terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vade retro mouro

Se há desporto - eu não lhe chamaria desporto, mas isso é outra conversa - a que nunca liguei grande coisa foi / é o automobilismo. E quando soube que o Rui Rio gostava de pópós, ...

Quando não gostamos de uma coisa, olhamos para ela com uma visão crítica que pode parecer absurda a quem gosta dessa actividade, admito que olho assim para pessoas que não gostam de futebol e para as suas críticas ao mesmo. Mas mesmo tentando ser racional, deixando as paixões de lado, sinceramente há coisas que não percebo e que só podem vir de pessoas que são "cegas".

Não percebo que quando se tem um embaixador com o FC Porto na cidade, se ignore o mesmo e se ache que são umas corridas de pópós que promovem a cidade e que à custa disso se desbarate dinheiro. E que seja essa a política desportiva da cidade.

Vem isto a propósito de uma crónica, em que tropecei um dia destes no site do Eurosport quando andava à procura dos horário dos jogos de Portugal no mundial de sub-21, escreve um tal de João Carlos Costa - que só pode ser mouro e que pelos vistos é comentador de automobilismo no Eurosport:

Hoje em dia é um circuito de se lhe tirar um chapéu. Entusiasmante, rápido (média de 138 km/h com um carro de 300 cv é obra), seguro e com uma equipa de comissários de pista eficiente. Claro que não ainda não é o Mónaco, mas aí há oito décadas de experiência. Podem melhorar-se alguns aspectos? Sem dúvida que sim. A questão das chicanes, quer as duas da Av. da Boavista quer a da recta da recta, está solucionada. Mas falta a parte alta, da Vilarinha a Vila Nova. Entre casas, pouco se pode fazer. A solução passará por romper pelo Parque da Cidade, numa via nova, especialmente desenhada para o efeito mas pensada para que possa servir a todos no dia-a-dia. É uma aposta para a edilidade da Invicta e o seu presidente. Rui Rio gosta de corridas, sabe que a promoção do Porto assegurada pelo Eurosport (mas não só) é forte, mas sabe também que o “seu” Circuito da Boavista só continuará no WTCC se passar a anual e se a pista obtiver homologação de Grau 2 da FIA para que o programa dos fim-de-semana do Mundial de Carros de Turismo posso vir a Portugal “completo”, com os fórmulas. São necessárias essas apostas, sob pena de perdermos a corrida portuguesa deste campeonato

Não seguindo de perto o automobilismo, não sei se esta ideia peregrina é só deste artista ou se é algo que se fale nos meandros. Mas vou assumir que é só ideia daquela cabecinha. Pelo que não sei como é que alguém por amor a um "desporto" pode sequer pensar para si próprio uma coisa destas quanto mais escrevê-la, e quanto mais sugerir ao presidente da câmara, em nome do "seu" circuito, que avance com ela sob pena de "perdermos" a corrida - olha que pena! mas é que era mesmo uma peninha!

Eu que não tenho grande impressão do amor do Rui Rio pela cidade, nem quero acreditar que isto alguma vez lhe tenha passado pela cabeça e que não tivesse pudor em a subscrever.

Vade retro mouro.


Para isto não ser tão off-topic:
Então a Superleague formula não ia ser o supra-sumo? Só tenho pena é que tenhamos emprestado, durante 2 anos, o nome a tal coisa - depois de termos criticado o Vale e Azevedo pela mesma coisa. O que vale é que como ninguém via aquilo, não teve efeitos positivos, mas também não os teve negativos.

4 comentários:

meirelesportuense disse...

Não digo nada, aquele Parque é mesmo um quebra-cabeças para o Rui Rio e se calhar tem aí a sua génese, "está a impedir" que exista um Circuito com mais cartel a nível Mundial, eu até acho que o do Mónaco ficaria bem melhor se irrompesse pelo interior do Palácio Ducal, ali pela ala onde dorme a Stephany e a Carolina, mas são ideias minhas...E a Vilarinha meu Deus, que hoje serve para os meninos de lá -já vi ali marmanjos com 20 e muitos- (es)correrem pela via em skates...
Deixemo-nos de fantasias, o Presidente da Câmara do Porto não existe -e a frase não é da minha autoria...Pura e simplesmente não existe.Na Câmara do Porto há sim, "um tumor do tamanho de um ser humano".E ainda existem Portistas que o continuam a defender, "o maior cego é aquele que não quer ver"...Agora até contra o D.Tonho e candidatura das "Tripas à Moda do Porto" a "Maravilha da Gastronomia Mundial" o gajo se colocou.TassssssssssssssssssssssssssEste "senhor, desculpem tumor" deve pensar que é o Bispo D. Hugo.

Barba azul disse...

Façam um túnel em curva ligeira por baixo do Parque da Cidade e já está!: resolvem a dificuldade e fica mais parecido com o circuito de Monte Carlo!...

Jorge Mota disse...

Podiam por uma marina na rotunda da boavista.so falta o mar.mas fazem 1 tunel.

Este rio e uma BESTA e esse jornalista 1 atrasado mental.

A merda dos carros e dos avioes e q interessam (n tem a ver com o assunto mas ja alguem pensou o q acontecia se 1 aviao daqueles se despenhasse?)

Pariram os Aliados de forma absolutamente inaudita.A Av Boavista parece uma AE.O Estadio Dragao teve para n ir avante por causa desse SUINO.Agora as Tripas!!

Vai te coser longe

Daniel Gonçalves disse...

Com todo o respeito pelo automobilismo e pelos automobilistas, considero que que ninguém, muito menos um responsável político, pode colocar os seus gostos pessoais acima da Cidade, da sua História, do seu Património e dos seus habitantes. E se algum político vê a presidência da Câmara como um meio/instrumento para satisfazer os seus caprichos e gostos, relegando para segundo plano os verdadeiros problemas da Cidade, então é a própria credibilidade e hombridade desse político que é posta em questão. E quando Rui Rio coloca como prioridade da sua gestão autárquica os "popós" e esquece o antigo espírito da Invicta, e despreza os problemas da Cidade que urge resolver, esta a prestar um mau serviço à Cidade, aos seus habitantes e ao País.
Seguindo o "raciocínio" desse João Carlos Costa porque não construir uma enorme pista que ligue o Castelo do Queijo à Areosa? Sim, demolindo o Hospital São João (que se lixe a saúde das pessoas), afinal o WTCC é que é importante e valoriza a Cidade.