domingo, 4 de maio de 2008

Dejá-vu

Foi o último jogo da época em casa, era mais um dia de festa e um dia para saudar os campeões. Viu-se uma moldura humana diferente hoje, com mais famílias, mais crianças, e para muitas terá sido provavelmente a primeira vez que foram conhecer o Estádio do Dragão. Os jogadores do FC Porto, que normalmente nestas alturas não facilitam e trabalham com seriedade até ao apito final, hoje fizeram precisamente o contrário. Começaram o jogo com alguma sobranceria e uma atitude demasiadamente laxista, como o demonstraram as falhas defensivas de Helton (paciência do adepto tem limites para fintas na grande área), Pedro Emanuel, Bruno Alves, Bosingwa e Lino e por aí continuaram até ao final da primeira parte. O intervalo foi um alívio para a equipa do FC Porto, tal a infeliz prestação dos seus jogadores.

Depois do intervalo e do mais do que provável puxão de orelhas de Jesualdo Ferreira a equipa entrou em campo com seriedade e apostada em virar o resultado. Tal não foi possível, o desacerto dos avançados foi deprimente e o Nacional jogava desinibido e aproveitando o erro do adversário para jogar em contra-ataque. Ao tirar o defesa esquerdo, Jesualdo desguarneceu a defesa e o adversário acabou por obter o 3º golo por esse mesmo flanco. Mas era como se ele lá não tivesse estado durante todo o jogo, de tão fraco que é. O que nos pode deixar mais descansados é que vem aí o defeso e com ele mais uma contratação de um defesa esquerdo. De preferência da Académica.

Por outro lado, parece que o Bosingwa ficou afectado pelo facto de existirem alguns grandes clubes da Europa interessados na sua contratação, tantos foram os lances perdidos e tantas foram as falhas na defesa. Os 2 primeiros golos contaram com a sua ajuda, no primeiro ficou parado a olhar e no segundo não recuperou a tempo.

O árbitro, “Parati Benfica”, continua com as suas actuações infelizes e parciais, mais uma vez em prejuízo do FC Porto, e sem um pingo de vergonha aplica uma dualidade de critérios muito grave ao nível das faltas cometidas por uma e outra equipa. Nada de novo, portanto.

Este jogo teve o seu quê de dejá-vu para os portistas: derrota pesada em casa frente ao Nacional em 2004-05. Enorme falta de atitude competitiva.

Um conselho aos rapazes: ainda não estão de férias e a camisola que envergam implica grandes responsabilidades. Perante 42 mil pessoas a apoiar-vos incondicionalmente não se podem exibir desta forma tão medíocre. Esta semana não foram sérios nem responsáveis. Faltam 2 jogos para o fim da época e esses jogos são para ganhar. Ponto.

8 comentários:

Mário Faria disse...

O FCP jogou pessimamente. Andava tudo na lua e se esta derrota teve algo de bom, foi o regresso à terra, depois de uma viagem com alguma turbulência.
Saber ganhar e saber perder. E sobretudo saber aprender com as derrotas. A equipa esteve mal e os jogadores, quase todos irreconhecíveis.
Fisicamente muito mal a equipa. Pedro, Meireles, Lucho e Paulo sem pedalada ; Lisandro uma sombra nestes últimos dois jogos. JBo e Quaresma completamente desastrados, pareciam ter a cabeça noutro lugar ; Lino esteve regular e talvez não merecesse sair. Os dois primeiros golos foram pelo nosso lado direito. Coentrão explorou bem o adiantamento e a displicência de JBo e a extrema lentidão de Pedro. Aliás, Coentrão atacou como segundo ponta de lança e defendeu sempre a preceito. Mariano esteve vulgar, Bruno fez dos seus piores jogos e Helton não teve culpas nos golos.
JF não foi capaz de mudar o sentido do jogo, na 2ª. parte. Apesar de algum esforço, sempre trapalhão, a equipa nunca acreditou que era capaz de virar o jogo. Nós, também não ! O Nacional ganhou sempre as segundas bolas e contra-atacou sempre com perigo. Jogou com 3 centrais e quase não foram incomodados. As ocasiões de verdadeiro perigo que críamos contam-se pelos dedos de uma mão. Percebi a entrada de Farias, mas esteve demasiado apagado. De resto a falta de lucidez de quase toda a equipa e a extrema desorganização são resultante, certamente, de uma má preparação para o jogo.
A rapaziada entrou de férias: pensa na selecção, noutros emblemas e alguns poucos com os ares das Caraíbas.
Insisto não há melhor treino que os jogos, e o desleixo e a falta de disciplina no trabalho são imperdoáveis. Fica o aviso. Oxalá aprendam. Treinador incluído.

José Correia disse...

No final do jogo, Jesualdo Ferreira afirmou o seguinte:

«A equipa entrou desligada, desconcentrada. Todos temos consciência de que se tivéssemos jogado assim no campeonato não tínhamos ganho nada e, se encararmos os dois jogos que restam com esta atitude não ganhamos nada, seguramente.»

«as duas semanas que restam têm de ser bem mais sérias»

«a melhor equipa do FC Porto foram os adeptos, os 42 mil que estiveram no Dragão e não mereciam a infelicidade de ver a sua equipa despedir-se uma forma pouco brilhante, com uma exibição medíocre»

«Não fomos uma equipa séria»

-----

Assino por baixo todas estas afirmações do treinador do FC Porto.

Unknown disse...

Ontem, com a lentidão do Pedro Emanuel, dei comigo a pensar se aproveitando a saída do C. Azenha e a contratação do Rolando, não seria de a altura ideal para o Pedro acabar a carreira de futebolista e passar à de treinador.

José Correia disse...

A época do Quaresma foi um autêntico carrossel, cheia de altos e baixos. Depois de em Guimarães ter feito, provavelmente, o melhor jogo da época, ontem esteve desastrado.
Terá ficado afectado com as notícias que o dão como certo no Real Madrid?

Já o Bosingwa tem vindo a fazer uma época em decrescendo e ontem foi “apenas” o pior jogador em campo. Nesta 2ª volta, para além das várias lesões musculares e das diversas declarações em que tornou clara a sua vontade de sair do FC Porto, parece ter já a cabeça noutro sitio, ou então está a poupar-se para o EURO 2008...

Independentemente da valia do Quaresma e do Bosingwa e das questões financeiras (que são muito importantes) associadas a eventuais transferências, tenho dúvidas que, emocionalmente, interesse ao FC Porto manter estes dois jogadores no plantel que vai atacar o Tetra.

Jorge Aragão disse...

Não vi o jogo mas acho que esta descompresão é algo inadmissível na equipa que nos apresentou sempre atitude e seriedade.
Terá sido um jogo mau, o Nacional tem sido a nossa besta negra, fica para RFLEXÃo a derrota e sentir que os dois ultimos compromissos sãO PARA GANHAR.
Também me parece que as noticias da imprensa estão a perturbar algum pessoal...

José Correia disse...

Olhando para a enorme falta de motivação e empenho dos habituais titulares no jogo de ontem, dei comigo a pensar se uma das chaves da vitória e exibição em Guimarães não terá sido o facto do Jesualdo, nesse jogo, ter recorrido a 6 ou 7 dos menos utilizados e que, nesta altura da época, querem mostrar serviço.

José Correia disse...

É unânime que a goleada que o Nacional nos impingiu ontem não se ficou a dever, nem ao árbitro, nem ao azar. A culpa foi exclusivamente dos jogadores do FC Porto.
Assim sendo, esta derrota poderá ter vindo numa excelente altura, para abanar os espíritos, limpar aquelas cabeças e reactivar os níveis de concentração, por forma a serem novamente a EQUIPA que nos habituaram (quase imbatível a nível interno), daqui a 14 dias, na final de Oeiras.

Paulino disse...

nao sejam tao rudes com o nosso porto.

voces ainda nao perceberam que é a unica maneira do primeiro classificado e campeão de voltar a ser falado pela comunicação social??

isto ultimamento parece k só o segundo e terceiro lugar é k interessam....JASUSSSS