terça-feira, 16 de agosto de 2011

O fantasma de Falcao

Todos os jogadores pensam em alinhar em Inglaterra, Espanha ou Itália. Quem disser o contrário está a mentir. (...) O Atlético de Madrid tem grandes adeptos e seria uma boa oportunidade para a minha carreira.

«Radamel Falcao quis falar com os jornalistas após a vitória do F.C. Porto em Guimarães. O jogador portista parou em frente das câmaras e fez questão de abordar o seu futuro.
A situação causou alguma surpresa na comitiva do F.C. Porto, embora o colombiano não tenha assumido uma postura clara de ruptura.»
in Maisfutebol

De acordo com a comunicação social, Pinto da Costa parou e ficou a ouvir atentamente as declarações que Falcao quis fazer.
Terá sido apanhado desprevenido? Não acredito. Os dirigentes do FC Porto andam nisto há muitos anos e, a não ser que tenha havido uma ruptura com o empresário de Falcao – Jorge Mendes – este é o tipo de situação que não acontece por acaso.

Aliás, estou convicto que a titularidade de Kléber nos primeiros dois jogos oficiais, particularmente neste último, tem dois objectivos:
1) Mostrar ao Falcao que ele não é indispensável e que, se não estiver no Porto de alma e coração, vai para o banco;
2) Testar o ponta-de-lança brasileiro em jogos e ambientes muito mais difíceis que os da pré-temporada.

E é aqui que a porca torce o rabo. Depois de uma pré-temporada em que excedeu as expectativas (pelo menos as minhas), nos dois jogos oficiais já realizados Kléber esteve muito nervoso e precipitado na hora de finalizar. Isto foi particularmente evidente neste último jogo, em que, após excelentes desmarcações, Kléber esteve três vezes isolado na cara do guarda-redes do Vitória Guimarães e das três vezes decidiu mal.

Kléber tem qualidade e a vontade de marcar os primeiros golos em jogos oficiais deve ser imensa. Contudo, o fantasma de Falcao, com Radamel sentado no banco de suplentes, parece estar a perturbar o avançado que veio do Marítimo.

32 comentários:

Ribeiro DeepBlue disse...

Quantos golos marcou Falcao nos primeiros jogos pelo FCP?
Zero.

Vamos dar tempo ao tempo.

mike disse...

Comigo, o falcao ia logo de vela, o que ele disse só está ao alcance de mercenários que não conhecem quem lhes fez bem. Todo o carinho que os adeptos nutrem por ele, os adeptos deviam ser mais respeitados quando se faz afirmações como aquela que ele fez em Guimarães. Toda a consideração que tinha por ele, foi-se com o que disse em Guimarães.

Daniel Gonçalves disse...

Ribeiro disse: "Quantos golos marcou Falcao nos primeiros jogos pelo FCP?
Zero"

Creio que está enganado, Falcão marcou logo no 1º jogo ao serviço do FC Porto, em Paços de Ferreira, na primeira jornada em 2009/10, fazendo o golo do empate, jogo ficou 1-1.

João Machado disse...

A declaração do Falcao tem apenas um propósito: a aceitação da venda abaixo da cláusula. Para tal, era preciso que os adeptos ficassem contra ele, o que foi conseguido através dessa declaração, como se vê pelo comentário do mike acima e por muitos outros pelo país fora.

O PC não brinca em serviço. Vocês acham mesmo que o Falcao dizia aquilo, naquele sítio, com o PC a escutar atrás, se isso fosse contra a vontade do Presidente?

Ainda bem que no meu clube se fazem as coisas bem feitas... Quem achava que não íamos vender ninguém, só pode viver no mundo dos sonhos!

PS: é tão fácil manipular massas que até assusta!

agostinhop disse...

Falcão é um jogador de extrema correcção, quer dentro quer fora de campo. Só que aqui esteve mal. A forma como falou é a de um jogador que joga num clube de pequena dimensão, que não aspira a ganhar nada e Falcão sabe que isso não é verdade. Falcão nunca irá ganhar nada de relevante no Atlético de Madrid, pelo simples facto de que é um clube inferior ao FCPorto. Estas declarações fazem pensar que existe alguma divergência do jogador ou do seu empresário com a SAD, pois com uma liga dos campeões pela frente, em que o FCP pode legitimamente aspirar a ser mais de um figurante, não se percebe porque é que Falcão considera melhor para a sua carreira ir para um clube que ainda não está sequer confirmado na Liga Europa.

Dragaoatento disse...

Até podem sair todos, ou seja, aqueles que quiserem, mas pelas cláusulas, e não afazer pressão...!

Falcao troca a Champions League pela Liga Europa!
Até onde vai a febre do dinheiro que faz com que as pessoas percam o discernimento!
Falcao ao pretender trocar os dragões pelos colchoneros vai passar de "cavalo para burro"!
Mas ele lá sabe as linhas com que se cose! Que é algo incompreensível é, mas lá está, podem existir: razões que a razão desconhece!
Um mês depois de ter renovado contrato e em vésperas de jogar uma Supertaça Europeia e uma Liga dos Campeões, Falcao tem de ser mais "franco" para que possamos perceber o que raio viu ele no Atlético de Madrid. Dito de outra forma, o que ele anunciou no domingo só prepara uma saída pela porta do cavalo, ou seja, em ruptura com o clube e adeptos que tanto o endeusaram... e para burro!

FC Porto sempre!

Quizzer disse...

JON, deixe-se de delirios próprios de maluquinhos de conspiração. Se quisessem vender o Falcão abaixo da clausula, vendiam, como venderam muitos outros. Que acha que aconteceria? Aliás, se quisessem vender o Falcao abixo da clausula, não tinham aumentado a clausula à 1 mês atrás, não acha?

Mário Faria disse...

Não acredito em fantasmas e de insubstituíveis estão os cemitérios cheios.
Nesta mercantilização em que os clubes assentam a sua actividade, pedir aos jogadores que se orientem por valores éticos é algo que não faz parte das práticas actuais. Está em desuso.
Os belgas que vão entrar não são portistas desde pequeninos. Se calhar também apostam no FCP como plataforma para outros mercados.
Os mercados são terríveis e não se abatem. As saídas seguem dentro de momentos.

HULK 11M disse...

JON disse: "... O PC não brinca em serviço. Vocês acham mesmo que o Falcao dizia aquilo, naquele sítio, com o PC a escutar atrás, se isso fosse contra a vontade do Presidente?

Absolutamente de acordo com o comentário do "JON"!

E isto vem confirmar ainda mais a minha ideia acerca da saída do Vilas Boas que terá tido a concordância do Presidente. Penso que não poderia ser de outro modo!

Daniel Gonçalves disse...

Se o Atlético de Madrid quiser contratar o Falcão, e este quiser ir, tudo bem, mas pelo preço da cláusula, nem um cêntimo a menos. Os colchoneros não merecem descontos, estão em conluio com a direcção benfiquista, e eu consigo imaginar o Rui Gomes da Silva a comunicar com o Presidente do Atlético Madrid pressionando-o a contratar o Falcão, seja lá como for, que é o que provavelmente aconteceu, foi bem visível nas declarações, na SIC, do comentador lampião a ânsia com este quer ver o FC Porto sem Falcão.

Daniel Gonçalves disse...

Sobre a actuação do Kléber em Guimarães, não sou tão negativo como o José Correia, na 1º oportunidade de golo, Kléber não estava em posição frontal, mas sim lateral, e rematou bem mas o mérito é do guarda-redes contrário, no 2º lance podia ter rematado de primeira, mas tentou contornar o guarda-redes e depois rematar, mas o mérito também é do guardião. Agora na 3ª oportunidade aí sim esteve mal, foi displicente e rematou para a bancada.
Ainda temos o Walter, que marcou sempre golos quando foi chamado à equipa, e é isso que conta: a eficácia.

João Machado disse...

Quizzer, o PC sempre soube proteger muito bem os seus interesses. E, não raras vezes, os seus interesses passaram por manter o apoio da massa associativa.

A cláusula foi aumentada porque: i) ou esperavam vender outro e manter Falcao, o que não aconteceu; ii) ou aceitaram vendê-lo, mas nunca por apenas 30M, pelo que lhe aumentaram a cláusula e deram-lhe prémio de assinatura.

O Porto precisa vender alguém e acima de tudo não me parece que as declarações do Falcao tenham sido deliberadas e sem aval superior.

Respondendo à sua pergunta: acho que os adeptos contestariam a saída por valores abaixo da cláusula. Se a coisa dá para o torto e começamos a perder jogos, bem que os adeptos iam clamar por Falcao. Assim, ninguém clama porque sai como traidor... Óbvio e bem jogado!

Os delírios como você diz, cada tem os que quer... Mas sinceramente prefiro pensar que no meu clube as coisas são organizadas e bem geridas. Seja neste caso, como na maioria das vezes.

Saudações da curva Sul.

Nuno Leal disse...

penso que estas declarações de Falcão são pensadas sim, para estimular ainda mais o atlético desembolsar os 45 milhões ou algo não muito inferior. O Falcão sempre foi para vender penso, será essa a ideia da administração, e o aumento da cláusula será benéfica em termos de negociação: com 45 milhões eles ainda oferecem 30, 35 e fica tudo satisfeito, quando estava a 30 milhões eles não davam mais que 20. Tenho pena, mas um dos maiores goleadores da nossa história irá sair assim desta maneira mas a culpa é da crise, senão já tinha saído antes. Já os belgas, penso que precisávamos de um central com talento, talvez para agarrar o lugar com foça para o ano. Já o Defour espero que não seja porque Guarin vai sair ou o Moutinho porque não penso ser comparável, nem mesmo com Belushi (outro q poderia sair). Será um Rubem Micael que também poderá sair, mas se assim for, tenho pena porque prefiro o Ruben, português e portista a um belga. Mas a ver vamos. Já Walter é tipo Adriano, não sei, marca mas ninguém aposta nele (já desde o AVB). Deve ser a atitude nos treinos, não sei. Mesmo assim, concluindo, a equipa este ano está forte em todos os sectores (ainda vem Danilo e Alex Sandro), perdendo realemente eficácia na frente saindo o radamel. Rezemos para que o puto Iturbe se revele um Anderson e ninguém o lesione.

David Duarte disse...

é pena que ele queira ir embora pois trata-se do melhor avançado que eu jà vi a jogar no futebol português, não tenho duvidas disso.

Agora o que é surpreendente é que seja para o... Atlético de Madrid. Tudo bem que jogaria a Liga Espanhola e muito provavelmente iria ganhar mais dinheiro, mas com que objectivo? Lutar por um lugar na Liga Europa? Se ele for para là é bem provavel que um dia acorde a dizer que cometeu um erro, como o Lisandro e o Lucho jà o deixaram entender varias vezes aqui em França.

Seria muito melhor fazer um ano na Liga dos Campeões e so depois dar o salto (que provavelmente seria realmente um salto e não uma queda). Mas tenho para mim que isto é o resultado de pressões do agente (é o Jorge Mendes?), sobretudo depois das declarações do vosso presidente nas quais ele dizia que duvidava que o Atlético tivesse dinheiro para o Falcao. Dizer que seria bom ir para o Atlético é o primeio passo para sair...

Pedro disse...

Ora bolas...

http://dragao1893.blogspot.com/2011/08/contas-do-plantel-do-fc-porto-2011.html

Alguém vai mesmo ter de ser vendido. Falcao, Fernando e C.Rodriguez devem chegar. Mais o bónus Villas Boas.

Maria Da Fonte disse...

Estou de acordo com o hulk11m quando diz que o libras boas saiu com a concordância do NGP.
Quanto ao falcão neste momento qualquer preço é lucro,digo mesmo mais, se o FCP estivesse endinheirado
era de mantê-lo até ao fim do contrato a treinar á parte ,mas infelizmente esta merda não funciona assim.
Por isto creio que tal como das outras vezes o NGP não está distraído.
falcão tal como muitos outros no passado «imprescindíveis que saíram,»ficará a assistir ás nossas vitórias na TV.Acredito muito no nosso plantel com ou sem falcão.
PORTO PORTO PORTO

meirelesportuense disse...

Eu posso estar muito enganado mas acredito no potencial do Kléber, tem bom jogo de cabeça, bom remate, e sabe receber na presença dos defesas...Tem tudo para se impor, claro que o Falcao neste momento é superior, mas temos que lhe dar um pouco mais de tempo e confiança...Acho que o seu rendimento baixou assim que o Falcao surgiu...Portanto é também uma questão psicológica.
Quanto à saída do Falcao tenho pena, mas as coisas são assim mesmo, gostaria mais de o ver no Real ou no Barcelona, um e outro iriam beneficiar muitíssimo do seu futebol...O Atlético é um Clube menor, tem história em Espanha mas está condenado a ser ali a terceira equipa ao longo do tempo...O que não potenciará as qualidades e as possibilidades de um jogador com Radamel Falcao.
Apostaria no Real Madrid -embora gostasse mais que ele fosse para o Barcelona- e concordo com a apreciação que lhe foi feita pelo Paulo Futre, ele é um jogador tipo Hugo Sanchez mas mais elegante...

-Soube hoje -vem no JN- que uma família de Portistas foi espancada numa aldeia próxima de Vila Real por se terem manifestado após a vitória do Porto sobre o Guimarães...Estavam a ver o jogo pela televisão numa esplanada...

"Espancada família que gritou 'viva o Porto!'
00h11m
ALEXANDRE PANDA
Uma família adepta do F.C. Porto foi espancada por cerca de 15 indivíduos empunhando cabos eléctricos, paus e facas, anteontem à noite, em Ribeira de Pena, após o final do encontro entre os dragões e o Guimarães. Tudo começou com um simples "viva o Porto!".
"Choviam cadeiras, levámos com pontapés e com cabos eléctricos. Parecia o fim do mundo. Pensei que ia morrer. A GNR teve de nos escoltar à auto-estrada e só fiquei descansada no hospital de Vila Real. Nem sequer assistimos ao jogo e não houve picardias. Limitei-me a bater palmas ao meu clube na esplanada de um café!", garante ao JN Natividade Cunha, 55 anos, residente do Porto, que sofreu graves hematomas em todo o corpo."

JPier disse...

JON,

não percebe mesmo o absurdo da sua posição?

Para quê a renovação ou anunciar a subida da clausula se o plano era vender o Falcao por 30 ou 35?

O problema é que maluquinhos da conspiração como você nunca podem ser provados errados, mesmo que lhes seja apontada uma dissonância tão fundamental no raciocínio.

Quanto ao PDC estar preocupado com a contestação por vender um jogador, só se for no seu muito particular universo. Aliás, o Porto quase nunca vende ninguém pela clausula - onde é que houve "contestação"? Eu acho que os portistas são suficientemente letrados para perceber que o Porto tem de vender e pela melhor oferta possível - quase sempre abaixo da clausula.

eumargotdasilva disse...

Jon e Hulk 11M - onde é que foi buscar este nome?- os vossos pensamentos pecam por querer ser "o inteligente"; se tudo fosse assim controlado pelo PdC o homem teria de ser um "turbo-mafioso"...! E, mais o raciocínio é sempre infalível:
"Para o que é que o Porto precisa de vender a sua galinha dos ovos de ouro? - Porque precisa de vender alguém! E, porque precisa de vender alguém: porque compraram jogadores! E, porque compraram jogadores? - porque vão vender algum!..."
Assim, está sempre certo.
Bem, já agora: - tem a certeza que é adepto do Porto?
A mim não me cheira!

Daniel Gonçalves disse...

Aonde está a chegar a discussão sobre as declarações e a real intenção do Falcão: já se coloca em causa o portismo de outros, acusação de invenção de teorias da conspiração, tudo sinais de desespero dos adeptos. Vamos ter um pouco de seriedade e lucidez. Para mim as 2 hipóteses são credíveis, tanto Falcão pode, à rebelia e sem avisar a Admin., ter aparecido a efectuar as declarações; assim como - conforme falou o JON e o HULK 11M - pode ter avisado antecipadamente a Adminis. que iria efectuar as declarações para pressionar uma possível saída. De acordo com esta segunda hipótese esta explicado a forma algo "aziada" como Falcão esteve em campo no jogo de Guimarães.

Daniel Gonçalves disse...

Para mim esta história deve ter o seguinte procedimento: Falcão quer sair? Que apareça o clube a bater a cláusula de rescisão? Para o Atlético de Madrid não há, nem pode haver, desconto, é um clube que está em conluio com a direcção benfiquista. As propostas que surgem ficam só pelos € 30M? Então não se vende Falcão, o jogador vale mais, se temos um objecto que vale 40 ou 45 não o vamos vender por 30, a não ser em caso de desespero financeiro, creio que não é essa a situação. Há outros jogadores onde pode fazer dinheiro, Fernando, Cristian Rodriguéz.

João Machado disse...

E pronto, questionarem o meu portismo é que não, senhores...

Vão vender porque é assim que os negócios rolam. Se não houver transferências, in and out, como é que o PC e respectivo séquito ganham a vida?

Bem, vê quem quer... Não dou mais para este peditório.

Volto a afirmar: quem acha que o Falcao escolhe pronunciar-se daquela forma, com o PC por trás a escutar, depois da postura que o colombiano sempre assumiu, é porque ou não tem os olhos abertos ou acredita no Pai Natal...

Caro José Correia, julgo estarmos de acordo... Que me diz?

Saudações.

João Machado disse...

Ah, e JPier... Pode andar distraído, mas eu não ando. Sabe o que aconteceu em 2004/2005? Sabe porque foi apertado o Derlei e o Costinha e o Maniche? Sabe porque foi o Fernandez despedido?
Porque o camião de jogadores que contratámos deu asneira! Porque o Del Neri foi um erro crasso!
De quem foi a culpa? Do Pinto da Costa, obviamente... Ganhou-se muito dinheiro na altura e havia capital de tolerância com os sócios para se poder asneirar. De todo o modo, alguns pagaram e foram "queimados" para que as atenções não se virassem para quem vendeu um plantel campeão europeu e comprou quilos de jogadores fracos para os substituir...

Mais portista que eu, é difícil, meu caro amigo... Agora gelados com a testa, desculpe, mas não como!

Se não percebeu, eu faço o desenho: o Pinto da Costa é grande, mas não é perfeito. Sempre que faz asneira (ou tem de ganhar o dele), arranja forma de ter bodes espiatórios. O sócio como lhe está eternamente grato, nem questiona e continua a cantar Pinto da Costa olé!... Eu agradeço-lhe muito e tenho grande estima, mas não sou cego.

PS: o termo Nosso Grande Presidente faz-me lembrar o termo Grande Líder da Coreia do Norte...

Anónimo da Silva disse...

Este pessoal a questionar o portismo só por terem opinião diferente, enfim...
ainda para mais com uma coisa perfeitamente palusível!
O Falcao renovou para dar tranquilidade ao Porto para negociar com quem quiser. Se o Porto o vender por 35 milhões são 5 de lucro ao que teria antes da renovação. Não é garantido que saia pelos 45 como é óbvio.
E o Porto precisa de vender sempre alguém, pela simples razão que fora vendas de jogadores dá sempre prejuízo.

E por muito que o Falcao seja excelente jogador 35, 40, 45 milhões é um preço muito bom, não é de forma alguma de rejeitar. E se ele amanhã se lesiona? Lembram-se de quando o orelhas rejeitou 25 milhões pelo Cardozo?

meirelesportuense disse...

Não vale a pena ir por caminhos complicados...As coisas vão ser o que tiverem de ser, já o disse várias vezes, nós os sócios e simpatizantes, pouco podemos riscar nestas questões, elas resolvem-se em lugares a que não temos acesso.
Aqui, nestes comentários, fazemos uma espécie de masturbação intelectual, se estivermos perto do que acontecer até podemos pensar que contribuímos -sonho meu- de forma decisiva para a solução, se estivermos distantes, na próxima tentaremos conseguir acertar...
Não gostei da atitude do Falcao e ponto final.E não me parece que foi concertada com PC, porque aquele olhar angustiado quando falava para a TV revelava alguma preocupação...Não estava tranquilo como poderia estar, se tudo aquilo fosse ensaiado.Falcao joga bem, mas não acredito que teatralize melhor...O dinheiro dá a volta à cabeça das pessoas, a mim não dá porque tenho muito pouco...

Jorge Mota disse...

Qdo e q o Falcao começou a marcar golos??O Lisandro esteve mais de meia epoca..

Isto foi tudo programado,ainda assim:Poe te a andar Falconeti.Venha o bago!

Com HULK,como nao??

Jorge Mota disse...

O JON tem razao!

David Duarte,o teu Portismo mata me!!!

Abraço grande, amigo e companheiro de batalhas!!(temos de ir mais vezes ao blogue dar na cabeça daqueles chungas!)

arg disse...

assim mesmo.

meirelesportuense disse...

“Todos os jogadores pensam em alinhar em Inglaterra, Espanha ou Itália. Quem disser o contrário está a mentir. (...) O Atlético de Madrid tem grandes adeptos e seria uma boa oportunidade para a minha carreira.”

Pelo que tenho escutado nos últimos dias, a maioria dos "grandes adeptos" do Atlético de Madrid encontram-se em Portugal...

Daniel Gonçalves disse...

Meireles: "O dinheiro dá a volta à cabeça das pessoas, a mim não dá porque tenho muito pouco..."

Geralmente o dinheiro dá a volta à cabeça às pessoas que têm pouco, os que já possuem muito nem sempre perdem a cabeça por um milhar a menos ou a mais. Só os que possuem pouco € é que ficam mentalmente extasiados com a hipótese de ganhar milhões. No meu caso, é mais fácil afirmar que, provavelmente, nunca irei ganhar ou ter milhões na conta bancária que nem perco o sono a pensar ou a delirar com tal hipótese.
Desculpa a ironia e o off-topic.

Dragaoatento disse...

...Kléber tem qualidade e a vontade de marcar os primeiros golos em jogos oficiais deve ser imensa!

Amigo, estou de acordo, o Kléber tem potencial, precisa é de trabalhar para evoluir e ser mais eficaz.
Estou esperançado que ele depois de completamente adaptado consiga aumentar o rendimento.

E viva o FC Porto!

meirelesportuense disse...

Daniel:
Talvez eu tenha realmente colocado mal a questão, mas aquilo que eu vejo é que quem tem muita ambição não vive, só de pensar em amealhar e juntar dinheiro e mais dinheiro...E quanto mais têm, mais medo sentem de o poder perder, parece uma contradição mas não é, é sim uma trama complexa em que se deixam enredar e da qual não conseguem mais fugir...
Vejam os Milionários Portugueses, quanto mais têm, mais querem ter...
O Amorim foi fechando Empresas na zona da Feira alegando que poderia ter prejuízos e com isso foi conquistando cada vez maior fortuna enquanto os que para ele trabalhavam ficaram em muitos casos na miséria, será que ele vai poder desfrutar dessa fortuna antes de morrer, eu sinceramente não acredito...
Ele e muitos outros como ele, vão morrer e deixar ficar por cá o grosso daquilo que conquistaram...Alguém vai beneficiar dessa parvoíce de vida, mas não ele.
É possível que se me fosse apresentada uma verba enorme na mão eu poderia sentir alguma dificuldade em decidir, mas creio que não, porque nunca tive grandes ilusões relativamente a isso, sei o que valho e sei o que posso conseguir e sei também, até onde devo ou posso ir...Gostaria fundamentalmente, que não se colocassem estas questões, que o Mundo se organizasse de forma a que todos tivessem um nível de vida desejável e nem precisassem de sonhar com coisas que são do domínio do irreal...