segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um ano depois, mais do mesmo

7 de Agosto de 2010. Disputou-se a Supertaça entre o slb e o FC Porto, com uma arbitragem desastrosa, em termos disciplinares, do célebre João “pode ser” Ferreira.

A coisa foi de tal maneira escandalosa que, no dia seguinte, no programa 'Tempo Extra' da SIC, o ex-jornalista de A Bola Rui Santos, considerou que deveriam ter sido expulsos cinco jogadores do slb: Cardozo (logo aos 15’), César Peixoto (aos 39’), Aimar (por duplo amarelo), David Luiz (aos 57’) e Carlos Martins.

Um ano depois, no dia 7 de Agosto de 2011, assistimos a mais do mesmo.

«O primeiro jogo oficial da época não correu bem para o melhor classificado em 2010/11 [Pedro Proença (AF Lisboa)]. Os especialistas de O JOGO são unânimes em considerar que ficou por assinalar um penálti a favor do FC Porto (falta de João Paulo sobre Hulk). Em mais dois lances na área do Vitória, divergência de opiniões: para Coroado houve mais dois penáltis; Pedro Henriques diz que só houve no lance entre N'Diaye e Rúben Micael e Paraty no que foi protagonizado por N'Diaye e Falcao.»
in ojogo.pt

Eu não tenho dúvidas.

Aos 49' N'Diaye tocou no pé esquerdo de Rúben Micael, derrubando-o. Penalty por marcar!

Aos 57’, João Paulo, sem qualquer intenção de jogar a bola, empurrou e derrubou Hulk na sua grande-área. Penalty claríssimo por marcar!


Aos 83’ N'Diaye, por trás, derrubou Falcao que, atónito, limitou-se a abrir os braços. Penalty por marcar!

Tal como na época passada, o FC Porto venceu apesar da arbitragem, a qual, seguramente, não ficará para a história (escrita pela comunicação social do regime), nem entrará nos dossiers dos opinion makers dos programas semanais de futebol falado.

13 comentários:

Nelson Carvalho disse...

Por todos os primas que se queira analisar esta arbitragem, a conclusão a que se chega é sempre a mesma; Pedro Proença avaliou com uma ligeireza inacreditável TODOS os lançes disputados na grande área do Vitória.

Em razão disso a questão que coloco é; Não deveria o árbitro estar mais atento e concentrado neste tipo de jogadas de importância capital dentro da área?

Dever, devia, mas cada vez mais fico convencido que o futebol em Portugal tem regras diferentes consoante a cor das camisolas e gostos destes gatunos do apito e demais corja da comunicação social, que influência, decisivamente, o modos operandi do futebolês lusitano

Delindro disse...

Na minha óptica houve mais um penalti por marcar com um corte com a mão dentro da área na segunda parte.

Jorge Mota disse...

1,2,3 Penalties por marcar!!!

alguem q explique ao n´d n sei q, q o futebol e pa ser jogado com os pes.teve o jogo todo a dar porrada e a jogar andebol.

Filipe Costa Pinto disse...

Achei piada foi aos comentadores rtpianos que depois do empurrão ao Hulk e do golpe de karate amador ao Falcao fizeram a analise aos lances pelas pernas dizendo que não houve contacto entre os jogadores em questão. Era musica para os ouvidos dos mais papalvos.


Ao menos que a repetição da vergonhosa arbitragem, a dar uma sensação de dejá vu, seja um prenuncio de uma época também cheia de conquistas e alegrias como a anterior.

S.G.S. disse...

que houve penalties não marcados, é uma evidência.
Mas a arbitragem teve outros senãos.
Muito deficiente (se quisermos ser soft)aplicação da lei da vantagem.
Incompreensível atitude na marcação de faltas para o Porto, com sinaléticas de espera, enervantes marcações de espaço. Inacreditável num árbitro com pretensões.
Se nao foi provocatória, então o senhor é timorato, imaturo, e incompetente.
E a foto é bem elucidativa da postura da personagem. Atemorizar, condicionar, e procurar enervar os jogadores do Porto, nomeadamente Hulk com quem "dialogou" amiúde, buscando o pretexto para a admoestação.
este árbitro não tem competência. É faccioso, o que não admira, dadas as suas inclinações clubistas.
Vai sendo tempo de recorrer a arbitragens isentas.

meirelesportuense disse...

Para mim foram quatro penalties e se o trio Odemira fala em três, é porque certamente foram mais...Pedro Proença tinha que fazer isto, senão na próxima vez que for ver o Benfica levava nas trombas...Sobre Hulk foram dois, sobre Sapunaru -o defesa que o estava a marcar meteu-o literalmente na baliza- na marcação de um livre, sobre o Falcao numa recepcção de bola na área -foi completamente "segado" por trás- e sobre o Rúben naquela arrancada pela esquerda...

jdm.dragão.lisboeta disse...

A propósito disto, aqui vai a notícia lamentável de que o
O Pedro Proença, geralmente considerado bom árbitro, embora tenha o "azar" de nos prejudicar quase sempre, ainda nesta final da SuperTaça nos "limpou", pelo menos 3(TRÊS), mas para mim foram 4 (QUATRO) penalties, foi agredido por um "lampião típico", qual grunho, no CC Colombo, arredores do "nosso salão de festas" em Lisboa. Parece que lhe deu uma cabeçada e lhe partiu os dentes. Devia achar que os penalties "roubados" ao FC PORTO foram para nos beneficiar!!!.

Pois bem, nos noticiários da meia noite à uma dos canais de notícias, na rubrica dos resumos da imprensa para hoje, o "lixo da manhã" já regista a "façanha" no canto superior direito do seu pasquim. Algo como "PP agredido no Colombo por benfiquista". Ora, o comentador-convidado na rtpn, um tal "gordo" gobern, e desculpem-me os gordos, não abordou a notícia. Ai se fosse um adepto do FC PORTO a fazer aquilo por causa dos ditos penalties roubados..., apesar de nunca se justificar tal atitude.
Por sua vez, o jornalista da sicn que apresentou as primeiras páginas dos jornais para hoje, ao passar pelo referido "lixo da manhã", saltou logo para as notícias em baixo, após a manchete, coisa que não costuma fazer. Lindo, grandes canastrões aziados.

Que se danem!!! afinal, o nosso destino (FC PORTO) é vencer!!!

Luís Negroni disse...

Com toda a isenção do mundo, 5 penalties por marcar e não 3, nem é preciso dizer contra qual equipa. Ainda mais amarelos por mostrar aos rufias do Vitória, pelos penalties, pelas entradas violentas e gratuitas e pelos protestos constantes e veementes. João Paulo, o rufião mor, várias vezes por expulsar. Vários lances perigosos do Porto impedidos por benefício ao infractor. Mais as tentativas constantes de intimidação do palhaço-árbitro vermelho aos jogadores do Porto.

E depois de tudo isto, Vítor Pereira ainda vem elogiar o "trabalho" do sócio com lugar cativo Proença? Assim não dá! Com um anjinho assim nas conferências de imprensa, vamos ser comidos de cebolada. O VP, nesta matéria, devia ter aprendido qualquer coisinha com o AVB.

PS O pior de tudo, nesta supertaça, foi mesmo isto: O elogio do treinador do Porto a um FDP que passou o jogo todo a tentar tramar o Porto.

Pedro disse...

o do micael não é, mas a mão do ndiaye e o empurrão do joão paulo são claros

Mefistófeles disse...

Alguém aqui já sugeriu, e eu concordo, que isto foi apenas um aperitivo para o que vai ser a época.

Preparemo-nos todos para roubos de igreja, pois cheira-me que o andor está de volta para levar o slb ao título, dê lá por onde der. É o tudo ou nada para eles, não têm margem para novos fracassos e as tropas já estão preparadas.

Artur Semedo disse...

eu contei seis grandes penalidades - para lá desses três lances analisados n'o jogo, do lance do sapunaru enfiado na baliza, do tipo que agarra a bola e depois a prende com os joelhos (primeiro penalty e depois jogo perigoso), houve, ainda na primeira parte, uma manobra de artes marciais sobre o maicon, que até rodou em pleno ar, num canto (?) em que o rolando ainda cabeceou perigoso. fora um agarrão ao sapunaru, que por acaso também estava a agarrar o opositor (mas menos)...

meirelesportuense disse...

Ontem no Porto Canal deu a repetição do jogo Porto/Benfica dos 5-0 e aos 2/3 minutos o Maxi Pereira soca o Varela e depois com o extremo já caído no chão aplica-lhe um golpe de "amortecimento" nas costelas, tudo isto nas barbas do Pedro Proença!
-Portanto, não tenho muita pena, a quem permite isto e tem a obrigação de o impedir e castigar, não quero que lhe façam mal, até acho estúpido que sejam os Benfiquistas a trata-lo como merece, mas que ele merece um castigo, lá isso merece.
Fico à espera dos novos desenvolvimentos, Benfiquistas!?!, já agora Bruno paixão!?!...

Vítor Hugo disse...

Tenho cá para mim que este ano as coisas vão ser particularmente agrestes para os nossos lados.
Além desta amostra do que nos espera, em termos de arbitragens, também a televisão já começou a dar um ar da sua graça. Não suficiente a euforia no golo do Vitória, foi curioso também ouvir comentários como "o Vitória inicia mais uma jogada de perigo" quando a bola nem tinha saído ainda do meio campo deles!

Um must!..........