sexta-feira, 26 de agosto de 2011

David e Golias

Sob a batuta de Pinto da Costa, o FC Porto cresceu imenso nas últimas décadas, passando de um clube regional para um clube de sucesso internacional e tornando-se no clube Nº 1 de Portugal (em termos de títulos e resultados). Contudo, o JN de hoje publicou uma infografia que ilustra o fosso que ainda existe para um dos principais clubes europeus - o FC Barcelona.

(clicar na imagem para ampliar)


Mais do que as diferenças de orçamentos (o do FC Barcelona é "apenas" 450% superior ao da FC Porto SAD...), há três números que impressionam: i) as diferenças nas receitas de publicidade e televisão; ii) a diferença na verba dos salários (35,5 M vs 235 M); o número de casas do clube que o Barça possui.

P.S.1 O título deste pequeno post é propositadamente exagerado, embora seja um facto que há enormes diferenças na dimensão e, principalmente, nas receitas dos dois clubes hoje em confronto.

P.S.2 Se acontecer hoje, não seria a primeira vez que o "David" derrotava o "Golias" numa final europeia.

2 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Há um pormenor que não me parece correcto nesta infografia do JN: o Barcelona não tem apenas 173 mil associados, possui muitos mais, penso que estes nºs se referem apenas aos associados pagantes em Espanha, pois eles têem muitos mais espalhados pelo Mundo, sobretudo na América do Sul e Oriente (China e Japão). Lembro que existem muitas personalidades mediáticas, da política, da cultura, dos media, que são sócios do Barça, realço o caso do anterior Papa João Paulo II que era associado e adepto blaugrana.

Amphy disse...

Acho que também impressiona os montantes gastos esta época por um e por outro clube... sendo que o FCPorto vai na frente com mais capital gasto.

Curioso, não?