sábado, 21 de novembro de 2009

Uma novela rasca com um final previsível


«Dois golos na sequência de lances de bola parada ditaram a divisão de pontos entre Oliveirense e Gil Vicente, em jogo da 10.ª jornada da Liga de Honra, disputado num relvado alagado e com José Gomes, treinador adjunto do FC Porto, na bancada, para observar a Oliveirense (...) O encontro, disputado sob muita chuva, caracterizou-se pela luta e pelos pontapés longos, visto que era impossível fazer a bola rolar no terreno de jogo
in Record, 15/11/2009

"A Oliveirense não vai fazer nenhuma alteração no estádio, que se vai apresentar como está. Vamos tentar recuperar o relvado o mais possível, esperando que o bom tempo surja"
José Godinho, presidente da Oliveirense, 15/11/2009

"Se não vierem cinco dias de sol, não vai recuperar, porque conheço este relvado. Vai ser um terreno difícil, onde vai imperar muita luta, muito contacto."
Pedro Miguel, treinador da Oliveirense, 15/11/2009

"Esperamos bom tempo durante o resto da semana e que, no sábado, não chova"
José Godinho, 18/11/2009

«A FPF deseja que o jogo entre a UD Oliveirense e o FC Porto seja – como sempre são os jogos da Taça de Portugal – uma verdadeira festa do futebol, disputado dentro do melhor espírito do fair-play, do respeito e do desportivismo.»
ponto 5 do comunicado da FPF, 20/11/2009


«O árbitro Bruno Paixão decidiu que não há condições para se realizar o Oliveirense-F.C. Porto. (...) O relvado do Estádio Carlos Osório está completamente impraticável, até porque se abateu um forte temporal sobre o norte do país neste sábado de manhã. Chuvas intensas, ventos fortes e muito frio, que aumentaram os buracos e as zonas do relvado cheias de lama. Ora por isso a bola praticamente nem rolava.»
in Maisfutebol, 21/11/2009


«O relvado do Estádio Carlos Osório não está em condições de receber a partida e poderia colocar em risco a integridade física dos jogadores. Durante o aquecimento, foi notório que o relvado era um misto de lama e água, no qual os jogadores se enterravam a cada passo dado»
in A Bola, 21/11/2009

"O árbitro entendeu que não estavam reunidas condições para jogo, que a integridade dos jogadores e árbitros estava em risco e decidiu adiar. Está no seu direito. Eu, como presidente, compreendo, pois o relvado está praticamente impraticável. (...)
Espero que seja irreversível o processo para a construção de novo estádio. Demonstrámos a toda a comunidade oliveirense que
para estarmos numa competição não podemos ter este estádio, ou então teremos de descer de divisão."
José Godinho, 21/11/2009

"Isto foi um exercício prático para demonstrar que precisamos de um novo estádio"
José Godinho, 21/11/2009


Nem é preciso dizer mais nada. Os factos, as imagens, os comunicados e as declarações dos próprios presidente e treinador da Oliveirense ao longo da semana falam por si.

Fotos: A Bola, PUBLICO, Maisfutebol

17 comentários:

Anónimo disse...

Pólo Aquático é com o Salgueiral!

Anónimo disse...

O presidente da Oliveirense poderia escolher outra altura para os seus "exercícos práticos".

Quanto à FPF o surpreendente teria sido ter tomado outra atitude. Não respeita o futebol, pura e simplesmente. O futebol português está cheio de gente que não gosta de futebol, o mal é esse.

Em Inglaterra o árbitro teria inspeccionado o relvado na véspera e logo ali cancelado o jogo.

José Correia disse...

Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD

Na sequência do adiamento do jogo da Taça de Portugal entre a UD Oliveirense e o FC Porto, que apenas confirmou os alertas deixados por esta sociedade durante os últimos dias, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 – É uma incoerência que a entidade que permitiu que este jogo fosse marcado para o Estádio Carlos Osório, tenha reclamado veementemente acerca das condições do palco bósnio onde Portugal actuou na quarta-feira. Qual a legitimidade da Federação Portuguesa de Futebol quando apenas defende os jogos das suas selecções e descura os dos clubes que lhes fornecem atletas?

2 – A marcação de uma partida para um estádio no qual já se sabia não existir condições de segurança para jogadores e adeptos, havendo até o risco de sobrelotação, afasta do futebol os patrocinadores que a ele se desejem associar;

3 – Era evidente que a decisão de adiar o jogo teria de ser tomada. Pena é que uma federação que se diz moderna não tenha feito a mesma análise da situação que fez o FC Porto, deslocando-se ao local para verificar todas as condições, nomeadamente quando o relvado já estava em péssimo estado e as previsões apontavam para o agravamento da meteorologia. Ao ignorar estas condicionantes, a FPF terá de desculpar-se perante os adeptos que acorreram a este recinto ao engano;

4 – Finalmente, aguarda-se que a FPF não «lave as mãos como Pilatos», limitando-se a marcar uma data qualquer, quando o essencial é que o local para a realização do UD Oliveirense-FC Porto assegure todos os requisitos para um bom espectáculo, de modo a que, por exemplo, se reduza o risco de lesões nos intervenientes, entre eles alguns que podem marcar presença no próximo Mundial.

Porto, 21 de Novembro de 2009

O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

Anónimo disse...

Ainda bem que desta vez o F C Porto se soube impor. É uma vergonha o que o Hermínio Loureiro e a Federação estão a fazer ao futebol, à imagem do Platini...
Agora cada vez mais o F C Porto se afirma, como no plano institucional nos dá mais fé clubista com a próxima construção do museu, que já começa a ser anunciado nos jornais (vidé JN de hoje), como finalmente começa a ter uma publicação à sua altura, conforme nos temos vindo a aperceber com a revista Mundo Azul, que, ao contrário da Dragões, não olha quase só para o futebol e, sobretudo, tem artigos de jeito, como tudo o mais, ou seja tantas acções que continuamos a vislumbrar no modo de fazer que o F C Porto tem vindo a empreender. Força e Viva o F C Porto do passado, presente e futuro.

Anónimo disse...

O Hermínio nada tem a ver com isto, não percebo para que serve a Mundo Azul, e quanto ao Museu mais valia estarem calados, pois temos os troféus há não sei quantos anos guardados num qualquer barracão. Ah, claro, o Museu vai servir para o JNPC dizer que tem de ficar mais três anos. Por mim tudo bem, acho bem que fique, não precisava era de arranjar pretextos para isso.

Luís Negroni disse...

Mas porque é que estes clubezecos (sem ofensa, porque são mesmo clubezecos, está comportamentalmente comprovado), contra o SLB, para terem maiores receitas, jogam de bom grado em casa emprestada em vez de arrancarem as cadeiras todas (mesmo com o relvado em bom estado) e contra o Porto, para terem maiores receitas, arrancam as cadeiras todas em vez de jogarem em casa emprestada (mesmo com o relvado em pior que péssimo estado)? Este é que é o cerne da questão, tudo o resto são coisas sem importância. Mesmo o comportamento da FLF (Federação Lisboeta de Futebol), que nomeia sistemática e "inocentemente" Brunos Paixões e Lucílios Baptistas para estes jogos do Porto e que ainda recentemente quis pôr o SLB na CL no lugar do FCP, é perfeitamente coerente e não tem relevância nenhuma.

Dragaopentacampeao disse...

Ainda bem que imperou o bom senso.

Lamentável a atitude da FPF, a quem competia tomar medidas, especialmente depois das críticas proferidas relativamente às condições encontradas na Bósnia.

Lamentável também a LPF permitir jogos da Liga Vitalis em circunstâncias análogas.

A crise dos dirigentes é evidente. Grassa a incompetência nas mais altas esferas dos organismos oficiais do futebol nacional.

Caricato o facto de se remover as cadeiras na tentativa de duplicar (ou triplicar?)a lotação do estádio, com a conivência da FPF.

Um abraço

Anónimo disse...

Quanto a um coment acima, sobre a nova revista e o futuro museu: Foi a primeira e última vez que visito isto, com anónimos de siglas a não quererem que os outros deixem suas opiniões. Eu gosto da revista Mundo Azul e aguardo o museu, com Portismo. Mas respeito as opiniões dos outros, contudo esperava que respeitassem a minha, que aliás é de mais gente, como ainda um dia destes vi junto ao nosso estádio muita gente a procurar a Mundo Azul. Enfim, cada um é como é e ponto final... ou por aqui andam ressabiados infiltrados?!

jdm.dragão.lisboeta disse...

Diz-se num comentário acima (V.R.), que o Hermínio não tem nada com este assunto.
O tal Hermínio, vice-presidente da FPF, não tem mesmo nada a ver, pois não?! Ou será que o "comentador" desconhece que o presidente da (des)Liga também é vice-presidente da FPF?!

Luís Negroni disse...

V. R. escreveu:
"O Hermínio nada tem a ver com isto, não percebo para que serve a Mundo Azul, e quanto ao Museu mais valia estarem calados..."!

Pelo comentário, fiquei em dúvida se V. R. quererá dizer Vermelhusco Recauchutado ou Vermelhusco Ressabiado!

Anónimo disse...

Nada disto aconteceu por acaso. Há coincidências que nos devem fazer pensar...

Anónimo disse...

Ó Costa, sou tão anónimo como tu! : -) E estavamos a falar de alhos e tu vieste para aqui falar de bogalhos.

Quanto aos comentadores Negroni e jdm.dragão.lisboeta: sou sócio do Porto há 30 anos e não preciso de lições de moral. Quando disse que o Hermínio nada tem a ver com isto, obviamente que pretendia dizer que se trata de uma prova organizada pela FPF e não pela Liga. Isto devia ser evidente para qualquer um, menos para os fanáticos de estilo lampiónico que gostam de insinuar que os que não pensam como eles são benfiquistas.

José Correia disse...

«Pinto da Costa, assim como a restante administração da SAD, não esteve no Estádio Carlos Osório. O presidente portista informou antecipadamente os dirigentes do clube local de que faltaria à partida da Taça de Portugal por não estarem reunidas as condições de segurança necessárias. Só viajou o "staff" mínimo necessário para o apoio à equipa.»
in O JOGO

José Correia disse...

«Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, não esteve no Estádio Carlos Osório para o jogo da Taça de Portugal. O autarca tinha na agenda outro compromisso, acompanhando a visita de Cavaco Silva, Presidente da República, por Estarreja, Murtosa e São João da Madeira, inserida no roteiro das comunidades locais inovadoras.»
in O JOGO

José Correia disse...

«O aquecimento das equipas deu o primeiro sinal para a suspensão do jogo. A chuva não parava de cair e o relvado ficou ainda mais ensopado com os exercícios dos jogadores, cheio de gigantescas poças de água e também de lama. A bola dificilmente rolaria. Na tentativa de remediar a situação, a areia colocada nos últimos dias não aguentou a forte chuva que se fez sentir na região, especialmente quando o jogo estava prestes a iniciar-se. Da bancada, a visão era lastimável: um relvado que mais parecia um campo de arroz no Vietname.»
in O JOGO, 22/11/2009

nelson barbosa disse...

Herminio Loureiro não tem nada a ver com isto. Pois não. É presidente da Liga, à qual pertencem os dois clubes, é vice-presidente da FPF. É presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis. Coitado! Nada tem a ver com o assunto! Os oliveirenses, com um presidente da ccâmara destes tem o futuro garantido!

Anónimo disse...

Para que fique claro: eu caguei no Hermínio Loureiro. Não vale a pena gastar velas com tão ruim defunto. Levem lá a bicleta.

Arre que a a cegueira e o fanatismo não têm limites...