sábado, 6 de agosto de 2011

Vieira connections

Diário de Notícias, 10/01/2009


Já se sabia que Luís Filipe Vieira tem feeling para os negócios, mas também não há dúvida que sabe cultivar amizades e "apostar nos cavalos certos". É que Pedro Passos Coelho só viria a ser eleito líder do PSD em 26 de Março de 2010 e primeiro-ministro em 5 de Junho de 2011...

3 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Filipe Vieira tanto se posiciona de um lado como muda abruptamente para outro conforme as circunstâncias e conjunturas políticas, pois nas eleições legislativas de 2009 apareceu em público a apoiar José Sócrates e a solicitar que os benfiquistas votassem nele. Ora quando Vieira suspeitou que o poder iria mudar de Partido foi logo bajular o possível futuro Presidente do partido da oposição e consequentemente futuro Primeiro-Ministro.
Nada, mas mesmo nada, nesta "visita" foi casual, Filipe Vieira soube antecipadamente que Pedro Passos Coelho iria almoçar naquele local, naquele dia; o provável cenário terá sido o seguinte: um funcionário/militante do PSD (simultaneamente benfiquista) sabendo, de antemão, do almoço de Passos Coelho naquele restaurante terá comunicado a alguém da direcção benfiquista (Rui Gomes da Silva, muito provavelmente) avisando-os do almoço, posteriormente Vieira apareceu no restaurante, fazendo-se de surpreendido quando avistou Passos Coelho, e tratou logo de ir demonstrar a sua "admiração" pelo então candidato à liderança do PSD e actual Primeiro-Ministro. Nesta visita Vieira levava consigo acompanhantes de "peso" para evidenciar a Passos Coelho que o Presidente do SLB tem apoios de personalidades "fortissímas" no mundo dos negócios, caso algum dia Passos Coelho decida precisar de apoio de Vieira, ou servindo também como possível "ameaça", ou seja, se Vieira tentar pressionar o actual Executivo para qualquer favor e houver resistência da parte deste, existem personalidades, do mundo financeiro, "por detrás" do Presidente benfiquista que também pressionarão o Governo para ceder às exigências ou para efectuar "retaliações" se necessário. Para sabermos se Passos Coelho vai ceder a possíveis pressões, teríamos de analisar a sua reacção ao "elogio" de Vieira, porque existem duas alternativas, ou Passos Coelho ficou "babado" com tal elogio e com a visita, ou, pelo contrário, teve uma atitude de frieza e cepticismo face às afirmações de Vieira, porque é da resposta a questões deste teor que se avalia o valor moral dos estadistas.
Um pormenor que convêm salientar é que Pedro Passos Coelho é, de todas as personalidades que foram Presidentes do PSD, o mais influenciável e manipulável de todos.

PS: o mais caricato desta notícia é o facto de ela ter aparecido no Diário de Notícias, que Pacheco Pereira apelidou de órgão oficial de propaganda do "passismo".

meirelesportuense disse...

Subscrevo o Daniel Gonçalves. LFV baila de um lado para outro com extrema facilidade, visitou a Festa do Avante e abraçou Jerónimo de Sousa quando precisou de apoios para o Centro Desportivo do Seixal, esteve no apoio a Sócrates e manipulou Armado Vara quando tal lhe era benéfico e virou para o PSD quando percebeu -era fácil não era?- que o PS estava em queda inevitável e irreversível...Está muito calado na Autarquia de Lisboa porque de momento pouco poderá sair daquela teta.

Roberto Tavares disse...

Hoje meramente por acaso vi parte do jogo do clube do regime, e reparei numa publicidade ao banco BIC, alguem que faça um post sobre isto, coincidências não existem.

As ligações acho que não devem ser muito difíceis de se fazer, e ficome por aqui :D

Continuem o bom trabalho;)