quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Nós somos o Porto !

.
Fiquei muito chateado com o resultado feito com o Marítimo : por termos perdido, por termos jogado mal, porque esperava que acontecessem ambas as coisas, porque bem no fundinho da m/alma portista contava com um milagre e que tudo acontecesse ao contrário.
O que me impressiona - e essa responsabilidade devo imputar prioritariamente ao treinador - é o FCP estar em péssima forma física e, apesar disso, tender a jogar tacticamente como se estivesse no apogeu. Os jogadores muito abertos, sem entreajudas, raramente conseguindo o dois contra um e perdendo quase todos os duelos individuais, pediria, dada a pouca "saúde" da equipa, que os artistas jogassem juntinhos e com as linhas muito próximas. Somos a equipa da CL com mais passes falhados, o que explica a imperícia e põe em dúvida ou os famosos processos de JF ou a incapacidade dos jogadores na sua aplicação.

Para além disso, JF deveria ter feito alguma rotação e poupado os jogadores que provavelmente estão mais fatigados. Quando não se tem cão, caça-se com gato. Nós somos o Porto, disse Meireles, e não deixávamos de o ser se jogássemos segundo a nossa condição actual. Coragem não é só ousar assumir o jogo. Bruno do Marítimo que joga bem devagarinho, teve sempre tempo para jogar ao seu ritmo, sem ser incomodado.

O JF tinha prometido que a equipa tinha de saber sofrer, só que lhe pediu o impossível, pois não soube mostrar o caminho para a equipa o poder fazer, discutindo o jogo e o resultado. E o JF tem que conhecer a situação dos seus jogadores e os seus limites. Meireles foi o jogador que mais correu com o Apoel (acima de 11 kms) o que comprova a ideia que não se corre pouco, corre-se mal.
É gritante a diferença entre o SLB e o FCP em termos de intensidade e qualidade de jogo, e isso é que me assusta. Mas, entrar em loucuras seria o que de pior nos poderia acontecer neste momento.

Muito mérito cabe à SAD pelos imensos êxitos que temos obtido. Estamos gratos por isso. Porém, os bons resultados e a estabilidade são valores muito estimáveis se não favorecem a inércia. E o mundo é composto de mudança. O futebol e as SAD’s não são excepção. Incomoda-me que o nosso presidente continue exposto nos tribunais, mas nos tempos difíceis, PdC tem-se saído quase sempre bem. É, aliás, um dos seus principais méritos. Quando trouxe Artur Jorge, quando o fez regressar para substituir Quinito, quando entrou Robson para o lugar de Ivic, quando Mourinho substituiu Octávio, quando trouxe Adriaanse e depois Jesualdo. Por isso, continuo a acreditar na sua sageza para uma correcta avaliação do valor da nossa equipa e do desempenho do treinador. Muita água vai correr por baixo da ponte até ao Natal, e por essa altura estaremos em condições de julgar melhor o desempenho de todos : dirigentes, técnicos e jogadores. Nós somos o Porto e é no terreno do jogo que temos de o demonstrar, preferencialmente.

6 comentários:

Mário Magalhães disse...

Boas,
Estes últimos tempos tenho andado mais activo em declarações pelo facto de estar muito preocupada com o rumo que estamos a tomar, é evidente aos olhos de todos, a dificuldade que a nossa esquipa tem em fazer pressão, nas compensações e em jogar em equipa.
Ao longo destes tempos, tenho referido e cada vez tenho mais certezas disso que uma equipa que joga em muitas frentes tem que ter um plantel equilibrado, e não pode ter um sistema de jogo fixo, vejo todos os fins de semanas, equipas a mudarem de sistema várias vezes num jogo mas mantendo sempre a mesma filosofia de jogo.
Nós com este senhor só sabemos jogar em contra ataque (Transições rápidas), e um dos nossos grandes problemas em nossa casa é não saber fazer um jogo de paciência e de circulação de bola, porque só praticamos futebol directo e as equipas que jogam fechadas e bem posicionadas criam enormes dificuldades e o nosso inteligente PROFESSOR ainda não consegui e não sabe mudar os métodos de jogo.
Vejo uma equipa cansada, a ter lesões que não eram habituais a esta altura da época se ter, vejo os jogadores tristes e sem reacção possível para conseguir mudar as coisas, vejo um treinador acomodado ao lugar como todos os seus elementos técnicos igualmente acomodados e vejo uma classe directiva que só pensa nas comissões deles.
Acho que o nosso Porto precisa de mudar algo, sangue novo, para nos dar ânimo, vontade, porque noto em todos os jogos que vou que grande parte da nossa adepta está um bocado cansada desta filosofia e destes métodos. E eu mudava principalmente a estrutura técnica toda mesmo os elementos como João Pinto e Rui Barros, ia buscar um treinador jovem com novos métodos, inteligente, como fez o Barcelona no caso de Pepe Guardiola, e acho que temos pessoas qualificadas para isso.
Relativamente ao plantel, temos um plantel desequilibrado e com muitos jogadores sem qualidade para ali estar, e devíamos apostar mais na prata nacional e não tanto em tango, porque muitos deles são de qualidade duvidosa.
Simplesmente é a minha opinião, mas acho que a mudar é mudar já porque não vai passar do mesmo, porque quando fomos a mudar pode ser muito tarde.

Saudações

Pedro Azevedo disse...

Mas o Pinto da Costa que trouxe esses todos referidos também trouxe no mesmo periodo o Del Neri, o Victor Fernandez , o Couceiro. Ou seja, às vezes acerta e tem acertado mais vezes do que errado, mas também não temos tido adversários internos à altura. Não é o caso deste ano.

miguel87 disse...

Mário Faria disse:
«(...)Os jogadores muito abertos, sem entreajudas, raramente conseguindo o dois contra um e perdendo quase todos os duelos individuais, pediria, dada a pouca "saúde" da equipa, que os artistas jogassem juntinhos e com as linhas muito próximas. Somos a equipa da CL com mais passes falhados, o que explica a imperícia e põe em dúvida ou os famosos processos de JF ou a incapacidade dos jogadores na sua aplicação.(...)»

Estou completament de acordo, alias foi isso mesmo que escrevi aqui nos comentários após o jogo no Chipre:
"Se atentarmos ás exibições que a equipa tem feito, nota-se a falta de futebol apoiado, o que tem como preço uma elevada percentagem de passes falhados.
Com excepção dos centrais e do trinco, qualquer jogador com a posse de bola não tem nenhum companheiro de equipa num raio de 10/15 metros.
Assim é complicado manter a posse de bola e construir jogadas com principio, meio e fim.
Será opção táctica?? falta de condição fisica para o jogo apoiado??"

Se o golo - atraves do remate - é o objectivo primordial do jogo, os passes são o elemento mais básico para se atingir esse objectivo.
Assim, falhando no elemento mais básico do jogo, é impossivel almejar seja ao que fôr a nivel de construção de jogo.

Parece-me que muitas vezes, no meio das confusões tácticas, processuais e sistémicas, os responsaveis se perdem e esquecem dos aspectos mais básicos e que suportam todos os conceitos do jogo.

eduardo disse...

No plano ofensivo, a transição rápida, quer seja por meio de iniciativas técnico-tácticas individuais, quer mediante acções colectivas, dificulta a organização defensiva do adversário e cria situações de superioridade numérica ou de exploração de espaços propícias à obtenção de golo. Não é incompatível com a pressão alta, uma vez que esta, além de retardar a saída para o ataque do adversário, visa a recuperação rápida da posse da bola numa zona susceptível de criar desequilíbrios.

Na minha opinião, a equipa que melhor pratica a transição ofensiva rápida como processo táctico é o Arsenal. É uma postura ofensiva agressiva que pressupõe uma boa organização defensiva e óptima ocupação dos espaços para limitar as opções de passe da equipa atacante. Não tem nada a haver com o contra-ataque.

O problema que o FC Porto encontra é essencialmente na zona de construção. A manutenção/circulação da posse da bola e o controlo do ritmo de jogo. Muitos dos problemas estarão resolvidos quando a qualidade do passe melhorar.

Pedro Mota disse...

Por minha vontade esta deve ser a ultima epoca de Jesulado no Porto,seja qual for o resultado final..Acho que já se atingiu um ponto de saturação e é necessário injectar novas ideias,sangue novo..Adorava na proxima epoca ter Domingos ou Vilas Boas no Porto..Sinceramente penso que este ano o campeonato vai para o Benfica,eu detesto os gajos,mas eles neste momento estão a jogar muito futebol..Vi o jogo contra o Everton fora e contra a Naval e o Benfic deu 2 banhos de bola incriveis,contra a naval houve um periodo de 20 em que a Naval nem respirou,e o que me dá raiva é ver que o Porto tem grandes jogadores mas não consegue sufocar os adversários como o Benrica faz,ou nós faziamos em 2003..Jesualdo Ferreir para mi irá ser sempre um treinador normal que teve a sorte de treinar o Porto uma altura má dos rivais,será sempre uma especia de jenson Button..

Santos disse...

O Vilas Boas já não será... o SCP vai levá-lo com grande pena minha e vamos provavelmente ter mais um rival na corrida aos primeiros lugares...

Gosto do Jesualdo, mas concordo que a estrutura está cansada e talvez seja premente novo sangue e novas ideias (como o Vilas Boas ou o Domingos...).