quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A fuga para a frente no seu esplendor - parte II

Este artigo aborda uma comparação entre a saúde financeira das SADs do FCP e do slb (que publicou agora as suas contas referentes a 08/09, com um prejuízo de 34,9 milhões de €).

Uma frase que tenho ouvido por várias vezes desde o Verão é: "nada de novo, o slb estica a corda ano após ano e vai-se safando". Ora antes de mais isto é um mito que convém arrumar: aquilo a que estamos a assistir não é, de todo, "business as usual".

Nas 4 épocas anteriores (i.e. desde que fomos campeões europeus, e grosso modo desde que o LFV está à frente do clube, até Junho do ano passado) a slb SAD por acaso tinha feito melhores resultados financeiros do que a FCP SAD: os resultados acumulados nesse período foram de 21 milhões de prejuízo no nosso caso e 8,3 milhões de lucro no caso deles. Não se pode portanto dizer que seja normal que o slb "estique a corda" financeiramente.

O que o adepto comum por vezes se esquece é que se nós temos encaixado muito mais dinheiro em vendas de jogadores, também temos tido um défice crónico (devido a salários, etc) bem mais elevado, além de também termos re-investido grandes quantias em novos passes de jogadores.

Estaríamos, portanto, mais ou menos com a mesma saúde financeira que o slb aqui há uns meses (pelo menos a nível de SAD; já a nível de clubes estávamos e estamos em muito melhor situação). No entanto, este Verão as duas SADs tomaram duas direcções bastante opostas, com o slb a encetar uma autêntica "fuga para a frente" drástica - sobre isso falei logo no fim de Julho.

É o tudo ou nada de LFV. Com a publicação das contas do slb, ficamos hoje a conhecer melhor a dimensão do "gap" que se abriu entre eles e nós.

Comecemos pela tesouraria: a 1 de Julho, o saldo entre dívidas e créditos de curto prazo (i.e. com prazo até Junho próximo) era negativo de 46 milhões no nosso caso. Entretanto deve já ter entrado em caixa uns 15 a 20 milhões de euros das vendas de Lisandro, Cissokho e Ibson; tendo ainda em conta que pelos vistos vamos emitar novo empréstimo obrigacionista (que deve andar, imagino, pelos 20 milhões), adiando parte da dívida, e que mais alguma tranche das vendas de Verão deve chegar nos próximos 9 meses, concluo que ficamos com uma situação que dá para respirar até Junho próximo.

Já no caso da slb SAD o "gap" de curto prazo era, a 1 de Julho, de 96 milhões (!). Entretanto contrataram mais um ou outro jogador e não venderam ninguém. Terão eventualmente encaixado até cerca de 30 milhões com a venda de uma % considerável de passes a um misterioso fundo de investimentos, mas sobra ainda um "gap" de pelo uns bons 60 milhões de € que não estão previstos em lado nenhum. O mais provável é que assista a um rollover das dívidas ou receitas futuras antecipadas da parte de uma Centralcer qualquer, mas a situação fica de qualquer forma muito mais apertada para o futuro.

Passando à demonstração de resultados, é interessante verificar a evolução da situação estrutural das duas SADs. Nos anos anteriores o FCP precisou sempre de encaixar bastante mais dinheiro em mais-valias (nas vendas de jogadores) do que o slb para não fazer prejuízo (por ex, em 07/08 nós precisávamos de mais-valias de 27,3 milhões para não fazer prejuízo, enquanto o valor equivalente no caso do slb era de 12,8 milhões), mas em Junho ultrapassaram-nos: os valores em 08/09 eram respectivamente de 34,9 milhões no nosso caso, e 40,4 no caso deles. Como atenuante, reconheça-se no entanto que devemos ter encaixado cerca de 10 milhões a mais do que eles na Europa, mas mesmo assim... a partir de agora têm que vender tanto como nós, ou mais.

Olhando para os detalhes, isto é devido em parte a uma estagnação nas receitas do slb, já excluindo vendas de jogadores (em 08/09 foram mais baixas do que em qualquer um dos 3 anos anteriores), enquanto as nossas aumentaram 30% (em parte porque fomos aos 1/4s da LC, mas não só); e acima de tudo devido a uma progressão muito mais rápida do que nós nos "custos com pessoal" (salários,...) - passaram de 27 para 37 milhões em 2 anos - amortizações de passes de jogadores - subiu 7,5 milhões no espaço de 1 ano - e em menor medida aumentos em FSE (3 milhões) e juros (1 milhão).

Entre outros pormenores deliciosos em 08/09 de que ficámos agora a saber, destaco a compra de 50% do passe de Mantorras por 2 milhões (provavelmente para fazer grande lucro quando o venderem por 90, como outrora apregoado), e 2 milhões de indemnizações a Quique & equipa técnica.

Concluindo, a não-qualificação para a Liga dos Campeões na próxima época deixará o slb em muitos maus lençóis. É caso para dizer que não há luz ao fundo do túnel...

Quanto a nós, como já disse anteriormente há 3 semanas, se não estamos propriamente mal acho que podíamos estar melhor, principalmente nos custos - afinal de contas, o défice estrutural até aumentou no último ano, logo se estamos ok até Junho, não estamos lá muito precavidos para o futuro. Analizando em detalhe as nossas contas, penso que poderíamos poupar 10 a 15 milhões/ano nos custos sem comprometer a competitividade desportiva (pelo contrário, esses valores poderiam ser reinvestidos nessa mesma competitividade - imaginem se pudéssemos praticamente evitar cada ano a venda de um Lucho, ou equivalente). Continuamos a ter, por exemplo, custos com pessoal cerca de 10 milhões/ano superiores ao do slb.

Mas temos neste momento uma estratégia muitíssimo menos arriscada do que eles, comparativamente falando. Se o eventual afastamento da LC poderia fazer alguma mossa no nosso caso, no caso deles seria uma enorme machadada. Ou muito me engano ou daqui a 2 ou 3 anos vou ver a maioria dos benfiquistas a dizer cobras e lagartos de LFV, da mesma forma que mudaram de opinião do reinado de V&A depois de... ele sair.

17 comentários:

Miguel Lourenço Pereira disse...

O grande problema das contas do FCP sao os gastos em salarios, tanto com os jogadores como com o pessoal do clube e da sad. Os premios de época altissimos, os salarios elevados e o numero de empregados faz disparar os numeros a valores que podiam muito bem ser recortados.

Tal como alguns salarios de jogadores que cobram muito mais que a media nacional. Acho que a venda do Lucho e Lisandro foi tambem inteligente nesse aspecto. Ganhavam muito mais do que a maioria dos colegas.

O FCP tem sido o clube na Europa que mais dinheiro fez a nivel de venda de activos. E isso devia-nos ter deixado numa situaçao mais confortavel. O estadio, os gastos com pessoal, alguns numeros misteriosos e a aposta em criar infra-estruturas (centro estagio, dragao caixa) vai fazendo com que o defice se mantenha aí. E que tenhamos sempre de vender uma ou duas jóias. Com uma reduçao desses gastos talvez fosse possivel evitar essa situaçao, mas a realidade é que no plantel actual já nao ha muitas jóias para vender. A idade do Bruno Alves nao convida a grandes negócios e, actualmente, só o Hulk e em menor medida o Falcao podem dar bons negócios de futuro. Espero nao me enganar.

Quanto ao SLB, é o tudo por tudo este ano e nota-se. Estao nervosos e sabem que têm de ser campeoes porque a pré-eliminatoria é uma faca de dois gumes. Mesmo assim já começam a falar em vendas em Janeiro (mesmo que saíam os jogadores só no final do ano como tanto apregoam. Resta ver os valores que estao em jogo até porque o "principal interessado" é curiosamente um clube que nem pode mexer no mercado até nova ordem. Curioso.

um abraço

Francisco Andrade disse...

Penso que tendo em conta os resultados desportivos e razoável situação financeira, estou convicto que a estratégia do Porto tem sido uma de sucesso.

As pessoas têm tendência a olhar somente para as SAD, e não comprendem que o Porto tem privilegiado a saúde financeira do clube (sobretudo com a liquidação do passivo da Euroantas), que uma vez fechado, deixa o FCP numa situação invejável.

Concordo no entanto que poderiamos estar (ainda) melhor, ainda assim não sou dos que entra em discussão devido aos salários dos dirigentes da SAD ou custos que poderiam ser reduzidos. Não são só os dirigentes que ganham bem, no FCP os salários médios são elevados, inclusive já foi considerado dos melhores empregadores do país, e isso deveria ser motivo de orgulho e não de critica.

Para mim o erro é o facto de que apesar de temos acumulado muito dinheiro em vendas, também temos gasto em proporções semelhantes, principalmente nos últimos anos. Vendemos 1 jogar por 20 milhões e a seguir compramos 5 jogadores por 4 milhões, e desses apenas 1 ou 2 realmente dão algum retorno. O ano passado foi uma excepção nunca antes vista de retorno devido a "indesejados".

José Rodrigues disse...

"O estadio, os gastos com pessoal, alguns numeros misteriosos e a aposta em criar infra-estruturas (centro estagio, dragao caixa) vai fazendo com que o defice se mantenha aí."

Isso não é verdade no q diz respeito ao estádio, Vitalis Park e Dragão Caixa já que são investimentos cobertos pelo FCP clube, não pela SAD. Não é, de todo, pelas infra-estruturas q a saúde financeira da SAD não é melhor.

José Rodrigues disse...

Concordo com o Grilo Falante que a situação do FCP clube é invejável comparada com a dos rivais. Nisso estamos a QUILÓMETROS deles a nível de gestão (repare-se que ainda agora o slb vai passar o estádio para a SAD, espoliando os bens dos sócios só para mascarar as contas da SAD, mesmo que na prática não traga qualquer benefício).

Já não concordo com a ideia implícita que ele passa de que a SAD anda a subsidiar o clube, não é de todo verdade. Só para dar um exemplo, 80% das quotas dos sócios vão para a SAD mas os custos de cobrança vão a 100% para o clube...

José Correia disse...

«Analisando em detalhe as nossas contas, penso que poderíamos poupar 10 a 15 milhões/ano nos custos sem comprometer a competitividade desportiva»

Aqui é que está o busílis da questão e que eu gostava de ver analisado em detalhe para perceber melhor.
Por exemplo, do total de custos com pessoal, quanto é que realmente é gasto com a máquina produtiva - plantel e a equipa técnica?
Ou, dito de outra maneira, quanto é que a FCP SAD gasta com a mega-estrutura que, aparentemente, tem vindo a "engordar" desmesuradamente nos últimos anos?
Ele é directores, subdirectores, assessores, team managers, secretárias, olheiros, etc., etc.

Quando se diz que o orçamento da FCP SAD é superior a 80 milhões de euros, desse valor qual é a percentagem gasta com jogadores e equipa técnica?
50%?

José Rodrigues disse...

"Aqui é que está o busílis da questão e que eu gostava de ver analisado em detalhe para perceber melhor."

Sobre isso (os 10 a 15 milhões/ano q acho q podíamos poupar sem beliscar a competividade desportiva) terei o prazer de escrever outro artigo, já que a resposta é algo extensa.

Respondendo apenas à pergunta do José sobre quanto é que gastamos nos jogadores, a resposta é que, num orçamento de 80 milhões, cerca de 30 milhões vai para os salários, seguros etc dos jogadores (já incluindo emprestados) e equipa técnica. Ou seja, cerca de 40% do total.

Outros 30% (ou pouco menos) vão para as amortizações dos passes dos jogadores.

Em salários e prémios da máquina administrativa, gastamos um pouco mais de 10 milhões/ano.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
«Sobre isso (os 10 a 15 milhões/ano q acho q podíamos poupar sem beliscar a competitividade desportiva) terei o prazer de escrever outro artigo, já que a resposta é algo extensa.»

É com bastante expectativa que ficamos à espera desse artigo porque, afinal, a coisa é pior do que aquilo que eu pensava.

Apenas 30 dos 80 milhões do orçamento da SAD é que são destinados a jogadores (incluindo emprestados) e equipa técnica?!!

"Em salários e prémios da máquina administrativa, gastamos um pouco mais de 10 milhões/ano."
10 milhões por ano?!!!!!

Francisco Andrade disse...

E outros 20 ou 30 vão para os bancos todos os anos, por razões diversas. 2009/2010 será um ano bastante pesado nesse sentido, uma vez que em Dezembro cai o pagamento da "fatia" maior do último empréstimo obrigacionista.

Depois ainda há impostos, despesas correntes, reservas legais, etc.

É justo dizer que a carga salarial é tão mais elevada que os dos concorrentes, muito devido aos resultados desportivos. Os jogadores, os administradores, etc., todos recebem um variável dependendo do êxito desportivo.

Se o Porto não ganhar o campeonato, garantidamente a massa salarial baixa muito consideravelmente. Para os administradores estamos a falar de quase 50% de redução.

Mesmo que se reduza o peso da administração, isto nunca será zero. Estamos portanto a falar de uma redução de quanto? Dois, três milhões?

Preocupa-me mais contratações como as do Prediger.

Pedro disse...

A mim preocupa mais o Lucilio Baptista a apitar o SLB-NAval.

Mais a sério, é óbvio que a estrutura da SAD tem de apertar o cinto. Mas também é óbvio que a sua remuneração depende do êxito desportivo da equipa. E enquanto este acontecer vamos ter todas as possibilidades de ter anos positivos nas contas.

Pedro Mota disse...

Há algo que é imprescindivel,e isso é ser campeão..Se o Porto não for campeão e por azar ficar fora da Liga dos Campeões ai sim temos que ficar preocupados..No texto está escrito isto:
"Nos anos anteriores o FCP precisou sempre de encaixar bastante mais dinheiro em mais-valias (nas vendas de jogadores) do que o slb para não fazer prejuízo (por ex, em 07/08 nós precisávamos de mais-valias de 27,3 milhões para não fazer prejuízo, enquanto o valor equivalente no caso do slb era de 12,8 milhões), mas em Junho ultrapassaram-nos: os valores em 08/09 eram respectivamente de 34,9 milhões no nosso caso, e 40,4 no caso deles."
Nestes 34,9M estão incluidos os Milhões que o Porto gastou em compras,certo??..

José Rodrigues disse...

"Nestes 34,9M estão incluidos os Milhões que o Porto gastou em compras,certo??.."

Certo.

Bem, nao o valor das compras feitas em 08/09, mas sim a amortizacao anual de todos os passes comprados ate' 30 de Junho de 2008.

HULK 11M disse...

Espero que o artigo que o José Rodrigues está a preparar me esclareça da forma como estão a ser contabilizados no "activo" o valor dos jogadores:
- Pelo custo do respectivo passe ou pelo valor das "cláusulas de rescisão"?

José Rodrigues disse...

Caro Hulk,

a resposta é q são contabilizados pelo custo do passe, menos amortizações já feitas até ao momento do R&C.

É como comprar um carro: se custar 10mil euros e tiver uma vida útil presumível de 10 anos, ao fim de 3 anos vale contabilisticamente 7mil euros.

Com o passe dos jogadores é a mesma coisa, excepto q a "vida útil" é função da duração do contrato.

Sendo assim B Alves deve valer quase zero, enquanto q um Cebola deve estar contabilizado para aí em 6 milhões.

Concluindo, o verdadeiro valor do plantel é naturalmente superior (e bastante) ao valor registado nos "activos".

Mas na prática isso só interessa na medida em q dá confiança de que em último caso temos jogadores para vender para pagar dívidas (embora naturalmente não se possa assumir q se ia vender o plantel todo e substituí-lo por ex-juniores).

Espero q tenha respondido à pergunta.

O Faroleiro disse...

Caros amigos.

Sem querer fazer o papel do merceeiro de calculadora na mão, acho que é fundamental num médio espaço de tempo tentar abater o mais possível ao passivo de longo prazo de forma a garantir o clube para as direcções vindouras.

Digo isto pois esta capacidade extraordinária de valorizar jogadores não irá durar sempre.

Penso que os custos do clube deveriam "empatar" na medida do possível com as receitas geradas ao longo da época, sem que para isso tenham de ser vendidos jogadores.

O que está em questão não é manter os jogadores para toda a vida, mas sim preparar as finanças do clube para aquele temido dia em que o Porto, por alguma razão, fique afastado da champions por dois ou três anos !

Devo lembrar que a 28 de DEzembro próximo, Pinto da Costa fará 72 anos e no dia em que ele faltar, o que irá acontecer é uma incógnita para todos !

HULK 11M disse...

Perfeitamente de acordo com o "Bicho"!! (Será o nosso ex-capitão a escrever?)
É exactamente essa preocupação aqui citada pelo "Bicho" que me faz estar atento e preocupado com as contas e não apenas com os resultados desportivos.

Meu caro José Rodrigues:
Agradeço o esclarecimento.
Tenho formação na área da gestão e também entendo que a contabilização dos valores dos activos relacionados com os jogadores deveria ser efectuada como o meu Amigo refere...mas...
existe a possibilidade de os activos poderem ser reavaliados contabilisticamente.
Suspeito que algumas SAD´s estejam a utilizar o prolongamento de contratos com jogadores e a inclusão de altas cláusulas de rescisão para efectuarem essa reavaliação contabilística dos activos pela cláusula de rescisão!
Ora isto é mascarar as contas no ano em que é feita a "reavaliação", obtendo ganhos meramente contabilísiticos!
É esta a minha dúvida? Será que a nossa SAD está a fazer "reavaliações" pelas cláusulas de rescisão??

José Rodrigues disse...

"É esta a minha dúvida? Será que a nossa SAD está a fazer "reavaliações" pelas cláusulas de rescisão??"

Sinceramente não olhei para os detalhes todos nesta área, mas pelo q vi há em alguns casos alguma reavalização para cima, mas não significativa (certamente não chegando ao valor da cláusula de rescisão).

O Faroleiro disse...

Caro Hulk 11M, não sou esse Bicho, mas a intenção foi mesmo essa, a de prestar a devida homenagem.

Que fique claro que não acho que a direcção do Porto seja incompetente, aliás, o futebol é um negócio estranho pois os seus quadros são transacionados como "mercadoria" e o mediatismo que têm fazem com que a sua valorização ou desvalorização seja constante, daí esta forma "bolsista" de gerir o clube que por vezes se torna uma inevitabilidade.

Por essas e por outras é que ver jogadores cotados em bolsa sob a forma de fundo me dá uma confusão dos diabos pois se para profissionais o risco já é grande, então para o cidadão comum...

O problema é que o mercado dos jogadores vai muito por ondas, já foram os Brasileiros, os Franceses, os Argentinos, os Portugueses, os jogadores do Sporting, Aiax, Porto, enfim, basta um determinado tipo de treinador optar por um modelo específico de jogo e ter sucesso que o futebol segue na onda.

Com muita má fé e alguma estupidez, diga-se em abono da verdade, pela secretaría, o Porto teve para não ir à Champions no ano passado, imaginem só as consequências a nível da gestão actual do clube se tal se sucedesse !

Imaginem que com a saída de Pinto da Costa, terá que acontecer um dia, que se sucede um guerra de poder; pensem no PSD, no tempo do Cavaco a estabilidade era imensa; olhem para esse tempo e olhem para o PSD agora...

Dá que pensar !