quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nem a pedido!


"Nem a pedido!"
Foi este o comentário ao grupo do slb, efectuado por um dos jornalistas que acompanhou o sorteio na RTP1, isto perante a circunstância de ao 2º classificado do campeonato português terem calhado as equipas mais fáceis que estavam nos potes 3 e 4 - FC Basel 1893 (Suíça) e o estreante FC Oţelul Galaţi (Roménia), respectivamente.
De facto, estando no pote 2, era impossível o slb ter tido um sorteio melhor. Perante tamanha sorte, o apuramento do clube do regime para os oitavos-de-final está garantido, com pelo menos 12 pontos.

Quanto ao FC Porto, estando no pote 1, seria expectável um grupo acessível, mas mais uma vez a sorte foi madrasta.

Do pote 2 calhou-nos o FC Shakhtar Donetsk, campeão da Ucrânia e que na época passada, após ficar em 1º num grupo com o Arsenal e o SC Braga, chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, tendo apenas sido eliminado pelo futuro vencedor da competição (o Barça).

Mas do pote 3 o azar foi ainda maior. Entre tantos adversários acessíveis (que o diga o slb...), a "sorte" destinou o campeão russo - FC Zenit St Petersburg.

Ainda não sei qual é a ordem dos jogos mas, para além de mais uma vez a equipa ter de fazer viagens longas ao extremo leste da Europa (já é sina), só faltava ter de ir à Rússia ou à Ucrânia em Dezembro.

P.S. A não ser que aconteça uma surpresa descomunal, as duas equipas apuradas dos grupos C, D e H já estão definidas.

28 comentários:

Vítor Hugo disse...

Além das viagens, acrescente-se os óptimos relvados que costuma haver por aquelas paragens...

Pedro Reis disse...

No FCP não nos desculpamos com sorte ou azar... porque se formos competentes passamos!
Choradinhos é para outras equipas, mais a sul...

Carlos Santos disse...

Nao estou nada, mas mesmo nada de acordo com o Post, ora vejamos:
no pote 2, com equipas como Milan, Lyon, Valencia, Marselha e Vilarreal (aqueles 5-1 no Dragao nao se repeteriam de certeza e em Espanha acabamos por perder 3-2), mais facil que o Shaktar (ou menos dificil se preferirem) so mesmo o slb (que nao nos podia calhar) e o CSKA Moscovo! Quando ao pote 3 foi possívelmente o único em que tivemos algum azar, mas mesmo assim tanto o Bayern Leverkursen como o Manchester City sao bem mais fortes que o Zenit e o Ajax também nao sei se nao seria um adversário mais forte...Quanto ao pote 4 mais uma vez nao nos podemos queixar: Apoel ficou em quarto no grupo em que o pior slb dos ultimos anos da Liga dos Campeoes ficou em terceiro, ja para nao falar que evitamos Dinamo Zagreb, Napoles e Borussia Dortmund, que e so o actual campeao alemao...
Podia ter sido mais facil? Podia sem duvida. Temos um grupo muito dificil pelo menos em teoria? Nao.

José Correia disse...

Pedro Reis disse...
No FCP não nos desculpamos com sorte ou azar...

Ninguém está à procura de desculpas, mas sim a analisar um sorteio que, em termos de probabilidades, poderia ter sido muito mais favorável.

Gaspar Lança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

Nelson Coutinho disse...
no pote 2, com equipas como Milan, Lyon, Valencia, Marselha e Vilarreal...

Com a excepção do AC Milan, considero o Shakhtar mais difícil que qualquer uma das outras. Sem recorrer a outros argumentos (que referirei num artigo especifico sobre esta equipa), basta ter um bocadinho de memória e recordar o que foi o desempenho dos campeões ucranianos na Liga dos Campeões da época passada.

E mesmo em relação ao AC Milan, recomendo aos mais esquecidos que recordem a eliminatória de Março passado, para os oitavos-de-final da LC, entre o Shakhtar e a Roma.

José Correia disse...

Nelson Coutinho disse...
Quando ao pote 3 foi possivelmente o único em que tivemos algum azar, mas mesmo assim tanto o Bayern Leverkursen como o Manchester City sao bem mais fortes que o Zenit

Não sei em que é que se baseia para dizer que o Bayer Leverkusen é mais forte que o Zenit. Seguramente que não é no desempenho recente destas duas equipas nas competições europeias.

No pote 3 havia três equipas a evitar - Manchester City, Zenit e Bayer Leverkusen -, três equipas acessíveis - Lille, Olympiakos e Ajax - e duas equipas fáceis - Basel e BATE.

A nós calhou-nos uma das três equipas a evitar; ao slb uma das duas equipas fáceis (ao nível do pote 4).

José Correia disse...

Nelson Coutinho disse...
Quanto ao pote 4 mais uma vez nao nos podemos queixar: Apoel ficou em quarto no grupo em que o pior slb dos ultimos anos da Liga dos Campeoes ficou em terceiro

Convém não confundir o APOEL de Nicósia com o Hapoel de Telavive.

José Correia disse...

Nelson Coutinho disse...
evitamos Dinamo Zagreb, Napoles e Borussia Dortmund

O APOEL está ao nível do Dinamo Zagreb (se não for melhor).

José Correia disse...

Gaspar Ribeiro Lança disse...
acabámos por ficar inserido num grupo sem tubarões

Estando no pote 1, seria muito difícil que nos calhasse um "tubarão".

Dragaoatento disse...

Um grupo acessível ao FC Porto, creio eu!
Com possibilidades de ficarmos em primeiro lugar no grupo.

Sobre a supertaça europeia:

O futebol do Barça! É um futebol assente numa condição física a todos os títulos notável, absolutamente assinalável, e, numa posse de bola de grande qualidade!
A circulação de bola é praticamente perfeita, os seus jogadores são eximios executantes, além de matreiros e fiteiros: cobrem muito bem a bola (furtam-na ao adversário) e passam a bola duns para os outros com uma segurança e precisão notável!
Depois os automatismos são fluentes, a circulação do esférico é feita em velocidade e movimento através de desmarcações constantes e passes precisos, com os elementos que têm por missão passar a bola a fazerem-no com precisão e quem a recebe a providênciar para estar sempre no sítio certo para a receber, devido às ditas desmarcações!
E quando perdem a redondinha, rapidamente dois ou tres elementos da equipa no sector do campo onde se desenrola a jogada se destacam para a conquistar novamente, pois são futebolistas completos: sabem driblar e desarmar o adversário na perfeição! Quer seja com a simples acção de estorvar, quer seja em falta. E quando fazem falta raramente esta é ostensiva, antes utilizando pequenos toques cirúrgicos nas pernas, ou até pequenos encontrões, o suficiente para desestabilizar o adversário e levá-lo a perder o controle do esférico. Outro factor curioso e muito importante a realçar é o facto de ser uma equipa extremamente solidária. Quando um dos seus elementos eventualmente é alvo duma entrada mais dura por parte dum adversário, logo se juntam todos (arma-se um borborinho) para defender o colega, ameaçando e intimidando o adversário prevaricador. Tudo isto claro com o consentimento anormal dos juízes do apito!
Outro aspecto a considerar: o Messi nem sempre está activo, parece muitas vezes alheado do jogo, porém quando subitamente resolve aparecer, causa mossas profundas! Além disso Messi & C.ª só sobressaem porque o colectivo dos blaugrana é efectivamente muito forte!
Termino fazendo votos para que o discurso optimista do Vítor Pereira esteja alicerçado em algo de muito consistente, a fim de não haver surpresas...!

André Oliveira disse...

O tubarão somos nós!

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Caímos num grupo de campeões. Campeão Cipriota, Campeão Russo e Campeão Ucraniano.

Vai ser um grupo difícil. Apesar de estarmos no pote 1, das melhores equipas europeias, não conseguimos evitar, o Zenit vencedor da Taça Uefa e Supertaça Europeia em 2009, e o Shahktar vencedor da Taça Uefa em 2010, e só afastado pelo actual campeão europeu nos quartos final na época transacta.

Somos favoritos, mas temos de ser competentes, e avizinham-se deslocações difíceis à Rússia e Ucrânia. A passagem passará por vencer os 3 jogos em casa, e vencer fora o Apoel. Penso que com 12 pontos nos classificaremos, isto jogando pelo seguro, pois temos valor para vencer quer na Rússia quer na Ucrânia.

A passagem aos oitavos está ao nosso alcance.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/

Antonio Silva disse...

A evitar algum tubarão foi o AC Milan do pote 2.

José Correia disse...

Calendário dos jogos:

1.ª JORNADA (13 setembro)
FC PORTO-Shakhtar
Apoel-Zenit

2.ª JORNADA (28 setembro)
Zenit-FC PORTO
Shakhtar-Apoel

3.ª JORNADA (19 outubro)
Shakhtar-Zenit
FC PORTO-Apoel

4. JORNADA (1 novembro)
Zenit-Shakhtar
Apoel-FC PORTO

5.ª JORNADA (23 novembro)
Shakhtar-FC PORTO
Zenit-Apoel

6.ª JORNADA (6 dezembro)
FC PORTO-Zenit
Apoel-Shakhtar

Daniel Gonçalves disse...

Concordo que poderíamos ter um grupo mais fácil, mas também podia ter sido pior. No pote 2 havia adversários mais difíceis( Lyon, Marselha, Milan). Tivemos sorte no pote 4, já há 2 anos ganhamos ao Apoel, embora nessa altura tivessemos Falcão. Mas não tivemos sorte no pote 3, o Zenit, havia equipas mais fáceis neste pote 3, o Basileia por exemplo.
O Shaktar tem, ou tinha no ano passado, uma forte equipa com craques brasileiros de elevado nível, eliminaram a Roma, embora a equipa italiana estivesse em decadência nessa altura e a sorte do jogo favorecesse os ucranianos.

Azulantas disse...

Como já disse noutros lados, este sorteio foi, acima de tudo, muito chato.

Chato porque para além de jogarmos contra equipas perigosíssimas, partimos de uma posição de cabeça de série que nos pode dar alguma sobranceria (espero bem que não).

Por outro lado nenhum dos nossos adversários é propriamente um "cabeça de cartaz" que chame o público ao estádio. Milão, Man. City e Dortmund ou Nápoles seriam bem mais interessantes como adversários.

Assim temos o trabalho sem ter fama nem proveito. Resta-nos trabalhar muito e bem para tentar ter a passagem à fase seguinte arrumada após os 2 jogos contra o APOEL.

Alexandre Burmester disse...

O Apoel há dois anos pôs bem à rasca aquele artista que agora espeta os dedos nos olhos ds adversários (ou foi outro clube cipriota?).

Pedro Reis disse...

Quem é mais forte ou mais fraco é sempre muito subjectivo...
Calharam-nos as 3 equipas mais fortes de cada um dos potes? Não
Calharam-nos as 3 equipas mais fracas de cada um dos potes? Também não. Ficámos pelo meio...
De qualquer forma se não conseguimos ser pelo menos melhores do que 2 equipas do nosso grupo não merecemos estar nos oitavos-de-final entre os melhores!
O resto é cumbersa... :-)

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
No pote 2 havia adversários mais difíceis( Lyon, Marselha, Milan)

Em que é que se baseia para dizer que, actualmente, Lyon e Marselha são mais difíceis que o Shakhtar?

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
Tivemos sorte no pote 4

No pote 4 havia duas equipas complicadas - Dortmund e Nápoles e seis equipas acessíveis. Ou seja, havia 75% de hipóteses de nos calhar uma equipa acessível.
Tivemos sorte em quê?

José Correia disse...

hulk mocc disse...
nenhum dos nossos adversários é propriamente um "cabeça de cartaz" que chame o público ao estádio

Nem que traga adeptos, como é o caso das equipas inglesas ou espanholas.

José Correia disse...

Pedro Reis disse...
se não conseguimos ser pelo menos melhores do que 2 equipas do nosso grupo não merecemos estar nos oitavos-de-final entre os melhores!

Isso é uma verdade de La Palice.

José Correia disse...

Estando no pote 1, o FC Porto tem um grupo onde, teoricamente, os dois lugares de apuramento para os oitavos-de-final irão ser disputados por três equipas.

Estando no pote 2, o slb calhou num grupo com dois adversários tão fáceis que o apuramento está garantido à partida (a não ser que sejam ainda mais incompetentes que na época passada).

É nisto que se vê a sorte e o azar do sorteio.

Azulantas disse...

José Correia disse...

"Estando no pote 2, o slb calhou num grupo com dois adversários tão fáceis que o apuramento está garantido à partida (a não ser que sejam ainda mais incompetentes que na época passada)."


Caro JC, espera até o síndrome Hapoel/Metalist entrar em cena. O FC Basel não é um adversário tão facil quanto possa parecer e o Otelul, apesar de desconhecido, vem de um campeonato (Romeno) que ombreia com o nosso (Português) nos rankings da UEFA, e onde ultrapassaram clubes como o Steaua, o Dínamo ou o Cluj.

Vamos aguardar que a sobranceria do galinheiro faça os seus estragos.

P.S.: Assisti ao sorteio em directo no stream do site da UEFA e o momento mais imperdível foi a cara do Rui Costa quando o Benfica foi para o grupo do Manchester. O pobre do Rui "queria morrer e não tinha vagar", como se diz na gíria...

Luís Negroni disse...

Concordo bastante com o comentário das 12:35 do José Correia. O grupo do slb é o mais fácil da CL, de longe. O do Porto, não sendo o mais difícil, que é o do Bayern, anda lá perto, pelas equipas e pelas viagens longuíssimas. Basta dizer que a nossa viagem mais "curta" é bem mais longa que as viagens mais longas de slb, sporting e Braga.

Mas o constatar-se factos não quer dizer que se esteja já com espírito perdedor nem pouco mais ou menos. Um Porto ao seu nível normal passa esta fase em 1º lugar, tal como fez no tempo de Jesualdo com grupos tão ou mais difíceis, onde até chegou a haver "quatro galos para dois poleiros" - Arsenal, Porto, Marselha e Fenerbahçe (que também tinha chegado aos quartos de final da CL na época anterior tal como agora o Shaktar).

Não se pode é deixar de referir a evidência: O slb, mais uma vez, teve uma sorte danada (até parece que têm pacto com o demónio) e o Porto, mais uma vez, não teve grande sorte. Mas a falta de sorte não tem impedido o Porto de ganhar troféus e a sorte não tem dado ao slb troféus nenhuns.

Daniel Gonçalves disse...

José Correia,

considero que o Milan, tradicionalmente, e dado a valia do actual plantel (Pato, Ibrahimovic, Robinho, os veteranos Inzaghi, Mark Van Bommel, Gattuso, Ambrosini, Seedorf, Boateng, Nesta, Zambrotta, Mexés, etc) é "futebolísticamente" superior ao Shaktar, lá pelo ano passado os ucranianos terem chegado aos quartos não significa que sejam potência no futebol actual, senão vejamos os alemãos do Schalke 04 chegaram às meias-finais também na temporada passada e atl não significa que sejam uma potência ou superiores ao Milan ou mesmo ao Schaktar.
O Lyon, que ainda recentemente defrontamos, pela equipa que possui parece-me superior ao Schaktar, mas nada como consultar a classificação, que eu desconheço, da UEFA - ou do organismo que a emite - aquela que nos colocou em 3º lugar - logo a seguir ao Barça e ao Real - para ver em que lugar se encontra o Lyon e o Schaktar.

José Rodrigues disse...

Eu concordo com o Pedro Reis: calhou-nos um sorteio assim-assim. Havia equipas mais fortes em cada um dos 3 potes, tal como mais fracas.

Valia desportiva 'a parte, o q e' um bocado chato e' as viagens longas.

Quanto ao slb, tiveram de facto muita sorte 'a partida. Mas como na LC nao ha' peras doces, nunca se sabe...