sábado, 28 de novembro de 2009

Menos um para suceder a Jesualdo


"O que se passou esteve à vista de toda a gente. Não entrámos como queríamos, sofremos um golo de forma fortuita. Não sofremos o 0-2 no penalty por mérito do Ventura, que acabou por ser um dos melhores em campo. (...) o resultado acaba por ser justo, num dos nossos piores jogos da época. (...) Vamos pensar, hoje fizemos muitas coisas menos boas."
Jorge Costa, 27/11/2009


Depois das eliminações na Taça da Liga e Taça de Portugal, o Olhanense (a que alguns chamam de "Porto B") vai de mal a pior e averbou ontem mais uma derrota em casa. Foi o 10º jogo consecutivo sem vencer e há 615 minutos consecutivos que os algarvios não marcam um golito. É obra!

Presumo que este desempenho da equipa comandada por Jorge Costa deve ter arrefecido o entusiasmo daqueles que colocavam o ex-capitão portista entre os potenciais sucessores do treinador tri-campeão nacional e, quiçá, já em Janeiro...

11 comentários:

Miguel disse...

Não será por um conjunto de maus resultados que Jorge Costa deixa de ser um treinador com futuro, tal como também não era um treinador fora-de-série "apenas" por significar e representar o que significa e representa em relação ao FCPorto. Se não for nos próximos 3 ou 4 anos, será um pouco depois... mas é inevitável o regresso do Bicho ao Dragão, seja em que cargo for.
Penso que quanto ao cargo de treinador ainda não mostrou o suficiente para que as possibilidades de êxito superem o risco de se entregar o posto de timoneiro técnico do plantel do Porto a um técnico jovem e inexperiente em termos de comando de uma equipa sujeita a grande pressão.
Se houver de facto mudança técnica (que espero que haja, porque não suporto mais Jesualdo, embora seja dificílimo que isso aconteça) no fim da época, Domingos seria uma opção que dava muito mais garantias, e é, também ele, um homem da casa. Mas há muitas outras opções. A questão é que Jesualdo renovou por dois anos e a confiança do Presidente nele parece ser tal que só uma época terrível levaria Pinto da Costa a atirar Jesualdo para fora do clube. O grande erro - de Pinto da Costa, em euforia - foi ter renovado por 2 anos com o "mestre". Por 1 ano aceitava-se, até porque se quisesse mesmo mantê-lo ao leme no fim da temporada podia renovar por mais um. Agora 2... Não, é demais, não se justifica e não faz sentido, tendo em conta o carácter e as características de Jesualdo. Fico triste por ver que os treinadores menos bons que passaram pelo FCPorto nos últimos 15 anos são aqueles que mais tempo lá ficaram.

Já agora, se quiserem dar uma vista de olhos:
http://www.reflexoesfutebolisticas.blogspot.com

John Aarson disse...

Sinceramente, a não se que aconteça uma "tragédia", não estou a ver o Jesualdo a abandonar o FCP antes do contracto acabar.

Jorge Aragão disse...

Eu acho é que não faz sentido discutir estas questões nesta altura.
Pede-se ponderação, calma, serenidade e não a confusão e a intriga.
Eu também não estou contente, como não estava o ano passado por esta altura..
Uma chicotada nada resolve, só agrava.

paulop disse...

Domingos Paciência futuro treinador do PORTO, ao Jorge Costa um Homem que eu admiro, falta-lhe na minha modesta opinião o feeling que Domingos já evindenciou por onde tem passado, caso Leiria, Académica e agora no Braga.

pc disse...

Caro José Correia a sua saga "contra-os-portistas" continua...ora no Rodrigues ora no quaresma agora no "nosso" BICHO ? os anti portistas não fariam melhor! mas deve ser isso que se chama "espírito crítico!
Com tanto "baptista" e tanto centralismo para combater e derrubar - ainda arranjar tempo para vergastar os nossos é obra!

Nuno Nunes disse...

pc disse...
Caro José Correia a sua saga "contra-os-portistas" continua...ora no Rodrigues ora no quaresma agora no "nosso" BICHO ? os anti portistas não fariam melhor! mas deve ser isso que se chama "espírito crítico!
Com tanto "baptista" e tanto centralismo para combater e derrubar - ainda arranjar tempo para vergastar os nossos é obra!


Caro pc:
Este espaço não é o fórum do Carvalho. Aqui todos podem opinar livremente sem serem de imediato apelidados de "anti-portistas". Essa intolerância não é bem-vinda.

José Correia disse...

Caro pc,

Essa história de ser dos "nossos" tem muito que se lhe diga. Na minha opinião (que assino com o próprio nome e sem me esconder atrás de nicknames), ter sido jogador e capitão do FC Porto não é curriculum suficiente para se chegar a treinador do FC Porto e muito menos para suceder a um treinador que, para já, é "só" tri-campeão nacional.

Volte sempre e, se possível, com comentários construtivos, em vez de se preocupar tanto com a opinião dos outros.

Pedro Reis disse...

Para mim treinador português com provas dadas até ao momento e com capacidade para pegar no FCP já (ou em Janeiro) só há um: Paulo Bento.

Os outros ainda têm muito que comer...

Anónimo disse...

Seria muito interessante e simpático ter um antigo jogador do clube como treinador, mas actualmente acho que não há nenhum com gabarito para isso. Pedrotos, Artur Jorges e Oliveiras não há na actualidade.

Outra coisa: faz sempre sentido discutir-se aqui aquilo que os autores do blogue acham por bem. Portanto, quem quiser lê, quem não quiser passa à frente ou, para parafrasear o Nuno, vai até ao forum do Carvalho, onde todos acham que tudo corre bem no melhor dos mundos. E o José Correia apenas se referiu à mania de alguns portistas de estarem sempre a ver futuros treinadores do FCP nos antigos jogadores que abraçam essa carreira.

pc disse...

Ok! que eu tivesse que me aguentar "ao direito de resposta do José Correia"— nada a dizer e muito bem !
Agora o meu "coment" servir para vergastar o Carvalho (portista presumo) é que não me passava pela cabeça!
Enfim, dá para reflectir...

Anónimo disse...

Sim, o Carvalho é portista, tal como os autores deste blogue e tal como o nosso caro leitor "pc". A diferença está em que nós não fazemos recomendações aos outros acerca de quais assuntos devem ou não tratar.

Quanto ao Carvalho, você tem de facto alguma razão, tratou-se de um mero desabafo. Se isso o faz reflectir, pois que seja!;-)