terça-feira, 3 de novembro de 2009

Apuramento garantido

O FC Porto venceu esta noite o Apoel Nicosia por 1-0 e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O apuramento portista à 4ª jornada é um feito notável que contrasta com as descoloridas exibições dos pupilos de Jesualdo no grupo D da liga milionária.

Vindo de um empate caseiro acrescido de recentes exibições medíocres, exigia-se um Porto com mais atitude, mais velocidade e capaz de pressionar. Se é justo dizer que os jogadores apresentaram-se mais motivados, o futebol praticado continuou a ser mastigado, sem imaginação e à base de golpes fortuitos. Do lado contrário, o Apoel não supreendeu, mostrando-se forte na defesa, mas muito inexperiente nestas andanças milionárias revelando pouca capacidade para ameaçar o FC Porto.

A exibição foi apagada e o jogo aborrecido com alguns momentos de registo, destancando-se a perdida inacreditável de Hulk isolado frente ao guarda-redes Chiotis. O mais preocupante nesta situação é que já esta época Hulk teve uma perdida idêntica e é preocupante que a equipa técnica não seja capaz de identificar estes defeitos do futebol do jovem brasileiro, de modoa poderem treinar especificamente estes pormenores pequenos mas importantes. Noutras situações e com outros protagonistas, estes falhanços isolados já nos custaram vitórias nesta mesma competição.

Falcão também voltou a falhar um golo aparentemente fácil, redimindo-se já no final da partida, aos 83 minutos, onde mostrou todo os seus dotes de avançado. Uma recepção de bola que tira o adversário da frente e um remate cruzado e rasteiro à entrada da área, como mandam os livros. Um grande e decisivo golo, aproveitando o empate entre Atlético e Chelsea em Madrid.

A vitória é justa e o apuramento premeia a segurança, experiência e paciência demonstrada pelo FC Porto nos jogos contra o Atlético e Apoel. Esperemos que o resultado obtido traga mais confiança e força à equipa e que o apuramento crie condições para vermos um Porto atacante, solto e descomprometido contra o Chelsea e Atlético. Mas para já, voltamos ao muito trabalho que temos pela frente para vencer na Madeira.

26 comentários:

Jorge Aragão disse...

É bom não esquecer o Helton que fez uma defesa magistral numa altura crucial...
E o Falcao mesmo tendo falhado um golo certo, jogou sempre bem, tal como o Farias que tem mexido e muito com os jogos e está num excelente momento.
O pior mesmo é o meio campo, a qualidade de passe e a construção ofensiva que está uma lástima. Não fora esse senão, estavamos já nesta altura para as curvas todas e a dar espectáculo.
Assim vamos indo, a cumprir os objectivos até as coisas estarem oleadas com mais ou menos dificyuldades,
Haja paciência e apoio à equipa~... sempre.

Nelson Carvalho disse...

A vitória do FCP é inteiramente justa e inquestionável. O APOEL apenas teve uma única ocasião de golo em todo o jogo, com a Helton a fazer uma excelente defesa.

É certo que o Porto não encostou completamente às cordas os Cipriotas, mas foi a única equipa a tomar iniciativa do jogo, controlou por completo a partida, e só não alcançou uma vitória mais confortável porque se desperdiçaram ocasiões incriveis.

A este nível de exigência competitiva da Liga dos Campeões, falhar golos como esta noite se verificou, pode significar uma eliminação na competição. Felizmente o APOEL é uma equipa modesta. Mas na proxima fase, a eliminar, poderemos já não ter a mesma felicidade. De qualquer modo, acho que não se pode responsabilizar apenas a equipa tecnica pelo desperdicio de golos. Os próprios jogadores têm de saber estar à altura das exigências. O que nem sempre se tem verificado.

Quantas entradas por trás o Sr arbitro permitiu neste jogo aos jogadores do APOEL, sem qualquer acção disciplinar?

Nuno Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Silva disse...

O Porto cumpriu. O futebol não foi de grande qualidade, mas foi intenso e a atitude foi a correcta.

O Jesualdo repôs o Falcão e Rodrigues no ataque e colocou o Guarin, que tem estado (quase) sempre bem, quando é chamado. Estivemos perto do onze base que só Jesualdo parecer por vezes não perceber.

Entramos num típico 4-3-3, por vezes com o Hulk e Rodrigues demasiado recuados, o que se camuflava num 4-5-1.

O trio do meio campo também foi modificado e eram só Bulldozers... a criatividade não morou por lá (o Belluschi não jogou por opção), mas ainda assim o Guarin esteve muito bem. A defesa esteve sólida, com relativo pouco trabalho já que o Porto colocou o jogo à distância.

Falta muito mais eficácia na concretização.

Não houve facilitismos e nestas provas tem que se ganhar estes jogos. São estas equipas que comprometem os apuramentos.

como se vê por estes dados estatísticos, o Porto, acertando na concretização tem tudo para estar bem em todas as frentes.

O problema da concretização não está propriamente na execução por parte dos atletas mas na forma como o Porto faz o ataque e as oportunidades que dão origem aos remates. Os remates são demasiadamente de longe e surgindo de acções individuais não devidamente apoiadas são quanto a mim o problema. O jogador na posse da bola remata porque o Porto consegue fazer a transição e colocar os atletas perto da baliza... Só que chegam (quase) sozinhos ou sem boas soluções para permitir a finalização em situação mais favorável! Falta apoio, por isso não venham criticar os poucos que ainda conseguem fazer algo sem apoio. Verdade seja dita, mesmo sem qualidade individual o Mariano ainda é dos poucos que vai dando apoio ao ataque... é esforçado.

era bom o Chelsea poder gerir alguns dos seus recursos e podermos ficar de novo em 1º do grupo!

Saliento aquela contabilização de pontos comparativa à época anterior. Para já.. o Porto é a equipa que mais melhorou! e é óbvio, o Benfica teve na época anterior um bom arranque, o Sporting esteve pouco melhor e o Porto que andava ao tropeções, nesta época está a conseguir sobreviver, apesar da fraca qualidade de jogo. Se a evolução se mantiver é de esperar um fortíssimo candidato ao título e ainda com tempo para recuperar o tempo perdido.

Pena é que as equipas de Jesualdo demorem demasiado tempo a evoluir... agora mesmo continua em experiências: entram e saem jogadores, tentam-se outros esquemas (4-4-2)... a estratégia é que é a mesma: transições rápidas, pouca posse de bola, linha ofensiva subida e (demasiado) distante do meio campo, e duas linhas coesas e próximas (meio campo + defesa), mas recuadas.

A dificuldade em fazer uma posse de bola com criatividade, dinâmica, desposicionamentos mantém-se evidente, fruto da falta de verdadeiros elementos criativos no meio campo e com certeza da opção de não treinar bem estas situações.

Em termos de atitude em campo também não há melhorias... estamos bem nos jogos importantes e tendencialmente sobranceiros/expectantes contra equipas menos cotadas, especialmente nos jogos caseiros e entre jogos de Liga de Campeões.

www.remateabaliza.blogspot.com

Anónimo disse...

" (...)O mais preocupante nesta situação é que já esta época Hulk teve uma perdida idêntica e é preocupante que a equipa técnica não seja capaz de identificar estes defeitos do futebol do jovem brasileiro, de modoa poderem treinar especificamente estes pormenores pequenos mas importantes.(...) "

Ele há cada raciocínio, quer então dizer que o facto do Hulk não conseguir marcar, pela segunda vez esta época, quando isolado diante do guarda-redes prova que a equipa técnica não identificou o problema e que nada faz para o corrigir???

Belo raciocínio, pena terem rejeitado a hipótese da equipa técnica trabalhar esse e outros pormaiores e, n obstante isso, o Hulk, pq é humano e ainda n tem a experiência nem a sageza futebolística desejável,ter falhado .

Anónimo disse...

Errata : Onde se lê "desejável" leia-se "desejáveis"

Pedro disse...

Correcção: É o 3º golo em situação similar que o Hulk falha este ano... sendo o mais escandaloso em Olhão. Não me recordo de ver um jogador desperdiçar 3 golos seguidos nestas situações. E eu tenho visto jogos dos amadores...

Pedro Mota disse...

Só me lembro de 2 lances do Hulk em que vai isolado..Por exemplo Falcao nos ultimos 3 jogos falhou em todos eles 1 golo sozinho em frente para a baliza e quase ninguem fala nisso..Hulk é de facto um jogador marcado,ao minimo erro tudo lhe cai em cima e isso é muito pressão para alguem que está apenas na 2ª epoca de futebol profissional de alto nivel..

José Correia disse...

O APOEL usou muita agressividade, num estilo de jogo quase de guerrilha, sempre, ou quase sempre, com a complacência do árbitro. Se ontem tivesse havido um árbitro rigoroso, que se pautasse por cumprir as regras e as indicações da UEFA neste domínio, seguramente que o APOEL não chegaria ao final do desafio com 11 jogadores.
Para enfrentar este tipo de jogo, tivemos um Porto à Porto, isto é, jogadores que nunca se intimidaram perante o jogo de guerrilha do APOEL e que nunca tiveram medo de meter o pé nas bolas divididas.
Ontem não era um jogo para "floreados"; ontem era dia para jogar de "mangas arregaçadas", que foi o que os jogadores do FC Porto fizeram.
Eu gostei da atitude e do jogo que o FC Porto fez em Chipre.

José Correia disse...

«destacando-se a perdida inacreditável de Hulk isolado frente ao guarda-redes Chiotis. O mais preocupante nesta situação é que já esta época Hulk teve uma perdida idêntica e é preocupante que a equipa técnica não seja capaz de identificar estes defeitos do futebol do jovem brasileiro, de modo a poderem treinar especificamente estes pormenores pequenos mas importantes»

Eu percebo, e concordo, que se diga que é preciso treinar mais e melhor as bolas paradas (embora me pareça que o FC Porto tem poucos especialistas neste domínio), mas como treinar situações como a perdida incrível de Hulk no jogo de ontem?
O que está em causa não é a capacidade técnica do jogador, mas sim a tensão do momento, a pressão de marcar e a reacção do guarda-redes, que nunca podemos antecipadamente prever qual vai ser. Por tudo isto, é impossível simular situações daquelas nos treinos. Aliás, acredito que num treino o Hulk marque 9 em 10 daquelas situações.

Mas enfim, durante o jogo, num jantar com um grupo de portistas, eu disse logo que a culpa deste falhanço incrível do incrível Hulk ia ser imputada ao Jesualdo...

José Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

«Falcão também voltou a falhar um golo aparentemente fácil, redimindo-se já no final da partida, aos 83 minutos, onde mostrou todo os seus dotes de avançado»

Para a história vai ficar que o Falcao foi o homem do jogo, mas é o quarto jogo consecutivo - APOEL, Académica, Belenenses, APOEL - que o Falcao falha um golo de baliza escancarada. Por ser recorrente, começa a ser preocupante e podia ter tido consequências nefastas no resultado do jogo.

Meio a brincar, meio a sério, aos 80 minutos do jogo de ontem eu afirmei que o 0-0 que se registava nessa altura era devido a três protagonistas: Hulk, Falcao e o árbitro.
Claro que se o jogo tivesse terminado empatado quem, mais uma vez, ia ser "crucificado" era o Jesualdo.

José Correia disse...

Guarín
«Acabou por ser o melhor elemento durante a primeira parte, com uma grande entrega física e, depois, clarividência no passe. Primeiro assistiu Meireles para um remate sem consequências, depois lançou Hulk naquela que foi a maior perdida do jogo. Deu músculo ao meio-campo, embora também se tenha notado na falta de pressão sobre o adversário em alguns lances.»
in O JOGO

O Guarin é um jogador que não caiu nas boas graças dos adeptos e, normalmente, é muito criticado, mas ontem voltou a ser o melhor elemento do meio-campo portista e um dos melhores jogadores da equipa.

Nuno Nunes disse...

Este é o FC Porto bipolar de Jesualdo Ferreira. Nos jogos fora, sem a pressão de assumir o jogo, o FC Porto faz invariavelmente melhores exibições do que em casa. Ontem o Apoel quis ser pressionante e jogar desinibido e o FC Porto lá estava pronto para matar o jogo em 2 ou 3 lances de transição rápida, pena foi que Hulk e Falcao se tivessem mostrado muito perdulários. No final o colombiano acabou por se redimir e marcar um grande golo. Estamos nos oitavos mas tenho pena que o discurso "objectivo cumprido" venha agora mais a lume. Que falta de ambição!

Concordo com o post no que respeita à co-responsabilidade dos falhanços do Hulk. Um treinador que vê isto há vários jogos tem de obrigar o jogador a treinar estes lances 500 vezes. A excelência vem do trabalho, neste caso do treino. Não há que enganar: treinem o jogador até à exaustão e vão ver que ele não voltará a falhar estes lances.

dragao vila pouca disse...

Já está!

Um Porto que não foi brilhante, mas foi seguro e consistente, mesmo que perdulário e pouco criativo, conseguiu com todo o mérito e com toda a justiça, carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da prova rainha da Uefa.
É impressionante a naturalidade com que o F.C.Porto conseguiu o 1º objectivo da época, mesmo num período em que a qualidade do seu futebol deixa muito a desejar.
Agora, com o suporte psicológico do apuramento, espera-se que o F.C.Porto encontre na Liga o seu caminho e rapidamente chegue ao seu habitat natural: o 1º lugar da tabela.

Um abraço

miguel87 disse...

Se atentarmos ás exibições que a equipa tem feito, nota-se a falta de futebol apoiado, o que tem como preço uma elevada percentagem de passes falhados.
Com excepção dos centrais e do trinco, qualquer jogador com a posse de bola não tem nenhum companheiro de equipa num raio de 10/15 metros.
Assim é complicado manter a posse de bola e construir jogadas com principio, meio e fim.
Será opção táctica?? falta de condição fisica para o jogo apoiado??

Miguel Lourenço Pereira disse...

É isso,

Agora começa a liga. Sem ter de pensar na Europa até fevereiro e com os jogos de selecçao a acabar agora, há tempo para recuperar lesionados e acabar com experiencias. Os proximos 3 meses definem a época na liga e depende muito da eficácia dos proximos jogos a luta pelo titulo. Se a equipa tiver uma eficácia perto dos 100% acredito que chegamos à luz à frente do benfica. E aí é dar o golpe de autoridade que este FCP precisa.

um abraço

miguel87 disse...

O Guarín tem um poder fisico impressionante e a espaços mostra promenores de grande categoria, á imagem do jogo de ontem.
Falta a consistência exibicional e estabilização/definição do lugar a ocupar em campo e papel a ter no jogo da equipa.
Dizem que o Prof. tem sido o grande responsável pelo crescimento de jogadores como B.Alvez, Rolando, Fernando, R.Meireles, até de Lisandro... para não mencionar o facto de o próprio se ter auto-congratulado pelo nivel que Bolatti atingiu na época passada na Argentina!
Continuarei á espera para ver o crescimento do Colombiano.

Nuno Leal disse...

Eu sou do tempo em que um resultado destes era um bom resultado, conseguido fora e longe de casa com esforço e raça, apesar de não muita inspiração é verdade, mas calma, a equipa perdeu 3 jogadores chave nas grandes exibições de final de época na champions: cissokho, lucho e sobretudo licha. Estamos a construir novamente uma equipa, se calhar precisamos de alguém novo em dezembro para o meio-campo, estamos cheios de lesões que nos tiraram o melhor reforço: varela. Estou a gostar cada vez mais de ter farias e falcão lado a lado, tem dado golos, se calhar prof. Jesualdo, este ano tempos mesmo que mudar de táctica, o mundo é feito de mudança. FCPorto sempre!

Anónimo disse...

"Claro que se o jogo tivesse terminado empatado quem, mais uma vez, ia ser "crucificado" era o Jesualdo."

Pois é José Correia, há gente que pode perceber de muita coisa mas de futebol não percebe puto..

Julgam-se mais espertos e subestimam o trabalho dos outros...enfim, "inteligentes" no seu melhor

John Aarson disse...

Quero é ver o Ruben Micael naquele meio campo e o resto é treta. O Meireles que vá recuperando a forma no banco de suplentes...

nelson barbosa disse...

"Esperemos que o resultado obtido traga mais confiança e força à equipa e que o apuramento crie condições para vermos um Porto atacante, solto e descomprometido contra o Chelsea e Atlético".
Sim, descomprometido, solto, atacante, sem dúvida, também gostava. Mas talvez fosse conveniente, pedir ao Chelsea que nos emprestasse, o Deco, o Lampard, o Essien, o Drogba e o Anelca.

Devemos ser optimistas, mas manter os pés assentes na terra.

Saudações Portistas

Nuno Nunes disse...

lima disse:
"Pois é José Correia, há gente que pode perceber de muita coisa mas de futebol não percebe puto.."

Sabe por que razão o futebol é o desporto mais apaixonante em todo o mundo desde há mais de um século?
Porque toda a gente o pode jogar (até com uma bola de trapos) em qualquer lugar e toda a gente o pode discutir sem ter tido qualquer formação no assunto. Futebol é arte revestida de simplicidade.

Mas depois aparecem uns prof. teóricos, como o Jesualdo por exemplo, que acham que o futebol é algo muito complexo, do tipo Física Quântica, que não pode nem deve ser discutido por "leigos" porque não têm habilitações para o fazer. E depois apresentam em campo um futebol espectacular.

Sérgio de Oliveira disse...

..." Mas para já, voltamos ao muito trabalho que temos pela frente para vencer na Madeira "...


Tal e qual !

Abraço

Azulantas disse...

O Porto está em baixa de forma numa fase da época em que se pode dar a esse luxo. Mesmo assim já estamos apurados para os oitavos da Champions e vamos em terceiro na liga, com uma margem recuperável contra os lampiões e os bispos.

Agora podemos dedicar-nos à liga até Fevereiro e ao trabalho de preparação que nos vai levar ao pico da forma por alturas de Março.