quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Arrivederci Quaresma


«O jornal espanhol Mundo Deportivo avança na sua edição de hoje que o Atlético de Madrid está na corrida pelo extremo, para além do Génova, Nápoles, Everton e... Sporting. Recorde-se que o clube de Simão Sabrosa já tentou a contratação de Quaresma em 2006 e 2007, esbarrando na altura no alto preço pedido pelo FC Porto. O regresso aos campeões nacionais é também uma forte hipótese para o jogador prosseguir a carreira, garante o diário La Gazzetta dello Sport.»
in Record, 12/11/2009

Compreendo que o Ricardo Quaresma queira jogar com regularidade, algo que não faz desde que saiu do FC Porto, e percebo perfeitamente a urgência pessoal em fazê-lo, nomeadamente no caso de Portugal garantir o apuramento para o Mundial da África do Sul.

Contudo, esperando que esta paragem de três semanas no campeonato contribua para que o trio de ataque portista - Rodriguez, Hulk e Falcao - e o "joker" Varela atinjam o pleno em termos físicos, faz sentido a FC Porto SAD equacionar a possibilidade de contratar (por empréstimo) Quaresma a partir de Janeiro?

Apesar das saudades das trivelas e de diversos golos espectaculares, sinceramente penso que não e por três razões:

1º) As principais carências do plantel portista são no meio-campo, com destaque para médios ofensivos de qualidade. A investir em Janeiro a prioridade deve ser nesse sector;

2º) Em ano de Mundial, a SAD tem de valorizar os seus activos - por exemplo, Hulk e Varela - e não os que pertencem ao Internazionale;

3º) A forma como Quaresma forçou a sua saída do FC Porto e as palavras pouco simpáticas que proferiu quando assinou pelo Inter (qualquer coisa do estilo, "tinha o desejo de voltar a jogar por um grande clube"), fazem com que muitos adeptos portistas, entre os quais eu me incluo, não vejam um hipotético regresso do Quaresma com os mesmos olhos com que veriam o de Deco ou Ricardo Carvalho, só para citar dois exemplos.

42 comentários:

Luís Carvalho disse...

Eu bem me parecia que o problema do FCP eram os grandes jogadores.

Como alguém já disse, com a vinda do Quaresma, ainda corríamos o risco de começarmos a jogar bom futebol e a ganharmos muitos mais jogos.
Sem dúvida, um problema.

Venham, pois, mais 2 ou 3 jogadores de uma qualquer equipa argentina de segunda.

Paulo Marques disse...

Sim, porque de tudo o que precisávamos agora era um brinca na areia, daqueles últimos meses que cá esteve. Já basta o Hulk para não passar a bola (verdade seja dita, mtas vezes só se for para trás), agora para andar a brincar connosco como no final da época é melhor estar sentadinho onde está.

Pedro Azevedo disse...

Eu não sei quais são as nossas carências. Por aquilo que temos visto, com tão mau futebol, estamos carenciados para todas as posições.

Quaresma agrada-me , sempre me agradou, nunca me importei com "o brincar connosco", pois mesmo nesse ano foi só, como já li, o maior criativo do campeonato, como já o tinha sido nos dois anos anteriores. Se não queremos isto, talvez quem esteja aburguesado sejam alguns adeptos do FCP e não o Quaresma.

Eu acho que ele pode não fazer diferença em Itália, Inglaterra, em equipas com grandíssimos jogadores, mas em Portugal, em qualquer equipa faz e muita diferença.

Mas neste momento a prioridade é o Jesualdo Ferreira colocar a equipa a jogar o minimo aceitável. Não tenho visto.

Metz disse...

São pontos de vista, já vi jogadores dizer bem pior José Correia e serem recebidos de braços abertos, mas eu sou suspeito, sou admirador de bom futebol e dos mágicos, e sim, acho que vale mais a pena ganhar 1-0 com um lance de mágico do que aquilo que o Porto tem entitulado de "futebol" que tem praticado(??) este ano.

Agora, estamos de acordo que a maior debelidade do planel é o meio campo, mas.. os bons jogadores cabem em qualquer equipa..

Mas como disse, são pontos de vista, e penso que com o banco confrangedor que temos, todas as ajudas seriam bem vindas.

Cumpz

Metz disse...

Já agora, só para acrescentar que no que diz respeito ao regresso do Deco estamos de acordo, quem dera :)

Cumpz

Anónimo disse...

"As principais carências do plantel portista são no meio-campo, com destaque para médios ofensivos de qualidade. A investir em Janeiro a prioridade deve ser nesse sector;"

Investir nesse sector? Com o Jesualdo a treinador? Há muito que entendemos que o professor NÃO GOSTA de médios criativos; do que ele gosta é de toscos que sabem "ocupar os espaços".

Quanto ao Quaresma, venha ele, os grandes jogadores são sempre bem-vindos, e o que ele ganha não importa porque o Fernando Gomes já disse que os passivos não têm problema nenhum! Ah, e o falhanço do Quresma em Itália também mostra que o Mourinho não faz milagres. Tem a mania que é mau, lá isso tem, mas não ser capaz de integrar o Cigano na equipa foi um falhanço grande de sua parte.

José Correia disse...

V. R. disse...
«Há muito que entendemos que o professor NÃO GOSTA de médios criativos; do que ele gosta é de toscos que sabem "ocupar os espaços".»

Este é um dos mitos que, de tantas vezes repetido, se transforma em verdade inquestionável.
Relembro apenas que na época em que chegou ao FC Porto (2006/07), o trio do meio-campo era composto por Paulo Assunção, Lucho e Anderson. E foi assim até ao malfadado jogo em que o Katsouranis partiu a perna ao Anderson.

José Rodrigues disse...

Eu concordo com o artigo do José Correia.

A quem quer o regresso do Quaresma, pergunto apenas uma coisa: presumindo q é para vir para titular (um Quaresma no banco ia ser o bom e o bonito, só iria trazer problemas ao balneário), quem é q defendem q saia?

Teríamos nesse caso Rodriguez, Hulk, Varela e Quaresma. Para jogar o Quaresma, saía quem?

NB q eu acho q o Quaresma no seu pico de forma (aspecto psicológico incluído) provavelmente até tinha lugar a titular... mas contar com isso é pior q contar com o ovo no cú da galinha.

José Rodrigues disse...

"Este é um dos mitos que, de tantas vezes repetido, se transforma em verdade inquestionável.
Relembro apenas que na época em que chegou ao FC Porto (2006/07), o trio do meio-campo era composto por Paulo Assunção, Lucho e Anderson. E foi assim até ao malfadado jogo em que o Katsouranis partiu a perna ao Anderson."

Ó José Correia... achas mesmo q é dando um exemplo q durou 2 meses num período total de 3 anos e meio serve de argumento para a conclusão q queres tirar??

Anónimo disse...

Ibson, e agora aparentemente Belluschi, ilustram bem, penso eu, a aversão de JF a médios que gostam de "ter a bola no pé". Muitos de nós - eu incluído - lamentámos o que se passou entre Co Adriaanse e Diego e que conduziu à venda do brasileiro, mas pela amostra o Diego não teria tido mais sorte com Jesualdo Ferreira.

José Correia disse...

V. R. disse...
«lamentámos o que se passou entre Co Adriaanse e Diego e que conduziu à venda do brasileiro, mas pela amostra o Diego não teria tido mais sorte com Jesualdo Ferreira»

É especulativo tirarmos uma conclusão destas.
Quem não quis, ou não soube, encaixar Diego no seu modelo de jogo foi Adriaanse (que tem fama de ser um treinador de ataque). Jesualdo nunca pôde contar com Diego, nem com Deco.
Quando Jesualdo pôde contar com um médio ofensivo de indiscutível qualidade - Anderson - o jovem brasileiro jogou sempre, quer no início, quer no final da época 2006/07.

Luís Carvalho disse...

José Rodrigues,

De que Rodriguez falas? Daquele que no ínício da temporada passada não jogava lá muito mas ia marcando uns golitos? Ou daquele que no final da mesma época marcava menos mas jogava melhor? Ou será antes o deste ano que nem uma coisa, nem outra?

Quanto ao Varela, actual D.Sebastião portista, lembro apenas que existe ainda uma "pequena" diferença de curriculum entre ele e o Quaresma. Digamos, a mesma diferença que vai de um Estrela da Amadora para um FCP.

Parece que há muita gente que ainda não entendeu que, como as coisas estão, ou vem alguém fora-de-série em Janeiro, ou nada nos resta senão chorar, e muito, lá para Maio.

Rui disse...

Se o Quaresma voltasse, só aceitava isso a titulo definitivo.

Quanto a lugar para ele, ficaria como trio de meio campo, Fernando Meireles e Rodrigues, Hulk e Quaresma nas alas e Falcao na área.

José Rodrigues disse...

"Quando Jesualdo pôde contar com um médio ofensivo de indiscutível qualidade - Anderson - o jovem brasileiro jogou sempre, quer no início, quer no final da época 2006/07."

Balelas.

Antes de mais, o Anderson nem sequer agarrou a titularidade ao princípio com Jesualdo. Se fez 5 jogos seguidos a titular, já foi muito. Aliás, nos 15 jogos em q participou nessa época (no início e no fim), foi suplente utilizado em quase tantos jogos como as vezes em q foi titular.

Para além disso, parece-me claro q Belluschi já demonstrou (mesmo antes de chegar ao FCP, e depois disso) ter qualidade suficiente para ser titular.

Finalmente, a aversão de JF a médios ofensivos ficou patenteada em vários outros exemplos, só para dar dois:

1) na época passada não tínhamos UM ÚNICO médio predominantemente ofensivo no plantel. Nem um só em 28 jogadores.

2) dispensa de Jorginho

3) Leandro Lima e L Aguiar (no muito pouco tempo q passaram no Dragão) praticamente não tiveram oportunidades, nem mesmo como suplentes utilizados

4) Valeri, quando disponível, ainda não teve qq oportunidade com Jesualdo (ah sim, já me esquecia, jogou 5mins num par de jogos).

E já nem falo na questão do Ibson.

José Rodrigues disse...

"De que Rodriguez falas? Daquele que no ínício da temporada passada não jogava lá muito mas ia marcando uns golitos? Ou daquele que no final da mesma época marcava menos mas jogava melhor? Ou será antes o deste ano que nem uma coisa, nem outra?"

Não me parece q queiras levar a discussão por aí, porque senão vamos colocar exactamente as mesmas questões sobre o Quaresma...

Já nem entro na discussão sobre a avaliação do Rodriguez "não jogar lá muito" pq isso é subjectivo, e já deu para perceber q fazes uma avaliação da sua performance bastante diferente da minha (e de muitos outros). Nisso cada um fica na sua.

De qq forma infiro pelas tuas palavras q contigo o Rodriguez ia direitinho para o banco para poder entrar o "fora-de-série", tal como o Varela, jogando portanto "by default" Quaresma e Hulk. Ok, opiniões, mas a minha curiosidade fica satisfeita.

Peço apenas q o pessoal imagine uma situação hipotética por um segundo só: imaginem (imaginem só) q por uma razão ou outra o Quaresma não era posto a titular (por 2 jogos consecutivos q seja).

Sabendo-se q já andava a fazer frete nos últimos tempos no FCP, q queria "dar um salto na carreira para um clube grande", q tinha fechado o capítulo FCP da sua história pessoal... como é q será q iria encarar agora, ano e meio mais tarde, passar de suplente no Inter para suplente no FCP (onde para mais antes já tinha sido titular, e mesmo assim não andava satisfeito)??

Anónimo disse...

Eu creio que no que respeita ao "desamor" de Jesualdo pelos médios criativos o júri há muito decidiu.

Ainda em relação ao Quaresma, eu não estou a ver o FCP a comprá-lo, nem ele a querer vir para cá ganhar metade (ou menos) do que ganha em Itália. Pelo que, a vir, decerto que será numa de tapa-buracos até final da época. E toda a gente aqui parece esquecer que, mais do que Rodriguez ou Varela, o grande obstáculo à titularidade do Quaresma seria o Mariano, o grande ocupador de espaços!;-)

José Rodrigues disse...

Se o Quaresma viesse e fosse preterido pelo Mariano nas escolhas de Jesualdo (o q não é um cenário tão irrealista como isso), ia ser o bom e o bonito no balneário e nas bancadas...

Jorge disse...

Nao precisamos do Quaresma. Em primeiro lugar o modelo do Porto nao e compativel com a rentabilizacao de um activo que nao lhe pertenca. Em segundo lugar, o problema do Porto nao e a falta de criativos, o problema e que a equipa nao esta a jogar grande coisa, tal como no inicio da epoca passada, e os jogadores que normalmente podem fazer a diferenca ou esta em baixo de forma (Hulk e Rodriguez) ou lesionados (Varela).
Pelo que fez o Jesualdo merecia um bocado mais de paciencia.

VR:
O Fernado Gomes disse: ""Os passivos não interessam para nada; temos é de ter capacidade para gerar fluxos de maneira a pagar esses passivos".
Nao tires a primeira parte da afirmacao do contexto e se nao percebes pede a alguem que te explique.

nelson barbosa disse...

Deixem lá o Quaresma sossegado onde quizer, pode até ser no Sporting. Ele tem um pé direito genial mas uma cabeça banal e, para ser um grande jogador, só habilidade não chega. Quaresma é mais um daqueles jogadores que vai passar ao lado de uma grande carreira. Não acredito que regresse ao FCP e desejo que não. Os grandes êxitos do Porto foram conseguidos com jogadores que aliavam génio a um grande profisionalismo e não com "primas donas", que amuavam e se queixavam dos adeptos. Como declarou quando chegou a Itália, finalmente está num grande clube, pois continue por lá e seja muito feliz.

nelson barbosa disse...

Jorge. "Pelo que fez o Jesualdo merecia um bocado mais de paciencia".
Não é só paciência, é também apoio.

José Rodrigues disse...

"Não é só paciência, é também apoio."

As únicas pessoas de quem o Jesualdo precisa de "apoio" é dos dirigentes e dos jogadores.

Se os adeptos o apoiam ou não é totalmente irrelevante...ele não vai fazer melhor ou pior trabalho, a equipa não vai jogar melhor ou pior, os dirigentes não o vão despedir ou renovar contrato.

A única coisa q os adeptos devem fazer é não fazer-lhe "esperas" em caso algum, manifestações à porta da SAD ou algo do género. De resto...

José Rodrigues disse...

"Fernado Gomes disse: ""Os passivos não interessam para nada; temos é de ter capacidade para gerar fluxos de maneira a pagar esses passivos".
Nao tires a primeira parte da afirmacao do contexto e se nao percebes pede a alguem que te explique."

Ó "Jorge", mas afinal se o passivo for mais elevado, então os "fluxos" a ser gerados não terão q ser cada vez mais elevados? Claro q sim. E as receitas são totalmente elásticas? Claro q não. E já agora, o q gastamos em juros não depende do tamanho absoluto do passivo? Claro q sim.

Então em q é ficamos: afinal o tamanho do passivo interessa ou não? Claro q sim. O tamanho absoluto do passivo não é o indicador mais importante entre os vários disponíveis mas claro q interessa, ainda q indirectamente; por isso mesmo a expressão do FG foi infeliz (e contraditória), ponto final parágrafo.

Se depois de eu escrever isto ainda não perceberes, podes pedir a alguém q te explique melhor (para usar uma expressão tua). :-)

Anónimo disse...

Jorge: "Nao tires a primeira parte da afirmacao do contexto e se nao percebes pede a alguem que te explique."

Se não fosses insolente eu respondia-te.

Anónimo disse...

Nelson Barbosa:«Os grandes êxitos do Porto foram conseguidos com jogadores que aliavam génio a um grande profisionalismo e não com "primas donas", que amuavam e se queixavam dos adeptos. »

Que memória tão curta! Não só o Quaresma contribuiu significativamente para os êxitos do Porto nos anos em que cá esteve, como um dos nossos maiores heróis, o Madjer do "calcanhar de Viena", era uma grande prima donna e não se salientava propriamente pelo seu profissionalismo, motivo pelo qual, aliás, o Artur Jorge muitas vezes o tirou da equipa. Mas se não fora essa prima donna, provavelmente, de Viena recordar-nos-iamos hoje de quão perto estiveramos de poder ser campeões europeus nesse ano...

Os chavões são muito bonitos...

José Rodrigues disse...

"Os chavões são muito bonitos..."

De facto no FCP sempre houve espaço para uma ou outra prima donna, mesmo sendo a excepção. O Oliveira era o quê? E o Madjer? Ou até mesmo um Kulkov?

Dito isto, NESTE MOMENTO acho q o regresso desta "prima donna" específica não seria aconselhável.

sirmister disse...

acho que seria um bom reforço, mas apenas se viesse com uma clausula de opção de compra atingível pelo FCP. E convencido que não seria obrigatoriamente titular.

Como ambos os pressupostos são improvaveis...

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
«o Anderson nem sequer agarrou a titularidade ao princípio com Jesualdo. Se fez 5 jogos seguidos a titular, já foi muito.»

Já sabemos que o Jesualdo tem costas largas, mas não exageremos.

Nos 12 primeiros jogos oficiais da época 2006/07 (da Supertaça até ao jogo com o SLB), o Anderson foi titular em 10 jogos, suplente utilizado em um (com o Beira Mar, em que entrou ao intervalo) e não foi convocado (por estar lesionado) contra o Sporting.
Isto pode ser verificado em:
http://www.zerozero.pt/equipa/portugal/fc_porto/2006_2007/todos_os_jogos/136/allmatches/9

Mais. No último jogo em que pôde contar com o Anderson, o onze titular escolhido por Jesualdo para defrontar o SLB em casa foi o seguinte:
Helton
Fucile-Pepe-B.Alves-M.Cech
P.Assunção-Lucho-Anderson
Quaresma-Lisandro-Postiga

Será que este é um onze defensivo?
Será que este é um onze sem jogadores criativos?

Recordo que até ao momento (30 minutos) de o Anderson ser arrumado pelo Katsouranis por um período de 5 meses (com a complacência do Lucílio Calabote Baptista), o FC Porto estava a fazer uma exibição espectacular e aos 21' já ganhava por 2-0.

Estes são os factos que, conforme eu disse, contrariam o mito.

Anónimo disse...

Não, Zé Correia, esses não são os factos que contrariam o mito; são a excepção que comprova a regra!;-)

ben-u-ron79 disse...

em casa onde nao ha pao todos ralham e ninguem tem razao...
A meu ver o grande problema e que o quaresma a vir para o porto viria em condiçoes similares as do suazo e como tal teria que ser titular...meus senhores eu gosto mt do quaresma mas nao mais do que do porto e como tal so o queriria numa situaçao parecida com a que originou a sua vinda. Ja nos queixamos do hulk se agarrar de mais a bola, mas uma coisa e certa se o quaresma viesse para o porto, o hulk agarrava-se menos pois quando nao fosse o hulk seria o quaresma! falta-nos 1 lucho...o marselha nao o quer emprestar? precisamos de quem ganhe tempo com passes ao primeiro toque para que depois sim, as prima-donas possam perder tempo a vontade!

Fernando disse...

Quaresma foi um grande jogador. Será que, face a tão longa paragem, ainda está um grande jogador? Como Dragão, não me esqueço de muitas alegrias que este nos deu ou ajudou a ter. Mas a dúvida quanto ao seu estado é razoável. Por outro lado, há jogadores no actual plantel que "só" podem melhorar, física, técnica e tácticamente. Mas os bons jogadores são sempre importantes. Mas, há aquela frase assassina: "tinha o desejo de voltar a jogar por um grande clube". Não sei...

ben-u-ron79 disse...

ja agora...grande raul!!!!!

Miguel Magalhães disse...

Bom post
1º concordo 100%
2º concordo 100%
3º concordo 100%

E diria mais:
1º o Quaresma que continue por Itália a ganhar mais troféus de bidão de ouro
2º felizes daqueles que ganham 3 campeonatos nos últimos 3 anos, 3 excelentes presenças na Champions, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça e ainda se queixam ; se calhar, se tivessem ganho 1 ou 2 campeonatos nos últimos 14 anos anos, um qualquer Jesus já servia...
3º perguntem ao Jesualdo se ele gostava de ter de volta o Anderson, o Lucho, o Lisandro, o Pepe, o Assunção, o Bosingwa, o Cissoko. Perguntem-lhe se por ele os tinha vendido (excepção ao Assunção). E perguntem à SAD se tinha dinheiro para os manter e se tem dinheiro para dar ao Jesualdo jogadores do mesmo calibre

O Porto tem jogado muito mal. Daí a estar sempre a crucificar o treinador...

Anónimo disse...

É, são uns injustos estes adeptos do FC Porto. E têm cada uma! Vejam só que não gostam de ver a equipa a arrastar-se.

E coitada da SAD, investe em Guarins, Marianos, Tomás Costas, Leandros, Linos, Ezequias, Mareques, Benitez, Sokotas, eu sei lá, e depois ainda a criticam por vender o Lucho, arrecadar uns míseros prémios de gestão e uns ordenados de terceiro mundo. Não há justiça à face da Terra. Eu, por mim, renovava já o contrato do Jesualdo por mais três épocas. Pensando bem, até me admira como o NGP ainda não o fez.

Pedro disse...

"É, são uns injustos estes adeptos do FC Porto. E têm cada uma! Vejam só que não gostam de ver a equipa a arrastar-se. "

Então aqueles que acham que estes últimos 4 titulos não são prova de competência.... Isso não é ingratidão é mesmo outra coisa. Mas com as censuras habituais neste espaço poupa-se nos adjectivos.

José Rodrigues disse...

"Não, Zé Correia, esses não são os factos que contrariam o mito; são a excepção que comprova a regra!;-)"

Obviamente.

O José Correia faz um cavalo de batalha de 2 ou 3 meses do reinado Jesualdo, ignorando completamente os vários exemplos nos restantes mais de 3 anos...

É como eu dizer q "é um mito q costume chover muito no Porto no Inverno, já q durante 4 dias seguidos em Janeiro esteve sol"...

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
«O José Correia faz um cavalo de batalha de 2 ou 3 meses do reinado Jesualdo, ignorando completamente os vários exemplos nos restantes mais de 3 anos...»

Zé, não é 2 ou 3 meses. O que os factos demonstram é que quando o Jesualdo pôde dispor do Anderson em boas condições físicas, o médio criativo brasileiro jogou sempre.

Quanto aos outros exemplos, as conclusões que podemos tirar é que depende dos exemplos (leia-se dos jogadores).
Se estamos a falar de médios criativos (vulgo Nº 10), uma coisa é poder dispor de jogadores do calibre de António Oliveira, Zahovic, Deco, Diego ou Anderson; outra conversa é se são jogadores do nível do Jorginho, Ibson ou Leandro Lima (ainda hoje me rio quando recordo que a propaganda oficial afirmava que o Leandro Lima seria o substituto do Anderson...).
Na minha opinião não há comparação possível e muito menos se podem tirar conclusões de que por não apostar em jogadores do calibre do Jorginho, Ibson ou Leandro Lima, o Jesualdo não gosta de médios criativos.

José Correia disse...

Já que estamos a falar de médios criativos (desviando-nos do assunto do artigo), o que os factos também demonstram é que foi um treinador que, supostamente, gosta de futebol espectáculo e de jogadores criativos, quem arrumou o Diego e pôs o Anderson a treinar durante 6 meses com a equipa B.
Mais um mito que se desfaz?

José Rodrigues disse...

"Na minha opinião não há comparação possível e muito menos se podem tirar conclusões de que por não apostar em jogadores do calibre do Jorginho, Ibson ou Leandro Lima, o Jesualdo não gosta de médios criativos."

Vamos lá se nos entendemos: há "apostar" e "apostar". A mim parece-me óbvio, mas parece q tenho q me expandir neste ponto.

As expectativas dependem naturalmente do valor do jogador: se de um Anderson esperava-se q fosse titular (mau era, tendo sido a contratação mais cara de sempre no FCP até à altura); de L Aguiar ou L Lima ou Jorginho esperava-se q AO MENOS tenham lugar no plantel (pelo menos um ou outro), sendo utilizados ocasionalmente (ou ao menos sentando-se no banco com alguma regularidade).

Ora, e volto a repetir: na época passada não tivémos um ÚNICO médio ofensivo no plantel. Nem um! Isto nem com o Trapattoni. E caramba, ele tem preterido um Belluschi em favor de Guarin ou Mariano para o meio-campo! E querem convencer-me q o Jesualdo não tem qq aversão geral a médios ofensivos, mesmo q numa ou noutra circumstância o tenho utilizado?

Aversão geral não quer dizer "fundamentalismo anti-médio ofensivo, em qq circumstância, com qq jogador". Para dar outro exemplo (como se tal fosse necessário): se o Trap tivesse um Zidane, um Ronaldinho, um C Ronaldo e um Van Basten provavelmente tb os punha a jogar todos ao mesmo tempo - o q não faz dele, em geral, um treinador ofensivo.

Zé, por favor pára de olhar para o ramo de uma árvore, recua um pouco e olha mas é para a floresta...

nobigdeal disse...

é só uma opinião, mas tenho para mim que o Quaresma já se deve ter arrependido de ter deixado o FCPorto e, podendo, voltaria a correr.

a verdade é que nos últimos tempos tb não era lá muito bem tratado pela massa assobiativa, daí perdoar-lhe algumas "bocas"...

recordo-me de que quando o Victor Baía regressou ao FCPorto disse qq coisa do tipo "quero mostrar o meu valor para poder voltar a representar o barcelona..." (mais palavra menos palavra).

e não foi por isso que, para nós, deixou de ser o "Grande Baía".

quanto à utilidade ou não de um eventual regresso do Quaresma... abstenho-me :)

pc disse...

caro JC aprecio mt o seu trabalho no blog...mas parece-me que exagera no q diz "este" ou "aquele" bláblá (segundo os jornais...)N,os tb como aeptos dizemos mt "tontice"...
O Rodrigues já devia ter sido despachado , o quaresma disse não sei o quê etc etc... é um discurso com tempero "punitivo" que não me agrada ...mas respeito!
Abraço

Jorge disse...

Jose Rodrigues:

Estas a ligar o passivo aos fluxos, ou seja o passivo nao pode ser interpretado independentemente da capacidade de gerar os tais fluxos, ou seja o passivo por si so nao quer dizer nada o que interessa e o seu tamanho relativamente a capacidade de gerar fluxos.
Por exemplo, quando comparas uma empresa grande com uma pequena, por exemplo, nao vais olhar para o maior passivo da empresa grande e concluir que essa esta em pior situacao financeira que a empresa pequena.

A afirmacao seria infeliz num manual de financas por ser pouco clara e poder ser mal interpretada mas foi uma frase dita entre outras que poderia ser clarificada no momento se fosse necessario.
Parece-me que mais infeliz que a afirmacao e tirarem parte da afirmacao do contexto para distorcerem a ideia que a pessoa procurou comunicar.

Anónimo disse...

Pois, pois, mas eu quero ver é como vão ser os "fluxos" na próxima época se não formos à LC. É que já não temos muitos jogadores para vender por mais de € 20 M, e nalguns casos os passes nem são nossos na totalidade, o que poderá obrigar-nos à venda de vários jogadores para chegarmos à mais-valia de cerca de € 25 M que o mesmíssimo Dr. Gomes não há muito tempo referiu ser necessária todos os anos.

O Dr. Fernando Gomes defende-se como pode, claro, mas a evidência do aumento do passivo, mesmo perante vendas de valor astronómico, é difícil de contornar, independentemente dos "fluxos". Por alguma razão se emitiu agora novo empréstimo obrigacionista: é porque os "fluxos" são insuficientes.