terça-feira, 10 de novembro de 2009

Baptista & Baptista


41': Maxi Pereira derruba Camora na área do Benfica. Havia lugar a grande penalidade?

«O Painel de jurados de O JOGO considera, por maioria, que o árbitro Lucílio Batista "pecou" ao não assinalar falta de Maxi Pereira sobre Camora já perto do intervalo
in O JOGO, 10/11/2009

Nota: Escusado será dizer quem foi o ex-árbitro do painel de O JOGO que considerou que Maxi Pereira carregou o jogador da Naval de forma legal...

Na Luz, com o resultado em 0-0, ficou um penalty por marcar a favor da Naval. Contudo, a bem da "verdade desportiva", este lance, bem como, o do livre inventado que esteve na origem do golo encarnado, não fazem parte das crónicas dos jornais nem dos resumos televisivos do jogo. Acho bem, convém evitar polémicas desnecessárias que manchem as vitórias do clube do regime.

No Marítimo x FC Porto, outro Baptista também defendeu o espectáculo, evitando que os madeirenses tivessem ficado a jogar com menos um a 35 minutos do fim. E desta vez nem sequer há a desculpa de que o árbitro não viu a agressão de Roberto Sousa a Rodriguez. Viu perfeitamente, mas Paulo Baptista decidiu transformar em amarelo esbatido um cartão que deveria ser da cor do sangue que escorria pela face do internacional uruguaio.

Dois erros de arbitragem de que ninguém fala (nem o Labaredas), com provável influência nos resultados finais destes dois jogos. Mas enfim, olhando para quem foi beneficiado e prejudicado, está tudo bem.

P.S. Segundo consta, ontem não houve berros, ameaças ou agressões no túnel da Luz. Que bom!...

25 comentários:

Orgulhoazulebranco disse...

Já não sei o que me assusta mais: se a apatia constante do Porto,se os empurrões dos árbitros aos lampiões...

Unknown disse...

e O Off Side Tirado ao Falcao e ao Mariano na segunda Parte ?

e a Falta que nasce o Golo dos Merdas?

Enfim...

Pedro Miguel Silva disse...

Apenas para dizer que ia falar precisamente sobre esta matéria no meu blog (SUPER PORTO) e depois de ter lido aqui como concordei com tudo, fiz uso das suas palavras.

www.blogsuperporto.blospot.com

Espero que não se importe.

ruben melo disse...

concordo plenamente com tudo o descrito quer no texto quer nos comentarios à excepção de um ponto: acho que o Labaredas é um sinal de pequenes de espirito por parte da S.A.D. e do clube...acho que o clube deve dar a cara nao esconder-se atras duma figura que nao existe para dizer o que lhe vai na alma! Somos grandes? entao vamos mostrar que o somos! assumir uma postura de lideres! nao andar cabisbaixos como se de uma inevitabilidade se tratasse aquela agremiaçao lisboeta andar a ser beneficiada como foi... ganhem nervo! presidente fale tb qd andamos na mó de baixo!

saudações portistas!

Kostadinov o Flecha disse...

Ó José Correia;
Mas alguêm tem dúvidas que o Benfas e aquela marca de cerveja para maricas está a ser beneficiada? Depois de uma agressão a um membro da equipa de arbitragem nem um joguito de suspensão nem nada? Depois do que aconteceu com o Nacional , com a vendas das acções a chineses, com a vergonha dos NNB, etc e nada?

Labaredas? Mas este nome não nos faz lembrar o inferno? Os outros os bermelhos não dizem que aquilo é um inferno? Parece que anda tudo numa de salvar o pobre coitado, que já vai nu e ainda pensa que têm dinheiro para comprar a baixa pombalina.

Isto é tudo a fingir...não se chateie tanto porque vivem todos do mesmo. Sem Benfas e sem Zportings que será do campeonato? Bem o PdC não o quer, mas lá vamos nós ter que imigrar para a liga espanhola, ou para a liga europeia.

O relógio não pará e é como o outro dizia; O destino marca a hora.

Mário Magalhães disse...

Acho que neste Blog se discute demais os extras dos nossos adversários e não os problemas profundos que temos no nosso seio...

Unknown disse...

Até que enfim que "vejo" um blog PORTISTA a denunciar aquele penaltie escandaloso sonegado ao adversário do mais melhor bom maior clube do mundo!!!

Não estamos a jogar uma cheta! NÃO! NÃO estamos, mas nao é razão para não denunciarmos mais uma roubalheira escandalosa!

E as vozes do nosso clube?

Não se indignam?

Acham que é com o Labaredas que alteramos este estado calamitoso das coisas?!

A não ser que...

Esta merda seja toda forjada e se assim fôr, agradecia que me avisassem e assim deixaria de dar o meu contributo pessoal para tamanha FARSA!!!

Numero Dez disse...

O Blog Sector Ofensivo procura alguém que esteja interessado em representar o F.C.Porto.
Os requisitos mínimos são dinâmica, disponibilidade e boa escrita!
Se estás interessado em fazeres parte do nosso painel, diz nos o que achas que poderás acrescentar ao Settore e deixa na caixa de correio.
http://sectorofensivo.blogspot.com/

jdm.dragão.lisboeta disse...

Não sei se alguém deu conta, mas no "Trio de Ataque", no pouco tempo que vi, o "nosso" representante, Rui Moreira desiludiu-me.

Teve a "coragem" de enaltecer e colocar no seu "Top" da semana, precisamente o "terror... dos túneis" Rui Costa.

Muito "oportuno" e muito "político"... após mais um jogo do Seu Lucílio Baptista, aliás slb, onde só "não viu" um penalti contra os lampiões aos 41 minutos (que daria 2º amarelo e respectiva expulsão do Maxi Pereira) e "inventou" um livre aos89 minutos (que deu o 1-0), após mais um mergulho do di maria.

Belo timing para tão carinhoso e sentido elogio àquela "figurinha dos túneis"; pena foi que o "nosso" Rui Moreira não tivesse ficado em casa...

Jota disse...

Além desses erros, faltou ainda expulsar luisão, javi garcia, saviola, david luiz e aimar.
Não sei como isto é possivel...já não há vergonha...

João Ribas disse...

Segundo o António Rol(h)a ficamos a saber que existem Zonar Permitidas para derrubar os Adversários! Isso mesmo, foi o que ele afirmou para atestar da competência de Lucílio Baptista no referido lance!

Provavelmente estaria a referir-se à Zona da Grande Área Benfiquista...

John Aarson disse...

Mais do mesmo. E o pior é que pessoal não-portista conota-nos como tendo dor de cotovelo porque apontamos estes erros de arbitragem jogo após jogo após jogo. Tá tudo feito para os filhos da p*ta ganharem. Até já gajos do Boavista, do Vitória, do Braga, e alguns até do Sporting estão rendidos à "maravilha" de futebol que é a equipa do SLB. Só pq jogam bem, não podemos apontar que são ajudados jogo sim, jogo não pelas arbitragens.

(peço desculpa se não estou a fazer grande sentido... tenho uma filha da p*ta de uma ressaca nesta altura...)

Anónimo disse...

Mário Magalhães disse: "Acho que neste Blog se discute demais os extras dos nossos adversários e não os problemas profundos que temos no nosso seio..."

Olhe que não, caro Mário. A realidade do nosso clube é aqui exaustivamente analisada. Mas não vivemos sozinhos neste mundo da bola, pelo que o que se pasa com os outros também nos diz respeito, e não me parece que demos importância exagerada a esse aspecto.

Cumprimentos e obrigado pela atenção que nos dispensa.

Nuno Almeida disse...

Acho que falar num penálti (que eu pessoalmente acho que é uma carga de ombro legal) no meio de uma avalanche de golos perdidos em que apenas a barra, o poste e defesas impossíveis do guarda-redes da Naval evitaram é um bocado atirar areia para os olhos das pessoas. Os benfiquistas poderiam contrapor com um lance envolvendo o Saviola em que o jogador da Naval faz jogo perigoso com contacto fisico dentro da grande-area, o que sengundo a lei 12 do futebol deveria dar origem a uma grande penalidade.

João Ribas disse...

Porra, já não lhes chega aquela GP em Leiria, que lhes deu o Triunfo, ainda queriam mais uma igual... Dasse!!

Volto a frisar isto - CINCO FALTAS apenas o jogo inteiro que foram marcadas contra o Benfica!! Por favor, encontrem-me outro jogo onde tal tenha acontecido...

Já agora, quantas terão sido apontadas contra a Naval, inadvertidamente, nas imediações da Área dos Figueirenses? Pois, depois acontecem os Massacres, eu percebo...

miguel87 disse...

Caro nalm1974,
as avalanches, o poste e as defesas, possiveis ou impossiveis, não são contempladas com punições segundo as leis de jogo; já uma falta dentro da grande-area é punida com a marcação de um pontapé livre directo da marca dos 11 metros.

E se isto fosse atirar areia, o que seria das praias portuguesas com o silêncio generalizado sobre os erros que prejudicaram o Porto no jogo da madeira....

Pedro Reis disse...

Concordo com o Mario Magalhaes, vamos discutir o essencial e deixemos o acessório. Isto se ainda ambicionamos ser campeões este ano!
Sejamos razoáveis, erros de arbitragem existem em todos os jogos, umas vezes beneficiam-nos outras prejudicam-nos, outras beneficiam os nossos rivais e outras prejudicam-os. No final o saldo anda sempre equilibrado...
Por isso e apesar dos erros, temos vencido sempre que somos melhores.
Este ano e até ao momento o Benfica tem sido claramente melhor e por isso ganha mais, nós temos sido francamente uma equipa muito limitada e por isso temos perdido (e empatado) mais. Tudo o resto é música... música que não gostamos que nos dêm quando somos melhores e vamos à frente e que por isso também não devemos dar quando vamos atrás...

A não ser que nos queiramos enganar a nós próprios.

João Ribas disse...

Desculpem lá, mas ninguém se anda a enganar a si próprio. Que eu saiba antes deste Post, já conversamos e discutimos muito do mal que vai "cá dentro", o que não quer dizer que tenhamos de deixar de falar de tudo o resto.
Este Post aqui foi elaborado exactamente para se discutir mais alguns aspectos! Tal não apaga nada do que já foi dito antes nos Comentários anteriores, certo?

Comer e Calar? Não, muito obrigado...

José Correia disse...

Compreendo a opinião dos portistas que defendem que por estarmos a jogar mal não devemos falar de arbitragens. Mas, precisamente por isso, não precisamos que nos empurrem ainda mais para baixo.

Compreendo ainda melhor que os benfiquistas fiquem incomodados por destacarmos os sucessivos "erros de arbitragem" a favor do SLB, nomeadamente aqueles com influência no resultado e que, esta época, já contribuíram para que o SLB tenha mais quatro pontos (dois em Leiria e outros dois contra a Naval).

Pedro Reis disse...

Eu não sou benfiquista, caso haja alguma dúvida.

E continuo com a minha opinião, que não é de agora, o balanço dos erros dos árbitros é tendencialmente nulo entre os 3 grandes. Ganha quem é melhor e felizmente que o FCP ganha muito mais do que os seus rivais. Por isso entendo que não faz muito sentido falar disso.

Especialmente quando os adeptos do FCP vão amargando com as exibições e resultados sofríveis da equipa!

Anónimo disse...

Concordo que os erros das arbitragens nos jogos do SLB devem ser discutidos na mesma conta e medida que os restantes clubes, o que é coisa que não acontece nos meios comunicação social. Por isso mesmo este artigo é pertinente.

Não tenho dúvidas que o SLB será prejudicado em alguma situação do campeonato e o mesmo acontecerá com o Porto - já o Sporting é o eterno prejudicado-mor!

Disto isto, no final do campeonato, vença quem vencer acontecerá o que aconteceu nos últimos 4 anos, vencerá a equipa que joga melhor.

Mas estes alertas são importantes num país e comunicação social futebolística com um só sentido.
Ainda mais importante são porque em Dezembro teremos uma difícil ida à Luz e espera-se que o joga corra dentro da normalidade (com Lucílio B. provavelmente a ser o árbitro) e que o FCP já esteja em melhor condições.

E isto tudo não altera a realidade actual do nosso clube e a necessidade das coisas mudarem dentro das 4 linhas.

Pedro Azevedo disse...

Mas o penálti na Luz não é igual ao cometido pelo Álvaro Pereira na Madeira sobre o Manu?

Sinceramente deve-se falar da arbitragem, e acho muito bem que se denuncie, mas o futebol do benfica vai muito além dos simples ajudas dos árbitros. Só o fanatismo é que não vê isso.

Paulo Marques disse...

Sim, há também os duvidosos sprints aos 90min, as conversas nos túneis, os milhões de euros aparecidos do nada...

José Correia disse...

Pedro Azevedo disse...
«Mas o penálti na Luz não é igual ao cometido pelo Álvaro Pereira na Madeira sobre o Manu?»

No SLB x Naval o Maxi Pereira carrega o avançado da Naval de forma ilegal, não com carga de ombro (como já ouvi alguns benfuquistas dizer), mas sim no peito. É um penalty claríssimo, como o próprio representante do Benfica no 'Trio de Ataque' reconheceu.

No Marítimo x Porto, o que eu vi foi o Álvaro Pereira a colocar o corpo de modo a proteger a saída da bola pela linha de fundo. Este tipo de lances acontecem em quase todos os jogos e não tem nada de ilegal.

Dizer que estes dois lances são iguais é como comparar a estrada da Beira com a beira da estrada...

José Correia disse...

Pedro Azevedo disse...
«o futebol do benfica vai muito além dos simples ajudas dos árbitros. Só o fanatismo é que não vê isso»

Se o Lucilio Calabote Baptista tivesse assinalado, como devia, o penalty contra o SLB aos 41 minutos, teria também de expulsar o defesa Maxi Pereira por acumulação de amarelos.
A ter de jogar com menos um jogador durante 50 minutos e, se o penalty fosse concretizado, a perder por 0-1, será que o SLB ganharia, ou sequer, empataria o jogo?

Uma coisa ninguém tem dúvidas, foi um erro grave de arbitragem, com influência directa no resultado final. E dizer isto não tem nada a ver com fanatismo e é independente do SLB jogar muito, pouco ou nada.