segunda-feira, 5 de maio de 2008

Então a culpa não é do Pinto da Costa?

Seixal, 19 de Abril de 2008
«O autocarro do Benfica foi ontem apedrejado pelos próprios adeptos à saída do centro de estágio, no Seixal, tendo rumado ao Porto sob escolta do Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP), que teve de disparar para o ar para dispersar a multidão.
Cerca de 40 adeptos concentraram-se de manhã nas imediações do centro de estágio, o que levou os responsáveis do clube a chamarem a polícia. O secretário-técnico Shéu-Han e Lourenço Coelho, assessor da SAD do Benfica, ainda tentaram dialogar com os adeptos, mas os esforços para apaziguar os ânimos revelaram-se infrutíferos. Aliás, estes aqueceram bastante com a saída do autocarro. Quando os jogadores se encontravam no interior das instalações, a colocarem as respectivas bagagens na viatura, alguns adeptos arremessaram tochas e pedras do exterior do centro de estágio.


Perante este cenário, a PSP foi obrigada a formar um cordão de segurança para impedir que os adeptos se aproximassem do autocarro. Contudo, isso não foi obstáculo para os insultos aos atletas e o lançamento de mais pedras e pelo menos um foguete very-light. A PSP disparou também um tiro para o ar de forma a afastar os adeptos, que conseguiram, ainda assim, bater na viatura.»
in Correio da Manhã, 20/04/2008

Estádio da Luz, 19 de Abril de 2008
«O protesto estava marcado para as 15 horas, pelo que as pessoas foram chegando, aos poucos. No período de maior afluência estiveram cerca de duas centenas de pessoas na zona do pavilhão. Os organizadores aproveitaram para fazer circular folhas para reunir assinaturas, de modo a pedir a realização de uma assembleia geral.»
in maisFutebol, 19/04/2008


«O grupo de adeptos pretende recolher mil assinaturas para convocar uma Assembleia-Geral extraordinária, com vista a discutir os actos de gestão do presidente do Benfica e, em última instância convocar eleições antecipadas.»
in SIC online, 19/04/2008

Amadora, 4 de Maio de 2008
«Adeptos do Benfica atacaram o autocarro da equipa, ontem à noite, à saída da Reboleira. O veículo que transportava a comitiva encarnada foi alvejado por tochas e os jogadores, mesmo blindados dentro da viatura, não deverão ter ficado insensíveis aos insultos de mais de uma centena de adeptos da águia.


Os ânimos aqueceram quando o autocarro abandonava o Estádio José Gomes, na Amadora, após um empate que deixa a equipa mais longe do acesso à Liga dos Campeões. Ao que foi possível apurar, não se registaram detenções, mas apenas a rápida acção das forças de segurança impediu que os desacatos tivessem consequências ainda graves.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi um dos mais visados nas palavras de ordem, mas já tinha abandonado o estádio, ao intervalo, devido a problemas de saúde.»
in JN, 05/05/2008

Não acredito que sejam adeptos do Benfica que estiveram envolvidos em todos estes incidentes. Suspeito (tenho quase a certeza) que são adeptos do FC Porto, quiça mesmo dos Super Dragões, que concerteza estiveram a ser treinados algures na Invicta para, fingindo ser benfiquistas, provocarem estes desacatos. Estou mesmo convicto que, brevemente, o ‘Correio da Manhã’ irá deslindar esta situação obscura, apresentando provas irrefutáveis de que o Pinto da Costa está por trás disto.

Contudo, caso se venha a provar que são mesmo adeptos benfiquistas, quero dizer que não percebo o porquê de tanta revolta.

Caros benfiquistas, não ouvem o que diz o vosso presidente?
Vá lá, toda a gente sabe que o Benfica tem “o melhor plantel dos últimos anos”, uma equipa de sonho que, semana após semana, deslumbra os adeptos e apenas devido ao “Sistema”, controlado pelo Pinto da Costa, é que não ganha todos os campeonatos, certo?

Mais. É profundamente injusto e revela uma enorme ingratidão, os benfiquistas criticarem o Luís Filipe Vieira. Esse homem, paladino da verdade e transparência, é apenas o melhor presidente de sempre do SLB, só comparável ao saudoso Vale e Azevedo.

Por isso, não compreendo como é que o João Querido Manha, cujo benfiquismo pede meças ao da Leonor Pinhão, pôde escrever o seguinte a propósito do jogo de ontem:
«O Benfica deve ter confirmado ontem o afastamento definitivo da Liga dos Campeões ao realizar uma das mais deploráveis exibições da temporada, que não lhe permitiu melhor do que um nulo na Amadora, o 13.º empate da época. Se havia alguma dúvida, a indisposição da equipa e a falta de comando neste jogo, em que a bola foi muito mal tratada e rolou sempre a uma velocidade excessiva para a fadiga física e mental dos encarnados, vieram comprovar que ‘o melhor plantel dos últimos anos’ redundou numa das piores equipas de sempre
in Correio da Manhã, 05/05/2008

Caramba, então a culpa não é do Pinto da Costa?

Para que a verdade seja reposta, eu proponho o seguinte:

1) A Leonor Pinhão deve largar tudo (excepto as crónicas na BOLA e no CM) e ajudar a Carolina a concluir, urgentemente, o 2º livro. O livro tem de ser publicado antes do Verão, para que o “Barbas” possa oferecer aos seus amigos benfiquistas algo de interessante para lerem na praia.

2) Arrancar com as filmagens da sequela do ‘Corrupção’. Para além da argumentista e do realizador, que devem ser os mesmos - a Leonor Pinhão e o marido -, proponho que desta vez sejam convidados actores mais empenhados e dentro do contexto, isto é, que saibam o que é o jogo de influências, a ocupação de lugares na Liga, almoçar com árbitros, etc. Assim sugiro, por exemplo, Cunha Leal, João Rodrigues, José Veiga, Devesa Neto, Hélio Santos e, quiçá, o próprio Luis Filipe Vieira. O filme seria, concerteza, um fortíssimo candidato aos Óscares...

3) Finalmente, o ‘Correio da Manhã’ deve passar a ter uma edição vespertina. Convenhamos, as malfeitorias do Pinto da Costa são tantas, mas tantas, que uma capa por dia não chega para as denunciar.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Schadenfreude" é um excelente termo alemão para definir o que sinto em relação à actual situação da Legião Portuguesa, digo, do Sport Lisboa e Benfica, esse repositório das virtudes básicas (de facto muito "básicas") da raça! Significa, essencialmente, gozar com o mal alheio.

Nelson Carvalho disse...

LOL, brilhante!!

como se costuma dizer, Deus não dorme, e agora se é quase semanal a revolta dos benfiquistas para com a sua equipa, a responsabilidade só pode ser assacada a quem passou grande parte da temporada a prometer grandes triunfos e uma "nova era para o futebol Português".

Unknown disse...

Sobre esta espécie relembro um texto escrito já há uns anos no blog douro azul (http://douroazul.blogspot.com/2004/11/bloco-de-notas-3.html)

"Há no 'benfiquismo' uma certa característica, infelizmente pouco abonatória, de certos comportamentos que caracterizam o que existe de pior na sociedade portuguesa. Eu sei, eu sei, que entre os seus adeptos há bons e maus, há os que são honestos e os vigaristas, há os pacifistas cordatos e os violentos, agressivos e destrambelhados, há de tudo um pouco, afinal, como noutros clubes, a começar pelo meu. No entanto, quanto a mim, existem algumas referências que, na generalidade, atravessam o colectivo dos adeptos, sejam eles cultos ou iletrados, ricos ou pobres, fundamentalistas fanáticos ou não, e aparecem como 'marca da casa', o seu verdadeiro 'ex-libris', (não, não é a famigerada divisa recuperada dos mosqueteiros !): são, por natureza, habituais destorcedores dos factos (e da mais comezinha realidade), os quais apresentam sempre à medida das suas conveniências e dos seus interesses; são presunçosos e arrogantes, sem uma centelha de humildade, incapazes de reconhecer o mérito alheio, mesmo quando ele é por demais evidente; são invejosos e mesquinhos, destilando ódio e grosseria (fiquei chocado com os comentários inseridos por alguns lampiões no blog de 'O Dragão', elucidativos, afinal, da maneira de estar desses energúmenos); são idólatras e passadistas que, à falta de presente, se entretêm a relembrar e a glorificar o passado e os seus ídolos, como se de um espaço mítico se tratasse; e sobretudo, oh sobretudo, para além de arruaceiros, são uns provocadores inveterados em que o orgulho e a vaidade se entrelaçam com a ignorância, os chavões de sobrevivência e a má-fé. Tudo suportado por uma abjecta campanha da comunicação social que os protege e acirra. É assim o 'benfiquismo'. São assim os 'benfiquistas'. Não gosto deles. "



Eu também não gosto deles, mas gosto deles assim.

Sérgio de Oliveira disse...

Em cheio !

Nicolau d'Almeida disse...

Excelente texto, caro José Correia!

Cumprimentos.