sábado, 5 de fevereiro de 2011

Turquia, um mercado emergente


«De uma assentada, Yildirim Demiroren decidiu contratar três das estrelas portuguesas mais cotadas do mercado futebolístico. O presidente do Besiktas já tinha ido buscar, no Verão, Ricardo Quaresma ao Inter de Milão, a troco de 7,5 milhões de euros e um ordenado chorudo. Antes já se tinha decidido pelo craque do Real Madrid, Guti. Agora, na janela de Inverno, optou por abrir ainda mais a carteira e, numa parceria com o empresário Jorge Mendes, garantiu as contratações de Simão Sabrosa, Hugo Almeida e Manuel Fernandes.

Os três portugueses foram apresentados. Em linha, numa mesa em conferência de imprensa e vestidos com a camisola preta e branca do Besiktas, falaram aos jornalistas. Horas antes, o Aeroporto Ataturk, em Istambul, tinha sido invadido por adeptos eufóricos com a chegada do trio. A confusão foi tanta que a polícia foi obrigada a intervir, pessoas ficaram esmagadas e os futebolistas tiveram de ser escoltados até aos carros. É neste mundo entre a euforia e os resultados que Demiroren ocupa o cargo de presidente do Besiktas desde 2004. Venceu a corrida a três e segue os passos do pai, antigo dirigente do clube.

Demiroren vive do estrelato. Com negócios no gás natural e uma enorme paixão pelo futebol, este milionário turco, que já ganhou a alcunha de "Abramovich da Turquia", não está a conseguir juntar os bons jogadores aos bons resultados.

Chegou em 2004 e apesar de um pedigree semelhante ao seu predecessor, as vitórias teimam em não aparecer. Para tentar fugir à sina de ser tomado por um dos piores presidentes desde que o Besiktas foi criado, em 1903, está a injectar dinheiro para inverter essa situação.

Foi responsável pela renovação do Estádio Inönü, criou o canal de televisão do clube Besiktas TV. Levou Del Bosque e Tigana, bem como jogadores como Carew, Ricardinho e Ailton. Mas a equipa continua longe do topo. Ocupa o quinto lugar, a 14 pontos do líder, Trabzonspor.
Pior: o segundo lugar, último de acesso à Champions, está já a nove pontos e é ocupado pelo Bursaspor. Os adeptos começam a impacientar-se...

Foi ele quem escolheu o treinador Bernd Schuster para liderar a equipa, contratou a estrela do Real Madrid Guti e levou Quaresma por 7,5 milhões de euros. Numa parceria com o empresário português Jorge Mendes, convenceu Manuel Fernandes e o Valência - um empréstimo com opção de compra no final da temporada. Demiroren desbloqueou os contratos de Simão com o Atlético e Hugo Almeida com o Bremen a troco de 2 milhões de euros cada um, pois os contratos de ambos só terminavam no final da época. Aos dois ofereceu um ordenado milionário de 3 milhões de euros anuais
in PUBLICO.pt

----------

Nas vésperas de um desafio com o FC Porto, já uma vez aqui falei na dimensão e capacidade económica do Fenerbahçe.

Vale a pena recordar que a Turquia é um país de 70 milhões de habitantes e que só na área metropolitana de Istambul vivem mais de 11 milhões de pessoas.

Quando os dirigentes dos principais clubes turcos puserem em prática uma gestão desportiva competente e começarem a ser mais criteriosos nos muitos milhões que investem, não vai ser fácil aos clubes portugueses derrotá-los nas competições europeias.

Sem comentários: