quinta-feira, 1 de maio de 2008

Análise do plantel 2007/2008: Centrais

Os defesas centrais do plantel do FCP da época 2007/2008 são: Bruno Alves, Pedro Emanuel, João Paulo e Stepanov. Até ao dia da publicação deste artigo, este quatro jogadores tinham participado no seguinte número de jogos:


CP

LC

TP

TL

ST

LI

Bruno Alves

26

08

01

00

01

00

Pedro Emanuel

17

03

01

00

01

00

João Paulo

07

02

01

01

00

05

Milan Stepanov

08

04

01

01

00

06


A posição de defesa central é uma posição histórica no FC Porto, tendo sido aí que se afirmaram uma grande parte dos jogadores conotados com o famoso epíteto de "jogador à Porto".

Dos defesas centrais actualmente no plantel Bruno Alves é claramente o jogador em maior destaque. Forte fisicamente e num momento de forma fantástico, tem sido constantemente um dos melhores jogadores em campo. A sua evolução nos últimos dois anos é meteórica. Neste momento é um defesa central completo: é bom de cabeça, bom na marcação, bom na antecipação, e perfeito na atitude.

Neste momento é dos jogadores que mais carrega a "mística" e que parece ter nascido para jogar no FC Porto. Como disse Mourinho, Pedro Emanuel é um treinador dentro de campo. Sendo um bom defesa central, impressiona pela sua liderança dentro do campo, conseguindo organizar a equipa (especialmente a defesa) e transmitir tranquilidade quando é preciso. Foi o segundo jogador mais utilizado nesta posição, ajudando a fazer do FC Porto a equipa menos batida.

João Paulo é de todos os defesas centrais o mais versátil, mas também o menos utilizado. Foi utilizado em todas as posições da defesa (central, lateral direito e lateral esquerdo) e ainda como médio defensivo. É um jogador rápido e “raçudo”, mas que parece ser o mais "fraco" (apesar de ser um bom jogador) dos quatro jogadores.

Stepanov foi o terceiro jogador mais utilizado nesta posição, destacando-se pelo seu poderio físico e pela sua dureza na disputa da bola. Numa época em que claramente se estava a adaptar ao futebol português, revelou algumas dificuldades em lidar com a velocidade do jogo, ao permitir que os avançados se lhe antecipassem variadas vezes. Nos últimos jogos pareceu mais rápido a responder, revelando alguma segurança defensiva e boas qualidades.

O FC Porto sempre teve bons defesas centrais, e esta época não é excepção, sendo esta uma das posições na qual o FCP tem potencialmente mais qualidade, tanto da parte dos mais titulares como dos suplentes. Stepanov e João Paulo parecem ser capazes de substituir qualquer um dos habituais titulares, apesar de não serem de momento jogadores que garantam a mesma qualidade. Bruno Alves e Pedro Emanuel fazem uma dupla com sucesso, que tem potencial para se manter nas próximas épocas, apesar da idade de Pedro Emanuel (33).

Acautelando o futuro (mais próximo ou longínquo), ou talvez na ideia de aumentar a qualidade das opções da próxima época, foi já anunciada a contratação de Rolando (Belenenses).

2 comentários:

José Correia disse...

Apesar dos muitos anos de Boavista, Pedro Emanuel revelou-se um "jogador à Porto". É com inteiro mérito que sucede a capitães como João Pinto, Jorge Costa ou Vítor Baía. Contudo, a idade não perdoa e em alguns lances já revela dificuldades em acompanhar os avançados contrários.

Bruno Alves teve uma surpreendente evolução nas últimas duas épocas. Só por valores irrecusáveis (mais de 25 milhões de euros) é que a Administração da SAD o deverá deixar sair, não só por ser o esteio da defesa, mas também por ser o sucessor natural de Pedro Emanuel como capitão de equipa.

João Paulo é um polivalente e esta época jogou em 3 posições: central, lateral-direito e médio defensivo ("trinco"). Pela sua polivalência, é um jogador muito útil para ter/manter no plantel.

Stepanov foi uma das principais contratações para esta época e, com a lesão de Pedro Emanuel, foi titular em vários jogos. Contudo, as suas exibições ficaram aquém do que seria de esperar e revelou falhas graves para um defesa, as quais terá de corrigir se quiser um dia impôr-se como titular da defesa do FC Porto.

Mário Faria disse...

O Pedro é a experiência tornada saber.
O Bruno é, provavelmente, o jogador mais valioso do FCP. Progrediu imenso e tem uma condição atlética excepcional. Capaz de jogar em qualquer campeonato.
O João Paulo é o mais fraco; é polivalente e parece ser um jogador que ajuda a criar um bom ambiente no balneário. A manter.
Stepanov tem um largo potencial e acho que quando melhorar o jogo de pés e a saída para o ataque, vai ser um excelente defesa central.