quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Falta de militância?

Bilheteiras do Estádio do Dragão, 1 de Novembro de 2010


Em Novembro passado, nas vésperas do FC Porto x slb para o campeonato, houve uma loucura na corrida aos bilhetes por parte dos sócios do FC Porto, que rapidamente esgotaram a lotação do Estádio do Dragão.

Aparentemente, para o jogo de logo à noite o interesse é menor e ontem o site oficial anunciou que a venda de bilhetes iria ser alargada ao público.

O que mudou em três meses?
O jogo ser disputado a meio da semana em vez de ser ao domingo?
O facto da Taça de Portugal ser menos importante e apelativa que o Campeonato?
Menos dinheiro na carteira?
Talvez um pouco de tudo isto, mas a principal razão é que para o jogo de hoje todos os sócios precisam de comprar bilhete, mesmo os detentores de um Dragon Seat.

Apesar de tudo, a minha expectativa é que até à hora do jogo a lotação esgote, ou se aproxime disso.

Foto: Bibó Porto

8 comentários:

Unknown disse...

Pois eu acho que a falta de militância é o principal factor. É vergonhoso que os sócios do Porto não esgotem o estádio para um jogo destes.

Aliás, uma palavra de apreço para o esforço que o clube está a fazer para atrair público, desde os packs ao preço da chuva até à promoção do jogo com o Sevilha.

Os portistas não têm qualquer desculpa para o que se tem visto em termos de espectadores. Pelos vistos há portistas que não são assim tão portistas quanto isso.

Mário Faria disse...

A racionalidade é um valor e entendo (e respeito) os cuidados da direcção e o aval de AVB na decisão da SAD não investir em reforços de Inverno.
Perdemos 2 jogadores (Castro e Ukra) e Mariano não pôde ser inscrito na Liga Europa.
Um plantel de 22 jogadores é curto para o resto do campeonato e para uma missão alargada nas competições europeias.
Confesso que esperava que a SAD fosse capaz de tirar um dois coelhos da cartola. Não o fez, porque não pôde ou não quis e temos de viver com o plantel disponível, a cada momento.
Vencer com os recursos que dispomos será uma tarefa de AVB e dos jogadores.
Acho que os adeptos do FCP estarão menos confiantes e o pico da máxima emoção foi atingido nos três últimos confrontos . Agora, tenderá a decrescer para voltar ao grau habitual. Porém, este jogo é muito importante. É uma espécie de prova dos nove: começa hoje, e vai ter efeitos no futuro próximo.

Pedro Silva disse...

Eu falo por num:
È muito complicado eu ir ver um jogo do nosso FC Porto á semana.

As coisas andam muito más e ter de dar 10€ para ver este jogo é difícil para mim e para muita gente.

A questão não é a falta de militância mas sim a falta de fundos para se poder ir ver estes jogos em que todos têm de comprar bilhete.

Uma coisa é gastar 95€ ou 100€ em Julho para depois ir ver os jogos do Campeonato/Campeonato + Liga Europa porque vai-se juntando dinheiro ao longo do ano para se gastar nisto, outra muito diferente é exigir que as pessoas comprem o bilhete para ver um jogo que é á semana e que surgiu por acaso.

Se isto é ser vergonhoso eu vou ali e já venho.

Naturalmente que o FC Porto não tem culpa de a partida ser disputada a meio da semana, mas também não se pode obrigar quem tem de contar os cêntimos todos da carteira a pagar para poder ver este jogo.
E porque motivo os elementos das Claques tem sempre direito a bilhetes ao preço da chuva e os outros Sócios não? Sobre isto ninguém opina ou fala…
Estar a rebaixar quem não vai a este jogo porque não pode é no mínimo ridículo.

Antes de esceverem seja o que for pensem porque podem estar a ser injustos para com quem faz um enorme sacrifício para se manter como Sócio do FC Porto e com Lugar Anual.

O jogo de hoje é mais um entre montes deles. Não é por ser contra o Benfica que o jogo se transforma numa Guerra onde todos têm de roubar para estar presentes.

Cumprimentos a todos e desculpem o meu desabafo.

Unknown disse...

O problema nem é este jogo, que no mínimo terá uma casa bem composta. Embora com um preço que é o equivalente a deixar de tomar um café por dia durante 3 semanas ou prescindir de uma ida a um restaurante em favor de uma refeição caseira é um absurdo que não esgote apenas com os sócios.

O problema são as assistências dos jogos que se disputaram em Janeiro, por exemplo. Com um preço médio por jogo à volta dos 5 euros, mesmo para quem não tinha lugar anual. Para não falar das modalidades.

Ser portista é mais que ser um cliente. Eu faço sacríficios, prescindindo de coisas que gostaria de ter, deixando de estar em lugares que gostaria de estar, para acompanhar as equipas. Nem sempre ir ver um jogo do Porto seria a minha actividade preferencial, preferiria gastar o dinheiro e o tempo noutras coisas; mas faço-o como um dever de sócio e de portista.

O problema é que muitos portistas vêem este assunto apenas de uma perspectiva egolatra e hedonista, fazendo uma analise custo-beneficio como fazem para qualquer outra actividade de lazer.

Estão no seu direito, mas não me venham dizer que não é criticável ou que não há uns mais portistas que outros.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Puta que pariu, que é que está a passar na cabeça destes gajos!!!!!!!!!

Pedro Silva disse...

"Ser portista é mais que ser um cliente. Eu faço sacríficios, prescindindo de coisas que gostaria de ter, deixando de estar em lugares que gostaria de estar, para acompanhar as equipas. Nem sempre ir ver um jogo do Porto seria a minha actividade preferencial, preferiria gastar o dinheiro e o tempo noutras coisas; mas faço-o como um dever de sócio e de portista."

Caro bostonguy1111 estou de acordo com esta parte do seu comentário.

Deus sabe o que muitas vezes passo e o quanto tenho de abdicar para poder manter o meu Lugar Anual e as Quotas em dia.

Até lhe digo mais, para eu poder ser Sócio do FC Porto tive de ir trabalhar. E até à data. graças a Deus, consegui tirar a minha Licenciatura e ainda vou tendo € para poder manter uma visita regular ao Dragão, mas o facto de ainda estar à procura de colocação implica que eu faça muitas vezes uma opção entre ter dinheiro para comer ou para ir ver um FC Porto x Benfica que custa 10€.

Entendo a quem é dirigida a sua critica e até a subscrevo em parte porque sei que existem muitos Portistas de ocasião, mas acredite que existem Portistas de Coração Azul e Branco e que lutam todos os dias para poderem ir à sua verdadeira Casa que é o Dragão.

Cumprimentos e vou voltar ao jogo que isto está mau...

José Rodrigues disse...

Eu tenho imenso respeito por quem faz sacrifícios para ir aos jogos, e tenho ainda mais respeito pelos portistas que vão ao estádio como "apoiantes" e não como meros "espectadores".

Infelizmente no jogo de hoje vi muitos, muitos mais do 2o tipo.

Sinceramente custa-me muito a engolir q na última meia-hora só se ouvia a meia-dúzia de murcões lamps, isso parece-me inadmissível nem q estivesse 0-5. Em nossa casa mandamos nós, e mesmo q o pessoal não quisesse puxar pela equipa (o q já é chato) no mínimo dos mínimos deviam entoar cânticos (mais não fosse "slb slb fdp") só para os abafar.

Em suma, hoje tivémos uma equipa apática em campo e adeptos ainda mais apáticos na bancada.

meirelesportuense disse...

Estou pior que fulo...Em resposta, fiz dois Cheque-Mate em cinco minutos, comi tudo o que se colocou à minha frente, Torres, Cavalos, Peões e Bispos e os Reis que se cuidem...
-Em relação ao jogo propriamente dito, acho que a derrota se pode assacar fundamentalmente a erros inconcebíveis...A tremideira do costume nos jogos mais quentes...Não quero individualizar, mas foram mais, muitos mais que dois erros e outros não deram em golo apenas por um triz.
Mas globalmente estivemos ineficazes, incapazes de destruir a barreira criada, faltou-nos uma referência na área, o Benfica limitou-se a gerir o jogo e as oportunidades que lhes oferecemos, alguma falta de sorte e o habitual proteccionismo das arbitragens em pequenos/grandes pormenores...A derrota está consumada.