domingo, 15 de novembro de 2009

Intermitência e tremedeira

Os críticos no final do jogo entre Portugal e a Bósnia estavam de acordo. A exibição de Portugal foi demasiado intermitente. Por uma vez, concordo com a rapaziada da informação desportiva . Com efeito, o jogo entre Portugal e a Bósnia foi dominado pela intermitência, sobretudo da nossa selecção. A Bósnia cumpriu o plano e apenas foi infeliz, a meu ver. A equipa portuguesa teve bons momentos, mas para além de intermitente esteve desequilibrada e no final do jogo completamente à deriva. E essa imagem marcou o jogo. Espero que não marque o futuro.

Na 1ª parte o jogo correu quase todo pelo lado direito com Nani em destaque. Algumas triangulações em que intervieram Meireles e Deco foram vistosas, mas perdiam-se : o último passe não saía e se saía não encontrava finalizador, pois raramente conseguimos meter “muitos” homens na grande área da Bósnia.
Quando o fizemos, um cruzamento suficientemente tenso de Nani aproveitou uma excelente desmarcação de Bruno Alves pela esquerda que fez o golo que valeu o resultado.

Os últimos minutos da 1ª parte foram um sufoco, e no seguimento de um canto a trave da nossa baliza abanou com força, mas impediu bravamente que os bósnios empatassem o jogo.

Na 2ª parte não entramos bem, mas como os bósnios se mantiveram na expectativa, acabamos por tirar partido dessa prudência do adversário para abanar um pouco jogo, o que conseguimos durante cerca de 15 minutos, entre os 55 e os 70 minutos, em que tivemos algumas oportunidades e Liedson construiu e perdeu a melhor chance de aumentar a vantagem. Bem, depois, até ao final do jogo, foi uma tremedeira total e fomos muito felizes, nomeadamente quando na mesma jogada vimos duas vezes os postes a substituir o nosso guarda redes. Foi dos lances mais aplaudido pelos indefectíveis da selecção. Uma loucura !
Fomos felizes no resultado, mas mostramos muita fragilidade. Vamos ter um osso muito duro de roer . O adversário é forte, conta com o nosso medo e tem uma grande vantagem atlética. Hoje dividimos a posse de bola : 50% para cada lado. Na Bósnia, teremos de ser muito hábeis para controlar o jogo. Os nossos laterais estiveram fracos, Liedson e Simão pouco influentes, e a entrada de Coentrão não resolveu coisa nenhuma, à direita ou à esquerda. Pepe, RCarvalho, Meireles , BAlves e Nani estiveram a um nível satisfatório. Deco esteve no melhor de Portugal, mas esteve demasiado intermitente o que nos penaliza, pois é o jogador que pensa o jogo e marca o ritmo. O Eduardo é o tipo de guarda redes que nenhuma selecção gostaria de ter. O final foi um sufoco e o salve-se quem puder. A equipa perdeu completamente o tino.
Os sub-21 já foram. O futuro não é risonho. O Hulk jogou pela selecção brasileira. Lá perdemos um potencial jogador para a nossa selecção. Que jeito dava. Oxalá não se perca o Fernando, pois corremos o risco de não estar nas principais competições em jogos de selecção, no futuro próximo, se não soubermos aproveitar os recursos que nos chegam dos países bárbaros. Que barbaridade !

7 comentários:

Pedro disse...

2 ideias:

1- A substituição do Coentrão matou a melhor fase da selecção.
2- Eduardo até fez boas defesas mas não dá confiança nenhuma à defesa.

Ps: Carvalhal no Sporting. Será que o Sporting vai à UEFA este ano?

João Ribas disse...

Jogo muito Intermitente de Portugal, mas a nota que tiro dali é mesmo aquela que sempre disse em relação a um Jogador, Raul Meireles.
Não me venham com as histórias do Cansaço! O problema dele aqui, no Clube, é mesmo a Atitude! Daí estar a insurgir-me contra Ele desde o 1º jogo da Pré-Temporada, em Aveiro diante do Leixões. Tanto defendi este Jogador pela sua Entrega, Humildade, Leitura de Jogo, Posicionamento Táctico e simplicidade de Processos, para de um momento para ter a mania que é um "Lucho", cheio de pezinhos de lã...

Ontem, na Selecção, todos puderam constatar o seu "Cansaço"... Com Líderes assim na nossa Equipa estamos feitos.

Orgulhoazulebranco disse...

Ia focar o mesmo ponto do João Ribas:Se de Bruno Alves não temos tido muito que dizer,bem pelo contrário,do Raúl a história é outra...ontem fez talvez uma das melhores exibições desta época,e durou o jogo todo!
No fundo,só quero que ele dê continuidade à exibição de ontem no Porto;rematou com perigo à baliza,recuperou bolas,fez belos passes,era sempre objectivo na hora de distribuir jogo,enfim,o Raúl que todos queremos(ou perto disso).
Espero,sinceramente,que assim continue no Porto.

José Correia disse...

O Raul Meireles foi um dos melhores no jogo de ontem, só superado pelo Pepe, que foi uma espécie de pronto-socorro da selecção portuguesa. Não admira que Queiroz não abdique dele como trinco desta Selecção.

John Aarson disse...

Ao ver os jogos da nossa selecção nos últimos dois anos chego a uma conclusão: Não temos qualidade ofensiva para competir no campeonato do mundo. Sim, somos melhores que muitas equipas que foram qualificadas, mas com este ataque não podemos sonhar muito alto. Simplesmente não podemos. O nosso ataque é uma nódoa. Mesmo com o Liedson, não vamos lá. Não somos minimamente eficazes, e vá lá... desta vez jogámos com a bosnia. Se fosse contra uma equipa um pouco mais forte, já tinhamos ido com um resultado bem pior para a segunda mão.

Sérgio de Oliveira disse...

..."O Eduardo é o tipo de guarda redes que nenhuma selecção gostaria de ter".


Bem observado !


Um abraço

Bráulio Ferreira disse...

Deco é efectivamente o jogador mais preponderante desta equipa. Qual Ronaldo qual quê!!! Portugal é mesmo Deco mais 10 e o grande problema está que não se vislumbra ninguém para o substituir e a prova provada está no jogo de ontem onde quando ele saiu... foi o que se viu. Relativamente a Eduardo, sejamos honestos, desta vez não comprometeu e julgo mesmo ter estado em bom nível.
Não sou adepto das "nacionalizações", sejam elas ao nível dos jogadores ou treinadores, futebol ou qualquer outra modalidade, mas como já li em algum lado e concordo, sem os luso-brasileiros (Deco, Pepe e Liedson) já há muito estávamos fora do mundial.
Portugal ontem teve sorte? Sim teve, o resultado mais justo seria mesmo o empate, mas o futebol é mesmo isto. Afinal quantos jogos já não merecemos ganhar e perdemos ou empatamos?
Se formos ao mundial, como espero, estou em crer que iremos ter uma grande participação, assim a sorte também esteja do nosso lado, como normalmente está do lado dos campeões.