quarta-feira, 21 de maio de 2008

Roubos de igreja

«Abel deveria ter visto o segundo cartão amarelo e sido expulso, após uma entrada forte sobre Raul Meireles. Na segunda parte do prolongamento, há uma falta clara sobre o Lisandro, não sei se fora ou dentro da grande área, que não foi marcada, e desse lance sai o primeiro golo do Sporting. Foi uma má decisão, e fomos claramente prejudicados. Foi determinante para que ganhasse o Sporting e não o FC Porto.
Se fosse ao contrário [arbitragem de Benquerença], teríamos assunto para as próximas semanas.
Já se passaram as marcas da dignidade e do razoável.
»
Jesualdo Ferreira

«Foi inacreditável aquele lance [sobre Lisandro, aos 110']. Como é que se não consegue ver uma coisa que todos viram. Ainda por cima, o árbitro estava bem colocado. Esse foi o lance decisivo, pois deu origem ao contra-ataque e ao primeiro golo. São coincidências a mais. Trabalhámos durante a semana num ambiente tranquilo, mas se calhar quem fala demais acaba por ganhar com isso. Às vezes só o nosso futebol não chega e este jogo foi um exemplo disso. Admito que o árbitro possa errar, mas há situações inadmissíveis. Se foi simulação, então porque não interrompeu o jogo e deu o amarelo ao Lisandro?»
Pedro Emanuel, capitão de equipa


«Saímos muito tristes com este jogo. Foi uma vergonha o que se passou neste jogo. Fala-se em Apitos Dourados, influências para aqui e para acolá, e depois assistimos a estas coisas. O Lisandro sofreu uma grande penalidade e não foi assinalada, o Grimi fez três faltas seguidas, e [o árbitro] não mostrou nada, partiram o nariz ao Pedro Emanuel... é tudo o que tenho para dizer»
Raul Meireles

No final do jogo, treinador, capitão de equipa e vários jogadores não esconderam a sua indignação, a sua revolta, perante a arbitragem habilidosa, cirurgicamente escandalosa, do senhor Olegário Benquerença.

E a administração da FCP SAD, o que disse sobre este assunto?
Já passaram mais de 60 horas e, até agora, a reacção foi esta:


Vejo com muita preocupação este silêncio da administração da FCP SAD.
Quem cala consente e nós não podemos permitir o branqueamento desta arbitragem e do que esteve (está) por trás dela.

Vivemos tempos difíceis. Benfica e Sporting voltaram a tomar as rédeas do poder, dominando todos os órgãos da FPF e da Liga de clubes e isso nota-se, e de que maneira, dentro de campo.

Há quem tenha saudades do antigamente, quando tudo era “limpo” e “transparente”. Por isso, vale a pena recordar o que foi preciso lutar, o que foi preciso denunciar, para acabar com o sistema do antigamente.

Há 30 anos atrás, em 1977/78, a dupla constituída pelo chefe do Departamento de Futebol e pelo treinador do FC Porto, tiveram de lutar muito fora do campo, para que dentro do campo fosse possível a uma grande equipa do FC Porto interromper um jejum de 19 anos.

«F. C. Porto campeão? Depende dos árbitros», afirmou José Maria Pedroto, e Pinto da Costa acrescentava: «O critério de nomeação dos árbitros, se não é uma palhaçada, o que é que é?»

Foi nessa época, que Pedroto teve uma das suas frases mais famosas contra o "polvo", o sistema herdado do antigamente e que dominava o futebol:
«Temos de lutar contra os roubos de igreja!»

Era assim, sem papas na língua, que o Zé do Boné colocava os nomes aos “bois”. Sem falinhas mansas, sem se preocupar com o politicamente correcto, na defesa do Norte e do seu muito amado FC Porto.

Numa altura em que fora do campo o cerco ao FC Porto é cada vez mais apertado; numa altura em que dentro das 4 linhas temos de lutar contra arbitragens claramente condicionadas (para não dizer pior), é este espírito, é esta determinação, é esta combatividade, que eu espero dos actuais dirigentes do FC Porto.

Não podemos ficar de braços cruzados.

22 comentários:

Nuno Nunes disse...

É verdade. Já vamos para 72 horas desde o roubo da taça e da parte da sad nada, zero, só um silêncio ensurdecedor. E acredito que por aí irá ficar.

Não me conformo e não consigo calar a revolta. O roubo está a ser branqueado na comunicação social e nos painéis de comentadores e não há ninguém nesta sad que levante a voz para defender o FC Porto. La-men-tá-vel.

bLuE bOy disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Rodrigues disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Uminho1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uminho1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bLuE bOy disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mefistófeles disse...

Já parecemos os lagartos...Deixem lá os roubos, a taça foi para quem mais fez por ela ! Somos campeões e apenas perdemos uma taça. E depois ?

Uminho1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uminho1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uminho1 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Uminho1 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
bLuE bOy disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

Caro blue boy,

Aproveitando o facto de ter comentado aqui pela primeira vez, não nos quer deixar a sua opinião sobre o silêncio da Administração da FCP SAD relativamente à arbitragem do último jogo?

O mesmo para o uminho1 que, sinceramente, também não sei se é a primeira vez que deixa comentários.

Abraços

Uminho1 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Uminho1 disse...

Caro José Correia,

Estou plenamente de acordo que este silêncio é inacreditável.

Não me revejo neste tipo de comportamento, nesta estratégia, dizem eles, quando somos o que somos hoje à custa de muitas lutas , de não nos calarmos perante ataques como actualmente somos sujeitos.

O ano passado tivemos o Jesualdo a falar sozinho, o único a dar voz. Contratou-se um director de comunicação, o único que continua a falar é o Jesualdo.

Inacreditável.

Paulino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulino disse...

Neste momento, qualquer silêncio ou reclamação sobre a arbitragem do jogo de Domingo não irá alterar os factos vistos e o resultado final.

A "saladeira" é deles...paciência.

A esmola foi grande e o pobre desconfiou...

Daqui a três meses esperemos pela desforra e pela agressividade de Jesualdo.

Blue Boy e companhia...perdi imenso tempo a ler algo que não diz respeito a este post :/

Existe mensagens privadas para discutirem entre vocês sobre migalhas.

Cumprimentos A todos

Mefistófeles disse...

Amigos,

Sinceramente, e compreendendo perfeitamente a vossa revolta, continuo na minha:

1) O Sporting fez mais pela vida e os roubos irão continuar;
2) Não nos fica mal dar-lhes os parabéns;
3) Estou mais preocupado com o que está a acontecer ao nível "estratégico-militar", como brilhantemente aqui foi exposto neste blog por José Rodrigues e, antes, Mário Faria;
4) Muitíssimo preocupado com o aparente desamparo da SAD a Pinto da Costa, deixando-o isolado numa luta que devia ser de todos;
5) E, finalmente, como vamos começar por combater a profusão de pontas de lança dos nossos inimigos nos orgãos desportivos, começando pelo pavão-mor da Liga.

O resto, na minha opinião, não tem assim tanta importância. Como é que vai ser daqui para a frente ? Porque os roubos acontecem a quem anda distraído...

bLuE bOy disse...

José Correia,

Força com o 'deletar' desses comments... 101% de acordo, agora que o assunto foi esclarecido e mais que esmiuçado até ao tutano.

aKeLe aBrAçO,
bLuE bOy

bLuE bOy disse...

Caros Amigos do Reflexão,

Agora que fui provocado pelo José Correia para dar o meu contributo sobre o tema aqui em discussão, direi apenas que, e acreditem não poder dizer muito mais, que muito mais que o silêncio da SAD, preocupa-me é o «roubo» a que fomos sujeitos este domingo em Oeiras, pois se lá já tinha tido essa percepção, depois de ver alguns dos lances capitais do jogo na tv, muito mais preocupado fiquei.

E a lavagem que veio a seguir... e continua. Tivesse sido ao contrário, mas isso são contas d'outro rosário.

Quanto ao silêncio, sem poder falar muito mais, direi que nem sempre aquilo que parece, é... e para bom entendedor, meia-palavra basta.

Não adiante esconder o sol com a peneira que por ora, toda a «corja invejosa» procura por todos os meios destruir o Guardião da Invicta, e por consequência, o seu Timoneiro... e todos os cuidados são poucos.

Termino só a dizer algo que "por vezes, há que saber escutar o silêncio... aparente"... e não tenho dúvidas algumas que o que está a ser feito, o modo-operandis, é na defesa do FC Porto, na defesa do clube, na nossa defesa.

Tudo o resto, são as nossas conversas de café... onde se diz muito, e acerta-se pouco!

Volto a repetir, pedindo desculpa por não poder dizer muito mais: "escutemos o silêncio com muita atenção".

Mais dia, menos dia... mais semana, menos semana, as respostas irão chegar-nos... e nessa altura, talvez, muitos daqueles que hoje fazem um papel anti-PORTO (pq não compreendo sinceramente como certos ditos Portistas debitam tamanhas alarvidades, sem saber do que falam) irão enfiar a viola no saco e voltar a empenhar a «espada» na defesa do bom nome e da honra do nosso FC POrto... mas, por ora, parece estarem mais interessados em dançar a música que essa «corja invejosa» lhes traz, coloca no prato... e eles comem!

Eu não... comigo, não contem para dançar esse musicol!!

aKeLe aBrAçO,
bLuE bOy

zé r. disse...

O comentário do blue boy é enigmático, parecendo saber qualquer coisa que não pode contar. Não faço ideia do que será, mas o tal silêncio que eu escuto com atenção já se prolonga há demasiado tempo. E não estou a falar deste jogo; sinceramente não me parece que a administração deva tomar posições públicas sobre cada caso de arbitragem que nos atinja. Para esse circo já temos os palhaços da 2ª circular, com os lutos e os DVDs.
O silêncio que me incomoda é o que se refere às acusações que desde há anos vêm a ser preparadas e espalhadas pelos pasquins afectos aos nossos adversários e inimigos. É o silêncio sobre coisas como o Estorilgate, as escutas do vieira e do veiga que foram publicadas, os jantares e encontros dessa gente com árbitros e dirigentes, etc. Dessas coisas só ouvimos o presidente falar em tom irónico em inaugurações de casas do FCP ou em jantares de gala, mas o que é preciso não são discursos desses, que só são ouvidos por portistas e depois calados pela TV e pela imprensa. O que era preciso era ter, na devida altura, exigido que o estorilgate tivesse sido esclarecido, e que escumalha como cunhas leais tivessem sido desde logo imediatamente desmascarados perante a opinião pública. que se exigissem explicações sobre o porquê de um telefonema em que se combina o árbitro para um jogo dos lamps não ter merecido qualquer tipo de acção por parte da liga ou do MP. foi um telefonema quase igual a esse, e não uma suposta oferta de meninas, que pôs a Juve na 2ª divisão italiana.
Sobre estas coisas é que eu gostava de ter ouvido a SAD. Ou melhor, de a ter visto a fazer qualquer coisa em defesa do clube e no ataque dos seus inimigos. Tenho visto muitas ameaças de grandes revelações, de grandes bombas, e depois, como diria o Pinheiro de Azevedo... "é apenas fumaça, o povo é sereno!"
continuemos então a aguardar uma atitude mais firme. mas vamos a ver se já não há males que não se possam remediar.
Saudações portistas