sábado, 26 de fevereiro de 2011

A fibra de que se fazem campeões


E quem esperava um passeio até ao Algarve, equivocou-se. O resultado final folgado favorável ao Dragão, não evidencia o afinco que este teve de empenhar para levar de vencida a, até hoje, invicta Olhanense no José Arcanjo. Apenas com a reorganização táctica aplicada ao intervalo por parte de Villas-Boas e uma “bomba” de Belluschi ao minuto 68, o FC Porto disparou para o triunfo esforçado, mas inteiramente merecido.

Na sua disposição inicial os azuis e brancos voltaram a manter-se fiéis aos seus princípios. O 4-3-3 clássico, e por demais recalcado, foi tarefa relativamente fácil para os rapazes de Daúto Faquirá. Reconheça-se, em boa verdade, que a nossa equipa na fase inicial do encontro foi inconsequente o suficiente para permitir que o adversário “controlasse” ao largo a partida. Uma menor rotação e interacção entre os elementos de construção ofensiva, aliada a uma ineficaz circulação de bola, deixava o nosso Porto sem capacidade para derrubar a organização da equipa de Olhão.


A este Dragão, pese o todo empenho e aplicação patenteados nos primeiros 45 minutos, faltava-lhe claramente um “golpe de asa” que fosse capaz de desmontar o bem estruturado conjunto Algarvio. Villas-Boas com uma leitura perfeita, avançou para jogo James e Fucile, conseguindo com isso impôr uma dinâmica que até aí não se vira.

O “miúdo” Rodriguez colou-se atrás do duo da frente Falcao e Hulk, servido de plataforma de circulação de jogo. Um papel bem interpretado que muito foi contribuindo para o desatar do nó de um novelo muito emaranhado. Depois da dupla ameaça de El Tigre a evidenciar o domínio portista, surgiu o pontapé em arco e em grande estilo de Belluschi a dar cor ao futebol positivo que, por essa altura, a nossa equipa praticava.



Se o mais difícil de conseguir – o golo - levou mais tempo do que todos nós julgávamos a alcançar, o descanso veio mais rápido. Após uma assistência de Hulk, Falcao, bem ao seu estilo, rapinou a defesa do Olhanense, conseguindo voltar aos golos neste seu regresso aos jogos da Liga Portuguesa.

Com duas bolas no saco, a cambada de Villas-Boas começou finalmente a respirar fundo, depois de ter sido obrigada a ir aos limites da sua persistência. O terceiro tento, que dita o resultado final, não mais passa do que mera cosmética estatística que por estes dias é muto valorizada. A verdade é que este foi um triunfo suado e exigente. Mas só foi possível alcança-lo com uma exibição convincente.

Fotos agasalhadas em: uefa.com

12 comentários:

José Rodrigues disse...

Vitória importantíssima, com um passo de gigante em direcção ao título. Não é por acaso q a Olhanense nunca tinha perdido no seu estádio.

A "música" de facto é outra com Falcão e A. Pereira em campo. Faltou apenas um pouco mais de dinâmica/criatividade na 1a parte, mas de resto muitíssimo bem.

austria87 disse...

Primeiro parabéns aos DRAGÕES de OLHÃO.
Segundo grande vitória.
VIVA O FC PORTO

tabranco disse...

Viram a azia dos paineleiros das tvs destacados para comentar uma (im)possível escorregadela do FCP?!!..,

Pedro disse...

O golo do Belluschi foi a pior parte da noite para os 2 cabeçudos que comentavam o jogo. Que entusiasmo!!!...

Falcao dá-nos outra qualidade e outra liberdade para Hulk. temos condições para voltar ás boas exibições regulares.

Agora vem um grande teste, Guimarães (muito mais defensivo que na Luz), CSKA, e Leiria.

rbn disse...

Confesso que, após a chance do Hulk sem guarda-redes na 1ª parte e a do Falcão, também sem guarda-redes na 2ª parte, ambas salvas por um defesa quase que em cima linha, me fez pensar naqueles jogos em que a bola não ia entrar nunca.

E sinceramente, estava já me preparando para um Djalmir qualquer de Olhão, num lance fortuito fazer 1 x 0 e a "vaca ia p'ro brejo", como se diz em Barretos, capital brasileira dos Rodeios.

Mas Belluschi tirou um coelho magnífico da cartola (ele já andava atrás deste golo há muito) e logo a seguir, Falcão com toda a frieza e categoria, fez o 2º.

E veio a tranquilidade.

Time "chato" este Olhanense jogando em casa, mas mesmo "chato", o FCP ainda desperdiçou chances de golo e teve mais de 60% de posse de bola.

Podem me achar repetitivo, mas vamos à matemática:
Varela, o "nosso Djaló", fez seu 5º jogo medíocre consecutivo, pelo que deverá fazer um jogão frente ao Guimarães ou a seguir em Moscovo, pois sua média é de 1 jogo excelente para 5 ou 6 jogos medíocres.

De resto, toda a equipa esteve muito bem, Hulk em destaque pelas iniciativas e óbvio, os goleadores da noite.

Já só faltam 19 pontos.

DJ Louro disse...

Já estou a imaginar muita gente a espumar-se pela boca...a começar pelo fanfarrão da luz...
O olhanense estava extremamente acicatado por alguem e depois falam em macieza dos nossos adversários.
Aquele amarelo ao Hulk é anedótico..mas como o arbitro era de Lisboa..coincidências...!

Dragus Invictus disse...

Boa noite

Grande vitória, num terreno difícil!

Primeira parte com pouca pressão. Varela e Sapunaru muito abaixo das suas reais capacidades, e Villas-Boas a ler bem o jogo, e sem perder tempo a colocar um endiabrado James e Fucile, que trouxeram um FC Porto mais agressivo na segunda parte, sempre em busca do golo.
Grande jogo de Belluschi com um grande golo. Falcao fantástico depois da lesão bisou e fez excelente jogo. Hulk sempre a desiquilibrar, uma defesa segura, um tridente de meio campo trabalhador e com laivos de magia ... enfim temos tudo para sermos campeões.

Abraço e bom domingo

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Ricardo Ribeiro disse...

Excelente análise ao jogo. Escreves muito bem. Elogio merecido!

Mefistófeles disse...

Os lampioes devem andar com uma carrada de nervos em cima...

agostinhop disse...

Vitória bem conseguida, comum a exibição bastante convincente na segunda parte. A equipa tem outro rendimento com A. Pereira e Falcão, embora este principalmente, com alguma falta de ritmo. Mas com o seu instinto matador habitual. Será bastante difícil a caminhada para o título, mas se mantivermos este nível exibicional, acredito plenamente que podemos mesmo vencedor o resto dos jogos no campeonato. Até mesmo contra os nossos adversários directos e super convencidos.

José Correia disse...

Vitória e resultado justíssimo. Só houve uma equipa a querer ganhar.
Foi uma pena a malapata do Hulk, porque ele merecia marcar um golo e acabar com esta série de jogos em branco.
Muito bem o AVB, na substituição do Varela pelo James.

Um reparo: o FC Porto continua a ser completamente inconsequente nos cantos e livres perto da área. Não se vê que haja jogadas estudadas, para contrariar uma defesa alta com muitos jogadores.

Amphy disse...

Este Porto já nos tem habituado a jogos de grande produção ofensiva, ao nível da criação de oportunidades de golo. Pena é que normalmente as bolas não entrem em consonância com o volume de jogo. A rever.

Apesar de estarmos bem em termos de número de oportunidades de golo, também me fica a ideia que não raras vezes somos apanhados algo descompensados no processo defensivo. Não sei se por causa do adiantamento dos laterais, somos expostos a perigosas iniciativas adversárias em contra-ataque. Lembro-me de um que ocorreu no jogo de ontem, após um bom corte de Fernando, que depois fez uma entrega displicente, onde perdeu a bola de uma forma infantil. A rever.

No entanto, esta foi uma grande vitória, que calou muitos lampiões que esperançavam por um deslize.

Sigamos até ao título. Se os jogos forem bem jogados melhor, senão, os 3 pontos serão os mesmos caso se jogue menos bem mas com vitória.

Bem hajam.