domingo, 18 de maio de 2008

O efeito do "cansaço" na Final da Taça

Parece que a equipa provável do SCP para o jogo de hoje tem "mais jogos nas pernas" do que a do FCP. Aparentemente, a diferença será de 43 jogos nesta época/jogador contra 32.

Não me admira que assim seja e, apesar de ser inegável que de facto o SCP efectuou mais jogos do que o FCP ao longo da época (55 contra 45), disto retiro também 3 ilações:

1) O FCP tem mais soluções no plantel do que o SCP. Embora haja uma diferença considerável entre a 1a e a 2a linha do FCP (que deixa alguns adeptos insatisfeitos), a verdade é que a 2a linha do FCP "chegou" para ganhar por 5-0 no terreno do 3o classificado, por exemplo. Já no SCP o Paulo Bento viu-se muito mais obrigado a utilizar um Moutinho ou um M Veloso tanto quanto possível.

2) Dito isto, parece-me que o Jesualdo fez uma melhor gestão do plantel do que Paulo Bento. Por exemplo: faria mesmo sentido (ao SCP) utilizar a habitual equipa titular contra o Penafiel num jogo em casa para a Taça da Liga, na altura em que decorreu?

3) Não me parece que uma média de 43 vs 32 jogos/jogador vá fazer grande diferença na Final.

Primeiro, porque a sobrecarga de jogos no SCP teve lugar (se é que chegou a existir) há já bastantes semanas - o SCP teve pois possibilidade de preparar este jogo de forma adequada.

Segundo, porque 43 jogos é pouco mais do que um jogo/semana, o que não me parece que seja suficiente para verdadeiramente desgastar os jogadores (quantos jogos terá um C Ronaldo? Certamente mais de 60. E no entanto, não se tem visto desgaste nenhum...).

Sendo assim penso que este é um factor muito secundário e que não justificará uma eventual vitória do FCP. O que não invalida, claro, que venha a ser utilizado como desculpa de "mau pagador" no caso de uma derrota do SCP...

2 comentários:

Zé Luís disse...

Em 2000, depois de perder o hexa nas condições que se conhecem, a partir de Fevereiro 19/2/2000, Campo maior, Bruno Paixão), o FC Porto ganhou a Taça de Portugal ao Sporting, com quem discutiu até à última jornada o campeonato.
O Sporting fora eliminado na 1ª ronda da UEFA pelo Viking de Stavanger, nem interessa o país.
O FC Porto superou duas fases de grupos da CL e foi eliminado, injustamente e com queixas da arbitragem, pelo Bayern de Munique nos quartos-de-final com um golo no último minuto da 2ª mão na Baviera.
Concluída a época, que teve direito a final (1-1) com prolongamento e "negra" (2-0, golos de Clayton e Deco), o FC Porto fez 56 jogos, recorde nacional que só o FC Porto de Fernando Santos a seguir e o de Octávio/Mourinho depois quase igualaram, com 55 jogos oficiais disputados.
O Sporting acabou a época apenas com 43 jogos oficiais. Fez menos 13 jogos oficiais do que o FC Porto, o que quase equivaleu a meia volta do campeonato que, naquele tempo, disputado por 18 clubes, tinha 17 jornadas em cada volta.

Considerando os 15 campeonatos disputados a 18 clubes, de 1992-93 a 2005-06, o FC Porto fez um total de jogos oficiais correspondente a dois campeonatos jogados pelo Benfica (+68 jogos) e três campeonatos jogados pelo Sporting (102 jogos).

Estes dados já foram publicados por mais de uma vez em Portistasdebancada.
Factos.

Hoje mesmo, um sabichão da bola televisiva afiançava que o facto de o Sporting ter mantido o ritmo competitivo até final do campeonato, por obrigação de alcançar o 2º lugar, dava vantagem sobre um FC Porto já em descompressão.
Opiniões.

Fernando disse...

A Administração da SAD do FCPorto, face aos contínuos e cada vez mais intensos ataques, que culminaram com a decisão do CD da Liga de Clubes, tem mostrado uma atitude perfeitamente defensiva, no meu entender cobarde e economicista.
A Honra não é negociável! A justiça deve ser igual para todos.
As verdades conhecidas e camufladas e sonegadas pela imprensa, pela justiça - desportiva e civil - devem ser fortemente denunciadas.
"Eles" podem ficar calados, eu não quero ficar calado. A minha Honra não é negociável.
Nesta blogosfera costumamos encontrar Dragões, mais ou menos anónimos, a esgrimir as suas opiniões, que acabam, todavia, por não ter eco onde deviam.
Sabemos quem são os nossos inimigos. Sabemos quem ardilosamente manobra as verdades. Queremos ficar assim?
É necessário conciliar uma estratégia. São precisas pessoas capazes, É tão fácil juntar elementos, elementos que todos conhecemos e que podem apodrecer a fortaleza centralista...
Vamos ficar de braços cruzados à espera que a SAD faça alguma coisa?!