quinta-feira, 8 de maio de 2008

CD da Liga vs Correio da Manhã


«Pinto da Costa suspenso por dois anos, o FC Porto com menos seis pontos esta época e o Boavista a descer de divisão – é neste sentido que, sabe o CM, aponta o acórdão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga relativo ao ‘Apito Final’, que deve ser divulgado amanhã.»
in Correio da Manhã, 08/05/2008

«A Liga de Clubes anunciou que o sua Comissão Disciplinar (CD) analisará todas as questões relacionadas com o «Apito Final» na próxima terça-feira, dia 13 de Maio. Dois dias após o final do campeonato, portanto.
Em discussão estará a possibilidade do histórico Boavista ser despromovido, bem como o F.C. Porto e a União de Leiria perderem seis pontos e três pontos, respectivamente.
Depois do CD da Liga, presidido por Ricardo Costa, tomar decisões corre um prazo de três dias úteis para recurso junto do Conselho de Justiça da FPF. Mas apenas para matérias de Direito.
Para que as eventuais penas sejam aplicáveis esta época, as decisões terão de estar tomadas até 11 de Junho.»
in Maisfutebol, 08/05/2008

Qual destas notícias é verdadeira?
Há fugas de informação do CD da Liga para o 'Correio da Manhã'?
Quem são os informadores do 'Correio da Manhã'?
Veremos até onde vai o conluio e a rede de informadores (dentro da Liga de Clubes) do 'Correio da Manhã'...

6 comentários:

Nuno Nunes disse...

Este é apenas mais um episódio da trágico-comédia "A Farsa", em exibição num país perto de si.

Cenas dos próximos capítulos, reveladas em antecipação pelo Correio da Manha:
- Pinto da Costa irá ser punido com 2 anos de suspensão;
- O Boavista irá descer de divisão;
- O FC Porto perderá 6 pontos;
- O Leiria perderá 3 pontos.

"A Farsa" só acabará no dia em que o vilão e principal visado, o FC Porto, deixar de contribuir para o peditório.

O FC Porto é um líder (em todos os aspectos) em Portugal, e como líder tem de tomar as suas decisões que terão de passar por recolher apoios de um grupo maioritário de clubes para, em sede de Assembleia ou eleições na Liga de clubes, correr de lá para fora essa corja de javardos que lá anda vai para uns 5 ou 6 anos.

É preciso correr com o homem do tacho, a quem agora alguns até já chamam de Dr., que dá pelo nome de Hermínio, e com o resto da pandilha que compõe as comissões, sob pena de em breve lá vermos outros javardos, como o Paraty por exemplo, a integrar a arbitragem agora que finalmente vai deixar de inclinar os campos de futebol no relvado, com a possibilidade de o poder passar a fazer na secretaria.

Enquanto o FC Porto não decidir acabar com esta vergonha, continuaremos a assistir a novelas deste tipo, com "justiça" à escolha de alguns e andamento ao sabor da comunicação social.

Mário Faria disse...

Sobre o mote da limpeza no futebol - e alguma haveria que ser feita - as instituições desportivas, o MP e a PJ, "apoiados" pelo SLB e pelo CM, aproveitaram para atacar o FCP e humilhar PdC. Este é o gozo maior.
O resto é igualmente infâmia, como será a descida de divisão do BFC e como já tinha sido a do Gil Vicente.
Nada se passa a fora do grande Porto : toda a corrupção desportiva está sediada na Chicago deste lado do Atlântico, sendo apenas excepção à regra : a União de Leiria.
Não é estranho. A procuradoria tinha que sustentar a sua ambição num processo suficientemente mediático, que não alteraria em nada a situação da grande corrupção no país.
O que mais me custa é as culpas que temos no cartório. Não consigo absolver alguns dos excessos cometidos e a confrangedora falta de peso político da cidade do Porto, muito por culpas que lhe são próprias.
Sinto-me muito “penalizado” e custa-me falar destes assuntos, porque não deixo de sentir um certo sentimento de culpa, por sentir que o FCP está a ser (ainda que indirectamente) condenado na praça pública, perante o nosso mutismo, em função dos buracos abertos na confiança absoluta que tinhamos nos nossos dirigentes e na única fuga que foi encontrada : a condenação dos julgadores.
Sinto-me infeliz e impotente. O futebol tornou-se um negócio e mais do que os sócios têm a palavra os accionistas e o presidente da empresa.
Desculpem o pessimismo. Já não tenho forças para a revolta. Eles comem tudo.....

José Correia disse...

«O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, reafirmou hoje que a aplicação de castigos e a sua medida "é uma responsabilidade das ligas e das federações". "As sanções desportivas e os seus âmbitos são da estrita responsabilidade dos organismos desportivos. O Estado não tem, não pode ter nem quer ter a mínima interferência a esse nível", disse Laurentino Dias. O membro do governo reagiu assim à notícia hoje publicada num diário generalista, a qual aponta para a descida de divisão do Boavista, a suspensão por dois anos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e a perda de seis pontos pelos dragões na conclusão do processo disciplinar conhecido como “Apito Final", resultante do processo judicial "Apito Dourado", por corrupção no futebol. De acordo com o jornal diário, esta será a decisão que constará no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga relativo ao "Apito Final", o qual deverá ser divulgado amanhã, embora ontem à noite a Liga tenha comunicado que aquele seu órgão tem uma reunião marcada para terça-feira, na qual serão discutidas questões relacionadas com o processo.»
in O JOGO

José Correia disse...

«O FC Porto é um líder (em todos os aspectos) em Portugal, e como líder tem de tomar as suas decisões que terão de passar por recolher apoios de um grupo maioritário de clubes para, em sede de Assembleia ou eleições na Liga de clubes, correr de lá para fora essa corja de javardos que lá anda vai para uns 5 ou 6 anos.»

O Nuno Nunes tem razão. O FC Porto demitiu-se de exercer funções na Liga. Demitiu-se mesmo de influenciar as escolhas das pessoas para a Liga. Ou seja, como dizem os brasileiros, "entregou o ouro aos bandidos".

Se a decisão do CD da Liga for esta anunciada pelo Correio da Manhã, não vale a pena virem queixar-se.
Guardem as queixas. É preciso agir!

José Correia disse...

Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, pronunciou-se esta tarde sobre o Apito Final:

«Estamos nisto desde Outubro de 2006. Estivemos durante o ano de 2007 a recolher informação. A partir de Dezembro de 2007 tínhamos todas as condições para decidir. Todas as questões estavam estudadas, só faltava aplicar o Direito fundamentado.»

«As decisões foram unânimes. Isto não significa que não haja discussão. Houve e muita, mas chegámos a um consenso. Cinco cabeças concordaram com as penas a aplicar.»

Ou seja, desde Dezembro de 2007 que a coisa estava decidida.
Terá sido a seguir a ir ver o filme 'Corrupção'?

José Correia disse...

Ricardo Costa frisou esta sexta-feira que a Comissão Disciplinar da Liga usou, com legitimidade, as escutas telefónicas para decidir as punições do processo «Apito Dourado». O presidente deste organismo garantiu, no entanto, que esse elemento não foi indispensável para a concretização das acusações:

«As escutas não foram decisivas no processo, longe disso. Desmistifique-se essa ideia de que, sem escutas, não havia nada. Aliás, se só tivesses escutas, teríamos algumas dificuldades.»

Pois não. Decisivo, mas mesmo decisivo, foi o depoimento da Carolina D'Arc, cuja credibilidade está acima de qualquer suspeita...