quarta-feira, 14 de maio de 2008

Análise do plantel 2007/2008: Médio defensivo

O FC Porto teve no seu plantel Paulo Assunção, Bollati e Castro para ocuparem a posição de médio defensivo. Até ao dia da publicação deste artigo, este quatro jogadores tinham participado no seguinte número de jogos:


CP

LC

TP

TL

ST

LI

Paulo Assunção

26

08

02

00

01

00

Bollati

15

02

00

01

00

04

Castro

02

00

00

00

00

12



A posição de médio defensivo é uma posição que no FC Porto, à excepção da época de 04/05, na qual a estabilidade tem sido preponderante para o desempenho da equipa. Até à época de 04/05 a posição pertencia a Costinha há já algum tempo, sendo este lugar agora ocupado por Paulo Assunção com igual ou melhor sucesso. Bollati tem-se revelado um jogador com qualidade em algumas fases da época e a Castro pode augurar-se um futuro interessante se tiver as oportunidades pelas quais tem lutado por merecer.

Paulo Assunção é um dos jogadores em maior destaque do plantel, sendo dos médios defensivos actualmente no plantel principal o que mais provas tem dado da sua capacidade. Paulo Assunção tem primado pela regularidade com que tem jogado, sempre num patamar de alto nível. Apesar de não ser muito forte fisicamente, a capacidade de trabalho e de sacrifício têm feito dele um jogador importante. Com bom sentido de posição é importantíssimo na manobra defensiva da equipa, dobrando os companheiros de equipa com extrema facilidade. Tem a capacidade de subir no terreno mantendo a mesma eficiência defensiva, ganhando a equipa com isso a capacidade de recuperação ainda no terreno de adversário. É um jogador completo.

Vindo da argentina no início da época, Mário Bollati atravessou com alguma dificuldade um período de adaptação a um futebol mais rápido e mais agressivo. Com uma estampa física invejável (1,89m) e passada larga, é um jovem com qualidade para assumir as despesas do meio campo defensivo, apesar de ainda necessitar de mais experiência. É bom no jogo aéreo e na marcação, precisando de aperfeiçoar a capacidade de antecipação e a leitura de jogo. Com a bola nos pés é um jogador que permite que a equipa faça uma transição defesa-ataque mais rápida, devido ao bom toque de bola, boa capacidade de passe e qualidade técnica.

Castro é um jovem que fez os seus primeiros jogos no plantel sénior. Tem “fome de bola” e vontade de mostrar futebol. Tendo sido dos menos utilizados, apenas foi possível discernir a boa qualidade técnica e a “raça” com que disputa os lances. Quanto às suas qualidades e defeitos vamos ter de esperar por uma próxima época para as podermos identificar.

Paulo Assunção vai entrar agora no último ano de contrato, ficando no ar a possibilidade de não renovar. É importante então estar atento à evolução de Bollati e Castro, de modo a precaver o futuro com uma possível contratação.

8 comentários:

Mário Faria disse...

Paulo Assunção queixou-se que foi vítima de tentativa de agressão no centro de estágio.
Até quando a impunidade dos que entendem ter o direito de fazer justiça pelas suas próprias mãos.
Como expurgar a paixão desta violência sem lei, cega e sem sentido. O Paulo tem todo o direito de (bem ou mal) seguir os seus desígnios e planear a sua carreira segundo a sua vontade, como qualquer outro cidadão.
Por favor : violência não !

César disse...

Vamos a ver se quando equipar de vermelho pensam da mesma maneira...

Nuno Nunes disse...

"Vamos a ver se quando equipar de vermelho pensam da mesma maneira..."

Pensaremos, provavelmente, da mesma maneira que o César quando vir o C. Rodriguez a equipar de azul e branco...

César disse...

;)

miguel87 disse...

Tenho esperanças, pelo pouco que vi, que o Bolatti se venha a tornar uma referência na equipa e um trinco de qualidade mundial. Do Assunção só tenho a dizer que foi para mim o melhor jogador do campeonato (mesmo com a polemica do contrato e a consequente baixa de forma no final da temporada). Quanto ao Castro, é pena ter tido tão poucas oportunidades de jogar, principalmente num campeonato em que tivemos 20 pontos de margem de manobra para esta e muitas outras expriências/rotatividade...enfim, mais um dos "pecados" do fraco treinador que temos.

Nelson Carvalho disse...

César disse: "Vamos a ver se quando equipar de vermelho pensam da mesma maneira..."

Caro César não creio muito nessa hipotese, porque o motivo que leva o Assunção ate ao momento a não renovar é por alegadamente estar a pedir um vencimento dificil de comportar para os clubes Portugueses. E quando isto sucede é porque haverá equipa estrangeira por tras. Depois a simples troca do Porto pelo benfica é um passo de girafa atras na ambição desportiva de qualquer atleta. É duro mas é arealidade. ;)

Nuno Nunes disse: "Vamos a ver se quando equipar de vermelho pensam da mesma maneira..."

Owned!! LOL ;)

por ultimo devo dizer que subscrevo por completo a opinião do Mário Faria.

César disse...

O que disse não é mais que uma suposição minha. Apesar de ter informações que me levam a crer que os grandes poderão mesmo protagonizar um verão quente este defeso.
Em relação aos vencimentos, todos nós sabemos que o vencimento do Paulo Assunção está longe de ser próximo do tecto salarial de qualquer um dos nossos clubes. A verdade é que por vezes só para se ficar com um bom jogador (às x nem isso) do rival, se cometem pequenas loucuras.
É até verdade que o Porto é nesta altura o clube certo para um jogador que queira títulos, mas não podemos esquecer que a prestígio de um clube vai além disso. E neste momento o prestígio do F.C.Porto vai sendo um pouco abalado por culpa própria. A decisão de não recorrerem da pena desportiva ao clube, pode não ter caído bem em alguns atletas.

José Correia disse...

Não só nesta época, mas também nas últimas duas, o Paulo Assunção foi um dos melhores jogadores do FC Porto e do campeonato.
Se não continuar (tem mais um ano de contrato), será uma grande perda, não há como negá-lo.

O Mário Bollati ficou aquém das expectativas. Na próxima época, depois de um ano de adaptação, espero um desempenho superior.

Sobre o Castro não tenho opinião formada.