quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Crónica de uma derrota anunciada


Foi mais do mesmo, com Varela em vez de Hulk, com Belluschi em vez de Guarin. Mas, não houve mudança especial na exibição e nos processos. Os pontos fracos mantiveram-se e só serão mais atendíveis porque o FCP jogou com uma equipa de uma dimensão superior.

Aliás, e apesar do guarda redes do Chelsea ter estado mais em jogo que Beto, a equipa londrina teve mais bola e pautou sempre o ritmo. Não tinha pressa em chegar ao golo ou em esmagar o adversário. Notava-se, contudo, que a bola nos pés do adversário era melhor tratada, o jogo fluía com simplicidade e aparentemente sem precisar de grandes acelerações ou de uma especial tendência atacante. O importante era o controlo do jogo. A vitória a acontecer surgiria naturalmente, à boa maneira italiana.
Ao, contrário, o FCP manteve a bitola ao perder inúmeros passes, e a circulação de bola raramente se fez com jeito e de forma envolvente. Sempre em esforço, os jogadores do FCP pareceram sempre fatigados, tristes e a equipa sempre pareceu dependente de uma jogada individual para ganhar o jogo, o que aliás ia acontecendo, numa boa iniciativa de Varela a que Belluschi deu o melhor seguimento com um belo remate que ultrapassou Cech, mas não a trave. Já antes o argentino tinha tentado o remate de meia distância que o gr adversário não agarrou e que Falcão desperdiçou. Foram os melhores momentos do FCP.

A 2ª. parte foi bastante pior que a primeira. Beluschi e Varela perderam gás, as bolas perdidas sucediam-se, e os ingleses passaram a ameaçar, escolhendo o seu flanco esquerdo como ala privilegiada para o ataque à nossa defesa.

Foi, por essa altura que JF tirou Varela e colocou Hulk. Num período relativamente curto os ingleses ameaçaram pela banda esquerda. Belluschi não fechava, Varela já não estava lá para compensar as subidas do defesa esquerdo e Hulk demorava a entrar em jogo, provavelmente ainda não refeito da estada no banco.
O golpe fatal vinha sendo anunciado. Pelo lado esquerdo, obviamente. A equipa do FCP , não foi capaz de compensar, Sapunaru foi batido naquele dois contra um, repetido e não corrigido, a defesa não fechou, e o golo do Chelsea foi tão fácil que até senti dó.

Mais substituições, algum coração, muitas correrias, pouca lucidez e o jogo acabou com uma vitória do Chelsea que esteve longe de ser brilhante. Fernando foi para defesa direito, Meireles passou a ocupar o lado direito do meio campo e do lado esquerdo posicionou-se Guarin. Farías entrou para dar musculo e mais oferta de homens na área adversária, mas a convicção infelizmente escasseava. O que doeu foi sempre a ideia pressentida que não tínhamos argumentos sólidos para ganhar e que bastava um Chelsea qb para nos vencer, sem se incomodar muito.

Meireles regular e Bruno Alves bem. Belluschi na 1ª. parte esteve em destaque, mas caiu muito na segunda. Varela, muito bem tacticamente, nem sempre acertou no último passe, deu o berro e foi substituído. Rodriguez uma desgraça, Falcão esforçado. Rolando menos seguro e confiante e Fernando defende e avança pior. Com dois alas sempre encostados às linhas, acho que nem por uma vez conseguiram ganhar a linha de fundo. Diagonais não se viram.
Enfim, um FCP demasiado estático tacticamente e fisicamente mal.
Ao invés, o Chelsea sem alas, chegou ao golo aproveitando bem o espaço livre que soube criar na sua ala esquerda. Sem pressas e com a estúcia própria dos mais poderosos.

É verdadeiramente preocupante o número de passes que a equipa do FCP falha, e a quantidade de bolas que se perdem pelas laterais. Um FCP irreconhecível. O pior FCP dos últimos anos. Tão mau, só no tempo do Octávio, que também tinha ganho a Super Taça e garantido a continuidade do FCP na CL.

Não podemos ganhar sempre, mas temos de jogar melhor. E jogar melhor é o caminho certo para melhores resultados. Não é ? A situação não é dramática, mas há sinais preocupantes que não podem ser escamoteados. Este não é o meu Porto.
Um árbitro medíocre, sem influência no resultado. Mas, foi visível que depois dos protestos do treinador italiano, ao serviço do Chelsea, passou a ser demasiado anti-caseiro.

23 comentários:

Mário Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Magalhães disse...

Boas,

Estou a ficar seriamente preocupado, estou a ver que não temos argumentos para conseguir melhorar os resultados, e principalmente o futebol praticado, e o que mais me irrita é insistencia numa filosofia gasta e num discurso mais que gasto, estou triste e revoltado, e peço que o JF saia o quanto antes, não tem capacidade para mais, a equipa está de rastos não tem força motivação tudo por causa desta filosofia mais que gasta, não há paciencia que resista a tanta ignorancia junta.
Não volto ao Dragão enquanto este senhor estiver por lá...

Pedro disse...

"Rodriguez uma desgraça"

- Não concordo nem um bocado.

"O pior FCP dos últimos anos. Tão mau, só no tempo do Octávio, que também tinha ganho a Super Taça e garantido a continuidade do FCP na CL"

- Isto é o que dá ler alguns cronistas... é tipo gripe A, espalha-se sem lógica inteligivel. O pior FCP dos últimos anos teria hoje levado 5 ou 6. E hoje só não ganhou porque o adversário foi muito mais eficaz. 1 ocasião 1 golo. O Porto teve 3 fez 0. E se falarmos dos 3 foras de jogo mal assinalados ao FCP...a história seria diferente, e as análises também.

Preocupa-me também que se digam coisas como o Chelsea sem alas... O Malouda em processos ofensivos é um ala declarado, e o Anelka um menos declarado.

Quanto ao comentário de que não voltam ao Dragão... Caro Mário, nós que vamos ao estádio não sentimos a falta de gente assim. Fraca, sem principios, que rege as idas aos estádios com os bons momentos. Ser portista, até pela nossa história é estar lá nos maus momentos, fazer a nossa parte para que existam melhorias. O FCP não é Sporting nem o Benfica!! Nem me revejo em cobardias e amuos.

dragao vila pouca disse...

Eu vi claros sinais de retoma no jogo do F.C.Porto frente a uma das três melhores equipas da Europa. Vi um Porto que, principalmente na primeira-parte, merecia mais do que conseguiu e vi um Porto que, embora não tenha jogado tão bem na segunda, jogou o suficiente para justificar outro resultado. É óbvio que a retoma tem de ser consolidada e para isso, entre outras coisas, é fundamental melhorar a grande pecha da equipa que é a péssima qualidade de passe. É também, importante que Jesualdo perceba que Belluschi é fundamental, mesmo que fiquemos com a certeza que o argentino é mais 10 que 8. Assim como é importante que Fernando se convença que não pode ser um jogador só para destruir e comece a passar bem, caso contrário o seu lugar tem de ser repensado. Resumindo, com o regresso em breve de Fucile, com as melhorias notórias de Raúl e Rodríguez, acho que ainda vamos a tempo.

Justa a homenagem ao Grande Deco.

Um abraço

26 de Novembro de 2009 08:42

Luís Carvalho disse...

Afinal, parece que não é tão difícil assim perder com equipas inglesas na nossa casa. Afinal, parece que só custa a primeira vez...

Aliás, o nosso historial, desde Gelsenkirchen, pese embora o poderio do futebol britanico, é pouco menos que vergonhoso:

Chelsea, 3 - FCP, 1
FCP,2 - Chelsea 1 (mas com o Chelsea já qualificado)
Arsenal, 2 - FCP, 0
FCP, 0 - Arsenal, 0
FCP, 1 - Chelsea,1
Chelsea, 2 - FCP, 1
FCP, 1 - Liverpool, 1
Liverpool, 4 - FCP, 1
Arsenal, 4 - FCP, 0
FCP,2 - Arsenal, 0 (mas com o Arsenal já qualificado)
Man Utd, 2 - FCP, 2
FCP, 0 - Man Utd, 1
Chelsea, 1 - FCP, 0
FCP, 0 - Chelsea, 1

8 derrotas, 4 empates, 2 vitórias.

Os números falam por si.
Porra, nem o Glasgow Rangers conseguimos derrotar!

Os maus resutados começam a ser um hábito e aceites com alguma facilidade.
Não existe pior sintoma do que este.

miguel87 disse...

Caro Mario Faria, analise perfeita, concordo em absoluto.

Mário Magalhães disse...
"(...) Não volto ao Dragão enquanto este senhor estiver por lá..."
Bem vindo ao clube!

David Rocha disse...

Discordo em absoluto do post. Ontem saí do estádio triste pela derrota, mas confiante para o futuro, porque assisti a um Porto que lutou taco-a-taco com o Chelsea. Não fosse alguma infelicidade e o resultado teria sido outro. Criamos mais e melhores oportunidades, pelo que no mínimo o resultado justo seria um empate. Preocupante era ver o Porto jogar desligado como vimos contra o Marítimo.

Zemis disse...

Eu tenho a dizer que concordaria com a análise se em vez do Chelsea (apesar de tudo já qualificados) tivessemos feito um jogo contra o Rio Ave. É que os meus caros consócios Mário Magalhães e miguel87 esquecem-se que já estamos apurados para os oitavos e que jogamos contra uma das melhores equipas da Europa (para mim a melhor) e o Jesualdo já deu provas de saber o que está a fazer, e só quem não quer ver não notou melhorias ontem!

Eu notei claros sinais de recuperação: a equipa saía a jogar da defesa, os extremos eram lançados em velocidade e definiam bem os lances e os processos defensivos estiveram bem acertados contra uma equipa com grandes executantes. Sim! eu sei que eles também não forçaram muito mas o Porto também não! Notei logo à partida que o importante era jogar tranquilo, não forçar, sempre com perspectiva atacante.

Dito isto, ficou demonstrado o porquê de Belluschi não ter jogado os últimos jogos: ele é um excelente 'transportador vertical' (como diria Joaquim Rita) mas é lento a definir e demorava sempre uma fracção de tempo a mais principalmente nas recepções (parecia ligeiramente desconcentrado em alguns momentos); Guarín pode ser menos virtuoso mas mais é acertivo e recuperador. Falcão (não se podem falhar golos daqueles, outra vez) também me pareceu algo expectante em alguns instantes e pouco acutilante. Sapunaru (dou a mão à palmatória) não tem nível para ser titular do Porto. Rodríguez, na segunda parte, conseguiu ganhar a linha muitas vezes e teve azar em muitas das incursões que fez pelo centro. É importantíssimo é ganhar domingo e consolidar esta exibição com uma vitória (de preferência) clara contra uma boa equipa.

Contudo continuo a defender que com este plantel e na conjuntura do futebol actual o Porto devia jogar em 4-4-2. Mas enfim, recuperei um pouco o ânimo. Agora é recuparar para domingo.

miguel87 disse...

Para os caros consócios que ficaram esperançados (contentes??)com a exibição de ontem, talvez não tenham reparado que, pese embora todo o seu poderio, o adversário jogou a passo!!!

Além disso o nosso (des)treinador tinha dado indicação que a equipa iria jogar melhor, e que era possivel vencer o Chelsea...
Ele tem por norma um discurso muito bonito, mas nunca bate cara com careta!

Não obstante, fico tambem eu á espera das melhorias. A conferir já no domingo frente ao Rio Ave...

Metz disse...

Só espero que domingo TODA a gente vá ao Dragão e para apoiar! Infelizmente falharei o meu 1º jogo no Dragão este ano, mas NUNCA o faria por "culpa" de um treinador, o CLUBE acima de tudo!!

Tenho pena que alguns o façam, apesar de respeitar sempre a opinião dos outros.

Cumpz

John Aarson disse...

Acabei de ler dois extremos no post e nos comentários. Penso que este jogo tanto poderá ser uma melhoria, como mais do mesmo. Não há dúvidas que tivemos oportunidades para marcar antes deles, mais que uma vez. Gostei do Varela. Falhou alguns passes, mas não esquecer que para quem veio de lesão, não foi uma má exibição. Sinceramente em termos de jogadores do FCP, só não gostei do Rodriguez nem do Hulk. Acho bom que voltem rápidamente a uma forma decente. Agora entramos nos ultimos jogos da primeira volta. Se não melhorarmos agora, acho melhor esquecermos o resto da liga, porque não vale a pena. Só espero que o Jesúaldo tenha tanta consciência disso como eu tenho.
De resto, existe sempre a esperança que façamos finalmente um grande jogo no campeonato contra o Rio Ave e - já agora, assim como quem não quer a coisa - que os lagartos dêem uma tareia aos lampiões.

Mário Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Magalhães disse...

Boas,

Meu caro Zemis, vejo sim uma equipa sem força para conseguir e manter uma pressão alta durante 90 minutos, vejo uma equipa sem organização tactica e sempre com o mesmo sistema, e falando individualmente, vejo um numero enorme de jogadores fora de forma...
Quanto ao meu caro Pedro, sou uma pessoa de principios e muito menos fraca, sou frontal e não admito que coloquem a minha personalidade em causa, pelo facto de simplesmente ter dado a minha opinião e ter tomado uma medida como forma de protesto, é a minha forma de estar e não sou daqueles que vou ao estadio levo lenços brancos e estou no aeroporto aos insultos (chegada da Madeira). Sou socio de lugar anual e antigamente era de cativo, e fui a todos as finais que o nosso clube esteve presente, portanto já não é a primeira vez que utilizo esta forma de protesto, e a ultima vez foi na era do Octavio, e nesta altura a coisa está no mesmo patamar, muito mau.
Simplesmente não critico a forma de protesto de outras pessoas, mas não gosto que critiquem a minha forma...

Saudações

Pedro Mota disse...

O Porto jogou bem na 1ª parte??Depende do ponto de vista..Vale lembrar que ao Porto interessava apenas a vitória,e o Chelsea teve o jogo todo em piloto automatico sem puxar muito,gerindo os acontecimentos..A exibição do Porto na 1ª parte seria interessante nuns 1/8 de final,mas tendo o Porto que ganhar não me parece que seja esta a forma de o fazer..O Porto se joga assim no campeonato,contra uma equipa que coloca o autocarro empata o jogo..Não entendo como se pode criticar o Hulk ontem,acho que já começa a meter nojo esta perseguição que alguns portistas fazem ao Hulk..Ao Hulk não lhe perdoam nada,enquanto outros fartam-se de errar passes,golos em frente á baliza,auto golos e não há uma unica palavra,mas e for o Hulk cai tudo em cima..Quanto a jesualdo,reparem que ele é tri campeão,mas se fizerem uma sondagem aos Portistas a maioria não gosta dele,e porque será??Jesualdo é um Jenson Button..

Luís Carvalho disse...

"(...) triste pela derrota, mas confiante para o futuro, porque assisti a um Porto que lutou taco-a-taco com o Chelsea. Não fosse alguma infelicidade e o resultado teria sido outro."

Mas isto, sem tirar nem por, foi aquilo que se escreveu após o Chelsea-FCP, em Londres, na primeira volta...

Aquilo que se constata, depois, é que, jogando melhor ou pior, vem sempre aí mais uma derrota contra ingleses numa próxima oportunidade.

Luís Carvalho disse...

"Ao Hulk não lhe perdoam nada,enquanto outros fartam-se de errar passes,golos em frente á baliza,auto golos e não há uma unica palavra,mas e for o Hulk cai tudo em cima.."

Sem dúvida alguma.
Escrevo eu o resto, então: Rolando, mais uma vez, ficou muito mal na fotografia do golo do adversário.
Também não gostei da forma como Beto se fez ao lance. Tudo se passou na "sua" pequena área. E foi muito rápido a reclamar com a defesa. Ainda a bola não tinha chegado ao fundo da rede, sequer...

Outra: Rodriguez, a continuar assim, não tem lugar no 11 titular.
E, já agora, quem recomendou Sapunaru ao FCP, o que é que viu nele exactamente?...

Jorge Aragão disse...

Eu não deixo de apoiar nem de ir ao Dragão mas tenho que dizer que...
Não jogamos nada...
E com muita pena, mas tenho de reconhecer que o futebol que apresentamos é muito pouco e de fraca qualidade.

Dragaopentacampeao disse...

Incrível a facilidade com que os jogadores portistas oferecem a bola ao adversário, a falta de qualidade do passe (qualquer equipa fatela tem melhor troca de bola)e ainda a gritante ineficácia do remate. São estes os grandes defeitos de que enferma esta equipa.

A este propósito, Falcao tem evidenciado uma forte incapacidade para fazer golos, depois de um período em que chegou a prometer muitos. Gostei da espontaneidade do remate de Belluschi, criando muito perigo sempre que rematou.

A equipa continua a acumular erros crassos que nos vão custando, pontos e... dinheiro.

Mas está à vista que com o Professor Jesualdo estamos condenados a jogar desta forma.

O melhor do jogo foram as reacções dos adeptos, quer no apoio à equipa como na homenagem justa que dedicaram ao «nosso» Deco. Mais um motivo que me enche de orgulho.

Um abraço

Miguel Magalhães disse...

Não concordo com o post.
Os argumentos são sempre os mesmos e estão gastos.
Fui educado na meritocracia. E os números são simples. Nos últimos 3 anos, o Jesualdo ganhou 3 campeonatos, qualificou a equipa pela 4ª vez para os oitavos e ainda juntou umas taças de menor importância.
Isto com um equipas em permanente renovação e a perder os melhores jogadores todos os anos. Com equipas assentes em jogadores estrangeiros e com poucos jogadores que sintam a mística do Porto - e isto é política da SAD e não do Jesualdo.
Também nestes 3 anos o Porto teve momentos muito bons de futebol.
Por tudo isso, enquanto o homem continuar no Porto, terá sempre o meu apoio.
Não gosto de ver o Porto jogar mal, prefiro boas exibições e bons resultados mas recuso-me a contribuir para tornar o Porto igual ao Benfica e ao Sporting. Por isso estarei sempre lá para os bons e maus momentos.
Se esta malta fosse do Benfica ou do Sporting tinha ganho um ou dois campeonatos nos últimos 15 anos e qualquer coisa lhes servia. Se tivessem passado pelo jejum de 19 anos sem ganhar nada, qualquer joguito melhor lhes servia. Agora, porque estão habituados a ganhar tudo, passam a vida a dizer mal da equipa e do treinador e amuam e não vão ao estádio... francamente! se não vão pela equipa, vão para comer pipocas ou cachorros com os amigos...

868 disse...

Algumas coisas foram aqui ditas pela angustia da derrota, mas creio que a equipa já jogou um futebol mais positivo, alias depois do jogo na Madeira só podíamos mesmo jogar melhor.
Quanto à questão de ir ou não ao Estádio é obvio que a nossa equipa só perde se não estivermos la para os apoiar. No entanto confesso que quando o PC contratou o Octavio jurei que so la ia depois de ele ir embora, e assim foi. O homem so falava em trabalho, trabalho e pontapé p/ a frente.
O Jesualdo é mais evoluído mas ja afirmou que quer a bola rapidamente no ataque , este considera que se pode ter a bola logo no ataque porquê passar pelo meio campo.
Quando ia para o estádio um colega meu estava a comentar que tinha saudades do FCP vencedor da Taça do Campeões europeus e do seu futebol rendilhado. Com Jesualdo não vamos ter isso alem de que não consegue incutir nos jogadores uma mentalidade vencedora como fazia o mourinho, entrarem no campo concentrados. Outro dia aqui alguem comentou que era uma vergonha os aquecimentos da nossa equipa, principalmente quando estes rematam a baliza e falham quase sempre (ate nos aquecimentos), c/ o mourinho aquilo parecia tropa, eles preparavam-se para a guerra.

Mário Faria disse...

O José Mourinho é um excelente treinador. O Inter é campeão e vai destacado na frente do campeonato.
O inter joga bem ? Não ! Quase tão mal como o FCP.
Levou um baile do Barça e em Milão esteve noventa minutos à defesa, contra o mesmo Barça.
Estes factos não põem em causa o passado cheio de vitórias do JM, e o excelente trabalho realizado no FCP e no Chelsea.
Mas, os adeptos do Inter têm boas razões para se interrogar porque o Inter não produz mais na CL, nem melhor internamente. Tal como os de Liverpool, apesar da excelência do trabalho dos seus treinadores.
Sou sócio, penso pela m/cabeça o que não é o mesmo que dizer que tenho razão, e eu que sei, e sou o maior portista da minha rua.
Esse tipo de argumentos, aliás, só empobrece o diálogo. Escrevi como vi o jogo de ontem. Estou pessimista porque acho que a equipa não está confiante. Oxalá esteja enganado e a equipa saiba encontrar o rumo.

Nuno Nunes disse...

100% de acordo com o Mário Faria neste ponto.

A equipa não mostra capacidade de:
- posse e circulação de bola
- criação de jogo
- dinâmica de conjunto

Além disso em termos individuais não há movimentações e desmarcações e assim não se conseguem causar desequilíbrios nas defesas adversárias.

Com Jesualdo é só records: antes dele nunca tínhamos perdido com uma equipa inglesa em casa, em menos de um ano tivemos duas derrotas.

Este jogo não era para perder. O Chelsea jogou sem velocidade limitando-se a jogar sem erros.

Cada vez tenho mais a certeza que é preciso mudar de treinador. Este já deu o que tinha a dar.

Anónimo disse...

Já cansa a cegarrega de que se não pode criticar o JF porque já ganhou isto, aquilo e aqueloutro, blá, blá, blá. Assim não há conversa possível. E também cansam os moralistas que gostam de dizer aos outros como deve ser "o verdadeiro portista" (eles é que sabem, claro). Porra, falemos de futebol e deixemo-nos de sentimentalismos e moralismos de trazer por casa! E olhando para o jogo de 4ª feira, contra um adversário que jogou a passo, à espera da sua oportunidade, não nos iludamos com alguns lampejos que vimos: nem tudo o que luz é ouro. Foi pobre de mais, especialmente aquela segunda parte. Como é possível gastar-se tanto dinheiro e não haver alternativas fortes no bamco?