quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Oitavos vezes 4


Há clubes portugueses para os quais a disputa das pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões (LC) é um semi-sucesso e a participação na fase de grupos é vista como um feito que merece ser assinalado.

Há mesmo clubes para quem a miragem de uma participação na maior competição de clubes do Mundo justifica a utilização de todos os meios, incluindo a tentativa de apuramento via secretaria. Vocês sabem de quem é que eu estou a falar...

No caso do FC Porto, cliente habitual desta Liga milionária, há muito que a mera participação na LC deixou de ser vista como algo a relevar. Mais. Para uma fatia significativa dos adeptos portistas, cujo nível de exigência é cada vez maior, a participação na fase de grupos e a passagem aos oitavos-de-final é quase uma obrigação.

De facto, desde que Jesualdo Ferreira assumiu o comando técnico do FC Porto tornou-se um hábito o FC Porto ficar em 1º ou 2º lugar do grupo, mas nem sempre foi assim. Vejamos qual é o historial do desempenho do FC Porto na Liga dos Campeões:

1992/93 - 1ª fase
1993/94 - Meias-finais (1)
1995/96 - 1ª fase
1996/97 - Quartos-de-final (2)
1997/98 - 1ª fase
1998/99 - 1ª fase
1999/00 - Quartos-de-final (3)
2001/02 - 2ª fase (3)
2003/04 - VENCEDOR
2004/05 - Oitavos-de-final
2005/06 - 1ª fase
2006/07 - Oitavos-de-final
2007/08 - Oitavos-de-final
2008/09 - Quartos-de-final
2009/10 - Oitavos-de-final (ainda em prova)

(1) Em 1993/94 o FC Porto apurou-se directamente da fase de grupos para as meias-finais.

(2) Em 1996/97, passar a primeira fase (fase de grupos) correspondeu ao apuramento para os quartos-de-final.

(3) Em 1999/2000 e em 2001/02, passar a 1ª fase de grupos valeu a qualificação para uma segunda fase de grupos e na primeira ocasião o FC Porto passou esta 2ª fase e chegou aos quartos-de-final.


Eu imagino o que se diria se Sporting ou Benfica tivessem atingido, pela quarta vez consecutiva (!), os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Fonte: PÚBLICO

10 comentários:

Paulo Marques disse...

E mais, o que se diria do seu treinador pelo facto alcançado...
Fiquei com uma curiosidade, há quantos o Benfica não passa nos grupos da Champions? Chegou a passar?

Mestre Alves disse...

Antes de mais é um objectivo alcançado e os responsáveis principais são o Jesualdo Ferreira e o presidente da SAD do FC Porto por continuar com a postura que se lhe conhece, oferecendo as melhores condições e estabilidade a um grupo de trabalho muito jovem, tanto nas idades individuais, como na sua origem como grupo.

Eu sou contra a carneirada, mas eu critico quando tenho que criticar. Se me perguntam se eu estou satisfeito com a performance do FC Porto, não estou, quero mais.

Se me perguntam se era possível fazer melhor nestas condições, eu duvido muito. Eu também faria diferente, mas é preciso é estar lá para que um se engane ou que acerte na mouche.

Por essa razão eu espero que dentro de pouco tempo e com os lesionados recuperados o Jesualdo nos brinde com futebol de primeira, como todos os portistas merecem e apreciam, até lá tenho que lhe agradecer, porque afinal de contas estamos apurados para a próxima fase da Champions, e muito perto daqueles que dizem que jogam melhor que nunca. Vamos ver o que o futuro reserva a cada um. Eu estou com o Jesualdo até ao final da época e 100% confiante que é o líder que a equipa necessita.

Unknown disse...

É isso, caro José Correia. Volto a recordar a frase de Pinto da Costa, nos tempos do Ivic: os sócios ainda há pouco queriam sardinha, e não tinham; agora que têm lagosta, discutem a qualidade da lagosta. Eu confesso que também não me entusiasmo nada (bem pelo contrário) com a qualidade do futebol que a equipa tem produzido. Mas que diabo! Ainda há pouco acabei de ver o colosso INTER à beira de perder o apuramento, e o nosso clube conquistou-o quando ainda falta disputar 2 desafios. E esta é a realidade indestrutível. Não teve grande brilho, mas brilhou! Estou contente. Parabéns aos rapazes e aos técnicos. E porque não aos dirigentes? Também!

Antonio Silva disse...

Nightwish:

A lampionagem chegou aos quartos de final na época de 2005/06, com todo o mérito aliás. Foi a última coisita de jeito que fizeram na Europa.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Subscrevo o comentário do Mestre Alves,

A realidade é que o em 30 anos o FCP deixou de ser cobaia na Europa a ser uma pedra no sapato de qualquer um. Basta ver as reações sempre que há um sorteio com uma equipa com que temos de jogar. É prestigio e isso só se ganha com as prestaçoes europeias que vamos conseguindo.

Enquanto que o Benfica só conseguiu, em 15 anos, uma passagem aos Quartos (depois de eliminar o Liverpool num jogo fraquinho dos ingleses) e o Sporting preferia nem ter sido apurado para nao levar a humilhaçao que apanhou, nas Antas nao ha ninguem que nao acredite que o objectivo minimo sao os 8s. Ou mais.

Acho que esse é o caminho a seguir. A superioridade interna é indiscutivel e pode haver epocas melhores ou piores, mas lá fora Portugal é sinónimo de FCP e vice-versa. É na Europa que temos de nos consagrar e as duplas conquistas de 2003/2004 ajudaram muito a que o FCP nao seja como o Lyon (que nunca passa dos Quartos apesar das 7 ligas seguidas que levou para casa).

No entanto este ano apesar do apuramento os adeptos devem questionar o estilo de jogo da equipa. É saudável a critica e o nível de exigencia. Temos de ter o realismo presente de que um novo titulo é missao quase impossível, mas com a sorte do sorteio do nosso lado uma equipa como o FCP deve sempre procurar chegar, como minimo, aos quartos de final. E que venham lagostas mais refinadas ainda!

um abraço

Carrela disse...

Ao contrário do que possa parecer, não sou um defensor do JF, mas mais uma vez podemos constatar que ele, apesar de quase sempre mal amado(excepção feita à parte final da época passada) tem conseguido bons resultados desportivos e consequentemente sucesso financeiro(ou evitado um grande insucesso). É por tudo isto q acho injusto ver adeptos a pedir o fim do ciclo. Ninguém está nem pode estar contente com alguns jogos realizados, principalmente a primeira parte com a Académica e Belenenses. Mas a verdade é q esta época ainda nenhum adversário foi superior a nós(excepção feita ao Chelsea na minha opinião, mas pouco) Quero acreditar q o FCP ainda pode melhorar mt.
Força Porto.

dragao vila pouca disse...

Já tivemos épocas em que comiamos muitas vezes lagosta, mas e isso é preciso lembrar, também tivemos épocas e foram muitas, em que não passavamos das sardinhas. O que os portistas sensatos e com os pés no chão pretendem, é que se não se pode comer muitas vezes lagosta, também só sardinhas enjoa. E nós, nos últimos tempos só temos comido sardinhas. Isto, é claro, não invalida que festejemos como deve ser o feito e é um feito, termos passado aos oitavos.
Assim, como também é claro, que mais vale comer sardinhas que passar fome.

Um abraço

Unknown disse...

No ano passado chegámos aos quartos-de-final e não apenas aos oitavos!

José Correia disse...

«Voltando à Champions League, como se vê não é fácil passar as fases de grupo. Nos últimos anos, aliás, FC Porto, Sporting e Benfica têm defrontado, nesta prova e nesta fase, equipas russas e ucranianas, levando quase invariavelmente a melhor na classificação. As dificuldades por que passam o Inter e o Barcelona - sim, sim, os catalães, a melhor equipa do mundo, também têm vida difícil - mostram mais uma vez que as nossas equipas se batem bem a este nível. E que não é nunca fácil passar aos oitavos-de-final da Champions. Portugal (e o FC Porto) está lá mais uma vez.»
Manuel Queiroz
in 'De Trivela'

OAutor disse...

Em 2008-2009 fomos aos quartos de final!!!