segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Começam Cedo...


Depois da patética cena da bandeira a meia-haste aqui há uns anos, e de uma constante choraminguice relativamente às arbitragens, a crónica postura anti-árbitros por parte do Sporting (cada vez mais intensa, há medida que se distancia no tempo o seu último título de campeão nacional) atingiu o paroxismo com a extraordinária conferência de imprensa de há dias, com as consequências que conhecemos a nível da nomeação de um árbitro para o jogo daquele clube em Aveiro.

Eu até concordo que o Sporting tem razões de queixa da arbitragem do jogo com o Olhanense, mas - que diabo! - será que nunca serão beneficiados ao longo das restantes 29 jornadas? Só para os ajudar no seu turvo raciocínio, saliento que na época passada a equipa de Alvalade marcou 5 ou 6 golos irregulares, incluindo um (contra o V. Guimarães, em casa) em que a bola nem sequer entrou!

As nossas arbitragens estão longe de ser boas, mas como costuma dizer o Miguel Sousa Tavares, e eu concordo, não deve haver campo em Portugal onde a equipa da casa seja tão beneficiada como o Alvalade XXI. Nós portistas, por exemplo, raramente saímos de lá sem razão de queixa...

Acresce que as instâncias que governam o futebol português são fracas por natureza, e isso deve-se essencialmente ao peso excessivo de apenas três clubes no panorama futebolístico nacional (fundamentalmente, mas não só, por razões demográficas) e à falta de pessoal dirigente, a nível de Liga e Federação, que goste mesmo de futebol - ou que goste mais de futebol que do seu clube - e que tenha a personalidade e a credibilidade para se impor no meio da constante confusão, má-fé e turbulência que campeiam na modalidade. Porque se assim não fosse haveria mão pesada para dislates como aquele a que acabámos de assistir - e talvez desse modo eles ocorressem menos vezes.

Como dizia o outro, joguem à bola, "mas é"!

PS: Depois de escrever este apontamento, o Sporting empatou em Aveiro com o Beira-Mar, como, aliás, já tinha empatado na Dinamarca a meio da semana com um modesto clube de amadores ou semi-profissionais. Com esta perspectiva, a reacção "comunicacional" de Godinho Lopes mais digna de Tartufo se torna. Mais uma vez: "joguem à bola!"

4 comentários:

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Ontem, já depois do jogo deles ter começado, quando procurava na net saber como tinham escolhido o arbitro para o jogo encontrei numa página do sapo a informação onde explicava quem era e como tinha sido escolhido. Não li mais que duas linhas e reparei que abaixo havia quadros de comentários. O que naquele momento estava visível era de um sportinguista (pelo menos identificava-se como tal) e dizia qualquer coisa deste género:
"o sporting precaveu-se e leva equipa de arbitragem? quero lá saber disso. levem mas é alguém que saiba jogar à bola. com a equipa de coxos que temos por muito que os árbitros ajudem ou prejudiquem não vamos a lado nenhum. ó godinho, deixa lá os árbitros em paz e arranja mas é jogadores decentes. se é que queres mesmo por o sporting a ganhar seja o que for."

Acho que qualquer um reconhece que a pessoa que escreveu isto tem toda a razão.


Avivar

JPCL disse...

Caro Alexandre,

Leio no seu 2º parágrafo que "Eu até concordo que o Sporting tem razões de queixa da arbitragem do jogo com o Olhanense".

Ficam as imagens que comprovam esse prejuizio de que fála.

http://www.youtube.com/watch?v=gR_kUw894lk


O SCP não foi prejudicado. A ogar com 10 e com o jogador suspenso 2 jogos, rumo das próximas jornadas seriam diferentes. Uma expusão não altera apenas o jogo mas também os seguintes.

Silver(io) disse...

Epoca transacta:Jogo- SCP-FCPorto
Resultado empate 1 a 1...como?
Maicom expulso por o fiteiro brasileiro de nome levesinho com a conivência do NNboiJorge de Sousa ter justificado o nome..Alguem reclamou dessa "verdade desportiva"??
"Golo" do Sporting em fora de jogo facílimo de descortinar pois o avançado chileno estava junto ao fiscal de linha e a seguir à linha do meio campo,com todos os jogadores doPorto(excepto,naturalmente o Helton)no meio campo do Sporting...
Isto sim é a verdade que os Calimeros querem e praticam....

Alexandre Burmester disse...

Caro JPCL,

Tem razão no que diz, mas eu referia-me aos lances de que o Sporting se queixa.

Cumpts