domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vitória central

Já estava com saudades.

Sempre achei que o objectivo principal tem de ser dar espectáculo e golear. Isto nem sempre é possível, há jogos mais bem conseguidos, há outros menos, mas se o espírito for este é sempre mais fácil. Não se pode facilitar nunca, desprezar competições nem menosprezar adversários.

Quando isto acontece, as vitórias são limpinhas e a gente não sente aquele "ainda nos vamos f****", os atrasos para o Helton até fazem sentido.

Neste jogo voltei a sentir esta sensação de jogo controlado, apesar de haver na mesma os se's, se o Hulk não tem acertado na barra mas uns cms mais abaixo, se o Otamendi não tem marcado aos 45 minutos, se o árbitro tem ido na cantiga do Mossoró, se ...

foto gamada no Record

Valeu que na sequência de lances de bola parada o Otamendi andava pela área, já que apesar de termos o jogo controlado nunca se viu ninguém pela área, o Hulk decididamente não se dá naquela posição - não quer dizer que não a faça, quer dizer que não é ali que rende mais em favor da equipa.

E foram mais 3 pontos na caminhada para o resgate, mas para quando um golo num pontapé de canto?

ps:
Diz o Guarin no seu twitter:
Adeptos não se que mais fazer neste club para poder ter um lugar no onze inicial vcs sabem muito bem tudo o que ja fiz para poder jogar ak.
Embora eu ache que o regresso do Fernando à titularidade não tenha sido tão merecida quanto outras, se calhar este desabafo do Guarín explica o porquê da sua própria lamentação.

15 comentários:

José Rodrigues disse...

Passo de gigante rumo ao título! Embrulha, jorjesus & Cia (em que se inclui os comentadores da Sport TV).

Vitória limpinha num jogo sempre muito bem controlado, nem deu para passar sustos (Hélton pouco mais que espectador). O golo do Otamendi veio no entanto mesmo na boa hora, já que a produção ofensiva também não era lá "muito famosa" até esse momento (o que não admira muito, ainda bem q Falcão está aí a regressar). A partir daí foi mesmo uma questão de passear em campo, com classe.

Agora vamos ter uma tarefa complicada em Sevilha mas tenho confiança que venhamos de lá pelo menos com um empate, mesmo que eventualmente passemos por alguns sustos.

José Rodrigues disse...

20 jogos: 18 vitórias, 2 empates e zero derrotas. "Crise"? Sai um grande LOL para aquela mesa ali ao fundo!

Sim, houve (tem havido) um abaixamento exibicional nas últimas semanas - em boa parte muito explicado pelas lesões, diga-se de passagem. Mas daí a crise vai uma ENORME distância. Quem dera ao slb q durante abaixamentos de forma continuassem a ganhar sistematicamente como temos feito (pelo menos no que ao campeonato diz respeito).

rbn disse...

Afinal, tínhamos mesmo razão : com Fucile na lateral, houve segurança defensiva e profundidade ofensiva.

Não houveram sustos, nem ansiedades e a equipa jogou de forma sólida e segura, e se Hulk não tivesse tido pontaria a mais, para além da grande exibição do guarda-redes bracarense, o placar até poderia ter sido mais dilatado.

O substituto natural de Falcão está encontrado, chama-se Otamendi, que fez 2 golos à matador, de fazer corar Postigas e nulos golos desta vida, e num sufoco qualquer, pode muito bem vir a ser uma arma secreta bastante eficaz.

Estes twitters ainda vão dar bronca : 1º Fucile, agora Guarin...não ficarei nada admirado se Guarin ficar fora dos convocados por uns tempos.

Excelente flash-interview e conferência de imprensa de AVB.

Disse TUDO o que vai na alma de todos os portistas, respondendo à altura e com classe as provocações do linguarudo dos cabelos à cantor pimba.

Anónimo disse...

... E o jogo foi um bom espectáculo, resultando numa bela vitória do F. C. Porto, tudo como queríamos!
Afinal os mouros é que continuam com a pressão contrária, mantendo-se a uma distância considerável, sofrendo, apesar de andarem ao colo da comunicação social, e ficando depressivos. Com que cabeça eles ficaram, mais uma vez...!
Bem disse o André Villas-Boas que o Porto continua a ser a melhor equipa portuguesa e não precisa, como fazem os lampiões, de contratar jogadores das equipas adversárias na ocasião.
Enfim, está dado mais um passo importante, ultrapassado o difícil obstáculo de Braga, rumo ao título.
Abraço.
http://www.longara.blogspot.com/

nelson barbosa disse...

Excelente jogo. Óptima vitória. A equipa esteve pressionante durante toda a partida, demonstrando que as dúvidas que foram levantadas nos últimos tempos quanto à sua saúde fisica, não se justificavam. Globalmente o conjunto esteve bem, mas gostaria de salientar a boa exibição do Fucile, não que tenha sido excepcional, mas mostrou que os lapsos, graves, nalguns jogos recentes, foram meros acidentes.
Impressionante a friesa do Otamendi, no momento do remate! Parecia um ponta de lança!

Este campeonato já não fujirá.

Pedro disse...

Excelente jogo. Impressionante como se secou um equipa que continua perigosa apesar de ter muitos jogadores lesionados. Efectivamente não houve praticamente perigo criado pelo Braga em toda a partida.

Parece-me que o Villas Boas ganha um pouco de crédito que tantos, até internamente, lhe pareciam querer tirar. Já vão 20 jogos no campeonato e apenas dois empates.

Eu gostava muito do Jesualdo. Sempre o considerei um gentleman. Mas sinceramente até mesmo no extraordinário registo que JF teve durante 4 anos, não me parece nunca ter havido 56 pontos em 60 possíveis.

meirelesportuense disse...

Foram dois belíssimos golos do Otamendi que revelou muita frieza e categoria...Falta-lhe trabalhar velocidade, mas tem uma capacidade de antecipação e colocação fora do comum.

meirelesportuense disse...

Cumprimentos à bancada!

José Correia disse...

Desde que respeitem as opções do treinador (o que me parece ser o caso), é bom, muito bom, que o Fucile e o Guarín estejam descontentes por não serem titulares.

PeidoMestre disse...

grande vitória!! o jogo foi controlado na sua totalidade e os 2 remates do braga são esclarecedores.

destaco o tremendo jogo do polvo fernando, teve imperial e pra mim foi o melhor em campo juntamente c o otamendi. como já tinha escrito anteriormente, quando fernando corta e passa é um jogador tremendo, com um pulmão excepcional e preponderante no equilibrio da equipa.
destaco tb o belluchi que com a sua criatividade foi bastante importante na manobra do meio campo. agora, vamos a sevilha e aí teremos de jogar nos limites!

força PORTO

Alexandre Burmester disse...

Grande vitória! Decisiva! E, se o Maicon fosse melhorzinho, era de pôr já o Otamendi a ponta-de-lança!

Será que finalmente vamos ser campeões dem derrotas?

nobigdeal disse...

"para quando um golo num pontapé de canto?"

ainda não consegui perceber o que pretende a equipa fazer na marcação de cantos, se é que pretende fazer alguma coisa ... :)

José Correia disse...

Impressionante como é que o Miguel Garcia chegou ao fim do jogo. Após 7 ou 8 faltas, algumas das quais bem duras (estou a lembrar-me de uma entrada sobre o Fernando), viu apenas um cartão amarelo já nos descontos e por protestar com Duarte Gomes.
E da extensa lista de faltas que lhe foram assinaladas, não faz parte a mais grave de todas: uma joelhada nas costas de James, que passou totalmente impune.

dragaovenenoso disse...

Esta coisa do twitter e do facebook só serve para os jogadores se enterrarem. Essas questões devem ser tratadas com o treinador. O Guarin até tem tido oportunidade de jogar. O azar dele é termos o Fernando e quando o Fernando está a jogar bem, ninguém lhe tira o lugar. Ontem voltou a exibir um bom nível, recuperou imensas bolas e não comprometeu nos passes que fez. Assim será difícil para o Guarin jogar. MAis ainda se continuar a lamentar-se via net.

reflexão disse...

O futebol hoje em dia está sendo alavancado com o dinheiro. O dinheiro é o verdadeiro combustível do futebol. Se for dar dinheiro o time vai ganhar e der dinheiro a derrota é isso que vale o dinheiro. O futebol deixou a muito tempo de ser um esporte de competição. Agora é um esporte do dinheiro!