domingo, 6 de fevereiro de 2011

O balão esvaziou-se?


Longe vão os tempos em que olhar para aquela de “brasa” vestida de azul e branco, nos fazia fervilhar e salivar num imenso prazer. A paixão inicial, arrebatadora e inconsciente, tolda as vistas largas para o futuro que, em muito casos, se torna amargo. Desde que lhe puseram a mão em cima o bailado nunca mais foi o mesmo, sobrando agora umas pífias nuances de brilhantismo esporádico. Muito pouco para quem prometeu tanto. Tudo não passa de um pãozinho sem sal.

A brincar com coisas sérias (ou se calhar, nem por isso), a verdade nua e crua é que este Porto de trazer por casa até meteu dó este fim de tarde no Dragão. Salvou-se o resultado, pela margem mínima, uma vez mais. Foram 15 minutos a prometer e todos os restantes a (tentar?) nos entreter… Ver a partida de hoje, ou ter observado as deslocações a Paços e Ferreira, Aveiro e outras quantas “jogatanas” em casa, é exactamente o mesmo filme. Ou seja, uma mão vazia e outra cheia de nada.

Não se entende como a rapaziada se manda para o campo cheia de genica e força de vontade, virando o resultado a seu favor em três tempos e depois mergulha numa letargia inexplicável. Pior é reincidência neste carácter duvidoso, coisa que André Villas-Boas parece não descortinar, assim como algumas opções deveras duvidosas. O Fernando que o diga, pois até o pobre coitado deve andar a questionar-se como se mantêm a titular pese a catadupa de disparates a cada jogo que passa. O Guarín faz a vénia respectiva a partir do banco.

Mau feitio meu?! Nem por isso. Por norma até sou bem disposto, mas também realista. O que se vê por hora não augura nada de bom para o futuro Europeu que se aproxima. Internamente valha-nos a vantagem pontual e os adversários tão mansinhos como este Rio Ave para se levar o Título a bom Porto. Muito pouco para um pretendente a campeão.

Ó Dragão, quem te viu e quem te vê!

30 comentários:

Frederico disse...

Também não entendo.
Durante o jogo tive uns flashbacks (leia-se sonolência) do Porto de Otavio Machado e de 2004/2005.
Exige-se melhor futebol, não quero óperas, nem operetas, apenas melhor futebol e garra.
Não admira que os "outros" andem eufóricos e a sonhar ainda com o título.
Abraço

José Rodrigues disse...

Eu até gostei dos 30mins a seguir ao golo, mas a partir daí foi sempre a cair, com uma exibição muito medíocre no cômputo geral. Cheguei a ver o Rio Ave com 10 jogadores a não estar muito longe do empate, o q é impensável num Dragão.

Eu destes jogos em Janeiro e primeira metade de Fevereiro estava (e estou) perfeitamente disposto a desculpar exibições menos conseguidas se mantivéssemos a distância pontual no campeonato para o slb e chegássemos aos jogos com o Sevilha na máxima força.

Isso foi mais ou menos conseguido até ao momento, mas suspiro imenso pelos regressos de Falcão e A Pereira. O primeiro é de esperar q esteja a 100% para o Sevilha, já o 2o infelizmente é pouco provável.

Mas ainda antes do Sevilha temos um teste muito importante em Braga (e o Falcão já vai dar um enorme jeito para esse jogo). Depois deste jogo e dando de barato q o slb ganha ao Guimarães, temos apenas 6 jogos fora pela frente e o slb ainda tem q ir ao SCP. Se tivermos ainda 11 pts de avanço, ficamos com 90% de hipóteses de ser campeões (ainda mais se o slb perder pontos em Alvalade).

De resto o q me preocupa um pouco é q as más exibições não são pontuais e não podem ser explicadas a 100% pelas ausências de Falcão e A Pereira. Há ali mais qualquer coisa, mas não sei o quê ao certo (sei apenas q certamente não é sobrecarga de jogos nas pernas). Quero acreditar q em certa medida há uma certa poupança de esforço para o Sevilha, mas há mais qualquer coisa.

Bem, tenho esperança q saiamos com um vitória de Braga (por 0-1 chega bem) e uma exibição algo mais convincente. Ah, e sem lesões.

Daniel Gonçalves disse...

Começo a ficar irritado e chateado com estas exibições... vai valendo as vitórias... sofridas. Tive o pressentimento, após o golo do Varela, que ia ser o único da partida e assim foi.
Considero que o James NÂO tem maturidade suficiente para ser titular nos jogos a doer, perde bolas infantilmente e nem sempre está bem colocado no campo, irritei-me quando ele saiu da linha lateral - portanto fora de jogo - e fêz-se à bola quando esta ia sair pela linha, pois seria canto a nosso favor, então não teve a percepção para ver onde estava e que se se fizesse ao lance seria marcado fora de jogo????? Ainda tem muito que crescer, prefiro o Cristian ou o Mariano eem forma.
Gostei do Ruben Micael, fez um bom jogo, bens passes a desmarcar... e do Moutinho; mas o flanco esquerdo está enfraquecido sem o Álvaro Pereira, o que se reflecte na produção atacante da equipa. Precisamos dele e do Falcão em força, porque começo a ficar farto destas vitórias sofridas e do pouco brilhantismo das exibições. Sou exigente, reconheço-o.

The Blue Factory of Dreams disse...

Infelizmente previa um jogo deste género.
Isto anda mal, anda tudo intranquilo e o André anda-se a "queimar" de uma forma incompreensível, parece claramente a perder um pouco do fio à meada.Nas declarações e nas decisões.

Os índices físicos e psicológicos têm andado muito baixos desde há muito tempo.

Há situações no plantel e escolhas no onze incompreensíveis. É cada vez mais notória a teimosia e discriminação do André face a alguns jogadores.
Está a demonstrar ser demasiado teimoso, o que não abona muito a seu favor, este fC Porto criou pressão inexplicavelmente sobre si próprio e colocou a equipa e adeptos intranquilos.

Na fase mais decisiva da época. Preocupante.

Os próximos jogos definem o nosso futuro nas 2 provas mais importantes. Era preciso o melhor FC Porto e ninguém imaginava um FC Porto tão fraco neste momento.

Esperava-se e exigia-se MUITO MAIS!

Unknown disse...

@Daniel

Essa jogada do fora de jogo é do Fucile.

José Rodrigues disse...

"o André anda-se a "queimar" de uma forma incompreensível, parece claramente a perder um pouco do fio à meada.Nas declarações e nas decisões."

Por acaso e já q se fala nas declarações dele, desta vez esteve PÉSSIMO nas declarações no fim do jogo. Disse ele:

"É uma resposta fortíssima a seguir a uma derrota frente ao Benfica em casa."

"Foi uma exibição conseguida, tendo em conta as dificuldades encontradas."

"O F.C. Porto, quando consegue boas exibições, transforma-se em más. O que se prefere? Uma boa exibição ou manter a vantagem que temos na tabela? A resposta possível? Foi a melhor resposta."

Sobre Hulk ao centro: "Temos muitos jogadores para essa posição, ele tem estado bem. Salvo erro, era assim que jogava no Japão e foi assim que chamou a atenção do F.C. Porto. Nada a apontar, estamos satisfeitos com o rendimento que os avançados nos têm dado."

Isto foi um bocado querer atirar areia para os olhos dos adeptos, não? É q eu não me acredito q ele acredite mesmo no q disse...

De qq forma "basta" uma vitória em Braga (q não seja fruto de muita sorte, i.e. com uma exibição minimamente bem conseguida) para q os adeptos fiquem reconciliados com ele.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Pois a mim parece-me que sem ovos não se fazem omeletes.

As omeletes que V-B vai fazendo sabem a pouco mas também com falta de ingredientes vai fazendo o que pode.
Não há milagres.

Não se esqueçam de quem está lesionado e da falta de ritmo de uns e excesso de ritmo de outros.

Enquanto formos andando assim menos mal.

E enquanto nas transmissões tvisianas os jornaleiros e comentadeiros continuarem preocupados com a falta de ataques de TODOS(ainda não vi um jogo esta época em que eles não fizessem tais comentários) dos adversários do FC Porto, é bom sinal. Esses comentários e outros que têm a ver com a falta de "empenho de TODAS as equipas que defrontam o FC Porto, sendo que até deliram com o "perigo" de se abeirarem da grande área do FC Porto.

Acho que ganhando mais entrosamento entre estes que têm estado agora a ser mais usados(James, Otamendi, R Micael, Sereno*, Fucile e Guarin) com os que já eram mais regulares(Rolando, Hulk, Varela, Moutinho e Beluschi) e voltando quem muita falta faz(Palito e Falcao) o V-B poderá fazer uma melhor "rotação" do plantel e um menor desgaste que já se nota nos mais usados.
É que aqui não há "bombas" para ajudarem a um melhor rendimento físico.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

*Sereno não tem estado mal a lateral esquerdo mas não faz nem de perto nem de longe o que faz Álvaro Pereira.

Nuno disse...

Boa exibição do Micael??

Ele e o Fernando piores jogadores em campo!! que venha rápido o Guarin pra médio defensivo, e nao tirem o beluschi da equipa!!

miguel.ca disse...

Pois para mim não há rodriguinhos nem meias palavras. O Porto está a jogar uma merda! Aquilo não tem ponta por onde se lhe pegue.
Confesso, sem vergonha, que o André Villas Boas me começa a soar a desilusão profunda. Afinal, não tem ainda maturidade para um avião daquele tamanho.
Começo a cair na realidade de que aquele começo de época fulgurante não foi mais do que um grande suspiro de alivio por parte do plantel após se livrar dos métodos chatos e demasiadamente conservadores do Jesualdo Ferreira.
Parece que com a entrada do AVB o clima arejou bastante por aqueles lados, viveram-se momentos de magia espontânea que se foi esfumando ao sabor dos primeiros ventos do inverno.
Durou 10 jornadas, ate ao jogo com o benfica, o nosso ultimo grande jogo.
A partir daí tudo se tornou num enorme bocejo de futebol trapalhão, previsível e sem chama.
A 20 minutos do final do jogo liguei a playstation e pus-me a curtir o Granturismo 5.
Não tenho pachorra para espectáculos deprimentes, muito menos os oferecidos pelo FCPorto.

Replica disse...

Aqui há gato e não é pequeno!!! vamos

Aguardar??? mas ,deve sair algum comunicado esquesito por estes dias.

rbn disse...

Penso que quando AVB disse que não haveria ópera, estava mesmo a falar a sério.

Insistir nesta nulidade ofensiva que não transmite nenhuma segurança defensiva chamada Sereno, que só mesmo lesionado é que foi substituído, é de dar raiva ao Dalai Lama.


Eu pelo menos fico com muita raiva quando vejo o nome Sereno no 11 inicial, porque já sei que jogaremos com 10 unidades e o espectáculo será sofrível.

Insistir com um Fernando totalmente fora de sintonia, que ainda "dá-se ao luxo" de querer fazer e mostrar "habilidades" que não tem na entrada da área do FCP, e como resultado deu um golo aos ben7as e uma falta perigosa hoje ao Rio Ave.

E estes espectáculos à Jesualdo que o FCP vem fazendo é para deixar qualquer portista temeroso num futuro bem próximo, já que Sevilha e Braga estão ao virar da esquina.

Tenho de mim para comim que faltando 10 jornadas para o final, AVB vai jogar para golear por 1 x 0, e depois o que veremos será o "futebol caranguejo"(bola pro lado, bola pra trás, bola pro lado, bola pra trás), fazer passar o tempo até o apito final.

Haja pachorra.

Anónimo da Silva disse...

Temos que ter noção que é natural a equipa estar com um rendimento inferior.
Temos no plantel 5 ou 6 jogadores de topo na minha opinião: Alvaro, Moutinho, Hulk, Falcao e Belluschi. Os outros são bons ou razoáveis. Destes muito bons hoje faltararm 3 e outro jogou fora da sua posição.
Esta época o essencial é recuperarmos o NOSSO título de campeão. Depois para o ano tendo todos mais rotinas e experiências sejamos mais exigentes.
Este ano o que interessa é GANHAR!

Amphy disse...

Não entendo como é possível insistirem constantemente no atraso de bolas para o Helton, por vezes de meio campo. Este, claramente tem dificuldades em jogar com os pés e que a cada lance destes leva os apoiantes do FCP a terem uma síncope cardíaca...

Os pés do Helton só servem para calçar as botas e para bater pontapés de baliza.

Não há explicação para tamanho abuso da sorte, num acto repetido que infelizmente já nos custou alguns pontos e provocou amargos de boca.

E já agora, não sei quem tem passado a mensagem para dentro do balneário que só têm de jogar 30 minutos em cada partida.

Indefectível disse...

Esta vossa dramatização quando as coisas abanam um pouco, mas não caem, tira-me do sério. Não merecem tudo o que têm.

José Correia disse...

Sobre a exibição do FC Porto e as declarações hilariantes do AVB no final do jogo, não tenho nada a acrescentar ao que já foi dito em comentários anteriores.
Contudo, há um aspecto em que venho a reparar nos últimos jogos: a ineficácia total da equipa nas bolas paradas (ofensivas).
Ontem, entre cantos e livres perto da área, tivemos seguramente mais de uma dúzia e em nenhum desses lances conseguimos incomodar minimamente a defesa do Rio Ave.

José Correia disse...

rbn disse...
E estes espectáculos à Jesualdo que o FCP vem fazendo

É incrível como é que alguns portistas não conseguem criticar as más exibições que a equipa vem fazendo, sem chamar à liça e atacar o professor Jesualdo Ferreira.

Quem me dera a mim que o AVB conseguisse ganhar três dos próximos quatro campeonatos (incluindo este) e ter na Europa um desempenho equivalente ao que Jesualdo Ferreira garantiu nos quatro anos em que esteve ao serviço do FC Porto.

agostinhop disse...

Não se deve dramatizar excessivamente uma ou outra exibição mesnos conseguida. O regresso de 3 indispensáveis, como A. pereira, Falcão e Bellushi, vai permitir à equipa ter mais qualidade e as exibições vão refletir isso mesmo. Quanto a Hulk no centro, não estamos habituados a vê-lo aí, mas ainda com o Nacional, resultou bem.

José Rodrigues disse...

Já agora um pequeno apontamento... parece-me q muitos portistas subestimam em geral o rendimento do Varela de forma injusta(comentários do género "só rende nos jogos grandes" tornaram-se um lugar comum).

Bem, ontem por exemplo deu-nos 3 pontos...

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem até entramos bem no jogo e tivemos uma meia hora em que marcamos um golo, e podíamos ter marcado um outro ... mas eis que entramos num ritmo lento, os nossos jogadores começaram a ficar intranquilos, e o jogo a ser constantemente parado com imensas faltas assinaladas.

Tivemos uma segunda parte, que embora o Rio Ave não tenha tido uma real oportunidade de golo, tornou-se para nós adeptos um autêntico filme de Sir Alfred Hitchcock. Muito suspense até final, e sempre impacientes e temendo que o Rio Ave num lance de erro defensivo nosso marcasse e empatasse a partida.

Valeram na equipa as exibições de Rolando, Sapunaru, Sereno, Moutinho, Ruben (a espaços) e James ... e o melhor em campo Varela.

Hulk esteve apagado, Otamendi intranquilo e Fernando bem nas recuperações mas mal na entrega para sair a jogar.
Walter faz falta como alternativa de banco. Espero que o apelidado no Brasil "garoto-problema" esteja a ser um bom profissional, e que estas suas não convocações, não sejam fruto da sua conhecida indisciplina.

Vamos ter dois duros testes (Braga e Sevilha) e espero que Falcao recupere para que possamos ter mais alternativas de área.

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

rbn disse...

Caro José Correa, não ataquei o Prof Jesualdo, mas sim comparei as exibições sofríveis da temporada transacta com este FCP de AVB versão 2011(não o de 2010), que está exactamente igual ao último FCP de Jesualdo.

Muito pelo contrário, sou grato ao Professor que fez um omelete notável com os ovos que dispunha, mas que como todos nós vimos, era aquela insistência com os Serenos da época, que eram Tomás Costa e Mariano e as invenções do costume nos jogos da Champions.E este AVB 2011 parece que está indo pelo mesmo caminho.

Anónimo disse...

Neste período da época entre o Ano Novo e o regresso das provas europeias é normal o futebol das equipas de topo ser mais bocejante. Está-se, por assim dizer, a recarregar baterias. Isso passa-se connosco e passa-se com o Benfica também, que tem andado longe de deslumbrar. Simplesmente, devido à nossa eliminação da Taça da Liga e resultado comprometedor com o Benfica para a Taça - seguido de confrangedora exibição contra o Rio Ave - alguns adeptos portistas estão a ficar preocupados, o que é naturalíssimo. Mas aposto que em Braga e Sevilha vamos estar à altura dos acontecimentos.

Dito isto, não deixa de ser verdade que o Vilas Boas parece achar que somos todos burros - e refiro-me às declarações dele no final do jogo, que não ouvira, mas que li agora aqui.

Outra coisa: já vomito Fernando pelos olhos! É ele e o Maicon, mas ao menos este ontem não jogou. Aquilo é um jogador que só sabe defender e, mesmo isso, cada vez com menos eficácia.

Pedro disse...

Sobre as comparações com JF, qualquer que viesse teria tarefa difícil à cabeça. Ganhar 3 em 4 campeonatos e ir sempre aos oitavos da CL não é de facto fácil.

Mas se com um técnico com esse histórico fomos genericamente tão ingratos, não posso naturalmente ficar surpreendido com quem tão facilmente critica o técnico e uma equipa que em 19 jogos para o campeonato, empatou dois, e na fase da liga europa, empatou outro. Para além disso começou por ganhar meritoriamente um troféu contra a equipa que vinha como favorita e que era campeã.

E depois, ao fim de seis meses de época, perdeu dois jogos, um a jogar para uma competição que ninguém considera muito importante e outro contra a equipa que é o adversário mais forte que temos internamente.

Afinal o AVB não é o prodígio que pensávamos e acumula mais burrice que todos nós juntos. Será isso?

O que ele disse na Conferência de tão extraordinário? que era preciso ganhar nem que fosse com a mão, e que a equipa deu a resposta que era precisa. Pergunto eu se seria talvez apropriado num momento de menor auto-confiança dizer algo de diferente do tipo - os meus jogadores foram uma porcaria e eu idem, e concerteza vamos perder os próximos jogos.

Já agora lembrem-se que a outra equipa também joga, também defende, também quer pontuar e concerteza se sente mais motivada se entende uma fragilidade circunstancial no seu adversário.

Já agora, faço minhas as palavras do indefectível:
"Esta vossa dramatização quando as coisas abanam um pouco, mas não caem, tira-me do sério. Não merecem tudo o que têm."

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Mais uma exibição descolorida, medíocre, sem chama, sem criatividade, sem estética, sem consistência sem quaisquer virtudes capazes de entusiasmar os adeptos, mesmo os menos exigentes.

O que se passa afinal? As ausências de Álvaro Pereira e Falcao não podem justificar tão impressionante abaixamento de nível!

Cansaço? Sobrecarga de jogos? Tudo isto junto contribuirá para um menor rendimento, mas assim tão baixo começa a ser preocupante.

O golo de Varela concretizado muito cedo devia ter dado o alento para uma performance mais positiva e serena. Contudo, inexplicavelmente, os jogadores enveredaram por uma toada morna, cinzenta, intranquila e vulgar. O pior é que à medida que o tempo avançava mais a equipa portista mergulhava numa incrível mediocridade. Era impossível não se ouvirem assobios. A jogar desta maneira queriam o quê? Vivas e olés? Tenham dó!

O melhor foi mesmo o resultado e os três pontos da vitória. Valha-nos isso!

Se continuarmos assim, não sei não!

Um abraço

Unknown disse...

"Mas se com um técnico com esse histórico fomos genericamente tão ingratos, não posso naturalmente ficar surpreendido com quem tão facilmente critica o técnico e uma equipa que em 19 jogos para o campeonato, empatou dois, e na fase da liga europa, empatou outro. Para além disso começou por ganhar meritoriamente um troféu contra a equipa que vinha como favorita e que era campeã."

Tivesse o treinador dos lampiões estes números e havia quem já falasse numa estátua ao lado da do Eusébio.

Pessoal, nem tanto ao mar nem tanto à terra. É óbvio que não estamos a jogar bem, mas temos 8 pontos de avanço e no ano passado tínhamos 6 de atraso. Vamos ter calma.

meirelesportuense disse...

Perfilho da opinião do RBN, as exibições más de agora são iguais às exibições más do tempo do Jesualdo ou já esqueceram as derrotas clamorosas em casa, do tempo do Prof?...Eu não!
Se houvesse alguma coisa a apontar a AVB, seria o de repetir erros que o Prof já tinha cometido, tal como insistir em soluções fermentadas em excesso como Mariano Gonzalez...Mas se calhar, estou eu errado, mas tenho esse direito ou não?

RCBC disse...

Subscrevo o comentário do Pedro...

meirelesportuense disse...

Reparem na CS:
-O Porto ganhou dificilmente marcando aos sete minutos e o Benfica ganhou facilmente marcando aos 27...Incongruências.

meirelesportuense disse...

Correcção, não aos 27 minutos -o 1º golo- mas sim aos 45+1...Muito fácil...

Anónimo da Silva disse...

não podemos ir na conversa da comunicação social. não estamos a ser brilhantes mas estamos a GANHAR!!!
o hélton não fez uma única defesa com o rio ave!!!
vamos ajudar a equipa a crescer em vez de estar sempre à espera do deslize para dizer "eu avisei".