terça-feira, 20 de maio de 2008

Pérolas Retóricas do Zé do Boné (12)


"Tenho uma experiência de muitos anos e conheço muito bem os jornalistas. Sei quais são as suas cores clubistas, ou se cortam a direito, como há vários, e como eles reagem quando a equipa da sua predilecção perde. (...).

Há ocasiões em que não passo do título. Basta-me ler o título para saber o que o jornalista escreve. Mas, por norma e por educação, não hostilizo o jornalista que, no meu entender, deturpa a verdade, sonega factos aos leitores, sobrevaloriza o secundário, deixando passar o essencial. Não o hostilizo atendendo à subjectividade da apreciação. Não posso, contudo, deixar de alertar os meus jogadores para essa subjectividade do jornalista, que é tanto mais desfavorável à equipa quanto maior é a sua predilecção pelo clube de que gosta."

Finais dos anos 70, já de volta a "casa", e destapando a careca à "isenção" jornalística.

2 comentários:

José Correia disse...

Eu bem sei que naquele tempo havia os Alfredos Farinhas, os Aurélios Márcios, os Rui Cartaxanas, entre outros.
Contudo, se fosse hoje, meu Deus, o que o Zé do Boné teria para dizer!

Nuno Nunes disse...

Seria muito bom que o clube mantivesse esta lucidez sobre o jornalismo desportivo que Pedroto tinha e falasse nos momentos certos para proteger o grupo de trabalho, coisa que não tem feito ultimamente.