sábado, 28 de novembro de 2009

Pontaria desafinada


«o FC Porto é o clube mais rematador da Liga dos Campeões, somando os remates que vão à baliza aos que se ficam apenas pela intenção de lá chegar. (...) não há quem remate mais do que o FC Porto (90 em cinco jogos), é verdade, mas também não há quem remate tanto para fora (48 dos tais 90 contabilizados nas estatísticas oficiais da competição). Aliás, considerando apenas os que vão na direcção desejada, a baliza (no caso do FC Porto, foram 42), há que pendurar outro número na balança: só cinco resultaram em golo.»
in O JOGO, 28/11/2009


"A eficácia é um factor importante, mas, muitas vezes, depende de onde o remate é feito e da inspiração de quem o faz. (...) No jogo com o Chelsea, por exemplo, o único remate dentro da área foi uma recarga do Falcao. Os outros foram de longe e isso também ajuda a traduzir a questão remates/eficácia."
João Vieira Pinto, O JOGO, 28/11/2009


Tudo isto é verdade e deve merecer reflexão, mas estou convencido que bastaria que os índices de eficácia do Falcao melhorassem para níveis aceitáveis (nos últimos 5 ou 6 jogos o sucessor de Lisandro falhou um golo escandaloso por jogo), e uma parte da "crise" da equipa do FC Porto ficaria resolvida.

Fonte: uefa.com

5 comentários:

Pedro disse...

Falcão até agora ou faz grandes golos... ou falha golos incriveis. Nada que não se passasse no ano passado com o Lisandro que não esteve também bem nesse aspecto.

Mas os remates de longe em excesso.. são sempre um sinal de falta de gente na área.

Nuno Nunes disse...

"não há quem remate mais do que o FC Porto (90 em cinco jogos), é verdade, mas também não há quem remate tanto para fora"

Quando chamei a atenção para esta questão aqui http://reflexaoportista.blogspot.com/2009/11/proposito-da-finalizacao.html houve leitores que não entenderam a pertinência do tema. Um deles chegou a achar a coisa mais parva que já tinha lido. Só pode ser pura distracção não conseguir entender que o trabalho de casa no que respeita à finalização não está a ser bem feito.

Paulo Marques disse...

Curiosamente, uma das críticas que mais ouvi nos últimos anos (fora este) foi de que não rematávamos que chegue à baliza...

Pedro disse...

Caro Nuno Nunes,

Era a cois amais parva criticar o exercicio final de aquecimento. Porque demonstra que o senhor não sabe nada de metodologias de treino.

Uma coisa é treino, outra é aquecimento pré jogo. No aquecimento é dito aos jogadores para arriscar... nos treinos não sei porque lá não estou. A verdade é que na maioria dos manuais de treino o exercicio de finalização pré-jogo é assim efectuado. Não é por ai que a finalização está mal.

Logo mantenho. A associação era meio aparvalhada. Repito. Uma coisa é treino, outra aquecimento.

Jorge disse...

A percentagem de remates que sao "shots on target" parece-me ser a melhor do grupo.
No entanto o racio de golos para remates e muito baixa.
Parece-me que revelar uma certa ansiedade por parte da equipa que nao tem paciencia para trabalhar a bola por forma a criar situacoes com maior probabilidade de golo.