terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prémio Fair Play da FIFA


Com a cordialidade que lhe é peculiar, e que lhe vai granjeando a simpatia de todos aqueles que, pelo mundo fora, gostam de futebol, o famoso José Mário Félix cumprimenta o treinador adjunto da equipa adversária depois de mais um retumbante sucesso por terras de Espanha.

Imaginem só o que por cá se teria escrito se esta cena tivesse tido lugar em Alvalade com o famoso Paulinho ou com a camisola do Rui Jorge!

Pois, mas como não foi por cá, nem ao serviço do F.C. Porto, os media portugueses, na sua desvertebração (desconheço se este termo consta do Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, mas presumo que não) limitam-se a um comprometido silêncio, até porque os portugueses, quando no estrangeiro, "têm sempre razão" (assim a modos como o cliente).

21 comentários:

Ribeiro DeepBlue disse...

O que é o Borat está ali a fazer?

Alexandre Burmester disse...

Boa pergunta!:-))

Menphis disse...

aqui está um reles exemplo de como se faz a imprensa portuguesa e como se protegem interesses

http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Desporto/Mourinho-nao-foi-o-primeiro-a-agredir-%28video%29.aspx

Antonio Silva disse...

Também falam nas provocações do Messi. Portugal está mesmo cheio de pessoas ridículas.

No outro dia li um palerma qq num pasquim online a referir-se ao Barcelona como "clube regional".

Antonio Silva disse...

A maioria destes novos "adeptos" do Real devem ser os mesmos que lambiam o cu ao Barcelona no fim da década de 90 quando tinhamos lá o Figo, Baía e Fernando Couto.

Muitos benfiquistas (salvo erro o APV entre eles) eram "adeptos" blaugranas porque "o futebol português está completamente desacreditado". Claro, se o SLBasófias não ganha o futebol português está podre.

Esta nova paixão pelo Real Madrid é o segundo capítulo dessa parvoíce. Celebrar os títulos dos outros por procuração é o nível a que chegaram os lampiões.

(o inglês tem uma expressão idiomática mais concreta: via proxy. O mais próximo que encontro em português é "por procuração")

Pedro disse...

O Messi deve ser o único jogador no mundo que num jogo tem 5 atitudes incorrectas para levar amarelo e não leva. É um mimado e prepotente, qualquer dia ultrapassa o Ronaldo.

Em relação ao Mourinho é patética a sua atitude e o seu constante mau perder. Não percebe que o Barcelona ganha porque é melhor e joga mais à bola.

Quanto a ser um clube regional o Barça... quem dera aos clubes "mundiais" terem a dimensão do Barcelona...

Anónimo da Silva disse...

O Messi 5? Mete 15 nisso!
O homem dá 2 chutos na bola e responde (e muito bem, com golos) às provocações do Mourinho e já merecia ser expulso e levar suspensão para a vida.
Já o Pepe coitadito, não tem culpa de ter os cotovelos grandes. Neste jogo foram mais 3 vermelhos por lhe mostrar, um número até bastante abaixo do habitual, mas está desculpado já que estamos em ritmo de pré-época.
O Marcelo é outro, inocente, coitado, o Messi manda-lhe uma "costada" nos pitons e não vai para a rua? mas que é isto? E o Fabregas esse malvado? A simular que leva patadas.

Acho uma piada incrível, verem-se entradas assassinas durante todo o jogo, Marcelo, Pepe, Khedira, Sérgio Ramos, mas depois no fim vêm dizer que o Messi devia vir para a rua porque fez um gesto e chutou 2 bolas o malvado. Quase que partia 3 pernas com esses remates violentos na bola.

Há que dar realmente muito mérito ao Mourinho, conseguiu lavar de tal forma o cérebro aos seus seguidores, especialmente à imprensa, que agora o Barça é considerado o mau da fita por levar nas pernas e os seus carniceiros é que são os injustiçados! Qualquer dia o Pepe é beatificado.

José Correia disse...

Partilho da perspectiva do DC.
O Mourinho transformou bons/excelentes jogadores numa espécie de cães raivosos quando jogam contra o Barça. E nem assim se safam.

eumargotdasilva disse...

Apesar de tudo, convêm também dizer que o Vilanova deu um estalo ao Mourinho! ...

http://www.youtube.com/watch?v=L8kWfSeDb9I&feature=player_embedded

então, são todos iguais...

porque é que o Özil foi expulso? - segundo parece porque levou porrada de alguém sem ter feito nada e ripostou!...

se criticam o Mourinho, igual reprimenda para o Villanova

miguel87 disse...

Concordo com tudo o escreveu o DC (sarcasmo incluido)!

E para quem tiver duvidas basta relembrar o que disse à dias o Pique: antes do tempo de Mourinho, o Barça ganhou 6-2 no Barnabeu e não se viram as cenas que se têm visto desde que Mourinho está no Real (depois do 1º jogo do ano passado dos 5-0, porque foi aí que o especial chegou á conclusão que para parar o Barça, só mesmo à base de porrada!).

PS. reine margot: o estalo do Vilanova foi em resposta ao que Mourinho lhe fez, só que esse video exibido pela TVE foi mostrado de maneira a omitir a ação inicial de Mourinho - aliás a própria TVE pediu desculpas por esse facto, mas... apenas às 4 da madrugada!
http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=713394

Alexandre Burmester disse...

Reine Margot,

Eu desconhecia o estalo do Vilanova. Aliás, não conheço o Vilanova de lado nenhum - nunca sequer ouvira falar dele - e portanto ignoro como costuma comportar-se. O meu apontamento visava mais um sublime acto do famoso artista Félix!;-)

Anónimo da Silva disse...

Deixo aqui este vídeo que demonstra bem a influência de jogadores como Pepe e Marcelo nos desacatos e a excelente postura de alguns como Piqué ou Kaká.
Isto para não falar mais do Mourinho...

http://www.youtube.com/watch?v=gRI8YM-Xxj4

Pepe, o único jogador que me envergonha ter passado pelo meu clube.

Filipe Costa Pinto disse...

Deve haver no youtube, ou noutro sitio qualquer, uma entrevista que me lembro que Mourinho deu quando treinava ainda o FC Porto e onde ele, que nem um qualquer Mestre Bambo, previa que nunca seria treinador para clubes como o Real Madrid pois, dizia ele, que clubes como o Real têm demasiada pressão mediática e demasiados jogadores vedeta e que se alguma vez fosse treinador do Real Madrid seria o fim da sua própria carreira.

É bem capaz de ter acertado.

Anónimo da Silva disse...

Reine Margot neste vídeo podes ver porque foi expulso o Ozil. Tanto ele como o Villa foram bem expulsos.

http://www.youtube.com/watch?v=B0s6kvpfHLA

José Correia disse...

DC disse...
Pepe, o único jogador que me envergonha ter passado pelo meu clube

O Pepe é uma espécie de Pitbull em que parece que o "domador" o atiça antes de entrar em campo.
Mas quando até jogadores correctíssimos como o Ricardo Carvalho aparecem envolvidos em confusões e ajuntamentos de jogadores, que dizer deste Real Madrid de Mou?

José Correia disse...

O incidente ilustrado neste artigo do Alexandre motivou, naturalmente, a abertura de um processo disciplinar por parte da federação espanhola, o qual pode valer uma pena de quatro a 12 jogos de suspensão a Mourinho.

Perante o historial vergonhoso de incidentes que têm sido protagonizados por Mourinho, espero que a federação espanhola não tenha medo de lhe aplicar uma sanção à medida desse historial.

Keyser Soze disse...

Afinal de contas, quem parece que veio de Palermo foi o José Mário.

Um palermóide, portanto.

Pedro disse...

@DC

O facto de no Real, e ninguém contestou isso, vários jogadores terem sido violentos não invalida que o Messi também devia pelo menos ter sido admoestado. O comportamento de primadona nunca tem desculpas.

Essa lógica de proteger os meninos mimados e talentosos é idiota. Ou achas que se jogasses à bola e o visses em 3 ocasiões a chutar a bola para longe não ias ter vontade de lhe acertar? Teve 5 atitudes para amarelo, não foram 15, mas existiram 5, e o Ronaldo por bem menos leva amarelos...

Podemos aqui discutir a imagem triste deste Real. Porque é isso mesmo, é triste. Mas o Barça é protegido duma forma escandalosa em termos disciplinares nos seus jogos. Isto sem falar do que se passou em Londres com o Chelsea 2 temporadas atrás, que a UEFA abafou por completo.

Pedro disse...

Já agora quando o Messi der uma patada em alguém, como já o fez, proponho que o vermelho seja mostrado ao agredido. É justo. Afinal ele é o Messi....

Alias é melhor dizer aos árbitros que o imenso fair play dos jogadores do Barça, Dani ALves incluido, seja recompensado com amarelos para os adversários. Mesmo aqueles que levaram com 10 pontos do pitões do Xavi.

Vamos ver o que acontece no Mónaco, dos saltos pra piscina ás dezenas de faltas e depois quero ler os vossos comentários.

E já agora comentem o que se passou no túnel em Barcelona, que pelos vistos até envergonhou um jornalista do Sport...

Anónimo da Silva disse...

Pedro ou está muito confuso ou pura e simplesmente não consegue organizar as ideias.
Então o Barça é protegido pelos critérios de arbitragem?
"O facto de no Real, e ninguém contestou isso, vários jogadores terem sido violentos"

Mas se os jogadores do Real foram violentos e apenas aos 94 minutos viram o 1º vermelho, pode-me explicar onde está o Barça a ser protegido disciplinarmente? Ou os vermelhos ao Pepe não são disciplina? Ah espere, já sei, os chutos que o Messi deu na bola é que são ofensas disciplinares, ok peço desculpa pela minha ignorância.

"o Ronaldo por bem menos leva amarelos"
O Ronaldo levou amarelos neste jogo? ou no outro? ou quando é que levou amarelo por bem menos? quer concretizar ou fica-se pelo nada, pela afirmação vazia?

"Isto sem falar do que se passou em Londres com o Chelsea 2 temporadas atrás"
E o que se passou em Barcelona nessa mesma eliminatória não conta? ou o Barça ir com 2 golos de vantagem a Londres não faria diferença?
E o que se passou em Milão com o nosso amigo Olegário?
E a final da Champions com o golo do Man Utd em fora-de-jogo? Estes culés realmente são sempre ajudados!

"quando o Messi der uma patada em alguém, como já o fez"

mais afirmações vazias? pode concretizar por favor?

"Alias é melhor dizer aos árbitros que o imenso fair play dos jogadores do Barça, Dani ALves incluido"
Pois se o Dani é jogador do Barça está incluído naturalmente (não resisti :D)

"Mesmo aqueles que levaram com 10 pontos do pitões do Xavi."

Mais uma vez pedia-lhe para esclarecer ao que se está a referir porque penso que só você saberá!

"E já agora comentem o que se passou no túnel em Barcelona, que pelos vistos até envergonhou um jornalista do Sport"

Pois é, pelos vistos, diz que alguém disse que tal e coisa aconteceu não sei onde. Já cá fora parece que o Pedro não viu nada.
Por falar no diz que disse, diz que o Mourinho disse que o Paulinho inventou uma história sobre desejar a morte do Rui Jorge e rasgar-lhe a camisola. Foi pena ter sido verdade...

"Vamos ver o que acontece no Mónaco, dos saltos pra piscina ás dezenas de faltas e depois quero ler os vossos comentários"

No Mónaco espero sinceramente que o nosso Porto vença e que as duas equipas joguem futebol. Sem agressões, sem insultos. Aliás como acontece normalmente com o Porto e com o Barcelona exceptuando nos famosos clássicos com os rivais da capital. Porque será?

Daniel Gonçalves disse...

Pedro disse:"Isto sem falar do que se passou em Londres com o Chelsea 2 temporadas atrás, que a UEFA abafou por completo." Não me parece que a UEFA tenha abafado alguma coisa. E depois houve muita distorção sobre actuação da arbitragem desse jogo entre o Chelsea e o Barça em Londres, podemos aceitar que ficou por assinalar um penalty a favor do Chelsea mas não 3 como falaram os ingleses, e Mourinho (pois foi ele que levantou este "caso") não se lembrou que na 1ª mão em Nou Camp ficaram por assinalar a favor do Barça 2 penaltys, um deles claríssimo cometido pelo "nosso" Bosingwa.
Eu na minha humilde posição, e sem querer estar a ser presunçoso, dava um conselho a Mourinho: "não te canses à toa, guarda o teu veneno para quem se admira a si mesmo" ou seja, ele próprio, pois penso que lhe falta uma qualidade essencial num carácter moderado: a introspecção, considero que a soberba ao longo destes anos lhe toldou o raciocínio e o juízo.