domingo, 29 de novembro de 2009

Rock versus sinfonia de Beethoven


«A leitura mais certeira sobre o descalabro do Inter de Milão em Barcelona veio de Johan Cruyff, segundo o qual, "no futebol, é possível comprar músculo, fama e talento, mas não há dinheiro que pague o estilo". (...)
Mourinho foi muito importante no início da década, pelos contributos que deu ao futebol nacional e pela forma como contribuiu para o crescimento táctico do futebol inglês. Terá para sempre também um lugar cimeiro em qualquer enciclopédia mundial do pontapé da bola. A diferença é que as suas equipas são de rock puro, por vezes mais barulhento do que afinado, enquanto este Barcelona resulta mais numa sinfonia de Beethoven ou numa opereta de Plácido Domingo.»
Bruno Prata
in PÚBLICO, 27/11/2009

4 comentários:

ruben melo disse...

sinceramente acho que as vezes fazem-se das coisas aquilo que elas nao sao e quer se queira quer nao o inter nunca esteve a nivel do barcelona...so do ano de 2009 o barcelona tem 5 jogadores nos finalistas para ganharem a bolade ouro dos quais so 1 entrou em setembro: Ibrahimovic.
Ora contra factos nao ha argumentos...assim sem duvida que as coisas resultam pois no inter so ha 2 jogaroes nomeados para a bola de ouro e é o caso oposto ao do barcelona pois os nomeados sao etoo e ibrahimovic... com abismal diferença de qualidade gostava de ver o beethoven, ou qualquer outro genio musical fazer sair dali qualquer outro tipo de musica que nao seja aquela a que a equipa do inter produz...
Lembrem-se que por exemlo no ano passado a equipa do inter teve como titulares materazzi, burdisso, rivas...jogadores que nao fazem ideia do que e 1 bola...e plo menos este ano têm 1 central de jeito que è o lúcio...digam-meja agora: qts jogadores de 38 anos e que o barcelona tem?nao tem ?pq? entao pq e q o inter tem?



bem me parecia...nao ha melhor...

José Correia disse...

Pois, mas que eu saiba o Mourinho já vai no segundo ano em Milão e o Inter tem um orçamento superior ao do Barcelona.
Ou seja, se o problema do Inter são os jogadores, não é seguramente por falta de dinheiro.

Miguel disse...

O Inter não está ao nível do Barcelona. A questão é que nenhuma equipa está. O Barcelona é uma equipa especial, um clube especial. Os resultados não são tão bons como foram na época passada, mas a qualidade está toda lá. Acho um erro comparar este Inter ao Barcelona, por isso. "Só" por estar lá o Mourinho, por ter dinheiro e por ser tetracampeão italiano, isso não torna obrigatório colocar o Inter no lote das 3 ou 4 melhores equipas do Mundo no momento.
O Mourinho é como todos sabem:
- um génio da táctica
- um génio da gestão de balneário (sobretudo isto)
- um génio da gestão de recursos (neste caso, um plantel de futebol)

Tudo isto, contudo, não basta para se ter a certeza que as equipas por ele treinadas praticam um futebol atraente.
É fluído, é competente, mas não é atraente. Não o foi no Porto, não o foi no Chelsea, não o é no Inter e provavelmente não será em nenhuma equipa que ele treine. Mas ganham? Ganham. Depois temos o Inter, que disputa o campeonato italiano, que para mim não está ao nível - pelo menos em termos de espectacularidade - do espanhol e do inglês. É o campeonato certo para Mourinho ganhar, mas limita-lhe ainda mais a possibilidade de pôr a sua equipa a jogar bonito (bonito é diferente de bem, e bem é diferente de simplesmente jogar à bola). Penso que este Inter é inferior ao Chelsea que ele treinou. Os recursos também não são os mesmos (em termos de opções para contratar) e há toda uma outra série de condicionantes/factores a ter em conta. O Inter tem um grande plantel, mas não tem o mesmo calibre - em termos puramente de qualidade bruta dos jogadores de que dispõe - do Real, do Barça, do Manchester Utd.
Penso que o factor que mais tem impedido o Inter de Mourinho de ser um verdadeiro papão de nível mundial é o facto de, na sua génese, ser uma equipa italiana, e em segundo lugar, muito próximo, vem a tal "falta de qualidade" do plantel (até custa usar essa expressão referindo-nos ao Inter, mas faço-o, obviamente, em comparação a outros plantéis superiores). Mourinho não deverá ser campeão europeu no Inter... e espero vê-lo em breve em Inglaterra novamente ou então em Espanha, aos comandos do Barça ou do Real. Se vai voltar a ser campeão europeu, não sei, mas os adeptos do Porto bem disseram: "Não voltarás a ser campeão europeu enquanto não voltares ao Porto". Se calhar parecia uma piada mais ou menos grotesca, mas a verdade é que para já está a bater certo, e oportunidades para ser campeão europeu não lhe faltaram.

http://reflexoesfutebolisticas.blogspot.com

Anónimo disse...

O Mourinho é o melhor treinador italiano da actualidade e as suas equipas fazem os espectadores neutros bocejarem longamente, quer se chamem Inter ou Chelsea. Por cá era um pouco diferente dado o desnível das equipas no nosso campeonato, que permitia um jogo mais "bonito".

Independentemente da classe do Barcelona as exibições do Inter, tanto na época passada como nesta, na Liga dos Campeões, têm sido um desastre. O jogo onde isso foi mais evidente até foi em casa na época passada contra o Man.U, que lhe deu um banho de bola.

Tudo isto representa um banho de humildade para o Special One (não que isso vá adiantar muito...). E em Itália basicamente "bate em mortos".

Ah, e se não tem melhores jogadores a culpa não é minha de certeza. Mas Abramoviches também não os há para aí aos pontapés.