domingo, 8 de novembro de 2009

Crónica de um pesadelo anunciado


Não foi pesadelo, foi mesmo real. O FC Porto foi à ilha da Madeira “oferecer” a vitória ao Marítimo, com um “prego” de Rolando a ditar o resultado final. Um golo solitário e insólito, mas que só levantará duvidas sobre a justiça do marcador para quem não assistiu ao encontro. Os insulares controlaram quase sempre as operações, podendo ficar a dever a si próprios a razão de não terem conseguido uma vantagem mais confortável. O Dragão, esse, conseguiu a proeza de ser um conjunto mais pálido do que aquilo que já vinha evidenciando nos últimos encontros.

Como já referido, a equipa Madeirense mostrou em largos períodos saber como manter sob rédea curta este Porto de pacotilha, pelo que desde cedo começou a pegar no jogo, criando perigo a partir de incursões laterais, tentando servir o móvel avançado Baba. Em 2 momentos esteve perto de marcar. O infortúnio (ou será melhor dizer o previsível?) aconteceu, com o auto-golo do central portista. Nem assim os homens de Jesualdo espevitaram.



O Dragão, mergulhado numa letargia profunda, não sabia o que fazer com a bola. Na verdade, a equipa portista parece que caiu num buraco negro, sem qualquer processo de jogo definido, ou construção de jogadas vindas do laboratório de ensaio. O número de passes errados, demonstra como os jogadores estão à deriva, sem uma linha orientação de equipa abrangente, ou pontos de referência em seu redor. Cada jogador está por sua conta, quando a bola lhe cai nos pés. Não admira que tudo saia mastigado e aos repelões. Ou então, vai um pontapé longo em busca de um milagre.

A falta de criatividade, fantasia e espontaneidade desta equipa torna-se gritante, o que facilita, e de que maneira, a vida aos adversários. A linha do meio campo que iniciou o encontro, bem como toda trupe da zona intermédia que foi a combate no decorrer do mesmo, só tem características e está formatada para pensar o jogo no domínio de ocupação dos espaços, Mas nem isso souberam fazer convenientemente. Nenhum dos que actuaram poderiam vir a causar desequilíbrios, pois não têm engenho para tal. Foi este o caminho que Jesualdo escolheu para tentar dar a volta ao rumo dos acontecimentos. Não admira, pois, que em 90 minutos, o FC Porto tenha apenas criado uma única situação de golo iminente, tornando-se presa fácil para o Marítimo.



A fórmula esgotou-se, e há elementos da equipa que demonstram alguma dificuldade em lidar com as contrariedades, ou sem estofo para assumir as operações. Chegou o momento de o Professor definir outro rumo ao processo de jogo da sua equipa, pois com este, está visto que a probabilidade de voltar a perder pontos é enorme. As lesões de alguns jogadores, a baixa de forma de outros não explicam tudo, porque o que se viu esta noite, não tem ponta por onde se lhe pegue.

Fotos: Agência Lusa, uefa.com

56 comentários:

José Rodrigues disse...

O modelo de jogo de Jesualdo, sem Lucho, está mais do que esgotado. Infelizmente bem me pareceu na altura que vender Lucho era um erro tremendo se é que era para continuar com Jesualdo... e o mais irritante é que não havia sequer necessidade nenhuma de o vender.

O Marítimo viu-se a ganhar passado 1/3 do tempo de jogo mas mesmo assim conseguiu ter mais remates do que nós no jogo inteiro, e segundo a SportTV teve 30 ataques contra 13 nossos (provavelmente não contaram os charutos do Hélton para a corrida dos avançados como "ataque", os malandrecos).

Se contra o Belenenses comentei que aquilo foi "an accident waiting to happen", não sei o que dizer do jogo (?) de hoje. Caro Jesualdo, à primeira caem todos, à segunda caem os mais distraídos, e à terceira só cai quem quer. ACORDE DE UMA VEZ POR TODAS, ou então dê a vez a outro enquanto não cai completamente na desgraça.

Ricardo de Sousa disse...

Mesmo..Não há ponta por onde se lhe pegue.
Foi pobre de mais...
Horrível.

Até quando?
Ou Jesualdo muda muito esta equipa com a paragem ...

Abraço

João Nogueira disse...

Concordo em absoluto com o que escreveu. O Porto está apático e dá a impressão de não mudar! Não possui argumentos! Tomás Costa, Guarin, Mariano, Sapunaru, e mesmo Farias, não são jogadores para o Porto.
Não quero ser injusto, mas falta qualidade ao plantel. Não gosto de futurologia, o ano passado disse o mesmo, após a derrota na Figueira. Os jogadores trataram de me "calar" e eu agradeci...

Mas...este ano, o Porto não fez um único jogo à Porto!
Gosto de Jesualdo...tem o perfil pessoal que eu gosto de ver no meu clube...é ponderado, é inteligente, sabe estar, sabe ser e sabe fazer...espero que consiga mudar o rumo às coisas, como no passado!
Temo é que haja uma "paulobentização" do mister...temo que haja inércia no plantel! ( nestas alturas é feio dizer isto)
Espero, tal como no ano passado, estar rotundamente enganado...

Tenho saudades de ver o Porto, o meu Porto, a fazer um jogo à Porto...ao que o meu Porto me habituou...um Porto mandão, a cobinar raça com magia, um Porto a "fazer artesanato" com a bola...
um Porto de João Pinto, de Gomes, de Deco, de Madjer, de Aloísio, de Lucho...Tenho saudades desse Porto...mesmo fartando-me de ganhar e de falar de boca cheia...vejam lá que até tenho saudades do Oliveira...

Tudo o que não quero, é ser ingrato com Jesualdo Ferreira...um campeão, que em 3 anos foi 3 vezes campeão...
e não, não é verdade que qualquer um se arrisca a ser campeão no Porto...só os bons o conseguem...

ruben melo disse...

estou doente...critica-se a compra do passe do guarin de tomas costa de mariano gonzales mas sinceramente eu questiono-me para que a compra do bellushi...para que? o sr doutor jesualdo, douto senhor do desporto do lançamento do tremoço nao precisa de jogadores destes...ele gosta e dos que nao sabem jogar a bola...passa as conferencias a dizer que o raul esta exausto e como tal nada como sobrecarrega-lo com mais jogos...o alvaro pereira e bom jogador mas sinceramente o cissokho faz falta...era claramente menos faltoso e como tinha noçao da sua inepcia tactica singia-se ao que o jesualdo pedia e nao inventava...sr jesualdo por favor...achou nobre atitude do seu amigo paulo bento, entao faça o seguinte: acuse a deixa e como tal volte para mirandela...ja fez alheiras a mais no meu porto!

Bruno disse...

Parece que o Jesualdo já queimou o Bellushi... Parece que vai ser outro ibson.

Não sei o que vai acontecer daqui para a frente, mas este futebol mete "nojo". Nunca pensei dizer isto mas é a verdade. Aquilo não é futebol não é nada.

Acho que a era do Jesualdo está a terminar..

Nuno Nunes disse...

1- O grande problema reside na falência de um modelo de jogo assente em transições rápidas e que despreza a posse de bola. O Jesualdo é muito teimoso e parece não querer aprender com os erros. Um treinador deveria ser alguém em constante aprendizagem, mas este até pela forma petulante com que enfrenta a crítica parece que já não precisa de aprender mais nada.

2- A saída de Lucho e Lisandro, os 2 melhores intérpretes do modelo de Jesualdo, ditou a incapacidade total da equipa controlar e pautar o ritmo do jogo à medida das suas necessidades. Os argentinos eram 2 jogadores perfeitamente cerebrais.

3- Jesualdo é um treinador low-profile incapaz de injectar aquela emotividade e motivação de que o futebol também vive.

4- A equipa tem revelado uma preparação física deficiente neste início de temporada e parece-me que a isso não será alheio o elevado nº de lesões musculares.

A conjugação de todos estes factores faz com que o futebol exibido pela equipa seja o pior praticado pelo FC Porto desde há muitos anos, talvez desde a pior fase de Fernando Santos ou até mais recentemente com o Octávio Ressabiado.
Agora, independentemente dos resultados, quero que o Jesualdo se mantenha até ao fim. Ele e a SAD serão os responsáveis pela vitória ou pela derrota no final do campeonato. Contudo o seu ciclo no FC Porto fechou-se na final da Taça em Maio passado.

Orgulhoazulebranco disse...

Não pode ser pior do que isto...
Valha-nos Deus.

Isto tem que acabar...não há paciência que aguente ou tolere nem desculpas que justifiquem este "futebol".

Acredito que a margem de manobra de Jesualdo tenha ficado extremamente reduzida hoje.
Ou as coisas dão,JÁ,uma volta de 180º...ou...aaiii

John Aarson disse...

Bem, acho extremo dizer que este plantel não tem qualidade. Todos nós já vimos todos estes jogadores a fazer grandes jogos (talvez não ainda o Belluschi, mas não duvido que a qualidade esteja lá). Agora, o que aconteceu o ano passado foi que a certa altura alguem gritou "BASTA"! Não sei se foi o Jesualdo, os jogadores, o Pintinho, ou alguma outra pessoa. Facto é que isso aconteceu. Agora: este último jogo foi o PIOR JOGO DE SEMPRE que assisti do FCP. Os meus pêsames a quem pagou uma viagem à madeira para ver esta porcaria (e queixei-me eu dois 5 euro do jogo contra o Belém!). Mas agora: TEMOS QUALIDADE. Precisamos é descobrir que raio é preciso para pôr aqueles cabr*es a correr! Já começo a estar farto! Nós neste jogo não entramos em campo. É impossível jogar pior! Oferecemos desde o 1º minuto a vitória ao marítimo! Não quero voltar a ver um jogo destes nunca mais na minha vida.

Anónimo disse...

Um Porto sem ideias, mas acima de tudo sem treino, sem "processos" como gostam de falar os iluminados treinadores portugueses.

Hoje nem deu para dar a esfarrapada desculpa do "adversário jogou fechado". Contra uma equipa aberta o FCP não fez nada e na primeira parte o resultado era escasso para o que o Marítimo produziu.

Na segunda parte, os madeirenses geriram o resultado sem grande esforço já que o FCP não criou perigo.

Meio campo não existe. Fernando é bom destruidor de jogo e mesmo nisso hoje esteve abaixo. Meireles anda cansado - como já disse JF - mas nada como o colocar a jogar o tempo todo. Valeri? Prediger? Tem de se adaptar aos "processos" da equipa no banco. Lá para 2011/12 devem estar em condições de jogar.

E Belluschi deve sofrer do mesmo problema que o Ibson. Joga a bola, faz bons passes mas não deve "assimilar bem os processos" nem as "movimentações tácticas".

Não existe 14 jogadores em baixo de forma. A qualidade do plantel não espelha as miseráveis exibições do FCP. O problema do Porto é o mesmo que o ano passado. Na época anterior foi suficiente, este ano duvido já que os adversários estão melhores.

E nem pensar que o plantel está em construção que essa é outra desculpa que já está gasta. O problema é um treinador com um modelo de jogo, uma táctica, uma única forma de treinar todos os seus jogadore, uma única forma de ver futebol, uma única forma de fazer susbtituição, um único modo de abordar os jogos.

Enfim, esperemos que o FCP seja capaz de dar a volta, como fez o ano passado, mas ISSO SÓ NÃO CHEGA, já que o ano passado conseguimos regressar às vitórias e continuamos a praticar um futebol miserável.

A partir de agora há que vencer jogos e em breve há que vencer e jogar bem. Se for só para vencer jogos, então deixo de ver o FCP e informo-me do resultado final.

PMF disse...

Totalmente de acordo com o post!

Permito-mr acrescentar mais alguns tópicos, em função daquilo que efectrivamente foi a postura do Porto, hoje, na Madeira:

- para além das lesões e dos atrasos na preparação e na evolução de alguns jogadores (por exemplo, Rodriguez, Varela, R. Meireles que está completamente fora de forma; há ainda o Orlando Sá);

- para além da falência, com os jogadores actuais e, sobretudo, sem Lisandro, deste sistema de jogo de 4-3-3 clássico, assente numa lógica de transições rápidas (que não saiem), contra-ataque e sem pressão defensiva alta;

- para além da menor valia já notória de alguns jogadores e contratações, como é o caso de Álvaro Pereira que não sobe como seria preciso e insiste em cruzar de trás para a frente, como é o caso de Beluschi que, sendo um bom jogador, é intermitente demais e não se consegue impor como referência no meio-campo;

- para além de tudo isso, fica-se ainda COM A IDEIA DE QUE NÃO HÁ REACÇÃO, NÃO HÁ VONTADE DE INVERTER AS INSUFICIÊNCIAS (QUE TÊM VINDO A AGRAVER-SE) DE SISTEMA DE JOGO E DA FORMA DE ALGUNS JOGADORES. FICA-SE A PENSAR SE NÃO HAVERÁ MESMO ALGUMA MÁ VONTADE DO PLANTÉL E UMA TENTATIVA DE PÔR FORA O PRÓPRIO TREINADOR....É QUE CHEGA A SER MAU DE MAIS PARA SER SÓ FALTA E FORMA E FALTA DE JEITO!!! ESTRA-SE-Á A PREPARAR, NO BALNEÁRIO, ALGUMA COISA?

jdm.dragão.lisboeta disse...

Parece ser ponto assente que se tratou de mais uma triste exibição do F.C.Porto. Foi, aliás, mais um jogo que nos entristeceu, especialmente pela aparente apatia dos nossos jogadores. Custa a entender!

Aliás, neste jogo, quanto aos jogadores não há muito a observar pela positiva. Deixo apenas uma nota para o Helton que parece que esteve lesionado e esforçou-se. Hoje, não foi por ele que perdemos.

Deixo uma observação (que é tripla) acerca do desempenho em "jogo jogado" dos nossos jogadores:

1 - Como é possível falhar tantos passes durante um jogo, mesmo dos mais fáceis?!

2 - Como é possível ter tantas recepções de bola "péssimas", falhadas, durante um jogo??!!

3 - Finalmente, como é possível cerca de 90% dos lançamentos laterais (às vezes demorados) ficarem na posse dos nossos adversários ou perderem-se durante um jogo???!!!

E não foi só neste jogo que isto aconteceu.
Isto não se treina? Os nossos jogadores (ou quaisquer outros de uma primeira liga) não têm obrigação de fazer muito melhor? Não são pagos em conformidade com essas exigências de qualidade técnica? E quanto à "raça", atitude ou empenho pouco se viu. Não se jogou "à Porto".

Estou naturalmente muito triste e sofredor. MAS NÃO QUERO SER PESSIMISTA. AINDA ACREDITO. Espero por melhores dias...

dragao vila pouca disse...

Estava-se a adivinhar: vitória frente à Académica com péssima exibição; empate frente ao Belenenses - levou três em casa do Paços de Ferreira... - e mais uma exibição sem o mínimo de qualidade; derrota justa frente ao Marítimo e citando Jesualdo: " a pior exibição da época".


Nós falamos, alertamos para a forma como ( não) estavamos a jogar, apelamos ao brio e à raça, pedimos atitude de Campeão, mas não adiantou nada...Ninguém percebeu os sinais vindos do exigente público do Dragão, e assim, o F.C.Porto numa época que precisava de estar forte, ganhador, à altura do seu enorme prestígio, é uma equipa sem rei nem roque, com pouca defesa - Rolando tanto prometeu que cumpriu... -, sem meio-campo e sem ataque. Uma caricatura de uma grande equipa, que, para espanto de todos os portistas, a cada semana que passa está pior, perdendo até aquilo que sempre a distinguiu: a capacidade de lutar contra o destino.

Um abraço

José Correia disse...

Nuno Nunes disse...
«A saída de Lucho e Lisandro, os 2 melhores intérpretes do modelo de Jesualdo, ditou a incapacidade total da equipa controlar e pautar o ritmo do jogo à medida das suas necessidades.»

Assino por baixo.
É algo que venho dizendo desde Julho passado.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
«O modelo de jogo de Jesualdo, sem Lucho, está mais do que esgotado. Infelizmente bem me pareceu na altura que vender Lucho era um erro tremendo se é que era para continuar com Jesualdo... e o mais irritante é que não havia sequer necessidade nenhuma de o vender.»

Pois é e, além disso, o jogador que foi contratado para ser o suposto sucessor de Lucho - Belluschi - tem características completamente distintas de el comandante.

Já o escrevi e repito:
este plantel + este treinador é uma equação que muito dificilmente terá como resultado o titulo de campeão.

José Correia disse...

O FC Porto fez um jogo tão mau que ninguém fala na arbitragem, o que se compreende. Contudo, mais uma vez um jogador do FC Porto saiu do campo a sangrar e mais uma vez o agressor ficou impune.

Penso que não haverá muitas dúvidas que o Roberto Sousa deveria ter sido expulso após a agressão/cotovelada que deu em Rodriguez e, consequentemente, o Marítimo deveria ter jogado os últimos 35 minutos com menos um jogador.

Offshore disse...

Exibição fraquinha fraquinha...

Pior que o(s) resultado(s) já de si maus, não só pela derrota como pelo não aproveitar de encurtar distancias para o líder Braga, são as exibições.
Muito abaixo do mínimo exigível.

Pedro Reis disse...

Que venha o Paulo Bento!
O Jesualdo até pode continuar noutras funções mas como treinador principal já chega...

Mário Magalhães disse...

Meus caros, o pesadelo continua, já falei e continuo afirmar que este senhor está a mais há 4 meses no porto, só espero não chegar ao ponto do nossos rivais de alvalade para que ele se vá embora, esta época tem mostrado toda as limitações na escolha de jogadores e a sua teimosia relativamente ao sistema utilizado, e a alguns jogadores, NÃO VEJO A HORA DE ESTE PESADELO PASSAR E VER ESTE SENHOR PELAS COSTAS.

João Ribas disse...

José Correia, tens toda a razão e, uma vez mais, a completa tentativa de deixar passar isso em claro por parte dos responsáveis da transmissão televisiva. É incrível como nesse lance e num Fora de Jogo tirado ao Mariano Gonzalez "não houve" imagens esclarecedoras...

Logo a seguir, o Bruno Alves saltou com o Capitão do marítimo na Área, o Árbitro apontou a respectiva falta e logo houve uma imagem mais pormenorizada do lance, na esperança que o nosso Capitão "arranha-se" o Bruno...

É impressionante mesmo como com aquele jogo que estávamos a fazer, já nem liguei a essa porra... Estava como uma Avestruz, escondido de tanta vergonha que senti.

nobigdeal disse...

detesto ter de dizer isto, mas infelizmente parece-me que deverão ser tomadas 2 medidas imediatas antes que se perca o resto da época:

- promover o prof a "manager", director-geral de qq coisa, sei lá... (sim, parece pontapé escada acima mas o homem merece por toda a defesa que tem feito do clube);

- ir já buscar o Mourinho 2 pra treinador de campo (vcs sabem quem).

miguel87 disse...

É preciso o porto perder para de repente toda a gente se aperceber dos problemas...

Eu costumava fazer todas estas criticas, mesmo nas vitórias, por isso escuso-me de alongar nos comentários.

Agora, sobre os reforços e a sua qualidade/não qualidade:
Alguem mais reparou que as melhores exibições destes jogadores foram os primeiros jogos do campeonato e na pré-temporada?? porque será??
Como alguem muito bem disse aqui, o problema de alguns é saberem jogar bem a bola e fazer bons passes, quando parece que o mais importante são os "processos" e as "transições".

miguel87 disse...

PMF disse...
« para além de tudo isso, fica-se ainda COM A IDEIA DE QUE NÃO HÁ REACÇÃO, NÃO HÁ VONTADE DE INVERTER AS INSUFICIÊNCIAS (QUE TÊM VINDO A AGRAVER-SE) DE SISTEMA DE JOGO E DA FORMA DE ALGUNS JOGADORES. FICA-SE A PENSAR SE NÃO HAVERÁ MESMO ALGUMA MÁ VONTADE DO PLANTÉL E UMA TENTATIVA DE PÔR FORA O PRÓPRIO TREINADOR....É QUE CHEGA A SER MAU DE MAIS PARA SER SÓ FALTA E FORMA E FALTA DE JEITO!!! ESTRA-SE-Á A PREPARAR, NO BALNEÁRIO, ALGUMA COISA?»

Ao ver a flash interview do Meireles ontem, fiquei com essa mesma sensação.

AFC disse...

Fim do ciclo. Muito obrigado Jesualdo mas está na altura de mudar. Infelizmente estas situações acontecem e todos temos que estar preparados para isso.

John Aarson disse...

Realmente agora falou-se de uma coisa interessante: a flash interview do Meireles. Ele até nem pareceu arrogante, portanto não é bem essa a palavra que estou à procura. Mas ele claramente viu um jogo diferente do nosso. Se eu estivesse no lugar do jornalista, quando ele tivesse dito que era um jogo que não tinha corrido pelo melhor, que não tinham tido sorte, etc., eu só lhe perguntava se ele achava se ele - ou outro jogador qualquer do FCP - tinha feito por merecer essa sorte do jogo, tendo em conta que não atacaram, não defenderam, não JOGARAM! Eu perguntava-lhe se ele achava que o FCP não merecia ter saído daquele jogo com uma GOLEADA e se não se podiam congratular por não terem sido completamente humilhados no resultado, já que em termos de jogo jogado, a humilhação foi enorme.

Anónimo disse...

Já que ninguém ainda o disse, por que não sair-me eu com o habitual comentário cretino do portista de rebanho: "Eu confio na «estrutura»!" : -)))

Unknown disse...

Para quando a saída de jesualdo?!Será k sou o unico portista a ver k akele gajo está a por a ekipa a jogar mal e porcamente,rindo-se interiormente....Kero lá saber se a ekipe do regime está a ser levada ao colo,ou os jogadores andam a meter "bombas",eu kero é ver o meu TETRAFCP jogar a bola.Será k os jogadores entendem o k é ser 4 vezes seguidas campeão?!Eu axo k não! o jesualdo,adjunto e esse recuperador fisico(grande loooool) estam a por a ekipe do FCP a jogar pior k uma ekipe da 3ª distrital.se existe uma frase k tem de ser incutida na mente dos jogadores do FCP é"Contra tudo e contra todos" parafraseando Pinto da Costa.Com jesualdo a treinar,se conseguirmos ir,pró ano,a Liga dos tostões vai ser muito bom,e não é esta a maneira de pensar,k eu portista,kero ter.Vou continuar a ir ao DRAGAO,mas podem ter a certeza k levarei cmg um cartaz a dizer"RUA JESUALDO"

Pedro disse...

1- Má forma fisica evidente.
2- Más escolhas para os onzes. Porque razão o R.Meireles continua a jogar?
3- Atitude passiva em termos defensivos.
4- Má ocupação de espaços.
5- Alguma falta de atitude na entrada dos jogos. A equipa está meia aburguesada.
6- Finalização muito deficiente. Precisamos de umas 5 oportunidades claras para 1 golo.
7- Que falta faz o Varela....

Unknown disse...

Para além da equipe jogar mal o que me preocupa é o que está na origem disto, mais dos a opoções erradas do treinador ou a contratações falhadas parce-me existir mau ambiente no balneário que faz com que a equipe jogue como joga: sem chama, trapalhona e desmotivada.A que deve isti não sei ao certo, mas a meio da época passada mas do que uma pessoa me garantiu que o Jorge Jesus estava apalavrado para substituir o Jesuado. A ser verdade, a SAD renovou o contrato com um treinador desautorizado e isto tinha que ter consequências junto dos jogadores. Lembrem-se que o Co Adrianse bateu com a porta quando se sentiu deautorizado, pois nenhum treinador consegue ganhar sem ter o plantel com ele.
Faço votos para estar bem enganado e que o Jesuado ainda possa dar a volta a isto, sincerament mas....
Calorosas saudações portistas.

Luís Carvalho disse...

"Já o escrevi e repito:
este plantel + este treinador é uma equação que muito dificilmente terá como resultado o titulo de campeão."

E, perante esta constatação, o que propões?
(Presumo, obviamente, que não concordes em cruzar os braços e assistirmos a este desastre anunciado).

Anónimo disse...

Há muito que o rei vai nu, simplesmente os nossos grandes rivais têm-nos facilitado a vida. Este ano um deles não está a fazê-lo, e isso, aliado aos nossos maus resultados, está a desmascarar a situação.

Quem usa sistematicaticamente na equipa principal jogadores como Mariano, Guarin e T. Costa não pode, infelizmente, aspirar a muito mais.

Além disso, o nosso número 10, o Bruno Alves, joga demasiado recuado. Para meter aquelas biqueiradas no meio-campo adversário deveria jogar mais adiantado! : -)

pedro disse...

Nestes momentos dificeis todas as fraquezas do FCP se revelam, mas nem todos as querem ver, ou pelo menos, não as veem da mesma forma.

A atitude, presunçosa e arrogante, de campeões moribundos no campo à espera do toque a rebate. Atitude essa protegida pelo treinador, pois não há mudanças, sinal inequivoco que defende. E de facto é o que transparece. Um método e uma filosofia de tracção negativa, ou no mínimo, mínima. O recheio não ajuda, ora forçada pela SAD, ora perfilada pelo técnica, mas sempre em consonância perfeita. As saídas inconsequentes com pré-epocas perdidas: Bruno Alves e Meireles. Tugas nativos ou por adopção por aí perdidos (Viana, outrora Manuel Fernandes, Manuel da Costa, Pelé, Joao Pereira, Ruben Micael, Néné, Moisés,...) em detrimento de argentinos de segunda (Tomás Costa, Benitez,...). No finalmente saber sair é uma virtude. Perdemos nós meses e perderam outros. Quiça agora fora dos planos para a alameda.

No terreno de jogo o que digo desde a epoca passada: tracção traseira, linha defensiva e média junta à entrada da área, o catanaccio; avançados longe à espera da explosão. Circulação de bola em progressão inexistente. Má condição técnica, treino sem repercurssão oficial. E muito mais.

O que me preocupa? Preferia estar no lugar do SCP. As mexidas seriam mais provaveis. Como está, não acredito. Uma vitória e tudo normal. Contra o belém e a Académica ganhamos, logo estava tudo bem. O farias foi o único que li lamentar a péssima 1ª parte, para os outros foi azar. O Prof. Jesualdo até consegui achar este pior que os outros que ja haviam sido muito maus. Sair daqui só com nova filosofia e nova atitude. Até o Paulo Bento os colocava a correr. Mas há também um Manuel Machado que anda sempre lá perto do cimo com pior materia prima. Um villas Boas que continua uma incógnita para mim. Um domingos que também não acho nenhuma certeza.

Agora vem aí um Varela, um Belluschi que deve jogar mais perto da area, um Guarin que deve jogar no lugar do Meireles, Um Hulk mais livre, um Miguel Lopes agerrido e a libertar Fucile para a esquerda o que por si só pode fazer descansar ou subir Pereira para o meio-campo, um Beto que tem de esperar. CURIOSO, O HELTON QUE TODAS AS ÉPOCAS TEM UMA LESÃO QUE DURA UM MÊS, ESTE ANO JOGOU, PELOS VISTOS, COM ENTORSES NOS DOIS PÉS!!

No fundo é preciso mudar alguma coisa!!

Anónimo disse...

O Vilas Boas é treinador há um mês! O Domingos parece um banana e as equipas dele não jogam puto, essa é a verdade (vi o Braga fazer um jogo de jeito: contra o Benfica).

Vá lá que desta vez ainda não vi ninguém falar do Carlos Brito e do Aloísio, como aconteceu na patética época de 2004/05.

Conheço um tipo que está livre: é holandês e o seu nome de família começa por "A". :-)

Zemis disse...

Entristece-me constatar que (a generalidade) dos portistas não são diferentes que os adeptos dos nossos rivais portugueses. Aposto que há um ano todos diziam 'cobras e lagartos' de Jesualdo Ferreira e depois de ele ser campeão (pela terceira vez em três anos) e das boas exibições na parte final da época até aplaudiram a sua renovação. Como aqui já foi referido, a "estrutura" já deu mais que provas de ser competente e, na medida que ganha eleições atrás de eleições com maiorias esmagadoras, resta-nos confiar nela. E, como toda a gente sabe mas não diz, correr com o treinador à décima jornada e a cinco pontos do primeiro, não seria a solução dos nossos problemas; relembro que o ano passado estavamos a seis pontos e esta mesma equipa técnica levou o FCPorto ao almejado tetra-campeonato. Para finalizar, relembro que trabalhos de continuidade dão mais resultados que trocar de treinador todos os anos; se o FCPorto não cumprir o seu objectivo mínimo (ser campeão) será altura de discutir soluções, agora a meio nunca! agora, a meio do campeonato, temos que apoiar o clube e as decisões tomadas atempadamente.

Contudo, é certo que nem tudo são rosas! Com a venda de Lucho González este esquema de 4-3-3 perdeu o seu principal executante e acho que não se deve ser fundamentalista relativamente ao esquema táctico. Eu acho a ideia do 4-4-2 com Falcao e Hulk (Farías e Orlando Sá como opções) na frente muito interessante, usando preferencialmente como transportadores extremos que ao mesmo tempo seguram os laterais contrários (Rodríguez, Mariano, Varela e mesmo Guarín e Tomás Costa - todos estes com provas dadas [uns mais do que outros] da sua qualidade).

Mas, admito e todos nós devíamos admitir, o Jesualdo sabe mais de futebol a dormir que todos nós acordados; ele vive disto há, pelo menos, 40 anos; ele treina e conhece as características dos jogadores como ninguém; nesta fase da época é preciso paciência para burilar os defeitos que são vísiveis e constatar o fraco rendimento de alguns jogadores chave. Tenho a certeza que, daqui a três semanas, ante o Rio Ave (até antes para o jogo da taça) teremos jogadores que agora se apresentam mal em melhor nível (Rodríguez, Belluschi e o regresso do Varela) e as exibições irão melhorar.

Paciência caros portistas, não está nada perdido nem para lá caminhamos! Tem sido um caminho turtuoso (como aliás foi o ano passado) mas não nos podemos dividir que assim seremos presa mais fácil. No final seremos novamente campeões. Eu tenho a certeza disso! =)

Offshore disse...

" Eu acho a ideia do 4-4-2 com Falcao e Hulk (Farías e Orlando Sá como opções) na frente muito interessante"
Concordo plenamente e acredito que seria esse o 11 base se não tivessem ocorrido as lesões de Varela e cebola.

Varela, para minha surpresa, estava a fazer um belíssimo campeonato e a lesão dele representou um grande golpe na equipa e na qualidade de jogo.
A lesão dos 2 que referi obrigou a utilizar o 433, mas que sem Lucho não é a mesma coisa..

"No final seremos novamente campeões. Eu TB tenho a certeza disso! =)"

Anónimo disse...

«Como aqui já foi referido, a "estrutura" já deu mais que provas de ser competente e, na medida que ganha eleições atrás de eleições com maiorias esmagadoras, resta-nos confiar nela».

Ganha "eleições atrás de eleições", certo, mas sem "maiorias esmagadoras" pois não costuma ter adversários e só uma pequena minoria vota. Criou o deserto à sua volta e já ninguém se candidata (até porque não está para sere enxovalhado por jagunços).

José Rodrigues disse...

"Como aqui já foi referido, a "estrutura" já deu mais que provas de ser competente e, na medida que ganha eleições atrás de eleições com maiorias esmagadoras, resta-nos confiar nela."

Quem quiser confiar cegamente está à vontade para o fazer, mas assinalo que esta, ahem, "estrutura" (que bela palavra...) não é infalível e pelas suas próprias contas falhou 3 vezes seguidas na escolha do treinador há 5 anos (caso contrário não os tinha despedido antes de sequer completar 6 meses de trabalho; refiro-me naturalmente a Del Neri, Fernandez e Couceiro).

Sendo assim acho ridículo q o pessoal na altura aplaudisse a decisão da SAD na continuidade do treinador enquanto ele lá estava, para depois a aplaudir outra vez qdo foram despedidos (presumivelmente no momento exacto certo: nem cedo nem tarde, presumo...).

"o Jesualdo sabe mais de futebol a dormir que todos nós acordados; ele vive disto há, pelo menos, 40 anos"

O Professor Neca também vive disto há 40 anos, M José idem, e muitos outros treinadores que conheço por aí... e não é por isso que vou aceitar q se diga q eles estão sempre certos em todas as decisões q tomam.

Dito isto, NÃO defendo a saída de Jesualdo neste momento, nem mesmo q perca o px jogo em casa. Até ao Natal, pelo menos, acho q é para "estar quieto" e dar o benefício da dúvida a JF, mesmo q tenha IMENSAS dúvidas q ele tenha o q é preciso para dar a volta completamente.

Chegados ao Natal, logo se verá, conforme as px semanas decorrerem. Se nessa altura estivermos a muitos pontos do ben7ica e as exibições não forem minimamente razoáveis, aí sim não terei pejo em pedir a sua substituição. Na altura falamos.

Pedro Reis disse...

Repito, aproveitem e rápido o Paulo Bento!
E não venham dizer que ele falhou no SCP, porque quem falhou foi o SCP...porque não tem dinheiro, nem tem estrutura!

pedro disse...

Não entendo a insistência em Lucho. Fez duas grandes epocas e duas epocas mediocres. Para mim, o grande craque era Lisandro e se tivesse sido convenientemente acarinhado no verão de 2008 possivelmente hoje ainda cá estava.

Esse que podia preencher aquele enorme vazio entre o meio-campo e o PL! Esse que deveria ter sido capitão do FC POrto!

nobigdeal disse...

Zemis e Offshore: torço pra que tenham razão :)

José Rodrigues: oxalá nessa altura não seja já tarde demais...

e pronto, tal como já aconteceu noutros momentos (por ex. no ano dos tais 3 treinadores), é chegada a altura de eu programar a minha vida de modo a poder ir mais vezes aos estádios acompanhando o clube. quando tudo corre bem não precisam de mim pra nada :)

Zemis disse...

Eu, ao contrário do que se calhar passou, sou muito crítico relativamente à "estrutura", nomeadamente à teoria 'os fins justificam os meios' que permite que a direcção do FCPorto e naturalmente a imagem do clube seja atacada por todos os lados. E isso custa-me, como acredito a todos vós, ver o nome do FCPorto ensombrado por congeminações sórdidas (que no fundo foram suportadas por esta direcção) mas faço gala em não descer o nível, porque sabemos que não basta ser superior tem-se que parecer também. Enquanto sócio há 19 anos recuso-me enquanto sócio assinar listas de recandidatura de Pinto da Costa por isso mesmo e pelo deserto que promoveu à sua volta.

MAS lá por não concordar cegamente não quer dizer que não confie. E confio na medida que nos últimos 25anos deu provas de uma excelente gestão futebolística que elevou o nome do clube a píncaros nunca antes atingidos.

José Rodrigues se ler 80% (ou mais) dos comentários é a pedir a cabeça de Jesualdo: o mesmo que os sportinguistas faziam esquecendo o que o Paulo Bento fez pelo seu clube, o mesmo que os benfiquistas fazem todos os anos em que não ganham o campeonato enquanto no início da época tem sempre a melhor equipa da década. NÓS PORTISTAS deviamos prezar a diferença.

Faz agora um ano e uma semana, o FCPorto perdia na Figueira da Foz e não faltaram portistas a pedir o seu despedimento, cheguei a ouvir "Oxalá o FCPorto perca em Kiev para o Jesualdo ir-se embora" e este ano comete-se o mesmo erro. Se o Hulk e o Falcao tivessem marcado aquelas oportunidades claras em Nicósia (putativamente) o FCPorto teria ganho 0-3 um jogo da Champions e essa teria sido a exibição do ano. Falharam as oportunidades flagrantes, o FCPorto já jogou mal e o Jesualdo é uma besta!

Conclusão, a procissão ainda vai no adro e não nos podemos deixar influenciar pela onda eufórica do benfica, que, como ficou provado, esfuma-se como todas as suas investiads se esfumaram. O FCPorto faz o seu caminho de trás para a frente, como fez nos últimos anos e não devemos pensar em mudar tudo quando surgem os obstáculos no caminho porque, fica sempre bem acabar com uma citação, como disse Paulo Sérgio (treinador do Vitória) "nem tudo está bem quando se ganha, nem tudo está mal quando se perde."

Anónimo disse...

Ok, Zemis, tudo numa boa, tinha-te interpretado mal! Abraço.

PMF disse...

Miguel87 e John Aarsonj, supra:

De facto, a entrevista do R. MEIRELES e a sua olímpica calma ao dizer o que disse (mais do que o conteúdo do que disse) fizeram-me repensar novamente nesse ítem que, de resto, já ouvi referir a pessoas próximas da dita "estrutura"!

Será preciso ver o que se passa no balneário; de facto, independentemente da má forma, das lesões e da dificuldade em jogar no sistema pretendido por Jesualdo com os jogadores que temos, o que é certo é que a incapacidade de reacção e a quantidade de más jogadas individuais excedem o normal; vão para além de uma fase má!

Alguém já disse, supra, que o plantél está aburguesado; além disso, a muita dificuldade que o treinador tem em "abanar" e mudar alguns elementos, criará, também e talvez, tal aburguesamento em quem já ganhou muito internamente e não perspectiva poder ganhar muito mais a nível internacional!

Não conheço, bem vistas as coisas, treinadores que consigam ganhar sempre e sucessivamente mais do que 3 anos seguidos (quer no Porto, quer a nível internacional...acho eu que serão muito poucos ou nenhuns, precisamente porque há processos que se gastam e vícios que se instituem; é preciso, de vez em quando, dar "safanões")....

El Salvador disse...

Por falar em Jesualdo tenho a convicção que esperar mais de Pinto da Costa é o mesmo que esperar algo de Mesquita Machado. São falhanços sucessivos ano após ano com entrada de rios de dinheiro que logo desaparecem na compra duma camioneta de Benitez e companhia. Estou farto disto, ontem em vez de irritar ia adormecendo e acho muito sinceramente que o campeonato este ano acaba dentro de duas jornadas. O que nem era mau, porque me irrita o endeusamento dos adeptos e o autocnvencimento do presidente, eu dou-lhe os melhores e o Jesualdo ganha. Porra presidente, você começou a beber?

Pedro disse...

Comparam Pinto da Costa com Mesquita Machado.. valha-me Deus. O ser humano além de burro por defeito é mal agradecido. Não basta ganhar 14 campeonatos em 20 anos. É que há quem faça melhor.... Santa burrice.

miguel.ca disse...

O PRÓXIMO PATETA QUE TIVER O DESPLANTE DE SEQUER EQUACIONAR O PAULO BENTO COMO PRÓXIMO TREINADOR DO FCPORTO, LEVA UM VALENTE PONTAPÉ VIRTUAL NO CU!

Mandar embora um burro e contratar um soco era o melhor que nos podia acontecer...sem duvida!

Quanto ao Jesualdo, talvez quando formos goleados na Luz alguma coisa aconteça.

PMF disse...

O problema do plantel:

O Porto, desde há alguns anos a esta parte, segue uma política que tem tido êxito e que, antes de tudo, talvez seja a única sustentável, no nosso mercado, para ter sempre jogadores de alguma qualidade internacional , com efectiva capacidade competitiva também internacional. Essa política consiste em contratar barato, jogadores ainda não muito conhecidos ou ainda não totalmente feitos e valorizá-los, para depois os vender com largas mais-valias.

Enquanto se valorizam, enquanto evoluem e se desenvolvem no Porto, o clube ganha com a respectiva qualidade (pudemos dispor de um Lisandro a altíssimo nível durante dois anos, pudemos ter um Mcarthey em nível muito elevado 1 ou 2 anos; pudemos, assim, ter o Lucho muito bem 2 épocas, pudemos igualmente dispor de um Quaresma no pico da forma e carreira, de um Cissoko 6 meses, etc.). É difícil, passado algum tempo e se evolução corre bem, segurar tais jogadores...por isso, inevitavelmente, a venda para o estrangeiro e a descoberta de novos potenciais valores...

Ora, assim sendo, o problema e o ponto sensível desta política reside não nas (inevitáveis, na maior parte das vezes) vendas, mas sim nas aquisições. A sobrevivência desta política depende de aquisições certeiras que permitam em pouco tempo compensar a qualidade dos jogadores vendidos e a prazo, realizarem-se, novamente, mais-valias com as vendas para fora.

Não creio que seja muito prudente, nesta perspectiva, apostar em jogadores que já estão na Europa há algum tempo e ainda não explodiram! Será pouco provável que o façam... Por outro lado, nem sempre se consegue fazer de um jogador de 5 milhões, um craque de 15,20 ou 30...a regra até nem será essa. Como alguém já escreveu, por alguma razão o marselha preferiu dar 18 milhões por um jogador já com 28 anos e não (apenas) 4,5 por outro (também argentino) de 25 anos!

Este ano, julgo que as coisas começaram a correr mal, desde logo, com as aquisições (espero que me engane, mas serão muito provavelmente flops a juntar a mais alguns dos anos passados)...

Por outro lado, já não temos a trabalhar com o Porto o Jorge Mendes!....

Azulantas disse...

Zemis, assino por baixo.

JF tem os defeitos que tem e tem as qualidades que tem. Já o conhecemos e ele conhece o Porto. É o melhor formador de jogadores em Portugal e arredores e é um razoável treinador.

Se o balneário não está bem então é para isso que estão lá os capitães - que falta faz o Pedro Emanuel - e o resto é conversa.

Deixem-nos trabalhar.

Pedro Reis disse...

Miguel_Canada,
Paulo Bento para o FCP e já se ainda ambicionamos ser campeões este ano!
Gostava, só por curiosidade, de perceber qual era o treinador que tu escolhias agora para o FCP (pq o JF tb já percebi que não queres que continue)?
By the way, dentro das possibilidades do clube...

Luís Carvalho disse...

Quem dispensou o Pedro Emanuel?
Jesualdo Ferreira.

Luís Carvalho disse...

"Como alguém já escreveu, por alguma razão o marselha preferiu dar 18 milhões por um jogador já com 28 anos e não (apenas) 4,5 por outro (também argentino) de 25 anos!"

Isto não tem ponta por onde se lhe pegue.
Quer isto então dizer que, quando se compra um jogador, se rejeita todos os outros?
O Marselha nem sequer conhecia, muito provavelmente, o Belluschi...
E isso não quer dizer rigorosamente nada sobre a categoria de um jogador.

Quem é o Marselha para se pronunciar sobre quem quer que seja, com os pobres resultados que tem obtido nos últimos largos anos?

Jota disse...

Quanto ao Jesualdo, talvez quando formos goleados na Luz alguma coisa aconteça.

Não tenham receio, até lá haverá certamente muita fruta e chocolates...e depois temos que confiar no arbitro...talvez com um bocado de sorte seja o Jorge Sousa.

Offshore disse...

fruta e chocolates não devem ter faltado no túnel da Luz

* penalti por assinalar na 1º parte
* falta inexistente na origem do golo


http://oantilampiao.blogspot.com/2009/11/mais-um-roubo-na-catedral-da-corrupcao.html

Pedro Reis disse...

"fruta e chocolates não devem ter faltado no túnel da Luz"

Desculpa lá mas eu estou a borrifar-me para os "casos de arbitragem" dos jogos do Benfica e do FCP.

Não é esse o problema! Casos sempre existiram e como eu sempre defendo, quando somos melhores e jogamos bem, não há erros de arbitragem que nos impeçam de ganhar. Sempre foi assim!

Este ano o Benfica está a ganhar porque joga melhor, com vontade e com raça e o FCP não está a ganhar porque está a jogar uma m**** e sem vontade de fazer melhor.
Não ver isto é enganarmo-nos e irmos atrás daquilo que criticamos nos nossos rivais.

Hugo disse...

"É o melhor formador de jogadores em Portugal e arredores"

Estaremos a falar do mesmo Jesualdo?

Offshore disse...

"Não ver isto é enganarmo-nos e irmos atrás daquilo que criticamos nos nossos rivais."
mas ver que estamos muito abaixo do minimo exigivel não nos impede de constatar o resto

Pedro Reis disse...

eu percebo, mas discutamos o essencial e deixemos de lado o acessório...

senão estaremos a enterrar a cabeça na areia e não resolveremos os "nossos" problemas.