sábado, 14 de novembro de 2009

Ainda se lembram? (II) O Bife

Aproveitando a deixa do Alexandre e para equilibrar gastronomicamente as coisas, depois do Bacalhau nada melhor que um Bife.

Não me lembro dele propriamente como jogador, mas faz parte das minhas recordações infantis.

Primeiro que tudo pelo nome de guerra - Bife, que como ele relatou veio de:
“Estava com pressa para jogar futebol e tropecei no caminho. A marmita caiu e a tampa abriu e eu estava para morrer de fome e o que eu vi ali? Um bife enorme”, narra o atleta, fazendo gesto, sem se importar com o soro na veia. “Tinha uma padaria ao lado e planejei tudo. Entrei e pedi água. Sabia que o dono ia buscar água lá no fundo. Enquanto ele fez isso, catei o maior pão que tinha. Fui esconder atrás de uns tijolos e arrumei o sanduíche. Quando estava comendo, passou um colega e disse: você está comendo o bife da marmita. Eu disse: não, estou só descansando”. Na hora da escolha dos times, quem estava no par ou ímpar era o tal colega. Ele ganhou e pediu: eu quero o Bife. “Mas aí eu zanguei, não devia ter zangado, bastou isso para o time todo gritar Bife, Bife. E nunca mais tive outro nome”.

O Bife foi contratado no início de 1980, já a época ia a meio, e foi marcado um jogo de apresentação - na altura face à escassez de contratações e para ajudar a pagar a mesma, era normal tal acontecer.

O Sp. Espinho foi o convidado e o jogo marcado para o dia 2 de Fevereiro de 1980 (pelos arquivos a data foi esta e o resultado 2-1), e a vedeta ia ser ele - José Silva de Oliveira - Bife para os adeptos. Mas algo viria a mudar esta história.

António Oliveira, tinha ido no início da época para o Bétis, mas estava descontente e queria voltar. E voltou. Mas voltou precisamente no dia da apresentação do Bife. 29 anos depois, já não retenho os pormenores, não sei se o Oliveira chegou a jogar ou não, só me lembro que um jogo particular e banal se tornou de repente no regresso do ídolo Oliveira. Na altura foi umas das maiores alegrias que tive e que foi ficando na memória, sempre associada ao Bife.

Ficou por cá até ao final dessa época de 1979/1980, não sei se o Verão Quente teve alguma coisa que ver com a sua saída, tendo efectuado 11 jogos e marcado 3 golos. Um ano depois voltaria a Portugal para jogar no Belenenses, onde esteve uma época.

Faleceu em Fevereiro de 2007, vítima de falência múltipla dos órgãos devido a uma cirrose hepática, depois de uma vida em que “Na época, ganhava R$ 120 por mês, mas gastei tudo, porque sou burro”.

9 comentários:

Mário Faria disse...

Acho que a história não estará bem contada. Se bem me lembro, o Bife foi antes do Verão quente, na época em que perdemos o tri a favor do SCP e, mais tarde, iríamos perder a taça de Portugal para o SLB.
Foi o ano da coligação espúria SLB/SCP contra o FCP e JMP.
Logo a seguir, foi o Verão quente, com as saídas de JMP, F.Gomes e A.Oliveira.
Bife veio colmatar a ausência de Gomes que, lesionado gravemente, ficou afastado dos estádios durante muitas jornadas.
Foi a época em que empatámos com o SCP 1-1, um jogo decisivo, numa tarde diluviana com Vaz, ex-terceiro gr do FCP, a fazer uma exibição de encher o olho e apitado por António Garrido. O nosso golo foi marcado através de uma grande penalidade por Romeu. A última jornada havia de resolver.
O SCP venceu o VG com o auto-golo de Manaca, o FCP empatou com o Varzim. O SCP foi campeão nacional.
Será que a memória me está atraiçoar?

Miguel Magalhães disse...

Do Bife lembro-me de um jogo com o Benfica nas Antas em que o Bento estava a passar tempo na área, o Bife apareceu "de fininho" por trás, roubou-lhe a bola e o Bento fez penalti.
Pode não ter sido um grande jogador mas sem dúvida que o nome ficou para a história.
Já que falamos de nomes, e que tal o Vermelhinho? aquele golo de chapéu do meio da rua em Aberdeen na meia final da Taça das Taças em 1984?

Unknown disse...

Mário,

isso não deixa de ser verdade, mas continua a bater certo com a minha memória.

No início da época 1979/80 o Oliveira foi para o Bétis, no início do ano de 1980 é contratado o Bife, na mesma altura regressa o Oliveira e no final da época dá-se o Verão Quente.

Esse penálti é cometido sobre o Bife, foi marcado pelo Oliveira, o Vaz defende e o Romeu marca na recarga.

Jorge Aragão disse...

Lembro-me do Bife e até de um título curioso no jornal, após de um do seus primeiros jogos em que marcou um ou dois golos que rezava assim:
" Confirmação de Bife no Supermercado das Antas".
Ele não sendo um jogador super, era combativo e útil, gostava de acenar aos sócios quando marcava.
Nesse Porto-Sporting ainda mandou uma bola à barra, sofremos um golo do Freire em contra ataque e só conseguimos empatar com a tal recarga do Romeu. Foi um massacre e um punhado de defesas incríveis do Vaz, espicaçado pelas palavras do Rodolfo que dizia que o sporting só tinha 3 ou 4 jogadores.
N~-ao os matamos aí, depois empatamos na Póvoa com Bife a mandar outra bola ao poste e lá se foi o que seria o primeiro Tri que parecia no papo.
O Bife terá chegado algo tarde ao Clube, já com uns anitos...
Não quero teimar, mas o penalti aqui falado contra o benfica pelo Magalhães, acho que foi sobre o Mike Walsh e que Gomes falhou. Empatamos 0-0.

Anónimo disse...

Mário,

A memória atraiçoa-o apenas num pormenor. O jogo Guimarães-Sporting da "tolada" do Manaca foi na penúltima jornada, em que nós jogámos em casa e vencemos o Boavista. O empate na Póvoa tinha sido uma semana antes. Na última jornada fomos a Espinho e perdemos 2-0, enquanto que os lagartos venceram em casa o União de Leiria.

Quanto ao Bife, creio que foi sobre ele o penalty que nos deu o empate nesse jogo com o Sporting. E o Vaz ainda defendeu o primeiro renate, do Oliveira, mas o Romeu marcou na recarga.

Vejo que o Jorge Aragão também tem uma bela memória!

Anónimo disse...

Ah, só agora li o post do João Saraiva. Boa memória também!

HULK 11M disse...

Eu estive na Póvoa a ver esse jogo, arbitrado pelo Veiga Trigo que nos gamou um penalty claríssimo... embora "oferecido", salvo erro, pelo Cacheira!
Também a minha memória me diz que os jogos teriam sido na penultima jornada no mesmo Domingo da "tolada" do Manaca em Guimaraes....
Mas... admito que a minha memória já não é a mesma de quando tinha "binte" anos...
Já que estamos a falar de alcunhas: que tal relembrar o "Ventoinha" ?

Unknown disse...

27ª jornada (11.05.1980)
FC Porto 1 - Sporting 1

28ª jornada (18.05.1980)
Varzim 0 - FC Porto 0
Sporting 2 - Beira Mar 0

29ª jornada (25.05.1980)
FC Porto 2 - Boavista 0
Guimarães 0 - Sporting 1

30ª jornada (01.06.1980)
Espinho 2 - FC Porto 0
Sporting 3 - Leiria 0

Jorge disse...

No jogo da Povoa o Bife marcou um golo a passe do Gomes, se nao me engano, que foi anulado por fora do jogo do Bife... quando o passe do Gomes foi efectuado para tras e para o Bife que tambem vinha de tras.
Se bem me lembro perdemos o campeonato nesse jogo.