terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Preparar o terreno


O slb x Guimarães, arbitrado por João Ferreira, foi um jogo de "amigos", quase sem faltas e apenas um cartão amarelo (para um jogador vimaranense).

Em contraste, o Olhanense x Sporting foi um jogo recheado de cartões, com cinco jogadores leoninos - Evaldo (34), Hélder Postiga (55), Rui Patrício (59), Daniel Carriço (74), Carlos Saleiro (84) - a serem amarelados por Olegário Benquerença, a que acresce a expulsão do treinador Paulo Sérgio.

"Sem querer tirar mérito ao Olhanense, houve mais gente a dificultar a nossa tarefa. Senti que o campo estava inclinado. Fui bem expulso, mas tinha razão nos protestos."
Paulo Sérgio

"É complicado ver lá dentro as faltas que ficam por marcar e depois ver o riso cínico do árbitro. Sentimos que estamos a ser prejudicados."
Pedro Mendes


Na próxima jornada irá realizar-se um Sporting x slb. Do lado dos da casa, já se sabe que não vão jogar o melhor avançado (Liedson foi transferido para o Corinthians), o melhor médio (Valdés está lesionado) e Evaldo (que irá cumprir a suspensão do 5º cartão amarelo). E dependendo do que Olegário escreveu no seu relatório, também Paulo Sérgio pode ser impedido de ir para o banco.

Estando, nesta altura, o Sporting quase em estado de coma, era mesmo necessário "preparar o terreno" desta maneira?

No contexto actual do futebol português, analisando friamente o que se tem passado dentro e fora dos relvados, seria preciso um milagre para que o slb não vencesse o dérbi de Lisboa da próxima segunda-feira.

P.S. Alguém sabe qual é a média de cartões por jogo do Major Ferreira?

31 comentários:

Fernando B. disse...

Acreditam que o David Luis fez ontem um penalty !!! e foi marcado !!! Muito deve ter estranhado o rapaz, chegou há 1 semana e meia, e já marcaram !!! Aqui era bem melhor !!!

Unknown disse...

O João Ferreira segundo o comentador do jogo tem uma média de 5 ou 6 cartões por jogo, mas sendo ele o único que dá garantias ao LFV é normal que se esquecesse dos cartões para este jogo ... fica na retina uma entrada do Javi Garcia de pés juntos arrepiante ... mas nada de inédito ...

Mocho Astuto disse...

O João "pode ser" Ferreira mostrou oito cartões vermelhos e 90 amarelos nos 19 jogos que dirigiu nos campeonatos profissionais esta época. Dá quase 5 amarelos por jogo e quase 1 vermelho a cada 2 jogos.

Pedro disse...

João Ferreira anula um golo limpo ao Saviola. É um facto. Mas com o jogo ganho parece-me muito mais um esquema para distrair a malta.

A verdade é que são poupados pelo menos 3 amarelos a jogadores do SLB. E o Maxi Pereira... é um mistério como faz quase uma dezena de faltas jogo e raramente vê cartão.

Mas falando em preparar terreno... a exibição do Guimarães... a jogar ao ataque todo o jogo... veremos como jogam no Dragão.

Mefistófeles disse...

"Estando, nesta altura, o Sporting quase em estado de coma, era mesmo necessário "preparar o terreno" desta maneira?"

Necessário...não era. Mas não era a mesma coisa !

rbn disse...

Como já escrevi em alguns sites portistas e não só, o SCP vai jogar o derby distrital da freguesia de lisbon sem presidente, sem diretor-desportivo, sem lateral esquerdo( sim, porque com grimmi ou outro qualquer dá no mesmo )e provavelmente sem treinador.

E estando o SCP "precisando fazer caixa", provavelmente vai fazer como no ano passado: o bitencúr apequenou-se diante do orelhas, (que conseguiu 10% dos bilhetes após ter chamado o bitencúr de "sem palavra" na praça pública) e abriu as pernas e as bancadas aos galináceos, e não vou estranhar nadica de nada se estiverem mais ben7as que lagartos no alvalade 21, dia 21.

E se isto acontecer, como já li internet fora, o SCP corre sério risco a médio prazo de virar ECP (Ex-porting Clube de Portugal) e ir chorar abraçado ao Belenenses.

Já agora, davi luizinho deve ter pensado que ainda estava por cá, no clube onde podia fazer tudo e mais alguma coisa que nem amarelo levava.

Pedro Malaquias disse...

Realmente, ficaram amarelos (ao Guimarães) por mostrar no jogo do Benfica.

É preciso não ter visto o jogo para conseguir apontar algo... Foi um massacre gigantesco, com poucas faltas do Benfica (e nenhuma para amarelo que me recorde).

@ Pedro: "Mas falando em preparar terreno... a exibição do Guimarães... a jogar ao ataque todo o jogo... veremos como jogam no Dragão."

O Benfica tinha no final da primeira parte posse de bola quase nos 80%, tendo acabado o jogo com 70%. Acha mesmo que o Guimarães jogou ao ataque?

JCCJCC disse...

Tenho este blog como um dos melhores blogs de clube a nível nacional.
As análises costumam ser ponderadas e críticas ao clube, sem medo de ferir susceptibilidades.
Infelizmente nos últimos tempos, não sei se para atrair clientes, tem caído muito na vulgaridade.
Nos últimos 4 artigos, temos a análise ao Braga - Porto, e depois 3 artigos sobre os adversários.
Mesmo o artigo anterior, sobre o benfica - porto em basquetebol pouco analisa do jogo e centra-se nas palavras do treinador do benfica.


Será possível que o Porto algum dia venha a ambicionar a algo mais que simplesmente ficar à frente do Benfica?

David Duarte disse...

A questão està mal colocada. O que importa não é saber a média de cartões que o João Ferreira tem por jogo. A questão é saber que jogadores do Benfica mereciam ser amarelados contra o Guimarães e essa questão não vejo colocada no seu artigo...

David Duarte disse...

De facto, eu igualmente tenho este blog como um dos melhores em Portugal no que diz respeito ao futebol. Digo-o enquanto benfiquista. Neste blog as analises aos jogos (essencialmente do FC Porto claro està) e a temas pertinentes em matéria de futebol nacional (como por exemplo os jogadores portugueses no estrangeiro ou o eterno problema dos avançados portugueses) sempre tiveram mais importância que textos ou comentarios impregnados pela logica da "teoria do complot" que està na cabeça de muitos adeptos de todos os clubes. Por isso ganhei o habito de comentar alguns artigos aqui e sempre fui respeitado nas respostas que recebi.

Contudo, concordo com o JCCJCC quando este diz que o espirito deste blog parece estar a mudar. Isto pode ser comprovado com o teor cada vez mais paranoico dos artigos que vão sendo publicados.

Espero sinceramente que este blog não se transforme em um entre as centenas de blogs que existem em Portugal onde apenas se transmete raiva, o futebol sendo passado para segundo plano para que alguns possam manifestar o mundo de fantasia no qual vivem e erguerem as suas espadas porque ha fantasmas a matar.

Unknown disse...

Talvez um dia o FCP venha aambicionar ganhar a Champions e ser a melhor equipa do mundo...talvez...e a cores!!

Barba azul disse...

Caro JCCJCC

Não sei. Temos sido razoavelmente bem sucedidos nesse nosso único propósito. Mas tem razão, se calhar é altura de começarmos a pensar noutras ambições, talvez fazer qualquer coisita nas competições europeias de clubes, quem sabe?

José Correia disse...

Temos a abertura suficiente para publicar comentários críticos em relação ao ‘Reflexão Portista’, mas não publicamos comentários que incluam links para blogues benfiquistas. Esses blogues não precisam da nossa publicidade...

David Duarte disse...

E é essa abertura, José Correia, a comentarios criticos em relação ao "Reflexão Portista" e ao FC Porto vindas de adeptos de outros clubes que espero que mantenham. Finalmente era apenas isso que eu queria dizer no meu comentario.

JCCJCC disse...

O facto de o FC Porto ganhar competições europeias de clubes só reforça a minha questão:
Porquê a obsessão com o que um mero clube que se contenta com um campeonato de 10 em 10 anos?

José correia, compreendo que não queiram publicar o meu comentário anterior, ainda assim fica a reflexão (afinal é o nome do blog) para os autores, e pensem que o futuro deste blog será algo desse género, se continuarem neste caminho.

rbn disse...

Infelizmente, enquanto a maioria da imprensa desportiva e não só, continuar na senda de destacar e fazer apologia sempre ao mesmo clube, quase que como adeptos fanáticos, e não dar destaque a quem merece, esta "guerra" há de continuar.

Se houvesse uma imprensa com um mínimo de isenção e imparcialidade, talvez este blogue, que para mim é o melhor entre os do FCP não precisasse de tantas matérias a respeito do outro clube e sua respectiva imprensa.

E pela qualidade dos autores deste blogue, não creio que sigam pelo mesmo caminho dos pasquins A Bosta e Rascord, que dia sim dia também destacam sempre o mesmo, que falam mal, que às vezes colocam o FCP no cantinho de página e colocam medíocres a falar mal do FCP para vender jornais.

E para terminar, enquanto esta maioria da imprensa desportiva continuar a escrever que o massacre de 5 x 0 foi erro do pimbalhoso e que os 2 x 0 oferecidos de bandeja foi banho tático, a "guerra" vai continuar.

David Duarte disse...

rbn, A Bola faz o "seu surf" por cima do Benfica : é muito bom quando o Benfica està bem (galvaniza os adeptos) mas não ha pior adversario quando o Benfica està mal (finais da década de 90 e, mais perto de nos, inicio da época quando muitos queria a desintegração completa do clube com Presidente, Director e Treinador colocados em causa). Ha que dar a imagem completa do quadro.

Ribeiro DeepBlue disse...

Nenhum dos jogadores do SLB merecia amarelo neste jogo.
Em contrapartida o Javi Garcia merecia um vermelho por uma entrada a pés juntos.
Mas lá está, isso sou eu que vejo mal....

Paulo Marques disse...

Quando está por cima, quando começa a época, quando um meco qualquer vem para o clube, muitas vezes inventando um interesse do FCP, quando outro meco meio vendido vai embora de vez... (Já os penalties do mesmo, mal habituados, não provocam manchetes.)
Esse é o tipo de inimigos que eu gostava para o meu clube. Infelizmente, os que temos são os que deixam mais um jogador lesionar-se a meio de um jogo sem qualquer tipo de sanção, enquanto deixam outros jogadores dar cotoveladas, entradas por trás e festinhas do género. E o chefe branqueia um golo precedido de falta, fora de jogo e mão na bola.
E enquanto assim for, há guerra e podem ir todos para o raio que vos parta com a vossa verdade desportiva.

Pedro disse...

@Pedro Malaquias

A posse de bola no futebol não é um indicativo único da filosofia de jogo. O Guimarães teve muito pouca posse de bola, mas jogou aberto, num esquema hiper ofensivo, considerando o jogo em causa. Alguma vez se viu as 3 linhas do VSC juntas na defesa? Nunca. E o Manuel Machado ao contrário do que é normal.... nem com 3 centrais jogou.

@David

Maxi Pereira e Javi Garcia. O Maxi foi avisado 2 vezes....


Quanto ao teor dos posts... deixem de ser vidrinhos de cheiro. Um blog é como um jornal que consoante a edição ou dia escolhemos o que lemos. Não gostam, não comam. Neste blog há um pouco de tudo, e os posts variam com a actualidade.

Pedro disse...

aquela javi garcia fartou-se de malhar forte e feio nos vimaranenses e nada da cartão amarelo q o suspendia para este jogo..

DragoesJuntos disse...

@Pedro Malaquias...70% ui ui...queres ver que tiveste a ver o jogo do Barcelona...

O slb acabou o jogo com 57% de posse de bola!

eumargotdasilva disse...

Pardon my french: - Ó que porra!

"A bola faz o seu surf por cima do Benfica" ???????

José Correia disse...

Confirma-se, Paulo Sérgio não vai estar no banco no Sporting x slb. Foi suspenso por 10 dias, tal como o seu adjunto Nuno Valente.

José Rodrigues disse...

P. Sérgio suspenso mas o jorjesus lá continua "alegre e contente" no banco de suplentes, sem qualquer suspensão. Surrealista.

rbn disse...

Achaste piada ao jorjesus...

Enquete:De acordo com o acordo ortográfico, qual seria a escrita certa?

-jorgesus?

-jorjesus?

-pimbalhoso?

portodocrime disse...

1.Abrem o bico quando não devem
2.Só dizem o que o dono lhes ensina
3.Servem para animar um programa de tv
(by Alcoólicos anónimos)

sabem de onde é?

A semelhança entre um papagaio e o rui gomes da silva(ex qualquer coisa)

Abraço

Antonio disse...

Por falar em castigos, ainda tenho a marca no sobrolho do isqueiro que
o outro atirou no ano passado...

Hugo disse...

"O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, e o advogado do clube, Mário Figueiredo, estiveram ontem reunidos com o advogado do Benfica Paulo Gonçalves, ao que tudo indica para preparar as batalhas jurídicas com o FC Porto e o Atlético Mineiro em torno do futuro do brasileiro Kléber."

Estou admirado...

Fercanito disse...

Vi hoje este Blog pela primeira vez. Pareceu-me mais sério e responsável do que a maioria, e não me contive sem mandar uma achega portista, para uma disputa saudável, em que cada um chega a brasa à sua sardinha.
No campeonato anterior a critica foi unânime em considerar o Benfica um vencedor justo, porque tinha uma equipa capaz de ombrear com outra grande vencedora na década de sessenta.
No actual campeonato o F.C.do Porto leva 8 pontos de vantagem (ou 11 possíveis) e os jornais de Lisboa, continuam a falar de uma equipa que não convence.
Recentemente um desses jornais, comparava a equipa do Benfica deste ano, à que venceu o campeonato na época passada, mais ou menos nestes termos.
Chegou ao nível do Benfica que foi campeão, tendo apenas menos um ponto do que na época passada quando iam decorridas as mesmas jornadas. E é aqui que a bota não dá com a perdigota !!!
Então o Benfica do ano passado era uma equipa de sonho e a deste ano apenas tem mais um ponto conquistado ? Fiz as contas e constactei que o actual Futebol Clube do Porto, tem no mínimo mais sete pontos do que o Benfica campeão em 2009 / 2010 e como os números não enganam deviamos chamar-lhe Super equipa. Só não vê quem for cego...
saudações dragonianas
Fercanito

S.G.S. disse...

essa do Benfica do ano passado tem muito que se diga! Então omitesse, e dá-se como sem importância a suspensão de 3 jogadores dos adversários por largos meses, numa clara e incompreensível adulteração ,e depois diz-se que foi com brilhanteza? Tenham dó!
Os adversários dificilmente chegavam aos 30 minutos de jogo completos...