambiente de nervosismo imenso. Têm razão em reclamar ? claro que sim. Será que o devem fazer ? acredito que sim, mas apenas em ocasiões pontuais. Quero mais ópera e menos canõs infantis. Abraços

PeidoMestre disse...

isto no campo da futurologia pode dizer-se q o nosso calendário é mais favoravel, atendendo por exemplo ao nº de jogos. todavia, acho que tudo isso é falacioso. é a equipa que pode tornar os jogos mais ou menos fáceis! podemos dizer que a jogar a este nivel as coisas são complicadas...
mas o Porto que eu conheço é nestas fases que se supera e que aparece cheio de força e fome de vencer! a ver vamos, vamos confiar q avb irá colocar os melhores e que a equipa base que tantas alegrias nos deu estará de volta.

força PORTO!!!


PS: alguem sabe se os bilhetes para o sevilha vs Porto já se encontram á venda?no site só encontro os do Porto vs sevilha...

José Rodrigues disse...

"Mas nós adeptos tb temos uma palavra a dizer na tranquilidade que conseguimos passar para os nossos atletas e isso não está a acontecer."

No q diz respeito à blogosfera (e falo em particular do RP e de quem aqui tem deixado comentários), parece-me que os adeptos estão bastante calmos: vi bastante apreensão mas não vi ninguém a dizer q o treinador não presta ou q vamos perder o campeonato.

Mas isso não é o q mais interessa no q diz respeito aos adeptos, pq o dizem na internet não conta praticamente nada na prática. O q mais interessa no q diz respeito aos adeptos é o q fazem nas bancadas do estádio, e aqui estou com o Mário: quem lá está tem q estar acima de tudo com a atitude de um adepto, e não de um espectador.

Sendo assim não faz qualquer sentido e é contraproducente assobiar se há um mau passe aos 10mins (como ele disse), por exemplo. Guardem os assobios 1) para o fim do jogo, 2) para o intervalo se a equipa estiver claramente "a dormir" e precisar de ser sacudidad e 3) para quando algum jogador estiver claramente a fazer um "frete" (por ex arrastar-se em campo, ou ser extremamente guloso qdo não o devia, perdendo a bola).

José Rodrigues disse...

"Parece só uma questão de tempo até perdermos 1 jogo e a partir daí vão surgir as piores criticas à equipa."

Bem, por acaso até já perdemos 2 jogos esta época. Mas não foi nos jogos mais importantes, eu percebi o ponto.

Convenhamos q é extremamente raro q a gente faça um campeonato inteiro sem perder um único jogo (salvo erro a última vez foi com A. Jorge). Sendo assim se (quando) perdermos algum jogo tb não vai cair o Carmo e a Trindade só por causa disso.

Aliás no q diz respeito ao campeonato, o q mais interessa é a performance comparativa. Por exemplo: se perdermos em Braga não virá daí grande mal ao mundo se o slb tb perder em Alvalade. Como já disse: se chegarmos ao jogo do galinheiro com 8 pts de avanço já me dou por muuuuito satisfeito, independentemente do nr de pontos q perdermos até esse jogo.

E digo mais: salvo impedimentos em jogadores cruciais (em particular Falcão), tenho confiança q não vamos perder no galinheiro.

David Duarte disse...

Dizer que a pressão està no lado do Benfica não faz sentido. O Benfica não desistiu da luta (a forma em que se encontra prova-o), mas todos os benfiquistas ja integraram a possibilidade de não ser campeão. Se tal acontecer serà uma otima surpresa. Neste momento quem tem tudo a perder é o Porto, e isso parece-me evidente.

Sobre os jogos que se aproximam estou de acordo com o autor do artigo. O calendario tem muita importância no resultado final de um campeonato. Isto não é retirar valor aos diferentes campeões, até porque quem é mais forte deve prova-lo sempre, mas é um facto. O calendario deste ano favoreceu o Porto ao dispersar os jogos com mais risco. O Benfica tem-nos mais concetrados. Se derem uma olhada no calendario do ano passado verão que a situação era contraria à de este ano.

O que não deve deixar dormir muito bem o Jesus é o estabelecimento de prioridades. Com o segundo lugar quase assegurado, que deve ele fazer? Continuar a fazer da Liga a prioridade quando as possibilidades de sucesso são minimas, ou, quando o calendario ficar mais carregado, apostar numa boa Liga Europa (boa significando estar pelo menos nas meias-finais, o que não é de todo impossivel nem para Benfica nem para o Porto quando vemos as equipas presentes)?

P.S.: dos jogos do Benfica que cita o que mais temo é o de Braga. O de Alvalade não me preocupa muito (o Benfica da-se habitualmente bem em Alvalade) até porque parece-me que vamos assistir a uma catastrofe do Sporting até ao fim da Liga... viram as declarações do Costinha?)

David Duarte disse...

Alguma vez o FC Porto acabou um campeonato invicto?!? Penso sinceramente que não. Sei que o Benfica acabou dois campeonatos invicto (tendo sido num campeão no outro ficando atras do FC Porto com 21 vitorias e 9 empates) e pensava que era a unica equipa portuguesa a tê-lo feito. Alguém me confirma isto?

José Rodrigues disse...

"Alguma vez o FC Porto acabou um campeonato invicto?!?"

De facto não (pelo menos não nos últimos 50 anos). Fui ver aos arquivos, e nos últimos 30 anos nunca ninguém (nem FCP, nem slb nem outros) acabou sem derrotas.

A minha memória atraiçoou-me, mas não muito: a época com menos derrotas foi de facto com A. Jorge em 84/85, com 1 única derrota.

Quem quiser tem aqui os quadros finais de cada campeonato (incluindo tb golos marcados e sofridos):

http://www.rsssf.com/tablesp/porthist.html

RCBC disse...

O proximo jogo com o Braga reveste-se de grande importância, diria mesmo que é até mais importante que os jogos com benfica e Sporting...
E porquê?

O segredo do titulo estará em entrarmos para os embates na Luz e Dragão com o Sporting com alguma vantagem acumulada...Vencendo em Braga, a equipa dá uma resposta às criticas que vêm aumentando nos ultimos tempos, mantem uma excelente vantagem e desmoraliza o 2º classificado, que já está a salivar por uma derrota do FC Porto...

Obviamente, que a recuperação de Falcão a 100%, e alguns ajustes que AVB terá necessariamente de fazer, nomeadamente acabar com a "embirração" Fucile, "sentar" Fernando no banco e colocar Walter pelo menos como alternativa de banco, bem como, a subida (mesmo que de forma diminuta) de forma de algumas peças fundamentais, tudo isto é fundamental para que consigamos um bom resultado em Braga...

Acima de tudo, em Braga a atitude tem de ser um FC Porto forte, determinado e descomplexado....o tal FC Porto dos ultimos meses...porque caso contrario, vai ser dificil...

Zero disse...

O FC Porto nunca acabou nenhum campeonato sem derrotas (o Benfica acabou uma única vez, nos anos 70). Acabar um campeonato sem derrotas (além de o ganhar, claro) é o meu sonho desde sempre, um daqueles recordes extraordinários que ainda falta ao FC Porto bater. Já poderia ter acontecido um par de vezes, mas a motivação dos jogadores oscila muito. Ainda tenho esperanças que seja esta época. Quem me dera.
De passagem, gostaria de referir que não compreendo as queixas e os assobios e as críticas quando o FC Porto está a fazer a magnífica época que está a fazer. Acho sinceramente que sobretudo o burburinho e os assobios no estádio são coisas de pipoqueiros.

José Rodrigues disse...

"O que não deve deixar dormir muito bem o Jesus é o estabelecimento de prioridades. Com o segundo lugar quase assegurado, que deve ele fazer?"

Parece-me claro q enquanto tiver oportunidades no campeonato, não vai fazer quaisquer poupanças. Aliás, os adeptos nunca lhe perdoariam isso. Mais, eu diria q até ao slb-FCP não vai fazer quaisquer poupanças, a não ser q a distância entre os 2 clubes aumente nas px 2 jornadas.

Além disso tb não me parece q vá fazer qq poupança no jogo com o SCP para a taça da liga. Com uma taça ali tão perto, não acho q vá correr riscos.

Para acabar, tb não vai facilitar minimamente na Liga Europa enquanto não for eliminado. Aqui a única hipótese q consigo imaginar é rodar um bocadinho no jogo da 2a mão se ganhar por 3 ou mais em casa, mas a probabilidade disso acontecer é bastante baixa.

Concluindo: não acho q na prática ele se possa dar ao luxo de "estabelecer prioridades", pelo menos nas próximas 6 semanas. Isso é óptimo pq em algum lado (ou em todos...) a equipa vai acabar por ressentir-se disso.

David Duarte disse...

Estou de acordo José Rodrigues. E a verdade é que olhando para o quadro de jogos que està no artigo, não deixo de olhar para aquela Taça da Liga como uma pedra no sapato...

P.S.: O campeonato em que o Benfica acabou invicto mas no segundo lugar foi nos finais dos anos 70, com o Porto campeão. Essas informações estão na revista LigaRecord 2010-2011.

meirelesportuense disse...

O que nos vale é que o jogo com o Marítimo vem quase na parte final desta fase, pois normalmente os Madeirenses são uma boa saca de areia para os nossos queridos inimigos...Eles e o Setúbal, são óptimos para moralizar os ditos cujos...Quando as coisas estão negras marcam um jogo com o Marítimo.Parece Viagra.Depois têm sempre a alternativa de treinarem no Bessa...Perto, pertinho dos "meandros" do Sistema sentem-se eles muito bem.

rbn disse...

Penso que todas estas preocupações dos portistas vai dar a 1 denominador comum que é :

-entregar de bandeja um campeonato praticamente ganho devido à teimosias, birras ou insistências no 11 inicial em alguns jogadores que claramente nunca deram garantias ou estão em má fase.

Já vi este filme em 1999/2000 salvo erro, quando o FCP ia muito à frente no campeonato e Jorge Costa deu uma entrevista a um desportivo a dizer que já se podia encomendar as faixas...e conseguimos perder o campeonato para o Sporting.

E calendário apertado não quer dizer absolutamente nada, visto que o FCP foi nesta década várias vezes campeão jogando todas competições, enquanto os da 2ª circular eram frequentemente eliminados de forma precoce da Europa e tinham muitas e muitas "folgas" na agenda.

Não é uma questão de pessimismo, mas cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

ben-u-ron79 disse...

Ou isso ou a água enriqueceu lá para os lados do aviário, à imagem da época passada...coincidência ou não, desde que foram arrumados da Champions em que se arrastavam em campo, jogo sim, jogo sim, agora não...jogam 90 minutos mas fica a ideia de que aguentariam prolongamento e mais 90m...se isso é normal? não acho!

David Duarte disse...

Ruben, deve ser a agua que o Benfica roubou ao FC Porto quando levou 5 no Dragão... é que dai para ca parece que o FC Porto não tem a mesma... pica, digamos assim ^^

ben-u-ron79 disse...

o mais engraçado no meio disto tudo é que no mês em que melhor se está fisicamente? só sei que o dumbo sempre que pode lembra o Nuno Assis, para quando aparecer um novo caso de "caspa" ele poder dizer que já estava à espera da perseguição por parte do ADOP...Quanto ao que o Porto corre, bem, se bem reparaste na equipa do Porto desde o ínicio da época o Porto este ano é uma equipa mais lenta que a do ano passado, tendo como diferença o facto de ter aumentado o pressing e a posse de bola, ora isso propicia o " descanso físico" dos jogadores, diminuindo o "descanso psicológico" visto os níveis de concentração dos jogadores tem que ser redobrado. Como tal parece-me ser aí que os jogadores estão a quebrar, se bem que este mês, mesmo com jogos importantes, mas com mais tempo de descanso vai propiciar o regenerar da parte psicológica. Quanto aos outros bem...a jogarem de 3 em 3 dias com a equipa a jogar sempre em alta velocidade, pressing alto e quase sem rotação de plantel...bem das duas uma ou vão dar o estouro durante o mês de Fevereiro/início de Março, ou então é como eu digo...o patocínio da Naturplan(ou lá como se chama a empresas de produtos dietéticos que patrocina o benfas...)a dar frutos...

Azulantas disse...

Para mim o calendário deles é apenas pior que o nosso graças aos jogos com a lagartada. Ambos jogam em Braga e recebem o Vitória, o Porto vai ao Algarve e o Estugarda é bem inferior ao Sevilha.

Esperemos que eles tenham novo momento "Metalist"...

Velasquez disse...

benfique 72/73 campeão nacional com 28 Vitórias e 2 empates.